INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Invista em pessoas para ter o melhor desempenho na empresa! 

Garantir que uma empresa se desenvolva da melhor maneira possível envolve vários aspectos. Mas um dos mais importantes, sem dúvida, é o quadro de funcionários e o investimento que é feito nessas pessoas para que elas obtenham melhores performances.

Não é difícil perceber que a maneira como as companhias lidam com os seus colaboradores mudou com o passar do tempo. A maior comprovação disso é a de que o cenário no qual um funcionário passa toda a sua vida profissional em um mesmo cargo já não existe.

De fato, muitas pessoas conhecem histórias de vida de outras que se aposentaram após passar mais de 30 anos realizando sempre a mesma função. No entanto, essa ideia de estagnação já não é mais vista na grande maioria das empresas do mercado hoje. 

Essa é uma informação de fácil verificação, uma vez que o mundo dos negócios se tornou bastante dinâmico e competitivo. Assim, seja em empresas de limpeza de condomínios ou em escritórios de marketing, é possível perceber que os funcionários se desenvolvem. 

Diante disso, é cada vez mais comum verificar que empresas investem na retenção dos seus colaboradores, apostando muitas vezes no desenvolvimento da jornada profissional da sua equipe desde os primeiros passos que cada funcionário vai seguir.

Por isso, ver que não apenas a busca por cada vez mais clientes, como também a preparação de funcionários cada vez mais habilitados se tornaram ações indispensáveis para o desenvolvimento de qualquer companhia.

Dessa forma, tal como já foi muito importante encontrar um bom profissional no mercado, atualmente é cada vez mais comum perceber que as companhias buscam maneiras de ajudar na preparação de cada membro da sua equipe.

Ou seja, não há como negar que uma das frentes mais indispensáveis hoje é reter e criar novos talentos. Portanto, é necessário investir em capacitação para conquistar os melhores frutos possíveis para a empresa.

Sendo assim, é preciso saber o que pode ser feito dentro da companhia para que os objetivos pretendidos possam ser mais facilmente alcançados. Entenda mais sobre o assunto neste artigo.

 

A importância de investir em pessoas

Não importa qual seja o segmento em que se atua no mercado: um pet shop ou um escritório de contabilidade podem alcançar resultados excelentes se souberem no que voltar a sua atenção. 

É verdade que para uma empresa conquistar mais facilmente as suas metas, ela precisa desenvolver bons produtos, fazer marketing e ter uma boa gestão. Mas a administração ideal depende de um elemento muito simples: ter uma equipe qualificada e proativa.

Sendo assim, é possível dizer que se tornou indispensável investir em pessoas, uma vez que elas vão ajudar na construção do melhor time de profissionais que a companhia poderia ter. 

Essa atenção aos colaboradores se torna positiva, podendo ser vista em resultados muito práticos, sem os quais a empresa poderia ser prejudicada. Entre os benefícios de se investir em pessoas, é possível mencionar:

 

  • Melhoria do atendimento prestado pela companhia;
  • Aumento da produtividade;
  • Funcionários engajados que vestem a camisa da empresa;
  • Atualização em relação ao mercado.

 

De fato, qualquer companhia, seja ela especializada em aluguel cadeiras e mesas ou em venda de artigos de papelaria, pode conquistar muito mais resultados ao perceber que boa parte do seu sucesso está atrelada aos seus colaboradores.

Profissionais que se sentem valorizados pelos seus superiores podem ter uma melhora aparente no atendimento ao público, questão essa que impacta diretamente nas vendas ou na contratação de serviços.

Ao mesmo tempo, esses mesmos funcionários passam a se relacionar melhor com a equipe, o que traz vantagens para o ambiente interno da empresa.

Em paralelo, também é possível mencionar que o aumento da produtividade tem relação direta com o investimento em pessoas. Profissionais valorizados se dedicam muito mais ao perceber que são valorizados. 

Outro resultado prático do investimento em pessoas é perceber o engajamento dos funcionários, que passam a vestir a camisa da empresa. 

Também vale a pena mencionar que profissionais que recebem investimentos por parte das suas contratantes acabam se capacitando mais, o que na prática vai refletir na atuação da companhia no mercado. 

Por isso, quanto mais um estabelecimento que fornece caixa de madeira para transporte ou qual outro item investir na sua equipe, melhores serão os seus retornos, justificando todo e qualquer resultado.

 

Os motivos para investir em capacitação de funcionários

O mercado mudou bastante nos últimos anos. Se antes ele era estagnado ou tinha limitações muito práticas, hoje boa parte delas foi vencida, o que traz uma série de considerações para os atuais empreendedores.

Um ponto relevante quando o assunto é a equipe de funcionários que atua na companhia é o de que é preciso capacitar essas pessoas para que elas possam contribuir para o bom desenvolvimento do negócio. 

É preciso dizer que quando se fala em capacitação, há alguns elementos envolvidos nessa ação. De fato, quando se contrata um garçom, o gerente do restaurante espera que ele já conheça funções básicas do seu trabalho, como utilizar um bloco de pedido.

No entanto, quando se fala em excelência de atendimento, o restaurante empregador pode ir além e oferecer uma formação especializada para que o seu funcionário esteja apto para realizar novas tarefas. 

Diante disso, não apenas o estabelecimento ganha, mas também o colaborador, que percebe que o seu trabalho já atingiu um novo patamar e que por isso merece ser melhor remunerado.

Esse é um dos motivos que mostra a importância do investimento em capacitação de pessoas, de modo que uma empresa que fabrica saco plástico a vácuo para alimentos pode reforçar as razões pelas quais ela dá a devida atenção aos seus colaboradores. 

 

O investimento retém e traz novos talentos

Quando uma empresa decide investir na sua equipe, isso mostra muito da índole dos seus gestores. Sendo assim, um funcionário que pudesse estar insatisfeito passa a perceber que é valorizado pelo seu empregador.

Na prática, isso significa que a insatisfação sai de cena e entra a preferência, ou seja, um colaborador deixa de se sentir incomodado e passa a perceber que é valorizado. Diante disso, a empresa consegue reter os seus talentos mais facilmente. 

Ao mesmo tempo, o funcionário de uma empresa que vende moldura de isopor para fachada gosta de mencionar aos amigos ou pessoas próximas sobre o quanto a empresa o valoriza.

Essa ação é positiva para a imagem da companhia, mas também para trazer novos talentos. Afinal, bons funcionários estão sempre em busca de melhores estabelecimentos para oferecer os seus serviços. 

 

O investimento gera movimento

Um dos grandes incômodos de qualquer empresário é o de perceber que os seus funcionários não estão trabalhando do modo como deveriam, e que não estão aproveitando bem o tempo e, por consequência, contribuindo para o desenvolvimento da empresa. 

Diante disso, o que mais se percebe ali é que algo precisa ser revisto. Uma das soluções possíveis é o investimento em capacitação de funcionários. 

Isso porque pode ser que os colaboradores estejam estagnados por não ter os melhores recursos para atuar, ou mesmo por estarem desmotivados diante de algum problema que possa estar influenciando no ambiente interno da companhia.

Assim, ao investir em capacitação de pessoas, a companhia oferece aos colaboradores os subsídios que eles precisam para otimizar o seu trabalho e conseguir assim aumentar a sua performance. 

Ao desenvolver um novo produto, como uma persiana motorizada interna, a companhia precisará dar um treinamento especial aos seus funcionários, para que eles possam garantir uma boa instalação e passar as devidas instruções aos clientes. 

Ou seja, o investimento em capacitação virou movimento, de modo que não apenas os colaboradores passaram a ser mais produtivos como também a prestar novos serviços para os quais ainda não estavam habilitados. 

Portanto, quanto mais a companhia se volta para atender às necessidades dos seus colaboradores, mais sucesso ela terá, tanto internamente quanto externamente, uma vez que ela se dispõe a investir na sua equipe e garante um ambiente de aprendizado.

 

Considerações finais

Assim como o mercado evolui, as empresas também precisam evoluir. Manter os seus profissionais desatualizados e sempre em falta com as mais diversas atualizações vistas no setor é um modo de falhar consideravelmente na gestão da companhia.

Diante disso, o mais esperado é que os empresários e gestores percebam a real necessidade de investir em pessoas, já que é esse tipo de ação que acaba por trazer resultados mais palpáveis e coerentes.

Por isso, quanto mais investimento for feito na capacitação da equipe, melhores serão os retornos colhidos, o que vai influenciar no crescimento da companhia, mas também no ambiente de trabalho, gerando funcionários engajados e satisfeitos com os seus cargos.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.