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Gestão de clientes: realize e melhore a sua gestão para gerar mais vendas!

A gestão de clientes é uma estratégia de vendas direcionada a otimizar as vendas por meio da construção de um bom relacionamento com o cliente. 

Já existe até mesmo uma sigla para essa prática, o CRM, do inglês Customer Relationship Management (Gestão de relacionamento com o cliente). 

O foco da gestão de clientes é utilizar informações que a empresa já possui sobre ele, e criar um atendimento personalizado e satisfatório, proporcionando uma experiência diferenciada das concorrentes. 

Em um mercado altamente competitivo às técnicas de CRM estão se tornando cada vez mais importantes e sendo muito utilizadas, pois a sua empresa se destaca das demais. 

Quando duas lojas vendem produtos parecidos, qual você normalmente realiza às compras? 

Algumas pessoas dizem que preferem comprar naquela que é mais próxima de sua residência, ou na loja com a fachada comercial moderna, mas, a maior parte dos clientes preferem comprar na loja em que possuem um tratamento bom e diferencial. 

Lembrando que são recomendadas pelos seus amigos, conhecidos ou influencers da internet. 

O CRM é como se fosse um canal de comunicação entre cliente e empreendedor, formado para aperfeiçoar o atendimento dos clientes e trazer mais lucros para a empresa, beneficiando os dois lados. 

Com a leitura desse texto será possível aprender a colocar em prática algumas dessas técnicas e alavancar as suas vendas. 

Qual a vantagem de possuir uma boa gestão de clientes? 

 

Quando uma empresa conquista um cliente e consegue fazer com que ele adquira um produto ou um serviço, é importante manter esse cliente comprando com a loja. 

Pois é muito mais simples e eficaz fidelizar esse cliente do que realizar a prospecção de novos clientes. 

Imagine que trabalhar com um cliente é como se fosse uma escada. No primeiro degrau deve-se oferecer seu produto, chamando a atenção do cliente, para que depois, no segundo degrau ele compre esse produto. 

A empresa pode sempre chamar a atenção de um novo cliente e iniciar essa “subida de escadas”, entretanto, é mais vantajoso fazer com que os clientes antigos continuem subindo a escada, ou seja, comprando na mesma loja. 

Otimize as informações que você já possui cadastradas dentro do seu comércio e faça com que o cliente volte à loja para continuar as suas compras. 

Atualmente, já existem software de gestão empresarial para pequenas empresas, que organizam a carteira de clientes, para que o empreendedor entre em contato novamente. 

Segue uma lista de vantagens em se trabalhar com a fidelização de clientes:

 

  • Fidelização dos clientes; 
  • Gerenciamento de contatos;
  • Otimização do processo de vendas; 
  • Aumento das vendas; 
  • Automatização de tarefas;
  • Prospecção de potenciais clientes. 

 

De forma geral, são diversas as vantagens de se construir um bom relacionamento com seus clientes, basta saber como otimizar as informações que já estão em suas mãos. 

Atualmente, um cliente não procura apenas um produto de qualidade, ele busca uma nova experiência.

Quem não prefere ficar em uma sala privativa e personalizada, do que em uma sala comum e cheia? Todos buscam uma experiência diferenciada. 

Portanto, cabe ao empreendedor desenvolver táticas para conquistar esse cliente e garantir o que ele deseja.  

Uma boa gestão do cliente faz com que a empresa desenvolva um posicionamento de marca chamativo no mercado, agregando valor comercial a sua marca. 

Se for realizado algumas avaliações patrimoniais em empresas renomadas, será possível concluir que os clientes fidelizados e o posicionamento da marca no mercado agregam valor a ela. 

 

Como ter uma boa gestão de clientes na sua empresa?  

 

Como visto, a CRM trás diversas vantagens para um empreendedor, mas, o questionamento que surge é: como aplicar isso em uma empresa? 

Primeiramente, deve ter à sua disposição as informações dos últimos clientes que compraram na loja. Isso é obtido por meio de banco de dados ou softwares

Portanto, na hora da compra é importante realizar um cadastro inicial desse cliente, coletando informações básicas como nome completo, documentos de identidades, e-mail e telefone para contato. 

Isso tudo pode ser realizado através de uma automação empresarial, que gerencia essas informações de maneira autônoma e apenas dispara os anúncios no momento apropriado. 

O e-mail é um dos dados mais importantes, porque será possível sempre estar em contato com o cliente, através do envio de promoções e alertas de novidades em sua caixa de mensagens. 

No mercado de marketing, os contatos que são gerados a partir das ações de marketing e da equipe de vendas são chamados de leads. 

Em meio a tantos leads, ou seja, pessoas que podem comprar novamente nas lojas, é necessário saber separar e classificar esses clientes, além de definir uma estratégia de vendas para eles. 

Não basta apenas ter uma boa comunicação visual da marca, é necessário entender o comportamento desses clientes. 

Por exemplo, alguns clientes são mais noturnos e possuem o hábito de realizar compras à noite. 

Portanto, é interessante disparar anúncios para esses clientes de madrugada, trazendo promoções e incentivando-os a realizar uma compra. 

Algumas empresas já possuem um sistema de vendas que sinaliza quando o cliente deixou as compras em seu carrinho, desse modo,pode alertar novamente para o comprador o que ele esqueceu ou desistiu de levar.  Aumentando as chances do cliente concluir a compra. 

Outro ponto importante, é que logo após a compra do cliente seja realizado uma pesquisa de satisfação, para que dessa forma o atendimento do cliente esteja sempre evoluindo. 

Esses dois fatores podem ser desenvolvidos a partir de uma boa capacitação da equipe de vendas, pois são principalmente os vendedores que estão em contato com o cliente e realizam a maior parte do serviço.

Tenha também uma boa assessoria empresarial para te ajudar nesse processo de transformação, pois essa etapa é importante. Uma assessoria pode te ajudar a treinar melhor os seus funcionários.

De forma geral, é importante ter em mente que a gestão de vendas é um processo de melhoria contínua, que está sempre se modificando de acordo com os gostos e comportamentos dos clientes. 

Para realizar essas estratégias de gestão de vendas é possível ter o auxílio de um software que compila esses dados, mandando emails e formulários de pesquisa de satisfação automáticos. 

 

Invista no pós-vendas

 

A gestão de vendas é um processo mais centrado no pós-vendas, mesmo que o tratamento durante a compra do cliente precise ser realizado de forma efetiva, ágil e atenciosa, é no pós-venda que será confirmado se as estratégias utilizadas foram efetivas. 

Portanto, tenha em mente que será necessário investir em pesquisa de mercado. Para entender o que o cliente deseja, o que ele achou sobre o atendimento da loja, entre outros fatores que podem ser avaliados. 

Às tendências do mercado estão sempre mudando, alguns produtos são muito rotativos, como roupas, sapatos e acessórios, portanto, é essencial estar por dentro do que a população deseja consumir. 

O que está na moda e quais são as novas tendências, muitas vezes, influenciadas pela internet. 

Além disso, é essencial sempre fazer o cliente lembrar da sua marca, através da promoção de campanhas de marketing, saldão e queima de estoques.  

Dessa forma, o cliente sempre estará atento às informações que a empresa disponibiliza nas plataformas digitais. 

Inclusive, é de grande valia, e se está dentro do orçamento da organização, contratar uma empresa que realiza serviços de comunicação visual e marketing. 

Essas empresas possuem o papel de trazer personalidade para a marca do seu negócio e auxiliam a entender como trabalhar a gestão de clientes. 

 

Conclusão

 

Resumindo, uma boa gestão de clientes, também conhecido como CRM, pode trazer diversas vantagens para uma empresa. 

Sendo a principal delas o aumento de vendas, ocasionado pelo destaque no mercado ao qual está inserida. 

Sendo assim, os clientes que estão satisfeitos com os produtos, serviços e principalmente o atendimento, tendem a voltar na loja e realizar outra compra. 

Além, é claro, de indicarem o comércio para os amigos e conhecidos mais próximos, o que ajuda muito.

Hoje em dia, com o advento das redes sociais, às indicações pesam bastante para alguém decidir realizar uma compra ou contratar um serviço. 

Outra vantagem da gestão de clientes é que a empresa estará sempre evoluindo e se conectando com seus clientes, pois após a aplicação de pesquisas de mercado de maneira periódica, o fornecedor compreende as reais necessidades dos consumidores. 

De forma geral, a gestão de clientes é uma das alternativas mais promissoras de alavancar seu negócio e de gerar vendas, então invista em estratégias de fidelização, marketing digital e no pós-venda. 

Dessa maneira, sua empresa irá se destacar no mercado de obter muito sucesso. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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