INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Indústria 4.0: Veja o impacto que essa nova indústria tem nas empresas!

A Indústria 4.0 é conhecida por ser a Quarta Revolução Industrial. Dentre suas principais características está o fato de englobar diversos tipos de tecnologias, como a robótica e a computação em nuvem, entre diversas outras.

Todas essas ferramentas já fazem parte da maioria das empresas atuantes no mercado. Para a indústria, elas já se tornaram componente fundamental de seus processos diários.

A Indústria 4.0 está mudando a maneira como esse setor trabalha, trazendo a tecnologia da automação para dentro das empresas. Outras possibilidades trazidas por ela são a troca de dados, novas etapas de produção e novos modelos de negócios.

Tudo isso é feito por meio de máquinas e computadores, que otimizam o dia a dia da indústria, gerando um grande impacto na sociedade.

Com a ajuda de soluções tecnológicas, o setor se tornou muito mais produtivo e eficiente, empregando diferentes recursos no desenvolvimento de produtos. Essa tecnologia também conseguiu integrar o Brasil em cadeias de valor globais.

Para entender um pouco mais sobre esse assunto, neste artigo, vamos explicar o que é Indústria 4.0, sua importância, qual seu impacto nas empresas e os benefícios proporcionados. Acompanhe!

 

Entendendo o conceito de Indústria 4.0

Indústria 4.0 é um termo para designar a automação industrial e o uso de diferentes tecnologias, para automatizar os processos industriais, aumentando sua produtividade. Entre os principais recursos tecnológicos estão:

 

  • Inteligência Artificial;
  • Robótica;
  • Computação em nuvem;
  • Big Data;
  • Internet das coisas (IoT).

 

Esses recursos, juntamente com a robótica avançada e sistemas de conexão permitem que as máquinas se comuniquem entre si, dentro das operações industriais.

Um fabricante de conector elétrico derivação, por exemplo, consegue gerar informações e conectar diferentes etapas durante o desenvolvimento de produtos, em seus projetos e até mesmo no pós-venda.

No caso da Inteligência Artificial, ela se refere à aplicação de análise e técnicas lógicas, como aprendizado de máquina, permitindo que ela interprete eventos, siga determinado comportamento, faça decisões e realize ações programadas.

A computação em nuvem, por sua vez, utiliza servidores, análises, softwares, bancos de dados em redes para armazenar informações em data center.

Isso traz para a empresa mais economia que possibilita que os colaboradores acessem documentos de qualquer lugar, bastando apenas uma conexão com a internet.

O Big Data é uma ferramenta tecnológica que atua em dados de maior variedade e complexidade, com o objetivo de resolver problemas.

A internet das coisas, por sua vez, é a interconexão entre objetos, utilizando infraestrutura de computação organizada em rede, para se comunicar e interagir remotamente, tudo controlado por um dispositivo.

Uma empresa de soluções para rede elétrica também pode utilizar a robótica avançada, que são dispositivos que agem de forma autônoma, interagindo com pessoas e seu ambiente, e seu comportamento pode ser modificado por meio de dados de sensores.

Ademais, a Indústria 4.0 também possui entre seus recursos a manufatura aditiva, que é a fabricação de peças, com base em um desenho digital, feito por meio de software de modelagem 3D.

Para a impressão desses objetos, podemos utilizar diferentes materiais, como plástico, areia, ligas metálicas, cerâmica e metal.

Os sistemas de simulação utilizam computadores e técnicas, que geram modelos digitais, para exibir uma interação complexa de variáveis em um mesmo sistema. Por meio deles, é possível imitar processos do mundo real.

Outra tecnologia utilizada é a digitalização, que tem um objetivo de transformar processos de produção e desenvolvimento de produtos para tornar tudo mais eficiente e otimizado.

Por meio desse processo, é possível implementar aquisição de tratamento de dados e o sensoriamento.

Além de utilizar diferentes recursos tecnológicos, a Indústria 4.0 traz diversos benefícios para as empresas. Veja quais são a seguir.

 

Impactos positivos da indústria 4.0

É comum encontrarmos gestores que têm um certo receio quanto às mudanças tecnológicas e, por conta disso, eles não conseguem enxergar as vantagens trazidas por essa Quarta Revolução Industrial.

Entretanto, essas mudanças trouxeram muitos benefícios para empresas dos mais variados setores industriais, como um fabricante de totens personalizados. Dentre os principais impactos positivos estão:

 

1 – Redução de custos

A redução de custos é um objetivo que está presente em qualquer tipo de empresa, portanto, investir em tecnologia se torna algo ainda mais vantajoso.

A Indústria 4.0 é capaz de proporcionar uma considerável diminuição dos gastos, principalmente por conta da inteligência das máquinas.

Elas possuem autonomia para programar as manutenções, o que acaba por evitar o desperdício de matéria-prima.

 

2 – Novas possibilidades de negócios

A principal característica da Indústria 4.0 é a inovação, por conta disso, novos modelos de negócios surgem constantemente no mercado.

Diversas empresas, como as prestadoras de serviços de comunicação visual, podem contar com ferramentas que ajudam a suprir as demandas dos clientes, além de oferecer uma experiência diferenciada.

Podemos usar como exemplo as organizações que começaram há pouco tempo, pois são justamente elas que transformaram a maneira como a sociedade vive, a exemplo dos motoristas por aplicativo.

As pessoas fazem praticamente tudo pelo celular, por isso, nada mais proveitoso do que investir em ferramentas que acompanham essa tendência.

 

3 – Evita erros e retrabalhos

A tecnologia consegue reduzir a necessidade de intervenção humana nos processos industriais e, consequentemente, os erros e retrabalhos são minimizados.

As máquinas utilizadas para diferentes processos, bem como os softwares, como um sistema de consultoria administrativa e financeira, são preparadas para executar tarefas repetitivas.

Elas se tornam mais eficazes, reduzindo deslizes, ao contrário da atuação humana, que está mais suscetível a falhas.

 

4 – Mais praticidade e eficiência

A automação contribui para o aumento da produtividade, uma vez que as máquinas são capazes de tornar as tarefas mais eficientes.

Por meio das ferramentas tecnológicas, muitas operações industriais se tornaram mais fáceis, principalmente porque, hoje em dia, o ser humano atua menos em tarefas manuais e mais em tarefas intelectuais.

 

5 – Recursos otimizados

A maioria das empresas, como aquelas que alugam sala comercial coworking, estão constantemente preocupadas com o meio ambiente.

Antigamente, a indústria se preocupava menos ou praticamente não se preocupava, por conta disso, se os impactos negativos eram muito maiores.

Com a sustentabilidade cada vez mais em pauta, as organizações se viram obrigadas a adotar boas práticas e utilizar da melhor maneira os seus recursos.

Além de beneficiar o meio ambiente, o uso da tecnologia da Indústria 4.0 também beneficia a sociedade como um todo.

 

6 – Segurança e agilidade eficazes

A tecnologia traz mais eficiência, por conta disso, os processos industriais se tornam muito mais ágeis. Devido aos recursos tecnológicos utilizados, a velocidade da produção aumenta consideravelmente.

Tendo em vista que o consumidor está cada vez mais imediatista e procura soluções rápidas, é fundamental investir em ferramentas que garantam a agilidade.

Entretanto, não devemos abrir mão da segurança dos processos, e os recursos utilizados pela Indústria 4.0 também são focados nessa pauta.

 

7 – Soluções personalizadas

Outro objetivo da Indústria 4.0 é a personalização. Hoje em dia, seja para comprar banners personalizados ou qualquer outro produto, o consumidor não precisa mais aceitar qualquer coisa do mercado.

A principal exigência dos clientes é ter acesso a serviços e produtos únicos, que sejam capazes de atender às suas necessidades, de modo personalizado.

Por meio das tecnologias utilizadas pela Indústria 4.0, é perfeitamente possível customizar os processos e garantir produtos personalizados.

 

Benefícios da Quarta Revolução Industrial

Só conseguimos enxergar os benefícios da Indústria 4.0 se tivermos uma visão estratégica da empresa. Mas, de fato, em médio e curto prazo, as organizações têm acesso a muitos benefícios, como a redução nos custos de produção.

Entretanto, é fundamental planejar a inserção do negócio nesse modelo industrial, visto que ele muda radicalmente os processos e a maneira como a companhia se organiza.

A alocação de profissionais em tarefas estratégicas pode ser desafiadora, visto que isso envolve mudanças na cultura organizacional e valorização de processos estratégicos.

No entanto, se uma gráfica de plotagem de projetos investir em soluções tecnológicas, consegue desenvolver uma linha de produção muito mais flexível.

O gestor precisa identificar as tendências do mercado, bem como suas demandas, para agir rapidamente e desenvolver um produto que atenda às necessidades do consumidor.

É dessa forma que a Quarta Revolução Industrial consegue trazer impactos positivos, em médio e curto prazo, não apenas para as empresas, como também para os próprios consumidores.

Isso acontece porque eles terão acesso a produtos personalizados, de qualidade elevada e custos mais baixos.

 

Conclusão

Com o avanço da tecnologia, é fundamental adotar ferramentas que se encaixem na modernização trazida pela Indústria 4.0.

Como vimos ao longo deste texto, existem várias possibilidades que podem ser trabalhadas, e o seu negócio pode escolher a solução tecnológica que se encaixe à sua realidade e à sua necessidade.

Mais do que simplesmente modernizar a organização, a presença da tecnologia é uma forma de acompanhar as tendências e continuar atendendo às exigências dos consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.