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Live commerce: Descubra o que é e como usar essa tendência de mercado na sua loja!

O live commerce é uma estratégia que se utiliza da interação das lives para impulsionar as vendas. É como se fosse um comércio ao vivo, para promover produtos e serviços dentro das plataformas e-commerce.

Muitos consumidores talvez não saibam, mas provavelmente, já se depararam com uma ação de live commerce na internet. Inclusive, alguns já realizaram compras por meio desse tipo de negócio.

As plataformas e-commerce cresceram consideravelmente nos últimos anos e já não são mais novidade para ninguém. 

Mas, devido ao mundo cada vez mais conectado, o live commerce entra como um recurso que alavanca as vendas dos negócios digitais.

Isso porque as vendas pela internet estão sempre se reinventando, e com isso encontram novas maneiras de chegar aos consumidores e engajá-los.

Portanto, se você tem uma loja virtual e quer torná-la mais conhecida, e principalmente, vender mais, não pode deixar passar essa estratégia. 

Sendo assim, se você ainda não sabe do que se trata, não tem problema. Neste artigo, vamos apresentar o conceito de live commerce, explicar por que as lives devem fazer parte das suas ações e de que forma elas ajudam no desenvolvimento do e-commerce.

Entendendo o conceito de live commerce

Live commerce nada mais é do que uma modalidade de vendas que une o streaming ao comércio eletrônico. 

É uma metodologia que surgiu na China, mas que está ganhando adeptos do mundo todo.

Essa estratégia promove interação por meio de transmissões ao vivo, conferindo ao vendedor mais proximidade, maior engajamento e aumento das conversões.

Além de investir em acao de marketing promocional, durante o live commerce, as marcas convidam vendedores treinados, blogueiros e até influenciadores para criar o que chamamos de “buzz” acerca das ofertas.

Também utilizam gatilhos mentais, como o de urgência e escassez, além de postura de autoridade, que são verdadeiros diferenciais para as conversões.

Mas, o papel dos vendedores não se limita apenas a promover o produto e garantir a venda, eles atuam como um entretenimento.

Sua função é instruir o consumidor para que ele compre de maneira segura e correta, transmitindo uma imagem de confiança e com uma abordagem muito convincente.

Desde quando surgiu, na China, essa modalidade já reúne mais de 1000 sites de streaming ao vivo e a tendência é que ela continue em alta nos próximos anos.

Como usar essa estratégia em seu negócio

Vender produtos ao vivo é uma ação capaz de aumentar as vendas de qualquer negócio. Mas, para isso, é necessário investir nas seguintes práticas.

Conhecer o público

Em qualquer estratégia de marketing, tanto digital quanto offline, como impressao digital de panfletos, é essencial conhecer bem o público-alvo. E no que diz respeito à live commerce, a situação é a mesma.

De acordo com uma pesquisa realizada pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a participação do e-commerce no faturamento brasileiro foi de 10% em 2020.

Entretanto, quando pretendemos investir em live commerce, precisamos de informações um pouco mais profundas sobre o público.

É necessário saber que tipo de conteúdo eles consomem, em quais horários, os influenciadores que acompanham, dentre outros dados.

Investir em promoções

A transmissão pode atrair um número ainda maior de pessoas se você utilizá-la para oferecer descontos, promoções e condições especiais.

Assim, quem estiver assistindo, pode fazer a compra no mesmo momento.

É importante saber trabalhar bem os gatilhos mentais, como escassez e urgência, visto que eles são capazes de potencializar as taxas de conversão.

Outra estratégia muito boa é oferecer um brinde para as pessoas que comprarem durante a live ou oferecer um desconto para os itens que serão exibidos durante a transmissão.

E se uma gráfica de banner impressao quiser agilizar ainda mais as compras, pode disponibilizar para os seus clientes um QR Code.

Garantir uma boa estrutura para a transmissão

Existem alguns itens básicos que garantem a qualidade da transmissão, e é necessário checá-los e testá-los algumas vezes antes da transmissão. E esses elementos são:

  • Cenário;
  • Filmagem;
  • Iluminação;
  • Som;
  • Internet.

Verifique, também, se o seu site tem capacidade para receber um número maior de visitas. 

Se ele não suportar essa mudança de tráfego, pode apresentar problemas e frustrar o consumidor.

Buscar influenciadores adequados

As lives também são uma forma de entretenimento, por essa razão, elas devem contar com carisma e conteúdo relevante, só assim vai conquistar um bom índice de engajamento com o público.

E uma das formas de garantir tudo é fazer parcerias com influenciadores. Mas, esse influenciador não precisa ser, necessariamente, aquele que tenha milhões de usuários.

Dependendo do segmento comercial, é possível fazer parcerias com influenciadores de 10 mil ou pouco menos de 10 mil seguidores.

Mais do que avaliar a quantidade de seguidores que essa pessoa tem, veja se o perfil de público dela é compatível com o seu.

Criar um bom roteiro

Todo tipo de conteúdo criado para a internet, inclusive as lives, precisa contar com um bom roteiro. 

Nele, é necessário incluir os produtos que serão mostrados, quais são suas características e em quais momentos você vai interagir com o público.

Antes de começar a gravação, é interessante repassar o roteiro no estúdio para ensaio que vai transmitir a live. 

Dessa forma, tudo será feito de maneira mais organizada e tranquila, o que minimiza o risco de imprevistos.

Fazer uma live humanizada

Esta última dica é muito importante porque o objetivo da live commerce é aproximar o seu comércio eletrônico dos clientes. 

Por isso, é necessário humanizar essa transmissão, explorando os recursos visuais e todos os detalhes das ofertas.

O objetivo, com isso, é encantar o consumidor e fazer com que ele sinta que a compra realmente vale a pena.

Impactos positivos da live commerce para as lojas virtuais

Portanto, agora que você já viu quais são as principais estratégias para elaborar e executar uma boa transmissão de live commerce, vamos falar um pouco sobre as suas vantagens.

Quando uma marca investe em cenografia para eventos para fazer lives que impulsionam suas vendas, têm acesso a uma série de benefícios.

Portanto, dentre os principais impactos positivos desta modalidade está a oportunidade de mostrar, com detalhes, os seus produtos e serviços.

Durante a transmissão ao vivo, o vendedor tem total liberdade para mostrar as características de suas soluções usando recursos audiovisuais.

Os itens podem ser mostrados sob diferentes ângulos, inclusive, é possível mostrar como ele pode ser usado, como funciona, ligá-lo, enfim, mostrar tudo o que a mercadoria pode fazer pelo cliente, caso ele a compre.

Outra vantagem é o aumento do engajamento do público com a marca. Não importa se você vende brinquedos ou camisa com logo bordado, a live desperta o interesse das pessoas.

Isso faz com que o público sinta vontade de curtir, comentar e compartilhar a transmissão, o que faz com que ela chegue a um número ainda maior de pessoas.

Outro impacto positivo gerado pela live commerce é a melhora da experiência dos usuários. É comum, durante as compras em lojas virtuais, que as pessoas tenham dúvidas sobre determinado produto.

Para sanar a dúvida, recorrem ao Google ou leem a descrição da mercadoria no site. Mas, isso demanda tempo e pode tirar o foco do cliente em seu processo de compra.

Entretanto, se você está fazendo uma transmissão ao vivo, o cliente pode fazer uma pergunta ao apresentador, que será respondida rapidamente. 

Sem dúvidas, isso é capaz de melhorar, e muito, a experiência de compra.

Por fim, as transmissões ao vivo de comércios eletrônicos ajudam a impulsionar a venda de produtos e serviços durante os períodos de promoção, principalmente em datas sazonais, como Black Friday, Natal, entre outras.

Um fabricante de camisa gola polo personalizada pode transmitir todas as suas promoções em tempo real e aumentar o seu faturamento, já que as lives têm um alcance maior e mais pessoas vão ficar sabendo.

E quanto mais pessoas souberem das ofertas e promoções em determinadas datas, maior será o interesse delas em comprar com você.

Conclusão

Isto posto, o comércio eletrônico vem crescendo continuamente, e a cada ano ele traz novidades que melhoram ainda mais o desempenho dos negócios que atuam dessa maneira.

A novidade que está em alta no momento é a live commerce, em que uma gráfica de banner com foto pode oferecer seus serviços enquanto faz uma transmissão ao vivo.

Você pode aproveitar e incrementar a sua live com um conteúdo bacana e que fale sobre algum assunto do interesse do seu público. Misturar ofertas e materiais ricos podem tornar a sua loja online uma marca irresistível e que tem o melhor para oferecer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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