INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Gestão de projetos e metodologias ágeis: Aplique nos seus negócios! 

Para que um empreendimento possa ter sucesso, é importante que uma gestão de projetos e também que metodologias ágeis possam ser implantadas dentro do negócio para trazer bons resultados em um curto prazo.  

Com a necessidade do mercado de se modernizar cada vez mais, os empreendimentos acabaram buscando formas para que os seus projetos pudessem ser mais rápidos de modo que, até mesmo as equipes tiveram que se adaptar. 

Como um processo de impermeabilizar bancos de carros em que, a agilidade para atender as demandas do mercado e a satisfação do cliente acabam fazendo com que os processos sejam mais rápidos.

Para uma empresa adotar tanto as gestões de projetos como as metodologias ágeis, é importante que se tenha um entendimento sobre todas elas para que possam ser feitas de modo assertivo. 

Assim, até mesmo em processos que podem ser considerados simples como a instalação de pelicula, podem ser feitas de modo ágil e que ainda sim, traga bons resultados para os consumidores e a empresa.

  

O que é gestão de projetos ágeis?

Como uma forma de que os resultados sejam alcançados em um curto prazo, e para isso, sejam feitos em poucas etapas, a gestão de projetos ágeis é quando uma equipe consegue analisar as fases do projeto, ainda que ele não tenha sido concluído. 

O que se torna algo benéfico porque erros, ou até mesmo empecilhos, já podem ser vistos anteriormente para que possam ser evitados e o resultado final, que irá chegar na mão do consumidor, seja algo positivo para a empresa. 

Com isso, pode-se incluir que uma gestão ágil trás benefícios para a empresa de adesivo rótulo que a utilizar, como: 

  • Controle de qualidade;
  • Redução de riscos;
  • Satisfação para o consumidor;
  • Promove autonomia das equipes;
  • Gera valor nas empresas.

Adotar a gestão de projetos pode contribuir para que as expectativas que os consumidores têm sobre a empresa possam ser atendidas de uma boa forma. 

 

A importância destes métodos

Buscar meios para adotar e melhorar um empreendimento é algo que as empresas sempre buscam, especialmente, que possam aprimorá-los em relação às estratégias que já são utilizadas. 

Por meio desses métodos, as mudanças podem ser melhor adaptadas e até mesmo excluídas, porque a equipe acaba sabendo como trabalhar com novidades e novos processos que estão sendo colocados dentro do mercado. 

Com uma boa gestão e metodologias mais ágeis, a importância que esses métodos têm para serem entendidos mais rapidamente acabam sendo um dos pontos pelos quais empresas de diferentes nichos buscam integrá-los em suas equipes.    

 

Meios para se aplicar as metodologias ágeis

Embora possa variar de empresa para empresa, de acordo com os seus objetivos, se um empreendimento que realiza serviços envolvendo Carteira de Habilitação estrangeira, por exemplo, quiser utilizá-lo, existem algumas opções dentro deste campo. 

As ferramentas de gestão utilizadas são softwares que agilizam o processo e evitam os erros que podem ter sido feitos em algumas etapas, de modo que ao utilizar as programações de forma correta, os resultados são positivos. 

Um dos formatos mais utilizados dentro da metodologia ágil, especialmente, dentro do campo da tecnologia, é o scrum. 

Criado pelo piloto da aeronáutica, Jeff Sutherland, que projetou o ato de pousar aviões que pudessem funcionar todas as vezes em meio ao tráfego aéreo, o scrum é um formato em que as adaptações acabam sendo algo constantes.

Para a empresa que adotar esse formato de metodologia, os acompanhamentos das etapas devem ser feitos ainda mais de perto, para que, em mudanças necessárias possam ser feitas ainda durante as brechas entre as etapas. 

Os ciclos dos trabalhos no modo scrum são denominados de sprints, tendo uma duração que pode variar desde semanas até mesmo, meses, com reuniões diárias, em alguns casos, em meio ao ato para que tudo siga alinhado como um registro na antt.  

Um modelo que tem o scrum como base é o nexus, este por sua vez, é indicado quando mais de uma equipe deve trabalhar no projeto e por meio dele, a interação entre esses grupos se torna ainda mais fácil de serem feitas. 

Outro formato que um empreendimento pode adotar é o kanban, que em japonês significa sinalização, foi criado na década de 60 por meio de uma empresa automobilística. 

Essa técnica trabalha mais o visual de um andamento de projeto, de modo que um funcionário possa saber exatamente o que está sendo feito, o que já foi e o que falta para que o processo seja concluído. 

Por ter a característica de checklist, tal como um processo de limpeza de colchão em casa, é um dos métodos considerados mais ágeis para o que se possui, e um dos mais simples, podendo ser um dos primeiros implantados para adaptação das equipes. 

Esse método também proporciona que os funcionários de um empreendimento possam estar envolvidos em todas as etapas ao saber o que está sendo realizado, de modo que os atrasos podem ser evitados. 

O terceiro formato é o lean, que é um dos métodos mais ágeis para serem adotados, isso porque, ele faz com que a execução do projeto seja algo simples de ser feita por ser simplificada em algumas etapas, reduzindo os custos e deste modo, ficando mais barata. 

Em alguns casos, o lean é utilizado principalmente entre as startups, que podem usar a técnica para projetos que possuem um objetivo mais rápido de serem alcançados. 

O formato do lean também pode ser usado para saber o que está sendo um desperdício, e assim evitá-lo, como ao colocar a medida certa em um extintor de incêndio automotivo para que ele possa ser instalado dentro do veículo de acordo com as normas. 

A produtividade da equipe pode aumentar ainda mais com esse método, e também, a melhora do resultado final faz com que o consumidor perceba que houve um aprimoramento antes que o produto final chegasse até ele.

 

Os benefícios de adotar os métodos 

Ao ter esses métodos adotados, um dos principais benefícios que a empresa acaba obtendo é um grande aumento da produtividade, especialmente entre as equipes que podem reduzir prazos ainda entregando bons produtos. 

Um dos pontos bons também é que, em muitos casos, os próprios funcionários se cobram devido aos prazos e metas que são estabelecidos, fazendo com que o trabalho ocorra de forma mais rápida ainda sem perder a qualidade.

Essas ferramentas proporcionam que múltiplas entregas ocorram em um determinado espaço de tempo por conta dos ciclos menores, e deste modo, valorizando a empresa que possui um serviço rápido para seus clientes. 

As gestões também se certificam de que a qualidade do produto também não seja perdida em meio aos rápidos processos, de modo que o produto final ainda possa ser apresentado por uma qualidade ainda superior em comparação aos processos anteriores aos métodos. 

Com uma metodologia mais ágil, os erros que são cometidos podem ser identificados facilmente e evitados, assim como a correção de empecilhos que podem ter surgido em algum momento do projeto. 

O que resulta, no final, em uma maior satisfação do cliente por conta da rápida produção, ainda mantendo uma boa qualidade do qual está acostumado ou se espera em relação aos demais produtos que tem dentro do mercado. 

Os resultados positivos que podem ser obtidos acabam fazendo com que a equipe também se sinta engajada para se superar nas futuras produções que a empresa fará ao conquistar mais clientes ou atender novamente os fidelizados.  

Quanto mais uma empresa buscar formas para que esteja alinhada com a concorrência, e possa superá-la com tecnologias ou métodos de atendimento ao consumidor ou de produção, maiores são as chances para que o destaque no segmento ocorra. 

 

Considerações finais 

Portanto, adotar projetos ágeis fazem com que uma empresa possa estar mais aberta para novas mudanças que surgem constantemente dentro do mercado, independentemente do nicho, que pode fazer o empreendimento enriquecer.

Variando de objetivo para objetivo, a adoção de metodologias mais ágeis é uma forma de fazer com que as equipes que atuam no setor possam ganhar autonomia, além de acompanhar melhor o processo de perto para que erros sejam evitados. 

Do mesmo modo que existem etapas para instalar toldos inclinados, as metodologias acabam também tendo ciclos que devem ser cumpridos para que possam ter resultados satisfatórios para o consumidor. 

É por intermédio de um bom projeto de gestão e metodologias ágeis que os empreendimentos sabem o que devem ser feitos diante das mudanças do mercado, deixando-os mais simples em casos de adaptações. 

Ter uma boa metodologia faz com que o consumidor perceba o que atua na empresa e desta forma, pode se fidelizar de um modo mais duradouro, e assim, ganhando o destaque dentro do nicho e ultrapassando a concorrência.  

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.