INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Gestão empresarial: Entenda como especializações empresariais podem alavancar seu negócio 

Encontrar métodos de alavancar seu negócio é um dos maiores objetivos da maioria dos empresários brasileiros. 

Entretanto, de acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae, cerca de 27% das empresas tendem a fechar, antes mesmo de completar o primeiro ano de funcionamento.

E entre as principais motivações para a falência dessas instituições, a falta de planejamento adequado e a negligência com o gerenciamento de negócios são, sem dúvidas, as mais recorrentes. Independente do segmento de atuação ou do porte da marca.

Isso porque, muitos empreendedores acreditam que realizar um investimento sólido é o suficiente para garantir o sucesso de um negócio. 

Na realidade, além de interferir na organização da empresa e na preparação para períodos de crise, uma gestão inadequada também interfere diretamente no aumento da lucratividade da instituição.

Por isso, focar na construção de um plano de gerência completo e efetivo requer um conhecimento aprofundado sobre diversas áreas – que pode ser obtido através de especializações, como o curso de gestão de pessoas ou de gestão empresarial.

 

Importância de uma boa gestão de negócios

Independente do segmento de atuação da empresa, uma boa gestão de negócios é imprescindível para certificar a eficiência dos processos, o alcance de resultados mais satisfatórios e precisos, bem como, a efetuação de um maior número de vendas.

Esse tipo de ação administrativa permite que os empresários ou gestores tenham controle sobre o processo operacional da marca, possibilitando a realização de uma análise aprofundada sobre cada etapa e sobre ajustes necessários para tornar o serviço produtivo.

Assim, a gestão empresarial é responsável por viabilizar a redução do retrabalho, a eliminação do desperdício de tempo, a identificação de investimentos que não dão o retorno esperado, integração de diversas áreas e a melhora do atendimento ao cliente.

Além disso, ela também garante mais rapidez e precisão na tomada de decisões, concede acesso a métricas e indicadores essenciais à mensuração da efetividade de cada segmento do processo operacional e pode refletir na melhora da qualidade dos produtos ou serviços.

A gestão de negócios é crucial para a sobrevivência de qualquer negócio, inclusive no segmento médico – por isso cursos mba em gestão hospitalar ead são tão procurados –, mas é também fundamental ao alavancamento das vendas e crescimento institucional.

 

Maiores desafios de gerir o seu próprio empreendimento

A gestão empresarial é um serviço que muitas vezes é desempenhado pelos proprietários das empresas, especialmente nos casos dos micro e pequenos negócios. Afinal, neste estágio inicial, as tarefas administrativas estão mais relacionadas com:

 

  • Gestão de pessoas;
  • Controle de custos;
  • Administração da estrutura física;
  • Gestão comercial;
  • Organização financeira.

 

No entanto, conforme o tempo vai passando e a marca vai crescendo, se tornando mais rentável, a complexidade dessa gestão tende a seguir pelo mesmo caminho. 

Assim, questões como logística, ações publicitárias e as campanhas de marketing, podem exigir a contratação de novos funcionários, que auxiliem com essa gestão.

Até porque, os empresários podem apresentar diversos desafios que tendem a consumir tempo e recursos financeiros importantes, como a dificuldade de estabelecer uma cultura organizacional, problemas na retenção de talentos, aumento de custos operacionais etc.

Por isso, manter-se preparado e bem capacitado é de suma importância, principalmente quando se é responsável pela gestão do seu próprio negócio.

A realização de especializações, como o curso gestão de pessoas e liderança, é uma ótima forma de conquistar essas habilidades necessárias.

 

Como realizar uma gestão de negócios eficiente

Normalmente a gestão de negócios é classificada como um reflexo dos responsáveis pela condução da instituição. Desta forma, a qualidade dessas ações administrativas invariavelmente determinará o rumo que a empresa tomará ao longo do caminho.

Por isso, visando evitar os problemas decorrentes da negligência ou má atuação administrativa, é muito importante compreender como a especialização adequada pode auxiliar na qualidade da sua gestão.

 

1 – Administração financeira eficiente

As finanças são um dos aspectos mais importantes de qualquer instituição comercial. 

No entanto, ainda hoje é comum encontrar muitas empresas que negligenciam esse tipo de controle administrativo, permitindo que erros aconteçam e que as operações sejam impactadas negativamente.

A gestão financeira é fundamental para o controle administrativo, pois é ela a principal responsável pela realização de planejamentos, execução de projetos, análise de dados e com a organização de todas as atividades relacionadas com a economia interna da marca.

O investimento em um curso de gestão financeira grade curricular, é capaz de auxiliar os empresários na capacitação adequada nesse segmento, ensinando as melhores formas de realizar o monitoramento monetário de uma empresa através do:

 

  • Controle de caixa;
  • Controle bancário;
  • Acompanhamento das vendas;
  • Administração dos compromissos financeiros;
  • Controle das despesas mensais;
  • Administração do estoque;
  • Análise de custos;
  • Construção de planos de investimento, entre outros.

 

Desta forma é possível garantir que o principal objetivo da gestão financeira seja alcançado, fazendo com que a empresa conquiste o maior lucro possível, batendo as metas e promovendo o crescimento do negócio.

 

2 – Novas formas de inovar

Com o aumento do número de empresas ativas presentes no mercado, a competitividade aumentou muito e, com isso, a necessidade de encontrar maneiras eficientes de se destacar e de atrair a atenção do público também se tornou uma das maiores prioridades.

Assim, o investimento em formas de inovar tem virado um dos principais procedimentos adotados pelas companhias.

Isso pode ser feito por meio de pesquisas de mercado, planejamentos, implementação de processos ou tecnologias inovadoras, aprimoramento dos produtos ou serviços etc.

No entanto, ao mesmo tempo em que existem inúmeras ações que podem ser aplicadas no dia a dia da sua empresa, nem todas acabam trazendo os resultados e benefícios satisfatórios para a marca. 

Por isso, antes de fazer o investimento financeiro ou de tempo nessas ideias, é preciso amadurecê-las e pesquisar profundamente.

Por isso que a realização de um curso de gestão financeira empresarial ou da especialização em gestão comercial, se faz tão necessária para os micro e pequenos empreendedores. 

Afinal, eles auxiliam na aquisição dos conhecimentos necessários para a determinação das melhores estratégias para o seu negócio.

3 – Gestão de pessoas adequada

Os colaboradores são um dos recursos mais valiosos que uma companhia pode ter, pois são esses trabalhadores os responsáveis por tornar o processo operacional possível, o atendimento ao cliente satisfatório e a empresa mais rentável.

Investir na aquisição de conhecimentos acerca da gestão de pessoas faculdade é uma forma de aprender mais sobre as técnicas de Recursos Humanos, que auxiliarão no desenvolvimento de relações interpessoais, produtividade e desempenho de toda a equipe.

Para isso os gestores deverão saber realizar efetivamente a motivação dos funcionários – por menor que seja o número de empregados.

Dentro desta categoria está a administração do clima organizacional, o estabelecimento das metas, os processos seletivos, a exposição de feedbacks, liderança, entre tantas outras tarefas essenciais para a valorização do capital humano.

4 – Boa gestão de projetos e processos

Ainda que possa parecer óbvio, um empresário que deseja gerenciar o seu próprio negócio precisa se atentar muito bem à condução dos projetos e processos internos, para que seja possível alcançar o sucesso e garantir a sobrevivência da marca.

Isso porque, são esses procedimentos que constroem a rotina da organização e que compõem toda a linha de operação, dando sustentação ao serviço desempenhado e um senso de controle e propósito para a equipe.

Neste contexto, os gestores devem ser capazes de identificar, organizar e administrar os processos primários, os processos de suporte e também os processos gerenciais – que são responsáveis pela coordenação dos descritos anteriormente –, certificando que seja feito a:

  • Correção de falhas;
  • Prevenção de erros no processo;
  • Identificação de pontos de melhoria;
  • Introdução de ações de aperfeiçoamento;
  • Criação de novos projetos, entre outros.

 

Por esse motivo, a realização de um curso de gestão de pessoas online pode ser tão importante. 

Pois, além de ajudar muito na contratação de talentos mais aptos para o desempenho dessas funções, o curso também auxilia na construção e execução do planejamento de negócio que é fundamental para esse tipo de controle.

 

5 – Melhores investimentos em ações de marketing

Se antigamente as atividades publicitárias e a gestão de marketing eram exclusividades de grandes instituições comerciais, atualmente o investimento na faculdade de vendas e marketing se tornou indispensável para os negócios de todos os portes ou segmentos.

Isso porque, ao mesmo tempo em que essas ações são importantes para aumentar a visibilidade da marca pelo público consumidor – o que é crucial para alavancar as vendas –, elas também permitem a identificação das principais necessidades do mercado.

Assim, os empresários são capazes de agregar valor aos stakeholders, construir uma reputação mais sólida para a marca, consolidar a empresa no mercado e de se estabelecer como referência dentro do seu segmento de atuação.

Com o auxílio da internet e do aperfeiçoamento técnico na área administrativa, até mesmo os menores negócios são capazes de competir com grandes empresas, ganhando notoriedade para a sua empresa e fazendo o negócio ser cada vez mais rentável.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.