INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Lead Tracking: Descubra o que é e o por que de usar!

O Lead Tracking é um recurso que ajuda uma empresa a compreender um pouco mais sobre o comportamento dos leads. 

De modo geral, personalizar o relacionamento com sua audiência é fundamental para que a companhia seja bem-sucedida.

Isso se torna ainda mais importante quando nos lembramos do fato de que o comportamento do consumidor moderno é bem diferente.

A marca precisa chamar a atenção dele e atraí-lo para seus conteúdos, mas sem que ele se sinta incomodado com isso.

A melhor maneira de atrair o consumidor é por meio de mensagens personalizadas e que estejam de acordo com a jornada de compra. Mas, essa tarefa demanda coleta de dados para entender quais são as intenções e necessidade deles.

Assim, a companhia consegue interagir com essas pessoas do jeito certo e garantir o sucesso da comunicação. É justamente aqui que entra o lead tracking, mostrando como os clientes interagem com a empresa e potencializando as vendas.

Para elucidar um pouco mais esse recurso, neste artigo, vamos apresentar seu conceito, como ele pode impactar nas vendas e por que seu negócio deve usá-lo.

 

O que é Lead Tracking?

 

Chamamos de lead tracking uma funcionalidade presente em algumas ferramentas de automação de marketing, que permite o monitoramento constante dos leads durante todo o funil de vendas.

Com isso, fica mais fácil personalizar o relacionamento com o cliente, prever o retorno sobre os investimentos (ROI) e aumentar as vendas.

Uma empresa de avaliação de ativos consegue saber quem são os leads que visitaram seu site, as páginas que acessaram, com o que interagiram, entre outros dados.

Para mostrar todas essas informações, a funcionalidade considera a visita em páginas específicas, sendo este um fator determinante para as ações da marca.

Pelo fato de identificar as páginas visitadas, o gestor também consegue identificar pessoas que realmente têm interesse em seus produtos e serviços e aqueles que só passaram pelo site.

A empresa saberá qual foi o objeto de interesse e assim direcionar melhor seu discurso de vendas. A ferramenta também cria notificações para avisar os vendedores quando um lead qualificado visualiza as páginas de vendas.

A partir disso, começamos a entender por que essa funcionalidade pode impactar significativamente nas vendas. Vamos falar um pouco mais sobre isso a seguir.

 

Impactos do Lead Tracking nas vendas

 

Para usar o lead tracking, a empresa precisa instalar um código em suas páginas de conteúdo, para que assim possa monitorar todas as ações realizadas pelos leads durante a jornada de compras.

Com esse código, uma desenvolvedora de sistema de gestão para pequenas empresas consegue acompanhar todas as ações do potencial cliente, desde o primeiro contato com a marca até o momento da compra.

As equipes de vendas e marketing também conseguem saber como foi a trajetória dos leads e o que podem fazer para construir um discurso mais eficiente.

Para entender um pouco mais sobre o impacto dessa funcionalidade no volume de vendas, saiba que é possível visualizar as seguintes informações:

 

  • Interações com conteúdos;
  • Campanhas de e-mail;
  • Landing pages;
  • Reativação em lista de e-mail;
  • Fluxo de nutrição;
  • Funil de vendas;
  • Notificações.

 

A empresa descobre quais foram as páginas e conteúdos que o visitante acessou, a taxa de clique e abertura de e-mails, monitora as conversões, quantas pessoas voltaram para a lista de e-mails e como está o fluxo de nutrição.

Além disso, sabe em qual etapa do funil está o lead e a equipe de vendas fica sabendo quando o lead visita a página de vendas.

Por apresentar todas essas informações, o lead tracking acaba impactando as vendas porque ajuda a segmentar melhor os leads.

Uma empresa de automação empresarial, por exemplo, consegue organizar os contatos e avaliar com mais eficiência os perfis de comportamento, o que lhe permite definir com precisão as estratégias que devem ser colocadas em prática.

Também é possível aumentar as vendas porque a companhia tem mais clareza quanto à jornada de compras, algo essencial para as empresas B2B, que possuem fluxos de vendas mais longos e complexos.

Mesmo quando a negociação dura meses, é possível saber todos os passos do cliente, afinal, nem todos vão percorrer o mesmo caminho.

Mesmo assim, você pode saber quais foram as interações em comum, bem como conteúdos e campanhas que trouxeram os melhores resultados.

Essas informações são importantes porque ajudam a elaborar com mais precisão a jornada de compras, o que, consequentemente, melhora o número de vendas.

A equipe de vendas vai trabalhar com os leads que estão mais avançados no funil, concentrando seus esforços em contatos que realmente podem trazer resultados.

Mas uma empresa de comunicação visual só consegue fazer isso porque o lead tracking melhora as informações fornecidas pelo lead scoring. Este atribui pontos e categoriza os leads de acordo com suas ações.

Os vendedores, então, vão entrar em contato com quem realmente está maduro para a compra, enquanto a equipe de marketing trabalha melhor aqueles que ainda não estão.

Pelo fato de o lead tracking monitorar ações como páginas visitadas e avanço no funil de vendas, as interações recebem pontuações e ainda aprimoram o lead scoring.

Como resultado, o departamento de vendas terá mais facilidade para identificar os potenciais clientes que precisam de mais atenção e melhorar o atendimento deles.

Outro ponto que merece destaque é que quando os times de vendas e marketing conseguem identificar os leads mais próximos da compra, também identifica quais são as objeções e obstáculos da jornada.

Se a empresa de projetos de comunicação visual percebeu que em determinado ponto alguns leads não avançam, pode identificar as falhas e com isso melhorar o próprio discurso de vendas.

Sem falar no fato de que o lead tracking mostra quais conteúdos atraíram mais atenção, o que demonstra quais são os assuntos de interesse do lead.

É assim que os vendedores vão estabelecer uma conexão precisa para abordar o potencial cliente do jeito certo.

 

Por que usar o Lead Tracking?

Uma empresa que monitora seus leads consegue compreender seus interesses e identificar em que momento da jornada de compra eles estão.

Se depois que o visitante é convertido em lead ele volta ao blog apenas para ler um conteúdo e não baixa nenhum material, ele não está tão maduro para comprar.

Por outro lado, se o potencial cliente visita a página de orçamento de uma empresa de assessoria contábil, então ele já está pronto para receber um contato comercial. Mas, também pode ser o momento de personalizar a comunicação com essa pessoa.

Enfim, existem várias possibilidades, mas só é possível escolher quando você conhece o comportamento do lead.

Essa ferramenta também é importante porque ela ajuda a estabelecer gatilhos mentais logo após o visitante passar por páginas estratégicas, quando ele abre determinado tipo de e-mail ou faz o download de um material.

Essas ações, em conjunto com o lead scoring, atribuem uma nota às ações dentro do site e de outras estratégias de marketing.

É assim que uma empresa que aluga sala coworking consegue saber se o lead mudou de segmentação durante a jornada de compras, o que torna o ciclo de vendas mais rápido e simples.

Mas, tudo isso é feito de maneira automática, por meio de uma configuração que promove o alinhamento entre as equipes de marketing e vendas.

Se você quer garantir crescimento previsível ao seu negócio, com foco total nos leads que estão mais preparados para comprar, deve trabalhar com essa funcionalidade em sua ferramenta de automação de marketing.

A partir disso, fica mais fácil compreender em que momento o lead está e assim personalizar o contato com ele.

Além disso, você será capaz de segmentá-lo melhor, evitando que a equipe de vendas perca tempo com quem ainda não está pronto para comprar.

Com essa funcionalidade, uma empresa de escritórios virtuais também conquista uma abordagem mais específica, o que ajuda a convencer os clientes mais rapidamente.

Ademais, fica mais fácil personalizar as ofertas, o que ajuda a convencer o potencial cliente a fechar negócio com a sua marca. E tudo isso garante um crescimento previsível para a sua organização.

 

Conclusão

 

Em resumo, conhecer seus leads é fundamental para fazer vendas bem-sucedidas e entregar valor para o público, e a boa notícia é que é perfeitamente possível contar com a tecnologia para fazer isso.

O lead tracking é uma funcionalidade que veio para enriquecer as informações acerca dos potenciais clientes de um negócio, promovendo mais assertividade nos conteúdos e na abordagem de vendas.

É dessa maneira que qualquer marca consegue aumentar seus lucros e garantir clientes satisfeitos.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.