INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Instagram: 9 estrategias de B2B para utilizar na rede social

Ter uma estratégia B2B no Instagram é fundamental para esse tipo de empresa, ainda assim, muitos negócios resistem a esse investimento.

Eles acreditam que não é necessário produzir conteúdos para as redes sociais, acreditando que são voltadas para marcas B2C. Devido a isso, acabam perdendo a oportunidade de atrair seguidores que ajudam a expandir a empresa.

Só que existem cerca de 25 milhões de companhias que aproveitam os benefícios do Instagram Business, e isso se deve ao aumento exponencial de usuários, tanto é que essa rede social é a segunda maior do mundo, ficando atrás apenas do Facebook.

Diante de números tão expressivos, fica claro que é crucial criar uma boa estratégia no Instagram para negócios B2B, mesmo assim, ainda existe muita resistência. Se a sua companhia ainda não investe nessa ação, precisa rever o planejamento de marketing.

De fato, os negócios B2C obtêm muitas vantagens quando se trata desse tipo de plataforma, mas as marcas que vendem para outras organizações também podem aproveitá-la.

Neste artigo, vamos explicar a importância de ter uma presença sólida no Instagram e mostrar algumas estratégias que as empresas B2B podem realizar nesse site.

Importância de uma presença sólida no Instagram

O Instagram é uma rede social com foco em conteúdos visuais e sua criação teve como objetivo possibilitar que os usuários mostrem mais sobre seu cotidiano. Para as empresas, ela funciona como uma janela para o cotidiano.

Você pode compartilhar os bastidores do negócio, destacar sua equipe, criar ações sociais, falar sobre novos lançamentos, dentre outras ações que podem ser realizadas nesse canal.

Isso traz muitos resultados para uma marcenaria móveis planejados porque o consumidor moderno aprecia a transparência das marcas. O Instagram é uma excelente opção para envolver as pessoas com o negócio.

Também é o espaço ideal para apresentar a história da companhia para o cliente ideal e fazer tudo isso de maneira memorável, atraente e envolvente.

Tudo o que as marcas precisam fazer é compreender o tipo de conteúdo que podem publicar e como melhorar o engajamento enquanto estiverem comunicando sua mensagem.

A empresa terá sucesso nisso e ainda vai garantir benefícios, afinal, estamos falando de uma rede social que cresce constantemente, é muito popular e considerada a segunda maior plataforma do mundo. As vantagens trazidas por ela são:

  • Público mais engajado;
  • Relação de confiança com a marca;
  • Aumento do tráfego para o site;
  • Melhora na comunicação.

Só que para aproveitar todas as vantagens que o Instagram pode trazer para os negócios B2B, um fabricante de dormitório sob medida deve conhecer algumas estratégias para isso.

Como melhorar os resultados no Instagram?

Agora que você já compreende a importância do Instagram para os negócios B2B e todas as vantagens que ele traz, vamos mostrar como potencializar os resultados nesta plataforma. Algumas dicas para isso são:

1.    Criar um perfil comercial

Antes de mais nada, a primeira coisa que você precisa fazer é criar o perfil comercial do seu negócio, e é assim que a marca vai conseguir um contato mais próximo e humano com seus clientes.

Isso acontece por meio de imagens e vídeos que mostram os processos de produção, os integrantes da equipe de trabalho, participação da empresa em eventos importantes, dentre outros acontecimentos importantes.

A primeira coisa que a organização deve fazer é configurar seu perfil profissional na plataforma, lembrando que os algoritmos do Instagram respondem às interações atuais.

O perfil profissional é a única maneira de gerar engajamento e aumentar o tráfego no site institucional, assim sendo, priorize essa primeira etapa.

2.    Escrever uma boa biografia

Escreva uma biografia atraente insira um link, depois um dos primeiros aspectos que o usuário enxerga ao acessar um perfil é o texto presente na biografia.

No Instagram de uma empresa de cozinha planejada pequena, essa seção mostra uma breve apresentação do negócio para destacar a marca e seus produtos, além de oferecer informações como endereço e telefone.

Insira um link relevante, preferencialmente do site institucional e se quiser inserir mais de um link, utilize outras ferramentas, como o linktree.

Por meio desse recurso, é possível criar links personalizados que ajudam a criar uma página que permite compartilhar 5 links. Com isso, a organização pode obter um máximo proveito da bio.

3.    Criar conteúdos de qualidade

O Instagram é um ambiente competitivo, por isso, é fundamental criar materiais autênticos e que realmente sejam capazes de prender a atenção dos usuários.

Embora seu foco sejam os conteúdos visuais, não se esqueça de que as imagens também são consideradas um formato de marketing de conteúdo.

Do mesmo modo como acontece em outras plataformas, os usuários dessa rede querem ver conteúdos originais. Isso acontece porque, além de se informar sobre quanto custa cozinha planejada simples, as pessoas querem ver os produtos.

Também querem conhecer um pouco mais sobre a cultura da corporação e de que maneira ela pode solucionar seus problemas e atender suas necessidades.

Procure criar diferentes tipos de materiais, sempre de maneira profissional e de modo que eles sejam capazes de atrair e converter os consumidores.

O Instagram oferece diferentes recursos e um dos mais utilizados são as transmissões ao vivo, pois elas humanizam a marca e ainda permitem que os seguidores possam interagir com a companhia, o que gera uma relação mais próxima.

4.    Contar histórias

Aproveite todas as suas publicações para contar histórias aos seus seguidores, e aqueles que te seguem buscando suas soluções, poderão saber muito mais sobre a corporação.

Uma empresa de desmontagem de móveis, por exemplo, pode falar sobre como surgiu, quais são seus valores, sua missão, visão, dentre outras informações. São elas que vão aproximar o público da marca.

Isso acontece porque quem conta uma história interessante consegue se aproximar das pessoas certas, e os materiais audiovisuais aumentam ainda mais a conexão com os seguidores.

5.    Usar o tom de voz correto

Outro ponto muito importante para as empresas B2B conseguirem bons resultados no Instagram é o tom de voz que elas utilizam para conversar com o público.

É claro que você precisa manter a seriedade e o estilo corporativo, mas isso não significa que deve abrir mão de uma linguagem mais próxima e que ajude a estabelecer uma conversa casual.

É assim que os clientes em potencial vão se sentir motivados e à vontade para interagir com a corporação. Lembre-se de que o público é diferente, mas mesmo não sendo pessoas físicas, quem vai tratar com você são pessoas comuns.

A única diferença é que um fabricante de martelo pneumático elétrico vai tratar com outro especialista que precisa de suas soluções.

Essa questão exige algumas formalidades, mas as publicações no Instagram podem ser trabalhadas de maneira mais leve e descontraída.

6.    Interagir com os seguidores

Criar um cronograma de postagens é fundamental para alimentar o perfil do seu negócio no Instagram e garantir uma boa visibilidade. Mas não basta apenas publicar, é necessário interagir com quem participa dos posts.

Em outras palavras, você deve responder comentários e interagir com outros perfis curtindo publicações, comentando e compartilhando os materiais.

7.    Usar o Instagram stories

Uma das funcionalidades de maior sucesso no Instagram são os stories, postagens que duram 24 horas. Para uma loja de cabeceira cama casal, essa funcionalidade é vantajosa porque cria um senso de urgência para os potenciais clientes.

Audiência vai prestar mais atenção à sua mensagem, por isso, crie um perfil de negócios e não se esqueça de adicionar links dos produtos nos stories do Instagram.

8.    Automatizar os posts

Essa plataforma abriu sua API para que fosse possível permitir que aplicativos de terceiros automatizem as publicações no Instagram, apenas para os perfis comerciais.

Isso significa que a empresa pode gerenciar, programar e planejar as postagens, assim como acontece em outros sites, como o Facebook, LinkedIn e Twitter.

9.    Investir em anúncios

Por fim, um fabricante de forro de palha para pergolado deve investir em publicidade nessa rede social. O Instagram Ads é uma plataforma de anúncios segmentados, por isso, vai atingir as pessoas certas e no momento mais oportuno.

Os negócios B2B conseguem resultados expressivos porque as campanhas vão chegar até os potenciais compradores que realmente estão interessados nas soluções e tem potencial para comprar.

Considerações finais

Não é de hoje que o Instagram se tornou uma das principais redes sociais do mundo, mais especificamente, a segunda plataforma mais utilizada pelas pessoas.

No Brasil, negócios dos mais variados tipos aproveitam seus recursos para ter acesso a oportunidades de vendas, e as companhias B2B também podem aproveitar as vantagens trazidas por ele.

Com as dicas que demos aqui, vai ficar muito mais fácil atrair a atenção de quem você quer e ter acesso a muitas vantagens que só essa rede social é capaz de trazer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.