Nossa equipe de especialistas está aqui para responder às suas dúvidas. Pergunte-nos qualquer coisa!
André Cardia
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Guia para medir o ROI de Mídias Sociais

Como você sabe se a mídia social está funcionando para você? Como você traduz comentários e curtidas para o ROI?

O marketing de mídia social tornou-se importante para empresas em todos os setores e nichos. É muitas vezes considerado como uma das melhores estratégias de marketing digital – mas como você sabe se está funcionando para você? Como você traduz comentários e curtidas em ROI (retorno sobre o investimento)?

Neste artigo mostrarei como medir o ROI de mídia social.

Por que você precisa medir seu ROI de mídia social?

Como com qualquer prática de marketing, você está investindo tempo, dinheiro e esforço em sua estratégia de marketing de mídia social. Então, naturalmente, você quer saber se seus esforços estão valendo a pena.

Isso não quer dizer que, se você não está obtendo um ROI claro das mídias sociais, isso significa que você deve abandoná-lo completamente; em vez disso, medir seu sucesso na mídia social ajuda a entender o que você está fazendo certo ou errado e o que você pode fazer no futuro para realmente alcançar seus objetivos.

Em outras palavras, medir seu ROI de mídia social não é apenas sobre o dinheiro ou sobre o investimento – é aprender com os resultados das mídias sociais e implementar essas descobertas para otimizar e melhorar sua estratégia geral. Não só isso, mas ajudará a descobrir onde você precisa investir mais tempo e esforço, com base nos resultados reais.

1. Comece com seus objetivos

Para saber quais métricas são relevantes para você e quais ajudarão a estabelecer seu ROI, você precisa saber o que deseja alcançar.

Mais tráfego? Mais leads ou inscritos? Mais alcance e engajamento com seu público?

Somente quando você souber o que deseja alcançar, poderá medir com precisão seus resultados.

Comece pensando nos seus objetivos de negócios; Afinal, você está usando o marketing de mídia social para ajudá-lo a alcançar esses objetivos.

Quando tiver clareza sobre o que você deseja alcançar como empresa, você pode começar a detalhar suas metas de mídia social. Seja muito específico sobre o que você quer alcançar e ajuste seus objetivos à medida que avança; Por exemplo, você pode concentrar sua atenção por um mês em aumentar seu tráfego de mídia social em 20%, mas isso não é sustentável a longo prazo. Ou você pode perceber que o Twitter gera muito mais tráfego do que outras redes sociais – nesse caso, você pode ajustar sua estratégia para se concentrar mais no Twitter do que em outras redes sociais.

Sempre que você definir uma meta de mídia social, lembre-se de fazer uma pergunta importante: como isso me ajudará a alcançar meus objetivos de negócios?

2. Estabeleça seus KPIs

Depois de ter suas metas, você precisa estabelecer seus principais indicadores de desempenho (KPIs) – ou seja, as métricas que você precisará monitorar e medir para medir com precisão suas metas de mídia social.

Se você não pode medir um objetivo, então você deve pensar em objetivos alternativos para substituí-lo.

Por exemplo, se sua meta fosse obter mais tráfego de mídia social, você teria que avaliar seus cliques e também seu tráfego de mídia social.

Se você quisesse gerar mais leads , precisaria avaliar suas conversões no website de mídia social.

Se você quisesse mais conhecimento de marca, teria que analisar seu crescimento em seguidores e engajamento.

Basicamente, quaisquer que sejam seus objetivos, você precisa garantir que ele possa ser avaliado e que você saiba em quais métricas deve ficar atento para medi-los:

  • Tráfego
  • Alcance e engajamento
  • Leads e conversões

3. Comece a acompanhar suas métricas

Agora que você já sabe o que deseja alcançar, quais métricas precisa ficar de olho, é hora de começar a acompanhá-las.

Uma das ferramentas mais úteis que você tem à sua disposição para acompanhar o sucesso de suas redes sociais, rastreando seu tráfego, e grátis: o Google Analytics.

Mais ainda, também é ótimo para acompanhar suas conversões reais. ou seja, as ações que seu tráfego (de mídia social) está realizando no seu website.

Como acompanhar suas conversões

Vá até Administrador e clique em Metas para começar:

Google Analytics

Aqui, você poderá definir metas de conversão (até 20 metas) para acompanhar as ações que suas mídias sociais estão realizando em seu site: inscrevendo-se para sua newsletter, comprando algo, agendando uma entrevista com sua empresa e assim por diante.

Além disso, você pode até dar a cada meta um valor monetário, o que tornará o acompanhamento do seu ROI na mídia social tão fácil e o Google Analytics listará automaticamente o valor total de todas as conversões feitas a partir do seu tráfego.

De volta à configuração das metas de conversão, depois de clicar em Metas, você verá vários modelos de meta para escolher:

Google Analytics

Você também pode criar sua própria meta personalizada, mas pode não ser necessária, pois ela abrange quase todas as ações comuns do website. por exemplo: fazer uma reserva ou um pagamento, pedir para se tornar um afiliado, enviar um formulário ou visualizar um conteúdo, entre muitos outros.

Você tem a opção de definir 4 tipos diferentes de objetivos:

  • Link específico / destino
  • Duração e tempo gasto em uma determinada página
  • Número de páginas visitadas por sessão
  • Tomando uma certa ação

E, finalmente, como mencionei antes, você pode definir valores monetários para cada uma das suas metas de conversão. Por exemplo, se para cada 10 pessoas que se inscreverem na sua lista, uma delas comprará de você no valor de R$ 1.000,00,  o valor dessas metas será em torno de R$ 100,00.

Esses resultados serão rastreados automaticamente pelo Google Analytics para que, sempre que você verificar o tráfego do seu website, nesse caso, o tráfego de mídia social, também possa acompanhar seu ROI, medido em quantas conversões foram feitas.

4. Como acompanhar seus cliques de mídia social

Ao verificar sua análise de mídia social (por exemplo, o Facebook Insights), você também pode ver quantos cliques cada post recebeu.

Essa informação é definitivamente relevante, mas os cliques não dizem muito sobre o tráfego de mídia social. Claro, você sabe quais postagens receberam mais cliques, mas não sabe quanto tempo eles gastaram no seu website ou o que eles fizeram lá. Além disso, esse método também dificulta a compreensão de como cada rede social funciona individualmente.

Uma maneira fácil de resolver isso é adicionar parâmetros UTM aos seus links de mídia social; eles são pedaços de código anexados a seus links que permitem rastrear seu tráfego com mais detalhes e entender de onde ele vem.

Você pode gerar facilmente um link com os parâmetros do UTM usando o criador de campanhas do Google Analytics :

Google UTM builder

Você pode criar um parâmetro UTM personalizado de acordo com suas necessidades, mas já existem três parâmetros comuns para escolher.

Use as informações dos seus links para descobrir não apenas quanto tráfego de mídia social você tem, mas também para entender de onde vem o tráfego.

Conclusão

Existem certos passos que você precisa tomar para estabelecer o impacto de suas mídias sociais. Não se trata apenas de verificar sua análise de mídia social e um pouco do Google Analytics. Para saber mais sobre suas análises (e medir com precisão seus resultados), fique atento aos passos abaixo:

  • Estabeleça seus objetivos de mídia social: seja claro sobre o que você deseja alcançar primeiro;
  • Estabeleça seus KPIs objetivos: para cada objetivo que você definir, faça uma lista dos KPIs que você precisará acompanhar para medir o objetivo;
  • Comece a rastrear!

Use sua análise não apenas para descobrir se seu investimento está funcionando, mas também para entender as alterações que você precisa fazer para tirar mais proveito de suas mídias sociais.

Fontes:

André Cardia

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais notícias para você

Shopping Basket