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Instagram: Por que e como vender pela rede social?

 

O Instagram é uma das redes sociais que mais crescem no mundo todo, principalmente no Brasil. De modo geral, essas plataformas são essenciais para as organizações que querem melhorar os seus resultados com marketing digital.

Elas permitem um relacionamento mais próximo com o público, possibilitando a interação entre empresas e consumidores.

Seu negócio pode dispor de estratégias realizadas pelo Facebook, Snapchat, Twitter e até mesmo pelo WhatsApp, mas a que mais se destaca, sem dúvidas, é o Instagram.

O aplicativo conta com mais de 1 bilhão de usuários no mundo todo que publicam, curtem e comentam fotos e vídeos de pessoas empresas

O Brasil está entre os 5 países que mais utilizam a plataforma, o que significa que ela pode ser extremamente rentável e vantajosa, desde que você saiba trabalhar com ela.

Além de divulgar a marca, seus produtos e serviços, o Instagram também é um excelente canal de vendas. Portanto, não podemos negar que, com uma boa estratégia de divulgação, essa rede social se torna uma excelente ferramenta de vendas.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre a importância do Instagram, dar algumas dicas para vender por meio desse canal, bem como apresentar os impactos positivos que o aplicativo pode trazer. Acompanhe!

 

Importância do Instagram para os negócios

O Instagram é a rede social que vem ganhando bastante destaque no Brasil, tendo em vista que, em janeiro de 2021, havia cerca de 99 milhões de brasileiros utilizando a plataforma.

Devido à quantidade de pessoas presentes nesse canal, o Instagram oferece a opção de perfil empresarial, que ajuda as organizações, como um estabelecimento com fachada de loja moderna a analisar diferentes métricas.

Por meio delas, é possível fazer uma boa gestão de marca e criar anúncios. Portanto, deve-se levar em conta que as estratégias de marketing digital estão cada vez mais fortes no mercado.

Quase 80% da população brasileira têm acesso à internet, ou seja, é uma oportunidade de falar com uma quantidade grande de pessoas por meio de estratégias personalizadas e criativas, que divulgam a marca de maneira segmentada.

Pelo fato das pessoas acessarem o Instagram por meio de seus smartphones, ele ainda ajuda a fortalecer as estratégias mobile.

A partir do momento em que você começa a trabalhar com essa plataforma, conquista usuários mais engajados e assíduos, o que consequentemente melhora a sua imagem no mercado e valoriza o relacionamento com os clientes.

Devido ao grande número de pessoas conectadas, uma boa estratégia no Instagram ajuda a atrair excelentes negócios, que além de valorizar suas estratégias de inbound marketing, aumentam as vendas.

Ademais, o Instagram for Business possui métricas que ajudam a construir estratégias mais eficientes, contatos mais consistentes em relação ao engajamento e perfil de público.

Agora que você já sabe qual é a importância do Instagram para um fabricante de caixa de papelão personalizada com logo ou qualquer outra empresa, no próximo tópico, entenda como é possível vender nessa plataforma.

Dicas para vender pelo Instagram

O Instagram é uma rede social simples, mas para ter sucesso nas vendas por meio dele, é necessário aproveitar todas as suas funcionalidades, e dentre as principais práticas para isso estão:

 

1 – Utilizar um perfil comercial

Qualquer usuário pode criar um perfil comercial na plataforma, e fazer isso é necessário para que você possa saber como está a performance de suas publicações.

Esse tipo de conta oferece mais recursos, como inclusão de links nos stories, análise de dados e métricas, além de várias opções de impulsionamento.

Para ativar o perfil profissional, você só precisa ir às configurações de perfil e ativar a opção “alternar para perfil comercial”. Também é necessário integrar o perfil do Instagram à página do negócio no Facebook.

 

2 – Publicar conteúdo relevante

Uma das maiores estratégias de marketing digital é o marketing de conteúdo, que consiste na criação de conteúdos relevantes para atrair o público e posicionar a marca como autoridade no mercado. Assim, é possível criar diferentes formatos de materiais, como:

  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Textos;
  • Áudios;
  • Infográficos.

Da mesma forma que você adaptou a fachada para comércio de acordo com o ambiente físico em que ele está presente, também pode moldar os formatos de conteúdo mais adequados para o Instagram.

Por ser uma plataforma de cunho visual, as imagens são o principal formato de publicação. Assim sendo, suas postagens e anúncios devem conter imagens bem pensadas e produzidas.

Os vídeos são recursos também muito utilizados na plataforma, além disso, são uma ótima opção para educar os usuários em relação à empresa.

Para publicar esse tipo de conteúdo, você pode utilizar o IGTV, os stories, reels e ainda publicar vídeos de até 60 segundos no feed.

 

3 – Vender os produtos certos

Diversas pessoas acreditam que apenas produtos como vestuários podem ser vendidos no Instagram, mas isso não é verdade. Podemos encontrar empresas de diferentes segmentos, como as de instalação de internet, presentes no aplicativo.

Qualquer produto que tenha uma boa identidade visual pode ser anunciado no Instagram. Você também precisa conhecer bem o nicho da sua marca e saber quem é a sua persona.

É possível vender roupas, artigos para o lar, cursos, alimentos, presentes personalizados, dentre muitas outras possibilidades, desde que você saiba escolher um nicho e mantenha o foco nele.

 

4 – Trabalhar o Instagram Shopping

O Instagram Shopping é um recurso que foi recentemente adicionado pela plataforma e permite colocar uma tag nos produtos em suas publicações.

É como se você marcasse as pessoas, mas, ao invés disso, vai marcar os seus produtos com uma etiqueta, que traz detalhes referentes ao preço, tamanho e até o link para compra.

Com isso, uma loja de colar comprido feminino, por exemplo, facilita o processo de vendas diretamente em seu perfil no Instagram.

No entanto, é necessário que os seus produtos estejam de acordo com as políticas comerciais do aplicativo, que você tenha um perfil comercial e que ele esteja conectado ao perfil e ao catálogo do Facebook.

 

5 – Utilizar o Instagram Ads

O Instagram Ads é um recurso que ajuda a criar anúncios e a impulsionar os conteúdos, de forma que a marca atinja uma quantidade maior de usuários e com isso consiga aumentar suas vendas.

Por meio dele, é possível segmentar o público para suas publicações, garantindo que apenas os usuários que realmente têm interesse em sua festa sejam impactados.

 

Vantagens das vendas pelo Instagram

A partir do momento em que uma empresa especializada em banho de joia decide começar a vender os seus serviços pelo Instagram, terá acesso a uma série de benefícios.

Uma delas é o aumento da visibilidade, tendo em vista que esta é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, como dissemos anteriormente.

Os consumidores modernos estão preferindo as compras online e eles também pesquisam sobre produtos e serviços na internet, mesmo quando querem comprar em uma loja física.

O aplicativo permite que o seu negócio seja visto por pessoas do mundo todo, o que remete a um aumento da clientela e das possibilidades de vendas.

O fato de o Instagram ter como foco conteúdos visuais, permite que uma empresa de impressão digital camiseta publique fotos e vídeos de seus produtos e alcance um público maior.

A tendência é que os usuários sigam perfis que tenham relação com o tipo de produto que têm interesse. Em linhas gerais, os seus seguidores serão pessoas que realmente se interessam por suas soluções.

Quando a empresa consegue impactar as pessoas certas, tem mais chances de convertê-las, principalmente se o atendimento prestado nessa plataforma for rápido e solícito.

O custo-benefício é outra vantagem, afinal, plataformas como estas não cobram mensalidades das empresas.

Os custos para trabalhar com elas são muito inferiores às propagandas tradicionais. Você só precisa investir em imagens de qualidade para as suas publicações.

Ademais, por meio das estratégias certas, sua página vai conquistar mais seguidores, e para aperfeiçoar ainda mais suas práticas, uma loja especializada em kimono adidas judô pode contar com a ajuda de um gestor de redes sociais.

Outra opção é fazer um curso sobre como vender pelo Instagram, para que você possa ter mais autonomia no gerenciamento de sua loja online.

 

Conclusão

As redes sociais são muito importantes para as estratégias de marketing digital, de negócios dos mais variados tamanhos e nichos de mercado.

O Instagram se destaca pelo seu alto crescimento, por ser intuitivo e pelas facilidades que traz para as organizações.

O aplicativo ajuda a melhorar o alcance do negócio, promove a interação entre os usuários e permite que a empresa realize suas vendas dentro dele.

Comercializar pelo Instagram é facilitar a jornada de compra da sua persona, uma vez que ela não precisa sair do aplicativo para comprar o que deseja. Se você quer potencializar suas estratégias de vendas, o Instagram deve estar no seu planejamento de marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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