INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Geração de leads: 5 estratégias para você captar possíveis clientes

Toda empresa precisa entender o que é a geração de leads, uma vez que, atualmente, é o caminho mais rápido para atrair e conquistar novos clientes.

O mercado está muito concorrido em qualquer setor, portanto, se destacar em seu nicho de atuação e atrair pessoas para o seu negócio não é uma tarefa fácil. Inclusive, pode ser até mesmo considerado como um desafio para os empreendedores.

Vale dizer que essa situação não está relacionada apenas ao aumento da concorrência, mas também ao comportamento cada vez mais exigente dos consumidores.

Com o marketing digital a situação não é diferente. Se uma empresa quer conquistar um número maior de consumidores, ela precisa de boas estratégias de marketing digital para conseguir mais leads, ou seja, potenciais clientes.

Se você quer ter um negócio de sucesso, então precisa saber como conquistar leads qualificados. Esse processo depende de um bom planejamento e do uso das estratégias corretas.

Tendo um bom número de pessoas interessadas na solução que seu negócio oferece, é natural que as oportunidades de venda também aumentem.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é lead, sua importância, dar algumas dicas, bem como mostrar quais são seus benefícios. Então, para acabar com as suas dúvidas, continue a leitura.

O que é lead?

Lead nada mais é do que alguém que, em algum momento, demonstrou interesse pelo seu produto ou serviço vendido. O primeiro contato é, digamos, provocado pela marca.

Ou seja, ela não vai diretamente em busca do cliente em potencial por meio de estratégias, como ligações. Mas sim, recebe algum tipo de contato de uma pessoa que se sentiu atraída por suas soluções.

Um exemplo disso é uma fabricante de painel de led para igreja que realizou uma pesquisa online e teve um bom número de pessoas que responderam.

Portanto, quando o visitante de um site preenche um formulário contendo dados simples, como nome e e-mail, ele passa a ser considerado um lead.

A partir disso, a marca pode enviar um e-mail para ele com um conteúdo, o que se torna uma forma de contato menos intrusiva, do que simplesmente ligar e oferecer produtos ou serviços que nem ao menos sabe se esse cliente de fato precisa.

Sendo assim, podemos resumir que o objetivo de atrair leads é estabelecer uma comunicação mais aberta com essas pessoas, a fim de entender suas reais necessidades, para aí sim oferecer seus serviços.

Importância da geração de leads para os negócios

Para um estúdio de gravação de áudio ou qualquer outra empresa, gerar leads é importante porque o processo de compra mudou, o que implica em encontrar novas maneiras de alcançar o público.

A internet acabou com a escassez de informações e trouxe uma enxurrada de conteúdos sobre absolutamente qualquer tipo de assunto.

Essa quantidade enorme é criada constantemente, mas que, por outro lado, pode levar as pessoas a não prestar tanta atenção, uma vez que não conseguem decidir onde manter o foco.

É necessário investir em práticas que prendam a atenção do público, levando em conta que as pessoas estão tão sobrecarregadas de informação que tendem a não dar ouvidos àquilo que não lhes interessa.

Por outro lado, quando alguém está interessado em algo, como som e iluminação para festas, quer saber tudo sobre o assunto e daí surge a necessidade de as marcas se relacionarem com o seu público-alvo.

Para construir esse relacionamento, é importante investir na criação de conteúdo relevante. No entanto, essa estratégia é mais abrangente do que parece.

Exemplo disso é o fato de que as organizações precisam entregar aos seus clientes exatamente o que eles precisam, uma vez que isso desperta sua atenção e faz com que se aproximem mais da marca.

Este é o processo que garante a geração de leads, ou seja, despertar o interesse das pessoas, atravessando com eles todo o processo de compra.

Quando alguém demonstra interesse genuíno por algum produto ou serviço, como montagem de stands, cria uma relação com a empresa, obtendo as informações que precisa e caminhando para o momento da compra.

É o que chamamos de inbound marketing, e trata-se do momento em que a marca atraiu seu público e pode iniciar o trabalho com sua equipe de vendas – levando para a segunda parte do processo de geração de leads.

Dicas para gerar leads

Agora que você entendeu a importância de gerar leads, vamos dar algumas dicas para implementar esse processo em seu negócio. São estratégias como:

1. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das melhores maneiras para um negócio gerar leads, porque por meio dele, é possível enviar mensagens convidando os contatos para eventos, além de promover produtos e serviços.

Uma boa prática de uso do e-mail marketing nesse sentido é usar uma lista de e-mails para divulgar conteúdos de outra com contatos mais segmentados.

2. Convites para eventos

Já que falamos sobre isso na dica anterior, saiba que, para qualquer tipo de negócio, como um buffet para festa de casamento simples, divulgar eventos é uma das maneiras mais eficientes de gerar leads qualificados. Alguns deles são:

  • Seminários on-line;
  • Palestras;
  • Aulas;
  • Lançamentos;
  • Entre outros.

É necessário informar que somente as pessoas que preencherem o formulário de contato terão acesso ao link para participar do evento.

3. Redes sociais

As redes sociais são excelentes plataformas que permitem que as empresas se aproximem dos consumidores de maneira mais pessoal.

Por exemplo, uma loja de artigos esportivos pode responder às dúvidas de seus seguidores e sugerir que eles entrem em seu site para preencher o formulário e ter acesso a um conteúdo completo exclusivo, como um e-book.

Você também pode compartilhar o link de sua landing page na linha do tempo e também de publicações destinadas à conversão de visitantes em leads.

Também é válido incorporar esses links da biografia dos perfis, como Facebook, Instagram e outras redes sociais que sua marca utilize.

4. Site institucional

Os sites são importantes canais onde os visitantes podem ler mais sobre a marca, seus produtos e serviços e, possivelmente, se interessar por eles.

É interessante distribuir as chamadas para ação (Call to Action, ou CTA) em diferentes formatos e com segmentações diferentes.

Exemplo disso é uma empresa de crepe para festa fazer um CTA que convide os visitantes a assinarem a newsletter, e outro que permita o download de um material.

5. Search Engine Optimization (SEO)

O SEO é um conjunto de estratégias importantes para otimizar o site da sua empresa e fazer com que ele apareça nas primeiras páginas de resultados de pesquisa.

Para usá-lo a favor da captação de leads, é necessário criar publicações que usem boas palavras-chave que sejam pesquisadas pelo público-alvo.

Assim, é mais provável que elas deixem seus dados de contato, visto que você entregou materiais que responderam às suas dúvidas.

Vantagens e resultados

A prospecção de leads traz diversas vantagens para as empresas, como uma fabricante de banner horizontal, que refletem diretamente em seus resultados.

Uma delas é o aumento da taxa de conversão, uma vez que é muito mais fácil vender para alguém que já demonstrou algum tipo de interesse no que está sendo ofertado.

Ou seja, há muito mais chances de aumentar as taxas de conversão trabalhando com a captação e a qualificação dos leads.

Os leads são contatos exclusivos da sua empresa, ou seja, durante a comunicação com eles, principalmente por e-mail, você não precisa dividir espaço com outros concorrentes.

Além do mais, a velocidade das conversões também é maior. Se formos comparar algumas ações, como o contato telefônico, convencer o consumidor a comprar é muito mais difícil do que quando o interesse parte dele.

Preencher um formulário de contato é demonstrar interesse nos produtos e serviços, como flyer de festa. Ao nutri-lo com conteúdos e até mesmo durante o contato de um vendedor, fica muito mais fácil vender.

A credibilidade do seu negócio também aumenta, e isso acontece porque é possível saber qual o momento ideal e de que maneira o potencial cliente deve ser abordado.

Isso evita uma comunicação inconveniente e vai de encontro com aquilo que realmente interessa para seu contato e a solução dos problemas dele.

Conclusão

O comportamento de consumo das pessoas mudou muito, e isso acontece porque o mercado está saturado de marcas que oferecem as mesmas soluções.

Os consumidores têm acesso a infinitas possibilidades e podem escolher a dedo quem vai comprar. É por isso que as organizações precisam conquistá-los e mostrar que estão interessadas nos desejos e necessidades deles.

É uma maneira singela de despertar seu interesse e fazer com que eles mesmos busquem estabelecer um contato com a sua marca.

Gerar leads é atrair para o seu negócio pessoas com chances reais de se tornarem clientes, aumentando a confiança delas e oferecendo soluções que realmente atendam aos seus objetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket