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Homepage: Como criar a sua e descubra 6 estratégias que vão te ajudar a ser lembrado

Uma homepage bem construída pode causar um impacto bastante positivo nas empresas ou em meio à criação de conteúdo de pessoas físicas, como no caso de influenciadores digitais. Afinal, essa é a porta de entrada para o interesse do que você oferece.

 

De um modo geral, podemos entender que a homepage (em tradução livre, “página inicial”) é a página principal do seu site.

Ou seja, é o lugar onde o cliente vai chegar e descobrir o que você oferece, conhecendo mais sobre seu negócio, seus produtos e, principalmente, de que forma ele pode sair ganhando.

Muitas pessoas acabam confundindo a home com uma landing page, que também é uma página introdutória ao assunto de uma empresa, seja ela de impressão cartões de visita ou qualquer outra.

Porém, além da landing page ser uma página única, sem acesso a outros links internos, claramente dispostos dentro de uma homepage, ela também é voltada para a venda ou uma ação imediata, diferente da home, que tem como princípio o reconhecimento do negócio.

No artigo de hoje, você vai entender um pouco mais sobre o que de fato é uma homepage, além de compreender a fundo as melhores maneiras de montar uma página impactante, entendendo ainda os benefícios para uma loja de equipamentos para cozinha industrial.

Por que a homepage é importante?

A homepage pode ser descrita como a página principal dentro de um site, onde está a introdução daquilo que é ofertado no espaço, podendo ter foco em vendas de produtos ou serviços, conteúdos de uma área particular e até mesmo a apresentação de uma pessoa.

Essa home exibe alguns pontos que são considerados essenciais no contexto dessa apresentação. Alguns deles são as categorias:

 

  • Sobre (a empresa ou pessoa);
  • Ofertas (de produtos ou serviços);
  • Contatos;
  • Experiências;
  • Blogs;
  • Dentre outros.

 

Com isso, é possível entender que a base da comunicação nessa página é justamente mostrar ao visitante tudo o que aquela pessoa ou empresa pode oferecer, e de que maneira o usuário pode ser impactado com aquilo, revertendo o desejo em ação.

Mas, porque ter uma homepage é tão importante, principalmente para empresas e pessoas públicas? De modo geral, é nessa página, através de uma primeira experiência, que a sua audiência poderá entender algumas informações necessárias para o processo.

Por exemplo, uma loja de conserto de joias que investe em um site pode trabalhar sua homepage para exibir diversos dados fundamentais sobre o trabalho que exerce.

O primeiro ponto pode ser uma explicação sobre o tipo de trabalho que é feito, enfatizando os materiais que são o foco do conserto, algumas ferramentas e máquinas utilizadas, ou ainda o tempo que os profissionais levam para entregar o produto de volta ao cliente.

Além disso, existe também a chance de mostrar os lugares onde a empresa trabalha, por meio da localização exata, o que vai ajudar alguém que procura por urgência.

Outro ponto de relevância são os conteúdos que podem ser entregues por meio de mídias, como fotos e vídeos, mostrando a qualidade do serviço, seja em produtos concluídos, como uma fachada de loja moderna, e também colocando ênfase no ponto de trabalho.

Ainda neste caso, algo que pode ser considerado tanto nesse exemplo de negócio quanto em outros tipos, é a existência da possibilidade de um conteúdo voltado para postagens em blogs.

A homepage não mostra de fato todos esses conteúdos citados de uma vez só, tendo em vista que todos estão organizados dentro da plataforma. No entanto, é possível orientar de forma prática as primeiras informações e levar o visitante a lugares importantes.

Por fim, a homepage é vital para trabalhar a concepção de uma ideia de trabalho, de uma empresa ou de uma pessoa física, fazendo entender sua relevância.

 

Passo a passo para elaborar uma home marcante

A seguir, acompanhe algumas das estratégias mais utilizadas no processo de construção de homepage em sites de venda de painel backlight ou qualquer outro negócio, levantando seis pontos que não podem faltar dentro dessa concepção. Confira:

 

1. Frases e palavras de conversão

As palavras e frases de conversão são a base da estrutura de uma homepage, levando em conta que mostram aquilo que deve ser visto como a caracterização completa do que é oferecido ali, seja um conteúdo, a venda de um produto ou serviço.

É interessante escolher as expressões verbais que melhor determinam o seu negócio, voltando as ideias para palavras e frases pequenas, mas que gerem um alto impacto no usuário.

Outra boa dica na criação desses títulos e frases iniciais é a vinculação com algum tipo de explicação de praxe da empresa, bem como um slogan, que possa mostrar tudo o que é entrega ou a base de seu trabalho, deixando ao leitor a marca do que é executado.

 

2. Organização sequencial

A organização sequencial de itens dentro de uma página, que levam a outras categorias, como a história da empresa, produtos e serviços, devem ser feitas com a máxima preocupação, sempre levando ao usuário tudo aquilo que pode ser uma dúvida.

Outro ponto que merece destaque é a própria localização dessas informações, como acima de uma faixas banners ou até mesmo após uma frase inicial dentro da própria homepage.

Entenda de fato como trabalha o usuário na utilização do site, o que vai trazer muito mais resultados para as disposições que forem feitas em seguida.

 

3. Mídias que complementam

As imagens, ilustrações, ícones e vídeos que são colocados como elementos da homepage são itens visuais que devem executar uma função de complementação das informações já pautadas na estrutura da homepage, não pesando e muito menos informando demais.

Lembre-se que dentro da homepage não é necessário haver uma explicação longa ou demorada, mas sim, tópicos essenciais que levam o cliente a uma descoberta. 

Assim, o uso das mídias serve para se atrelar às mensagens já informadas, como a concepção de um serviço e o modo de operação, sem pesar e nem ao menos ser mais enfático, apenas complementando a informação a ser repassada.

 

4. Uso de Call to Action

Os Call to Actions (ou CTAs) são chamadas que aparecem em meio às páginas principais convidando para algum tipo de ação, seja a navegação para uma outra página com mais informações, a assinatura em uma newsletter e até mesmo o download de um e-book.

O ideal é que essas chamadas venham logo em seguida de frases e palavras que trazem a explicação de algo oferecido dentro da página, agindo com hiperatividade necessárias.

A grande importância desse CTA é prover a aceleração das ações dos usuários, fazendo ainda com que eles possam ser direcionados no site de vendas de conjunto de semijoias para os espaços corretos, trazendo maior produtividade.

 

5. Técnicas de máxima usabilidade

A usabilidade, como dito acima, é uma questão que utiliza conhecimentos baseados nas experiências de locomoção e também na interação do usuário com a plataforma.

Dessa forma, é possível trazer para a prática na página noções de navegação e disposição de conteúdos que melhor oferecem um aproveitamento pelo visitante, trazendo em conjunto uma melhoria na exibição e consumo do que uma empresa de bloco de pedido oferece.

 

6. Rodapé detalhado

O rodapé, conhecido também como fim da página, é um elemento importante de conhecimento para o usuário, trazendo informações completas de acesso a outras páginas. 

Esse ponto é essencial especialmente para o caso de pessoas que não encontraram, ao longo do acesso, aquilo que desejavam, sendo uma forma de relembrar o que foi entregue.

 

Os impactos dentro em um e-commerce

No caso de um e-commerce, sendo este uma espécie de loja virtual, são muitos os impactos positivos com a construção de uma excelente homepage, sendo o ganho principal a melhor experiência de um cliente, que acaba se interessando mais por uma compra.

Isso acontece principalmente pela disposição de informações, sobretudo pela distribuição de elementos que evocam uma ação, como é o caso do Call to Action.

Além disso, para um comércio eletrônico é extremamente importante que haja uma organização plena de produtos e serviços, que podem trazer ao consumidor uma criatividade naquilo que desejam consumir, se possível, filtrando o que for desejado.

As chances de um site de compras bem organizado aumentar sua popularidade na internet por meio da criação de uma homepage completa e estratégica são grandes, ainda mais quando isso acontece pelo aumento do número de visitas por meio dos buscadores.

 

Considerações finais

A homepage de um site é considerada a porta de entrada para o reconhecimento dos usuários, logo, deve mostrar as informações mais importantes de uma pessoa ou empresa, evidenciando a experiência do usuário como uma boa primeira impressão.

Lembre-se que utilizar as estratégias certas pode permitir os melhores resultados dentro daquilo que é esperado pelo site, ainda mais para os e-commerces.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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