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Marketing de Conteúdo para empreendedores de e-commerce

Você já conhece o valor do Marketing de Conteúdo para os empreendedores que atuam com um e-commerce? Ele pode ser essencial para o sucesso da loja virtual, conquistando clientes de maneira eficaz e duradoura.

Que o marketing digital se tornou um elemento fundamental para o crescimento de qualquer empresa na internet, disso ninguém duvida. 

Promover o estabelecimento e o que ele faz é parte integrante de quem reconhece que a tecnologia já faz parte do dia a dia das pessoas. 

Isso quer dizer que um nutricionista esportivo sp zona sul que tenha por objetivo conquistar pacientes no mundo virtual precisará investir em ações totalmente voltadas para o público-alvo que procura pelos seus serviços online. 

Assim, ele precisará colocar em prática uma série de ações, que podem ir desde a criação de um site próprio, até o uso das redes sociais, tanto de modo orgânico quanto patrocinado. 

Mas esse é apenas o primeiro passo. Afinal, ainda existem várias outras possibilidades.

Uma delas, que pode ser diretamente responsável pelo desenvolvimento adequado do seu negócio, é o marketing de conteúdo. 

Independentemente do setor em que se atua, utilizar estratégias voltadas para a divulgação de materiais interessantes para o seu público pode ser uma ótima maneira de conquistar a atenção dele e de garantir o seu espaço no mercado.

Sendo assim, se você é empreendedor e quer saber como aplicar o marketing de conteúdo no seu e-commerce, siga na leitura deste artigo e entenda a importância dessa ferramenta para o seu negócio e onde utilizá-lo com maior eficiência.

O que é o Marketing de Conteúdo?

Uma pessoa que deseja investir na decoração da sua casa pode querer conhecer possibilidades para otimizar a aparência da sala de estar. 

Para isso, ela procurará opções na internet, encontrando um conteúdo sobre a aplicação de teto de gesso flutuante.

Isso só é possível porque, certamente, o proprietário do estabelecimento percebeu que, para impactar os seus potenciais clientes de modo mais assertivo, ele precisava fornecer informações a respeito do que ele faz. 

Ou seja, para que o cliente consiga entender que ele precisa adquirir algo, muitas vezes é necessário que a empresa encontre meios de comunicar isso a ele, educando-o. 

Essa pode ser uma das principais atribuições do marketing de conteúdo, que tem como funções:

  • Levar conhecimentos relevantes;
  • Tornar um tema acessível para os leitores;
  • Aumentar a visibilidade da marca;
  • Captar e fidelizar clientes;
  • Possibilitar a interação da empresa com seu público;
  • Entre outros.

Como é possível perceber, o marketing de conteúdo é de grande importância para um e-commerce por vários motivos. Entendê-los melhor pode ajudar você a compreender a necessidade dessa estratégia para a sua loja virtual.

1. Levar conhecimento relevante para o público

Uma das melhores maneiras que uma empresa possui para falar com o seu público é por meio da divulgação de conteúdos relevantes. 

Se o potencial cliente de uma academia precisa iniciar uma atividade física, mas não se identifica com a musculação, ele pode compreender os benefícios de uma aula de dança contemporânea ao ser impactada por um artigo disponível no blog do estabelecimento.

Assim, aquele conhecimento pode ser transmitido para os leitores, de modo que ele se interesse pelo que é oferecido no local. 

O mesmo deve ser feito no e-commerce, já que um produto anunciado ali pode ser o ideal para suprir a necessidade de um cliente.

2. Tornar um tema acessível para os leitores

Como o marketing de conteúdo tem por objetivo produzir materiais que eduquem o público, ele pode ser indispensável para tornar um determinado assunto mais acessível para os leitores. 

Ou seja, um médico que precise falar sobre um procedimento de criolipolise no braço pode facilmente produzir um vídeo explicando como funciona o método e quais são as indicações e benefícios para quem o faz, tornando o tema acessível para os seus clientes. 

3. Aumentar a visibilidade da marca

Para que um e-commerce cresça na internet, ele precisará apostar em ações de marketing digital para conquistar uma boa visibilidade no mundo virtual. 

Nesse sentido, quando se produz materiais variados, como artigos, vídeos ou ebooks, a marca se torna mais conhecida e visível para o seu público, já que uma pesquisa nos buscadores pode trazer como resultado a página da empresa.

Por isso, torna-se essencial desenvolver conteúdos que possam ajudar o público a encontrar o seu negócio na internet, aumentando a visibilidade do e-commerce. 

4. Captar e fidelizar clientes

O marketing de conteúdo também é eficaz para captação e fidelização dos clientes, levando em consideração que eles podem buscar o que é oferecido no seu e-commerce por meio de uma pesquisa na internet. 

Um exemplo disso pode ser o de uma pessoa que quer saber qual é o preço de aulas particulares de direção, e utiliza o Google para entender qual o valor desse serviço. 

Nesse momento, ela poderá ser impactada por um conteúdo que traga os dados sobre o assunto, dentro do blog de uma autoescola. 

Com isso, encontrará o telefone de contato do estabelecimento na página e poderá ligar para obter informações e agendar aulas. 

O mesmo ocorre com um e-commerce. Se ele oferece um artigo que explique sobre um dos produtos que está anunciado na loja virtual, a probabilidade de captar clientes é maior, e a produção contínua de novos materiais pode ser responsável pela fidelização deles. 

5. Possibilitar a interação da empresa com o público

Como empresário, certamente você já se perguntou como interagir de modo fácil com o seu público. E a resposta é simples: por meio do marketing de conteúdo.

Ao disponibilizar um conteúdo que explica o processo de confecção de um vinho tinto suave doce oferecido pelo e-commerce, você estabelece um contato mais próximo com os leitores dos seus materiais. 

Além disso, você ainda poderá abrir um campo de comentários, para que os seus clientes enviem perguntas sobre o tema abordado, ou pedir para eles comentarem nas suas postagens das redes sociais sobre o que acharam do conteúdo. 

Isso ajuda na identificação do que deve ser tratado no blog do seu e-commerce e nas plataformas de interação social. 

O marketing de conteúdo é de grande importância para os empreendedores que atuam com lojas virtuais e que desejam atingir um bom posicionamento da sua marca, ao mesmo tempo em que conquistam cada vez mais clientes para o seu negócio. 

Como e onde aplicar o Marketing de Conteúdo?

Conhecer as razões pelas quais você deve investir em marketing de conteúdo é fundamental para que você aplique essa ferramenta o quanto antes, atingindo o sucesso da sua empresa. 

Mas quais são os melhores canais para divulgar os seus materiais e assim fortalecer o seu e-commerce perante o público? Há diversas possibilidades, como veremos a seguir. 

1. Marketing de conteúdo para blog

Se você tem um e-commerce especializado na venda de espirometro portatil, uma ideia valiosa de produzir conteúdos e oferecê-los ao seu público é criar um blog. 

Para que a página ganhe visibilidade e possa atrair clientes para a sua loja virtual, é fundamental manter a periodicidade nas postagens e utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para otimizar os conteúdos. 

Usar boas imagens do que você vende, palavras-chave como “placa de forro mineral 60×60” que ajudem o interessado a encontrar a sua página, além de investir em um formato responsivo, são exemplos de técnicas indispensáveis para o seu blog.

2. Marketing de conteúdo para e-mail marketing

Utilizar o e-mail marketing é uma ótima estratégia para promover um negócio e garantir que os clientes tenham contato com os materiais produzidos pela loja virtual.

Assim, ao criar um novo artigo, você pode enviá-lo por e-mail para a sua lista de leads e de clientes, fazendo com que eles saibam mais sobre o e-commerce, as promoções e as utilidades oferecidas por lá. 

Para tanto, você pode descrever bem os itens vendidos na sua loja, que certamente vão despertar o interesse do cliente em adquiri-lo. 

3. Marketing de conteúdo nas redes sociais

As redes sociais também são plataformas indispensáveis para aplicar o marketing de conteúdo com o intuito de fortalecer a sua marca e o e-commerce. 

Há diversas maneiras de interagir e de publicar materiais para os seguidores, fazendo pesquisas sobre o que eles gostariam de ler, assim como postar links que levem os usuários para a sua loja ou blog. 

Com isso, além de aumentar o tráfego nas suas páginas, você certamente conseguirá aumentar o número de vendas, e ser seguido por cada vez mais pessoas que valorizam o conteúdo postado por você.

Considerações finais

O marketing de conteúdo deve ser utilizado amplamente pelos empreendedores que desejam conquistar maior sucesso na atuação do seu e-commerce. 

Para potencializar os resultados dos materiais produzidos por você, não deixe de levar em conta a persona da sua marca, conhecendo as características, preferências, linguagem adequada e temas que podem despertar a curiosidade dessas pessoas.

Dessa maneira, o marketing de conteúdo aplicado à sua loja virtual trará resultados cada vez mais positivos e lucrativos para o negócio. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Referências:

https://rockcontent.com/blog/como-utilizar-marketing-de-conteudo-no-ecommerce/

https://resultadosdigitais.com.br/especiais/marketing-de-conteudo/#

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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