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Influencers: conheça 4 motivos para adotar essa ferramenta de comunicação!

Os influencers são um tipo de celebridade que possui muitos seguidores nas redes sociais, como no caso do YouTube e do Instagram. 

Eles falam sobre vários assuntos e se identificam com um público que se interessa pelos temas que abordam.

Você pode seguir canais de influenciadores sobre moda, viagem, alimentação, estilo de vida, profissões, esportes, dentre outras possibilidades. 

Além de falar sobre esses assuntos específicos, os influenciadores digitais também são ótimos parceiros de marketing.

Muitas empresas já perceberam o potencial dessas pessoas para convencer o público acerca dos benefícios de um produto ou serviço, pois eles não estão fazendo propaganda como uma celebridade tradicional.

A marca envia um de seus produtos para o influenciador, que vai experimentá-lo e depois fazer uma espécie de resenha em seu canal, para falar o que achou e se gostou ou não da solução.

Os seguidores sabem que se trata de uma opinião sincera, e por isso consideram o que essas pessoas têm a dizer.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar a importância de adotar esta ferramenta de comunicação e quais são os impactos positivos que ela proporciona.

 

Por que investir em influencers?

Chamamos de marketing de influência uma estratégia orgânica que as empresas adotam para se comunicar com o seu público.

Essa ferramenta de comunicação faz uso de figuras conhecidas pelas pessoas, com a intenção de convencê-las sobre um produto ou serviço.

Conhecido como marketing de influência, é executado por pessoas que conseguem gerar confiança e engajamento no público, facilitando a promoção dos produtos e serviços. 

Portanto, trazem vantagens como:

 

  • Mais leads;
  • Aumento das vendas;
  • Mais engajamento;
  • Credibilidade.

 

Uma confecção de uniforme administrativo feminino precisa investir nessa prática porque ela é muito importante para estabelecer uma relação de confiança com sua audiência.

Os influenciadores são especialistas em criar relações de confiança e geram credibilidade com os fãs. 

As pessoas acreditam no que eles têm a dizer e passam a respeitar seus conteúdos e recomendações.

Ele também é importante para melhorar a consciência de marca, uma vez que consegue ampliar o alcance e melhorar o posicionamento da empresa no mercado em que atua.

Lembre-se de que as pessoas estão cada vez mais conectadas, e é por meio das plataformas digitais que elas vão conhecer um pouco mais sobre a história da empresa e as soluções que ela oferece.

Mas, é necessário fornecer conteúdo valioso, que traga algo positivo para a presença da corporação nas redes sociais.

Quando a corporação coloca nas mãos do influenciador a elaboração de seus conteúdos, conseguem suprir as demandas de seu planejamento de criação.

Em outras palavras, o influenciador enriquece a estratégia de conteúdo, sendo algo que funciona ainda melhor quando o responsável pelos outros materiais não consegue encontrar pautas para a semana.

Por exemplo, se uma confecção de roupas femininas não sabe o que vai postar nas redes essa semana, pode contar com o influenciador para fazer isso. Além de poupá-la de todo esse trabalho, a qualidade é sempre impecável.

O marketing de influência atinge em cheio o público-alvo da marca, desde que a parceria seja feita com um influenciador que lide com uma audiência semelhante.

A partir disso, a empresa não precisa garimpar a audiência em uma nova plataforma, pois conta com a ajuda de um especialista para promover seu conteúdo.

Por fim, os influenciadores são importantes porque as marcas podem formar parcerias de sucesso com eles.

Criar uma campanha de marketing de influência ajuda a construir um bom relacionamento com esses influenciadores, e essa conexão é muito importante porque eles não fazem propaganda, mas falam com sinceridade sobre os produtos e serviços.

Se você tem um parceiro nesse meio, pode ter certeza de que ele sempre vai falar bem de seus produtos e defender a sua marca.

É por essa razão que o marketing de influência está cada vez mais importante, principalmente para as marcas que precisam de clientes muito engajados.

Um fabricante de bolsa personalizada para loja deve se lembrar de que o consumidor moderno está cada vez mais exigente, e que não confia mais em qualquer empresa. Porém, eles confiam no que os influenciadores digitais têm a dizer.

 

Impactos positivos dos influenciadores

Com base na importância dos influenciadores para qualquer negócio, não é difícil imaginar os impactos positivos que essa estratégia pode trazer para as empresas.

Mas para esclarecer o assunto, vamos falar um pouco mais sobre essas vantagens, e as que mais se destacam são:

 

1.    Aumenta a confiança dos seguidores

O marketing de influência promove o diálogo entre a marca e as pessoas, o que gera confiança. 

Se a intenção é aumentar a visibilidade e as vendas, primeiro convença o influencer sobre os benefícios da solução.

Algumas empresas acreditam que basta oferecer uma permuta ou um kit para que o influenciador converse com o público.

Mas, antes disso, um fabricante de capa para sofá em L precisa mostrar para essa pessoa seus valores e que possui ideias condizentes com as dela, por isso, falar sobre o seu produto também traz credibilidade para o canal.

Isso de fato deve acontecer, ou seja, a marca precisa estar atrelada aos influenciadores e compactuar com suas filosofias de vida. Em outras palavras, é necessário ter atenção na hora de escolher.

Isso requer planejamento, definição de metas e objetivos e selecionar aquelas pessoas que falam com o mesmo público da sua marca.

 

2.    Melhora o brand awareness

Para ser recomendada, primeiro a marca precisa ser lembrada, e uma das melhores maneiras de fazer isso, é por meio das parcerias com influenciadores.

Brand Awareness é um conceito relacionado à consciência de marca, portanto, o valor que a empresa transmite. 

Lembrando que todas as organizações, como uma empresa de limpeza de couro branco, querem ser lembradas de maneira positiva.

Entretanto, essa construção requer planejamento e uma soma entre relações institucionais, publicidade, comunicação, marketing e responsabilidade social.

As marcas mais conhecidas do mercado se dedicam a construir uma boa reputação e estão sempre monitorando o que os consumidores têm a dizer sobre elas nas redes sociais, de modo a corrigir os rumos e aproveitar oportunidades.

Negócios pouco conhecidos ou que ainda estão começando têm um grande desafio pela frente, que é comunicar seus diferenciais e conquistar as pessoas, e uma boa estratégia digital, como os influenciadores, ajuda nesse sentido.

É por isso que o marketing de influência pode ser trabalhado por todo tipo de corporação, desde as maiores às menores, das mais famosas às menos conhecidas.

 

3.    Audiência qualificada

Ao investir em marketing digital, o principal objetivo de um fabricante de placas personalizadas é capturar leads e transformá-los em clientes.

Os influenciadores ajudam a fazer isso porque geram engajamento e incentivam os seguidores a curtir, compartilhar e comentar suas publicações, o que aumenta a quantidade de prospects no funil de vendas.

Os micro influenciadores estão ganhando destaque porque o engajamento não diz respeito à quantidade de seguidores ou de visualizações.

De acordo com uma pesquisa realizada, quanto mais seguidores uma pessoa possui, menor é o engajamento. 

Por exemplo, aquela figura que possui 10 milhões de seguidores, consegue um engajamento de 0,66%.

Por outro lado, aquele que possui 30 mil garante uma taxa de 3,12%. Mas, veja, os maiores influenciadores não estão perdendo espaço, apenas têm mais dificuldades para oferecer uma ampla visibilidade para a marca.

Ao fazer uma parceria com um micro influenciador, um fabricante de painéis fotográficos consegue direcionar melhor sua mensagem e manter o foco na ação.

 

4.    Aumenta o número de leads

Sem dúvidas, os influenciadores possuem uma capacidade ímpar de gerar leads para a sua marca. Mas isso acontece porque eles conseguem definir bem os conteúdos e sabem qual é o perfil das pessoas com quem estão falando.

Eles incluem testemunhas e os seguidores gostam de ouvir exemplos inspiradores, narrações e testemunhos de experiências sobre os produtos e serviços. E esses depoimentos aproximam o público da empresa.

No entanto, é fundamental deixar o influenciador livre para criar um material, pois se a marca tentar interferir demais na criação, pode alterar o formato dos vídeos que essas pessoas costumam publicar.

Uma empresa de manutenção de notebooks pode fazer alguns ajustes, mas a campanha precisa ter a cara e a espontaneidade do influencer.

 

Considerações finais

A internet abriu espaço para novas possibilidades e profissões, e uma delas são os influenciadores digitais, pessoas cativantes, que conseguem se comunicar bem com os seus seguidores e influenciar o seu modo de vida.

Muitas marcas fazem parcerias com essas pessoas para promover seus produtos e serviços, e aumentar o engajamento de sua audiência.

Como vimos ao longo deste artigo, eles são capazes de aproximar a companhia dos consumidores e influenciar de maneira positiva a decisão de compra.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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