INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Market share: O que é e como auxilia no crescimento da sua empresa?

Com o aumento contínuo da competitividade no mercado, as empresas foram obrigadas a encontrar formas de compreender o quão relevante ela é perante aos seus concorrentes, sendo uma delas o market share.

Qual o conceito do market share?

Para saber como se beneficiar da estratégia de market share ao aplicar na empresa, é essencial, antes de tudo, entender o que ele significa e como funciona. 

Traduzido para o português, market share significa “participação de mercado”, especificando sua função. 

Basicamente, essa estratégia se refere à porcentagem correspondente à relevância de uma determinada empresa em relação aos seus concorrentes, podendo representar diferentes aspectos, desde público atingido até volume de vendas.

É preciso adotar um parâmetro para que uma marca consiga entender de forma clara, através de porcentagens nesse caso, o quanto os negócios de um mesmo nicho se destacam frente aos outros. 

Por exemplo, considerando o mercado potencial de uma empresa de comunicação visual uma pizza, esse recurso seria a fatia dessas pessoas que é consumidor dos produtos ou serviços dela. 

Nessa situação, o que está sendo avaliado é a taxa de penetração dessa instituição, o que é essencial para o planejamento, análise e desenvolvimento das ações do seu setor de marketing. 

Contudo, é possível utilizá-lo para analisar a porção de mercado em relação ao volume de vendas de uma certa empresa, além de outros diferentes aspectos relacionados. 

Em outras palavras, o market share é uma métrica de marketing e serve como uma forma de refletir o tamanho da operação de uma empresa quando comparada com seus competidores, determinando a proporção de sua participação. 

Por exemplo, é essencial para uma empresa que vende software de gestão empresarial para pequenas empresas conseguir entender numericamente o quanto está faturando em relação às outras empresas, o que é função do market share. 

Portanto, quanto maior for esse número, significa que mais perto aquele negócio está da liderança do seu nicho e melhores serão os resultados alcançados por ela. 

O market share se torna um ponto tão importante, uma vez que há uma disputa constante e ininterrupta entre os negócios de um mesmo nicho, todos buscando se desenvolver e conquistar mais espaço para obter sucesso. 

De maneira geral, ele tem como função descrever o desempenho dos produtos ou serviços de uma empresa, deixando mais concreta e clara a realidade desse negócio. 

 

Por que o market share é importante?

Por ser uma métrica que demonstra o sucesso de qualquer tipo de empresa e segmento, o market share permite que a empresa entenda em qual fatia do mercado ela está inserida, permitindo-a criar estratégias que a ajudem a alcançar a liderança. 

Isso acontece porque a primeira ação para conseguir se desenvolver e obter sucesso deve ser entender em que posição a empresa se encontra, para que as estratégias sejam definidas a partir desse ponto, garantindo maior eficiência devido ao direcionamento. 

Por exemplo, uma empresa que vende endereço fiscal virtual só saberá que está precisando focar em fidelizar seus clientes se analisar os dados e perceber que a sua cota está menor que a das outras. 

Assim, ela sabe exatamente em que nível se encontra, sem perder recursos e tempo criando estratégias para estágios iniciais de forma desnecessária. 

É uma forma de garantir o uso dos investimentos de forma eficiente e inteligente, diminuindo o desperdício. 

Portanto, o market share é um dos principais e melhores indicadores de desempenho de um negócio, devido ao fato de estabelecer a proporção de desenvolvimento de uma empresa, ao mesmo tempo que compara com os que disputam a atenção com ela. 

Fora isso, é um recurso essencial para a compreensão e identificação precoce das tendências do mercado, partindo da análise do comportamento de consumo do público comprador. 

 

Como fazer o cálculo do market share?

Como diferentes parâmetros são analisados e comparados através do market share, é preciso realizar cálculos diferentes de acordo com cada material utilizado. 

 

Consumidores atingidos

O primeiro cálculo é em relação ao público-alvo de uma empresa, ou seja, serão utilizados como parâmetro os dados internos da base de clientes sendo cruzados com estudos demográficos e estatísticas reais de fontes e órgãos importantes. 

A conta a ser feita para encontrar o market share do público-alvo é o número de clientes conquistados por aquele negócio dividido pela quantidade de potenciais clientes no nicho de atuação dessa empresa. 

Isto é, por exemplo, uma empresa de avaliação patrimonial com consumidores de público feminino de 35 a 50 anos e atua em uma área com 50 mil mulheres que se encaixam nesses requisitos. 

Se ela possuir 5 mil delas cadastradas, terá um market share de 10%, pois o número de clientes dela é 5 mil e de potenciais é 50 mil, ao dividir os valores, chega-se a um resultado de 10%.

 

Rendimento das vendas

O market share relacionado ao faturamento é calculado a partir da divisão entre a receita da empresa pela receita total das empresas mais relevantes de um determinado nicho. A conta em si é simples, mas as suas variantes podem ser mais complexas. 

Isso porque, dependendo do nicho em que elas estão inseridas, essa informação relacionada às outras instituições pode não estar disponível para o público, dificultando o cálculo de forma específica.

Para resolver esse problema, seria necessário pensar em estimativas ou se basear em estudos para que a conta seja o mais assertiva possível. 

Para facilitar a compreensão, uma empresa de assessoria empresarial sabe que sua receita é de R$ 200 mil, mas não conhece o valor exato das outras. 

Sabendo que ela está abaixo do que as outras ganham, ela estima como receita delas R$ 1 milhão.

Dessa maneira, dividindo o primeiro valor pelo segundo, ela chega a um resultado de market share de, aproximadamente, pois um dos valores foi estimado, 20%.

 

Avaliação de mercado

O terceiro cálculo é para identificar o valor de mercado de uma empresa e segue o mesmo modelo de fórmula dos outros parâmetros. 

Deve-se dividir o valor de mercado da própria empresa pelo valor de mercado total das instituições mais relevantes do nicho. 

Portanto, se uma empresa de comunicação visual está avaliada em 75 milhões de reais e suas três concorrentes estão cotadas para 20, 60 e 45 milhões de reais, o cálculo do market share será 75 dividido por 20 + 60 + 45 + 75, dando como resultado 37,5%.

 

Alcance de uma marca

Avaliar o market share do alcance de uma marca, também conhecido como penetração de mercado, é um conceito mais subjetivo, demandando a utilização de recursos relacionados à realização de pesquisas de mercado. Esse estudo pode acontecer de diferentes formas.

Por exemplo, uma empresa que cria fachada de loja pode promover entrevistas com os clientes por si só ou com a ajuda de uma instituição especializada para fazer, compreendendo de forma mais concreta quantas pessoas ela conseguiu atingir. 

Para a realização desse cálculo, torna-se um conceito mais complexo, uma vez que devem ser envolvidos conceitos de margem de erros e estatísticas mais avançadas sobre o assunto. 

 

Quais são os impactos positivos do market share?

Logo, é importante que o market share esteja sempre em tentativa de crescer e aumentar a porcentagem, indicando que a concorrência está sendo superada e a base de clientes e oportunidades ampliadas. 

Como consequência de um estabelecimento dessa estratégia com qualidade, a empresa é impactada positivamente e consegue ter acesso a diversos benefícios, como:

 

  • Aumento da base de clientes;
  • Melhora na visão e reputação da marca pelos clientes;
  • Formas mais fáceis de realizar negociação com fornecedores;
  • Garantia de vantagem competitiva no mercado;
  • Aumento da quantidade de vendas;
  • Aumento do lucro da empresa em geral. 

 

Essas são apenas algumas das vantagens que o uso correto e consciente do market share pode proporcionar, variando de acordo com as estratégias aplicadas e os objetivos desejados. 

Isto é, se uma empresa que aluga espaços de coworking deseja analisar o seu valor de mercado a partir do market share, ele tem o desejo de mudá-lo especificamente, gerando resultados para isso.

Nesse caso, as outras variáveis podem ser beneficiadas, mas não são o foco, o que dá diferença nos benefícios alcançáveis por cada um que utilizar essa estratégia. 

 

Considerações finais

Em suma, o market share surgiu como um mecanismo fundamental de cálculos para auxiliar as empresas a entender sua localização no mercado em relação a seus concorrentes. 

Sendo assim, é imprescindível que elas compreendam como utilizá-lo e de que forma podem calculá-lo, como a partir das informações analisadas ao longo deste artigo, para que ela seja aplicada corretamente e proporcionar os melhores resultados possíveis. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.