INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Instagram Shopping: tudo o que você precisa saber para vender nessa plataforma

O Instagram Shopping é uma ferramenta para vendas diretas dentro do aplicativo. Seus produtos podem ser colocados diretamente na plataforma do Instagram e comprados por lá, ou então encaminhados para seu próprio site onde a venda pode ser finalizada. 

As compras diretas no aplicativo agilizam e muito o processo de seus clientes, além de servirem como uma vitrine virtual de seu empreendimento.

O Instagram é uma rede social de estilo de vida que utiliza fotos e vídeos como veículo de interação entre os usuários. É uma das mais bem-sucedidas redes sociais do mundo desde seu primeiro ano de atividade, tendo sido criada em 2010.

O sucesso do instagram é refletido no Brasil, onde é possivelmente a mais acessada das redes sociais. A participação dos brasileiros no serviço é superior a outras médias mundiais, ocupando um lugar de destaque entre as estatísticas do aplicativo.

Uma empresa de banner informativo tem a possibilidade de explorar a ferramenta para fazer seu objeto de vendas chegar a clientes que buscam a solução, mas que teriam muita dificuldade de encontrar seu negócio por meios arcaicos.

Pensando nisso, a rede social se tornou uma poderosa ferramenta negocial. O Instagram Shopping apresenta algumas vantagens imediatas, como:

  • Aprimora a experiência de compra;
  • Torna-se uma vitrine virtual;
  • Facilita as operações de compra e venda;
  • Maior interação com o público.

O Instagram possui algumas ferramentas integradas que podem ser muito úteis para a análise de seu comércio, buscando um maior engajamento com o público da rede social e ampliando assim suas oportunidades de negócios.

O lojista tem a facilidade de incluir produtos como faria com uma publicação normal, adicionando fotos e vídeos demonstrativos.

A grande diferença está na possibilidade de marcar cada produto, permitindo uma visualização com mais detalhes como preço, descrição e um encaminhamento para mais detalhes sobre o item.

Esta marcação é similar a utilizada no aplicativo para registrar pessoas que aparecem nas fotos. Com essa opção, um balão com o link para o perfil marcado aparece imediatamente na foto, permitindo que você consiga ir ao perfil da pessoa em questão.

No caso das marcações de produtos, o balão aparecerá com o nome e o preço estipulado, além de ser um link que levará o possível consumidor diretamente para a página de descrição do produto. É possível também ser encaminhado para a compra do item.

Ao vender toy art em papel, você pode explorar os recursos artísticos do produto através de publicações, ao mesmo tempo que direciona aqueles interessados em obter as peças para o endereço de venda.

Como explorar melhor o recurso do Instagram Shopping?

Todo recurso novo precisa de uma certa adaptação para começar a funcionar adequadamente para seu empreendimento, mas esta ferramenta é de fácil identificação e pode auxiliar as vendas com uma velocidade impressionante.

Para isso, basta lembrar de algumas opções que o aplicativo já utilizava em suas contas pessoais, otimizando a forma como as publicações são feitas, para dessa forma alcançar o objetivo esperado.

1.       Uso de Hashtags

As hashtags são ferramentas essenciais para o Instagram. Com elas é possível atrair novas pessoas para as publicações, espalhar as informações e se colocar nas páginas de busca do aplicativo. 

Entretanto, o uso das hashtags deve ser utilizado com sabedoria para não gerar um impacto negativo no perfil e nas vendas.  

Usar uma hashtag que não esteja relacionada com o assunto que você está abordando na publicação pode acabar afastando clientes em potencial, uma vez que as pessoas que buscam uma hashtag específica querem encontrar conteúdo relacionado.

Se você trabalha com venda de anel de ouro feminino delicado, é importante compreender que tipo de hashtag atrairá o público que você pretende alcançar com a publicação. Gerar tráfego é bom, mas direcioná-lo é a garantia de mais negócios fechados.

O ideal é identificar as hashtags adequadas a seus produtos e iniciar seu uso consciente para atrair uma quantidade melhor de público, bem como concentrar potenciais clientes que já tem interesse no tópico que seu produto está.

2.       Faça promoções

A vantagem do Instagram é o poder de interação que os usuários podem ter com as empresas.

Pensando nisso, é importante identificar o tipo de promoção que você fará com seu produto, buscando uma maior aceitação entre os clientes.

Muitas publicações podem acabar afastando o público, por serem repetitivas ou pouco atraentes. Compreender as necessidades da rede é uma tarefa essencial para sua estratégia de marketing.

Procure criar conteúdo relevante. Uma publicação que faça as pessoas entenderem por que elas devem consumir seu produto é muito mais assertiva do que uma publicação descrevendo simplesmente sua funcionalidade.

Uma empresa de empresa de demolição de casas pode trabalhar seu público com conteúdos relevantes ao serviço, além de mostrar o dia a dia dos trabalhos, a equipe e quais elementos são ideais para se conhecer nessa linha de trabalho.

Mostre seu processo de criação. Fotos e vídeos de bastidores podem ser um diferencial para atrair as pessoas, que conseguirão se identificar mais com sua marca. Por fim, é importante que sua promoção tenha consistência, mas sem exageros.

É importante criar uma rotina de publicação, uma vez que a existência na rede depende de publicações constantes. Entretanto, o excesso pode soar desesperado, e assim acabar afastando o público de sua rede.

3.       Integração

O Instagram pode servir como um comunicador com suas outras redes sociais e sites. Da mesma forma, é importante levar seu público de outras mídias até a rede social, para que eles possam ter acesso a seu mostruário e possam utilizar a ferramenta para efetuar as compras.

Gerenciar seu perfil no Instagram Shopping não envolve somente colocar os produtos, valores e informações básicas sobre eles. É uma estratégia de negociação, e como tal, depende da relação entre o vendedor e os consumidores.

O site de sua farmácia pode ser completo, mas no instagram você pode ofertar remédio homeopático para ácido úrico, encontrando diretamente pessoas que se interessem por esse tipo de produto.

Deste ponto, você pode encaminhá-lo para outros serviços oferecidos pela empresa. Esse tipo de recurso só funciona quando você compreende as necessidades do aplicativo, tornando-o parte de sua rotina empresarial.

Dessa forma, o público compreenderá sua responsabilidade acerca dos relacionamentos, criando um perfil de confiança para aqueles interessados em adquirir seus produtos.

4.       Simplificação do processo de compra

Um dos grandes problemas das compras online ainda é o excesso de burocracias envolvidas. O Instagram Shopping oferece uma alternativa a isso, permitindo que o cliente consiga chegar ao momento de efetuar a compra com um simples clique.

Isso torna a ferramenta uma das maiores aliadas do mercado de consumo atual.

Pessoas gostam de elementos de simplificação em suas vidas, e conseguir efetuar uma compra sem passar pela dor de cabeça de um utilitário mais ultrapassado pode ser o diferencial de negócios que você pode apresentar.

Isso não só auxilia a transação em si, mas também ajuda como estratégia de marketing, uma vez que um cliente satisfeito com a agilidade da compra certamente irá falar sobre sua empresa com outras pessoas, gerando de forma espontânea mais procura e ampliação de seu negócio.

Se uma corporação busca crachá com chip e encontra sua empresa no Instagram Shopping, ela evita uma série de etapas para conseguir compreender como entrar em contato e iniciar um relacionamento de compra e venda.

Apesar de parecer trabalhoso, a plataforma é simples e intuitiva, permitindo que em alguns instantes explorando seus recursos você consiga utilizar de forma satisfatória o Instagram Shopping.

Como referência de solução estratégica, o aplicativo se torna fundamental para o desenvolvimento de uma empresa no âmbito digital, ampliando o acesso de milhares de pessoas a seus produtos de forma natural e organizada.

Hoje em dia muitas pessoas buscam primeiro na internet quando precisam de algum serviço prestado. Estar com sua empresa de serviço de motofrete conectada é a chave para ser encontrada e conquistar uma gama maior de clientes.

O que eu preciso para usar o Instagram Shopping?

Você tem que adequar seu perfil para poder usar esta ferramenta, compreendendo alguns requisitos que são necessários para atestar a idoneidade do empreendimento e mantendo o padrão de confiança do aplicativo.

Um dos elementos principais é ter a conta empresarial do Instagram. Este elemento é fundamental para acessar não só o shopping, mas todas as ferramentas de análise e de auxílio para o perfil.

Você também precisa ter um site oficial, como prova de existência de sua empresa. No mundo digital, o site toma a forma de um endereço físico, uma vez que será onde os clientes poderão te procurar com dúvidas, elogios ou reclamações.

Mesmo que você trabalhe com serviços presenciais, como uma clínica de acupuntura, é importante identificar a necessidade de se manter relevante nos dias de hoje, tendo o site como cartão postal de sua empresa.

Apesar de o serviço não estar disponível em todos os países, ele já pode ser utilizado no Brasil, sendo uma excelente ferramenta de negócio para expandir seu mercado e conquistar mais clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket