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Logística para pequenas empresas: Como se preparar para Black Friday?

A logística é um setor importante para as empresas que pretendem participar da Black Friday, o maior evento de vendas com valor abaixo para o consumidor.

Esse período ajuda a atrair uma grande quantidade de vendas em pouco tempo, visto que o comércio adota políticas de descontos para os mais diferentes produtos e serviços.

Consequentemente, há uma demanda maior, o que exige organização e planejamento para dar conta de todas as entregas e evitar problemas como falta de produtos no estoque ou atraso nas entregas.

Quem cuida desse trabalho é o departamento de logística das organizações, nesse sentido, ele deve ser trabalhado para não prejudicar a imagem do negócio e lesar o consumidor.

Mesmo diante de uma série de crises vivenciadas no Brasil, as expectativas para a Black Friday não deixam a desejar, mas isso não significa que você simplesmente deve oferecer promoções e esperar que as coisas aconteçam.

Vender produtos abaixo do preço significa aumento das vendas, mas também aumento nas entregas e em todo o trabalho englobado pela logística.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar um pouco sobre o aumento das vendas durante a Black Friday, como preparar o seu setor logístico para o evento e as vantagens desse planejamento.

 

O alcance da Black Friday nas vendas

Devido aos descontos e promoções deste período, temos a impressão de que os únicos beneficiados são os consumidores. 

Entretanto, paralelamente ao aumento das promoções também está o aumento do faturamento.

Em outras palavras, não é só o cliente que fica satisfeito, mas também o comércio. As lojas virtuais são as que mais vendem nesse período, por essa razão, é necessário estar atento ao trabalho logístico.

De qualquer forma, negócios de todo tipo, como aqueles que vendem caneca para colocar foto, costumam aderir à data para não perder grandes oportunidades e aumentar os lucros.

O acontecimento impacta o aumento das vendas no varejo desde 2011, além de servir como uma preparação para as ofertas de Natal.

Para se ter uma ideia desse aumento da demanda, de acordo com uma pesquisa realizada, a Black Friday elevou as vendas do e-commerce em 21%; e das lojas físicas em 25%.

Não podemos nos esquecer de que o aumento das compras pela internet é uma tendência no mundo todo, e diante da severa crise econômica do país, espera-se que muitos consumidores aproveitem o período para fazer suas compras de Natal.

O aumento é tão considerável, que diversos modelos de negócios estão aprimorando seus métodos de pagamento, incluindo outras opções, como o Pix.

Tendo em vista que o objetivo das empresas é aumentar suas vendas, elas precisam estar preparadas em todos os sentidos.

Seja para vender eletrodomésticos, roupas, sapatos, produtos importados e até copos personalizados para formatura, um dos aspectos mais importantes a ser levado em conta é o setor de logística.

Esse setor será responsável por entregar as mercadorias compradas pelos seus clientes, e vamos mostrar como prepará-lo no próximo tópico.

 

Dicas para preparar o setor logístico para Black Friday

Ao mesmo tempo em que aumenta as vendas, a Black Friday também aumenta a concorrência entre os negócios, e quem estiver mais preparado leva a melhor.

Lembre-se de que não basta apenas fazer promoções e vender, tudo o que os seus clientes comprarem em seu site deve chegar às mãos deles, dentro do período estipulado.

Por conta disso, é fundamental estar atento à logística do seu negócio e prepará-la por meio das seguintes estratégias:

 

Preparar as vendas com antecedência

Se você quer realmente lucrar na Black Friday, precisa se planejar com meses de antecedência. 

Isso envolve preparar a equipe e o estoque, analisar as condições dos canais de vendas, criar campanhas de divulgação e organizar a logística.

Por exemplo, uma loja de vestuários precisa entrar em contato com um fornecedor de roupas femininas antes de anunciar os produtos e fazer as promoções, para se certificar de que todas as peças estejam disponíveis em estoque.

Também é importante que você faça uma pesquisa de mercado e de vendas, para identificar, dentre outras coisas, as seguintes informações:

  • Como planejar as promoções;
  • Como divulgá-las;
  • Produtos mais procurados;
  • Quais produtos terão desconto;
  • Itens que trazem mais lucros;
  • Quantidade em estoque.

Depois de fazer esse levantamento, é fundamental planejar as compras e negociar as condições com os seus fornecedores, visto que eles são fundamentais para garantir o abastecimento do seu estoque.

 

Estar pronto para o aumento das vendas

Naturalmente, é muito bom vender mais, pois isso representa um aumento nos lucros, mas você precisa estar preparado para esse momento.

Isso diz respeito a todos os aspectos da venda, desde a disposição dos produtos, até a maneira como eles serão entregues, por meio de caixa de papelão grande e que permita que a mercadoria chegue em boas condições.

O ideal é que você esteja preparado para um aumento de cerca de 10 vezes no acesso ao seu site. 

No caso das lojas físicas, é fundamental que a equipe esteja preparada para atender o cliente.

O e-commerce costuma ficar abarrotado de pedidos, visto que pessoas do país todo estão em busca de boas promoções. 

Por conta disso, também é necessário atualizar a tabela de fretes, de acordo com a localização do consumidor.

 

Organizar o seu estoque

É fundamental que você organize e controle o estoque da sua empresa, já que as vendas serão mais velozes.

Uma boa dica para esse controle é investir em um sistema de gestão para pequenas empresas, pois ele pode te ajudar a criar um inventário para analisar a quantidade de produtos que tem disponível.

É assim que você saberá o que precisa comprar para repor no estoque e quando será necessário ter esses produtos prontos.

É fundamental fazer uma análise de dados e organizar o estoque para ter sucesso nas vendas durante a Black Friday. 

Isso diminui as chances de faltar produtos e ainda te ajuda a vender mercadorias encalhadas.

 

Definir as entregas

Empresas que possuem sua própria logística são aquelas que contam com sua própria frota de veículos para entrega. 

Entretanto, no caso dos pequenos negócios, é fundamental contar com uma boa transportadora.

Você precisa cumprir com o que foi prometido para o cliente e caprichar em todos os detalhes da entrega, por exemplo, usando uma sacola personalizada plástico.

Para o cliente, além desses cuidados, é fundamental receber a mercadoria no tempo determinado pela própria empresa. 

Se você atrasar, pode acabar prejudicando a imagem do seu negócio e perder credibilidade perante os consumidores.

É fundamental escolher uma parceria flexível e que garanta a segurança das suas entregas. 

Dê preferência para aquelas que trabalham com ferramentas tecnológicas, permitindo o rastreamento e o monitoramento da carga.

É muito importante informar o seu cliente em relação ao status do pedido, visto que a maioria dos consumidores que compra pela internet, gosta de acompanhar a entrega.

 

Vantagens de uma logística bem elaborada

Manter o setor logístico bem preparado traz muitas vantagens para o seu negócio. 

Como falamos anteriormente, contar com todo o respaldo de uma empresa de entregas rápidas e manter o controle do seu estoque aumenta a produtividade.

Sua loja vai desempenhar as atividades de maneira mais organizada, mantendo a infraestrutura logística equilibrada em toda a sua extensão.

Consequentemente, isso aumenta o controle das atividades, permitindo que você acompanhe cada pedido e se seus clientes receberam as mercadorias dentro do prazo.

Todos os setores se comunicam, desde a equipe de vendas até o pessoal que trabalha no estoque. 

Essa comunicação é fundamental para evitar problemas em períodos de aumento exponencial nas vendas.

Esse controle acaba por reduzir os gastos que você teria, por exemplo, para recuperar um produto que não foi entregue ou enviar uma nova mercadoria para o seu cliente.

A logística também é muito importante e precisa estar preparada para outras situações comuns durante a Black Friday, como troca ou devolução de mercadoria.

Os serviços de coleta e entrega de encomendas devem ser feitos por uma empresa preparada, e uma vez que você faz um bom planejamento do seu setor logístico, não terá problemas, caso o cliente precise trocar ou devolver o produto.

Você consegue atender às demandas dos consumidores, sem prejudicar a imagem do seu negócio ou perder credibilidade durante um período mais corrido para o comércio.

 

Conclusão

Portanto, a Black Friday é ótima para dar um up nas vendas e melhorar os seus lucros, mas para você que tem um pequeno negócio ou uma plataforma de vendas online, precisa estar atento à logística do seu comércio.

Dessa forma, sua empresa será capaz de atender ao aumento da demanda, mantendo os clientes satisfeitos e alcançando os resultados almejados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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