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KPIs de e-commerce: Conheça 5 indicadores que valem a pena monitorar!

Com o aumento do uso da internet, principalmente por dispositivos móveis, o e-commerce tem crescido cada vez mais ao redor do mundo, e para ajudar no processo, são utilizadas métricas, como os KPIs.

O e-commerce é um dos maiores avanços da humanidade, que ajuda tanto as pessoas que nunca tiveram a oportunidade de empreender, quanto grandes empresas que buscam expandir o seu negócio e autoridade no mercado de trabalho.

Tal facilidade ajudou e muito o meio, tanto por produtos de nicho serem mais atrativos e explorados por empreendedores agora, quanto para aumentar a competitividade entre os ramos de negócio.

O que obrigou a todos a se esforçarem para oferecerem produtos e serviços melhores.

Independentemente se é realizada a administracao de restaurante corporativo ou se é para a venda de produtos cosméticos, o e-commerce é uma realidade que tem muito potencial para continuar crescendo e evoluindo ainda mais no curto prazo.

No entanto, para que ele seja eficiente e funcione da maneira correta, é necessário analisar diversos aspectos do processo, inclusive os indicadores mais importantes e que mais trazem informações para o negócio.

Os KPIs têm sido muito utilizados para aumentar essa efetividade, seja para ter um maior controle de acesso biometrico ou até mesmo para medir e acompanhar o crescimento de clientes nos últimos meses.

Pensando nisso, neste artigo, entenda o que são esses KPIs e como eles funcionam, além de algumas dicas de quais os melhores indicadores que valem a pena monitorar. Acompanhe!

O que são KPIs?

Os Key Performance Indicators, ou KPIs, nada mais são do que ferramentas que apontam quais ações a sua empresa está tomando que estão trazendo maiores resultados, ou seja, as medidas que estão sendo mais eficazes.

Em outras palavras, são ferramentas que possibilitam mensurar, medir e quantificar dados, sendo que, sem alguns deles, muito provavelmente seria difícil realizar determinada ação.

Dessa forma, ao realizar uma acao de marketing promocional no e-commerce para medir o retorno em engajamento que ela está causando, pode ser analisada de forma mais eficiente e funcional com os KPIs.

O impacto que isso tem em um e-commerce é gigante, e abre várias possibilidades, tais como:

  • Aumenta a eficiência da empresa;
  • Maior projeção de ganhos e perdas;
  • Auxílio na tomada de decisões dos sócios;
  • Planejamento mais eficaz.

Claro que podem existir outros pontos a serem citados, mas a grande maioria deles pode ser encaixado nestes critérios que foram abordados acima.

Isso facilita até mesmo na hora de decidir se uma empresa entrega encomendas é melhor do que a outra pelo número de clientes, ou qual o número de pessoas que estão visitando o seu site. Esses são alguns dos indicadores que podemos citar.

Mas, para que fique mais fácil compreender a abrangência que os indicadores-chave de desempenho podem ter, confira no tópico a seguir alguns KPIs que podem fazer a diferença no cotidiano de seu negócio online.

Melhores KPIs para e-commerces

Para que o seu negócio aproveite ao máximo o potencial dos KPIs, pode ser necessário um direcionamento e orientações sobre os melhores indicadores, fazendo assim com que seu e-commerce comece com o pé direito.

Existem diversos indicadores que podem ser analisados por um e-commerce, mas abaixo apresentamos os principais, essenciais para analisar o andamento de seu negócio.

1 – Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Seja para divulgar um serviço, como aluguel de stand para divulgacao, é necessário investir um certo custo para atrair novos clientes, e este KPI funciona exatamente como um indicador de sucesso das estratégias de vendas.

Ou seja, quanto menor o custo de aquisição de novos clientes, melhor estará o indicador, afinal, você conseguiu mais clientes gastando menos e gerando mais lucro. É praticamente tudo que uma empresa busca e quer.

Sempre utilize este indicador para ter uma métrica de quanto se está investindo e o quanto está sendo convertido dentro das vendas de seus clientes, independentemente se o produto ofertado são cosméticos ou serviços, como impressao digital.

2 – Taxa de conversão

Esse é o KPI mais importante, e que com toda certeza envolve os demais, fazendo com que a empresa analise diversos fatores para chegar a uma conclusão mais assertiva e que realmente faça sentido com o negócio.

A taxa de conversão se trata do levantamento das vendas realizadas pelo seu e-commerce, ou seja, qual a proporção de investimento e retorno que você está alcançando. Sem sombra de dúvidas, quanto maior a sua taxa de conversão, maiores são as vendas da empresa.

Por ser um KPI muito útil, visto que todo negócio busca aumentar a conversão, é obrigatório se atentar às mudanças e variações que esse indicador aponta.

3 – Valor do Ciclo de Vida (LTV)

Também conhecido como Life Time Value, este indicador tem como objetivo verificar o volume de compras de um serviço ou produto enquanto está em contato direto com o consumidor.

Isso independentemente se ele o conheceu através de um flyer de divulgacao ou estava procurando nas ferramentas de busca.

Quanto maior este KPI for, significa que seu e-commerce consegue gerar ótimos rendimentos com os produtos que comercializa durante o ciclo de vida de seus clientes, sendo extremamente benéfico para outros setores da indústria como um todo.

Porém, esse indicador está diretamente ligado a um custo de aquisição baixo de clientes. Portanto, desenvolva a análise desses KPIs em conjunto para obter um resultado muito melhor, além de excelentes análises para o futuro.

4 – Retorno sobre Investimentos (ROI)

Tenha o investimento sido realizado em um banner com foto personalizado ou em aparelhos de tecnologia, essa métrica é necessária para qualquer e-commerce que se considere séria e que tenha metas e objetivos de expandir a sua autoridade.

Esse é o KPI que mostra se os resultados durante a fase de planejamento do negócio foram alcançados, se o negócio está no caminho certo para atingir suas metas e continua seguindo rumo ao sucesso.

Pode estar ligado tanto com a venda de produtos quanto com ações de marketing, tudo dependerá do seu objetivo. Sendo assim, este indicador é de extrema importância para ajudar a ter análises mais assertivas sobre determinados aspectos da empresa.

Em outras palavras,o ROI auxilia na tomada de decisões do negócio, influenciando os próximos passos do e-commerce e como ele começará a se movimentar a partir deste ponto.

5 – Ticket médio

Por fim, mas não menos importante, essa métrica indica, em média, quanto um cliente gasta no seu e-commerce a cada compra.

Isto é, seu objetivo é apontar o quanto o negócio tem de faturamento em relação ao número de clientes. Logo, se o resultado do ticket médio for alto, significa que o e-commerce não terá prejuízos ao investir em outras ações.

Como os KPIs impactam sua empresa?

Agora que alguns indicadores foram melhor apresentados, é possível verificar a forma como eles podem impactar o negócio e ajudar o e-commerce a crescer, da mesma forma que pode levar ao fracasso, caso não seja interpretado de maneira correta.

Afinal, são diversos KPIs, informações importantes e relevantes que, com toda certeza, nenhum gestor ou sócio de negócio não irá querer prestar atenção neles, principalmente na forma como auxilia a enxergar dados que podem não ser tão claros no primeiro momento.

A partir dos KPIs corretos, é possível tomar decisões mais eficazes sobre o futuro da empresa. Por exemplo, o indicador de retorno de investimentos pode apontar que a empresa não cumpriu com a meta de engajamento de clientes no semestre.

Feito isso, sua loja online terá de entender o que aconteceu para que a meta não fosse atingida, verificando agora o processo micro do motivo, deixando de enxergar apenas o macro, criando uma maior eficiência e estudo do caso.

Talvez o problema seja pequeno e apenas uma maior periodicidade de postagem nas redes sociais já resolva o problema, mas, dependendo do caso, outras análises deverão ser feitas.

Esses indicadores também podem apontar novas decisões criativas da empresa, auxiliando ainda como manter a performance de determinado setor e mudar em outro, sempre criando essa flexibilidade do negócio.

Tudo dependerá do quão sério seu e-commerce os levará e quais medidas adotará para aprimorar o que não está bom e manter a ótima qualidade do que está excelente.

Considerações finais

Neste artigo, você entendeu o que são KPIs, como eles funcionam em um momento onde o e-commerce é tão importante, além dos indicadores que mais compensam monitorar e o impacto dos mesmos em seu negócio.

É válido ressaltar que cada empresa pode utilizar os KPIs da maneira que achar melhor e nenhuma das informações disponibilizadas ao longo do texto deve ser talhada a pedra, podendo ser modificada conforme a necessidade do e-commerce.

Em outras palavras, é importante adaptar o que melhor funciona para o seu negócio online, afinal, enquanto dono, você o conhece melhor do que ninguém. 

Portanto, estude a fundo cada um dos indicadores e identifique a melhor maneira de utilizá-los de modo eficiente e que traga resultados efetivos para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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