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Gestão de negócios: Qual é a hora certa de investir pesado na internet?

Todo empresário e todo gestor de empresas precisam entender alguns pontos essenciais da gestão de negócios, se quiserem crescer de modo consistente. Isso sempre foi uma necessidade inegável e até mesmo indispensável.

Contudo, hoje em dia essa necessidade tem passado por algumas transformações consideravelmente radicais. Claro que, no fim das contas, o interesse sempre foi o mesmo, que é o de aumentar as vendas, a receita e a lucratividade.

Sem falar, é claro, no fortalecimento da marca, como algo que ocorre não apenas no curto e no médio prazo, mas também no longo prazo. Ou seja, uma curva de crescimento não apenas positiva, mas também séria, sólida e sustentável.

Para isso, sempre foi necessário que uma empresa de sanca de gesso para sala pequena, por exemplo, praticasse o marketing em seu sentido mais profundo e original, seja qual fosse a técnica ou estratégia implementada. 

Esse sentido é entendido quando a marca aprende que é estritamente necessário estar onde as pessoas daquele público-alvo estão. Ou seja, não apenas aparecer para as pessoas certas, mas na hora certa e do jeito certo.

Naturalmente, essa definição é tão abrangente que ela não impõe esta ou aquela técnica em específico, mas sim um esforço geral que simplesmente aponta para a coisa certa, colocando no radar um dos fatores mais importantes do mundo corporativo./

De fato, podemos dizer que esse é o grande diferencial entre uma empresa que começa no fundo do quintal e cresce para dominar o mundo, liderando seu próprio segmento, e uma empresa que simplesmente permanece na mesma, ou mesmo sob o risco de quebrar.

É a compreensão de que é preciso fazer o marketing nesse nível estratégico o grande diferencial dos dias de hoje. É justamente aí que a gestão de negócios deixa de ser uma teoria ou disciplina para se tornar uma prática promissora.

Lembrando que, atualmente, se uma firma de porta papel higiênico rolo grande quiser cumprir tudo isso de que estamos falando aqui, seu primeiro dever mais urgente é aplicar o marketing digital, investindo tudo no crescimento da internet.

Claro que esse investimento pode indicar tanto a questão orçamentária de quem investe pesado em termos financeiros, quanto a questão da mão de obra interna e do esforço não necessariamente econômico, mas sim orgânico.

Dito de outro modo, a esfera digital é bastante diferente do marketing tradicional nesses termos, pois ela pode ser implementada por uma empresa sem que seus donos coloquem a mão no bolso, por meio do crescimento orgânico.

Antes os grandes veículos de mídia eram a televisão e o rádio, aliás caríssimos em termos de acesso por parte das empresas. Hoje os grandes veículos se encontram nos motores de busca e nas redes sociais, em que qualquer um pode marcar presença.

Fora a TV e o rádio, havia também outdoors, carro de som, panfletos, revistas, jornais e tantas outras frentes de marketing offline. Contudo, todas elas igualmente pagas, embora mais baratas. Ao passo que a internet pode ser 100% gratuita.

Basta considerarmos o caso dos grandes influencers de hoje em dia, que podem começar falando sobre plotagem projetos arquitetônicos com um celular no quarto de casa, e em pouco tempo atingirem o estrelato e tornarem seu negócio milionário.

Ainda assim, mesmo que a internet seja tão democrática, também não podemos nos esquecer de que nem tudo são flores. Afinal, quanto mais acessível ela se faz, mais gente ela atrai, de modo que por outro lado a concorrência cresce consideravelmente.

Daí que o grande diferencial no universo digital seja o das gestão de negócios. É assim que uma marca vai conseguir se destacar e conseguir seu espaço tão sonhado. Também é a partir daí que faz sentido falar em investir pesado.

Primeiramente, o investimento de tempo e doação, como veremos abaixo. Mas também o investimento em termos de dinheiro, como algo que deve acontecer assim que a firma já tiver algum retorno e puder andar com as próprias pernas.

Ou seja, no fim das contas a internet é um tipo de investimento que se paga. Mais ou menos como um bom vendedor de uma empresa, que sendo realmente bom no que faz não representa um “custo” em termos de salário, mas sim um “investimento”.

Lembrando que um ponto bacana disso tudo é o fato de que hoje a internet já evoluiu tanto que pode ajudar qualquer tipo de empresa a crescer. Seja da área de serviços como lavagem de tapete, ou então de venda de produtos no atacado ou no varejo.

Desta maneira, se o seu grande interesse de agora é justamente mergulhar de cabeça em dicas de gestão de negócio que mostram quando e como investir pesado na internet, fortalecendo sua marca e aumentando as vendas, então é só seguir adiante.

 

Em que exatamente investir?

Do que dissemos até aqui já ficou claro que a internet não coloca nenhum empecilho em termos de adesão aos seus recursos básicos. Ou seja, qualquer um pode começar a marcar presença por meio de poucos cliques.

Naturalmente, isso inclui uma gama bastante variada de possibilidades. O que também pode fazer toda diferença, afinal, existem centenas ou mesmo milhares de diferentes segmentos por aí, alguns bem destoantes de outros.

Por exemplo, quando alguém da área de pintura interna caixa d água decide que quer digitalizar sua marca, os veículos que permitem expor fotos ou mesmo vídeos do seu trabalho vão trazer um retorno bem maior do que os que não permitem.

Por outro lado, se um professor de português decide fazer o mesmo, certamente os veículos que focarem no texto, e não necessariamente na multimídia, é que vão abrir mais portas, trazendo mais visitantes, leitores, leads e clientes como um todo.

Nessa linha, as principais frentes de investimento são as seguintes:

 

  • Site institucional;
  • Redes sociais;
  • Blog de conteúdo;
  • Marketplaces;
  • Aplicativos de celular;
  • Motores de busca.

 

Enfim, são diversas plataformas e possibilidades que nos ajudam a entender em que exatamente você pode e deve investir. Ou seja, onde sua marca vai precisar aparecer se você quiser que o esforço renda bons resultados.

Também assim, listar ou distinguir essas diversas frentes não significa que elas sejam excludentes. Pelo contrário, muitas vezes é preciso marcar presença em duas, três ou mesmo quatro ao mesmo tempo, garantindo assim mais resultados.

 

Quando exatamente investir?

Se já ficou provado que a internet é 100% acessível e democrática, podendo receber qualquer tipo de profissional, inclusive o mais amador e iniciante deles, então podemos dizer que fazer parte do universo digital é algo obrigatório, a qualquer momento.

Ou seja, o momento certo de aparecer na internet é agora, quando você se der conta de que é algo ao mesmo tempo acessível e imprescindível.

Por outro lado, quando falamos em “investir pesado”, então é claro que se trata de algo mais específico. Aí sim, podemos dar mais algumas dicas e tornar o conselho ainda mais específico.

Basicamente, o momento correto para uma indústria de estufa quente fazer isso é quando ela já tem não apenas um retorno da sua presença orgânica e gratuita (como uma conta nas redes sociais ou um posicionamento no Google), mas certa consciência.

Que é precisamente a consciência mais clara e madura de quais são a sua persona da marca e a sua persona de público. Ou seja, você tem certeza de que investir pesado vai gerar mais tráfego, atraindo mais gente que realmente possa se tornar seu cliente.

Um dos maiores erros cometidos na internet é justamente quando os empresários ou gestores confundem o meio com a finalidade. Quer dizer, é claro que a internet é um meio incrível, mas não há meio que seja eficiente quando não se sabe qual o seu fim.

Por isso, a finalidade precisa ser a de falar com uma gama de pessoas que realmente queiram aquela solução, seja ela um produto ou serviço.

 

Como crescer na internet

Também é comum ouvir falar de pessoas que têm certo preconceito com a internet, como se ela fosse algo dispersivo, voltado apenas para entretenimento.

Mas não é verdade, basta ver o exemplo das redes sociais. Já se foi o tempo em que elas serviam para trocar fotos do fim de semana, hoje uma firma de kit GNV 3 geração pode atrair centenas de clientes simplesmente por estar ali na mídia social.

Por isso, uma dica de ouro é começar a gerar conteúdos gratuitos que realmente atraiam seu público. Com isso, após publicar vários artigos e posts, verifique os que foram melhor e impulsione eles, investindo pesado em termos de orçamento.

 

Tenha um Plano de Negócios

Além do marketing de conteúdo, que é um modo natural de começar, também é importante ter um Plano de Negócios ou um Plano de Marketing.

Ele é que permite que uma empresa de tenda sanfonada com balcão realmente evolua do estágio embrionário de digitalização para o investimento pesado.

Como tudo na vida, é preciso ter foco e paciência. Mas quando você tem um plano desse detalhando onde se está e onde é possível chegar, o sucesso fica bem mais plausível.

 

Considerações finais

Com isso, detalhamos qual é o momento certo de investir alto na internet, com estratégias digitais que pensam na exposição da marca e também no aumento das vendas. 

Em termos práticos, isso pode ir de um blog até um marketplace, como vimos. Mas o importante é seguir também as estratégias e técnicas que mencionamos.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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