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Marketing de relacionamento: Por que ele é importante para você?

O marketing de relacionamento tem como principal objetivo fidelizar os clientes de uma marca. Ele faz uso de estratégias que criam uma relação de proximidade, como benefícios que trazem mais satisfação aos clientes e garantem seu sucesso.

As empresas sabem que investir em marketing é muito importante para o sucesso do negócio, bem como para que elas possam conquistar um espaço mais competitivo no mercado.

A concorrência é cada vez maior e mais acirrada, visto que com a internet as pessoas têm a chance de comprar os mesmos produtos ou serviços de companhias diferentes.

Pensando por esse lado, chegamos à conclusão de que conquistar clientes e fidelizá-los é um verdadeiro desafio, porém, uma necessidade.

Se colocarmos na ponta do lápis o quanto uma empresa ou e-commerce gasta para conquistar um novo cliente e o quanto ela utiliza para fidelizar essa pessoa, começamos a entender essa necessidade.

Sem falar no fato de que um cliente fiel é mais rentável e pode apresentar a marca para outras pessoas, o que ajuda a organização a ter uma receita previsível.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é marketing de relacionamento, a importância dessa estratégia para lojas e e-commerces e quais são seus benefícios. Acompanhe a leitura!

Conceito de marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é uma ação que engloba várias estratégias, como construção e disseminação da marca, aumento de autoridade no mercado, contato com o público por meio de diferentes canais e comunicação próxima.

Além disso, o marketing de relacionamento também envolve a automação de marketing com os contatos. Por meio dessas estratégias, uma empresa de entrega expressa motoboy consegue conquistar e fidelizar clientes e transformá-los em defensores.

Da mesma forma, consegue se tornar uma referência no mercado, pois passa a oferecer uma boa experiência aos consumidores.

Isso acontece porque cria-se um relacionamento vantajoso para os clientes e leads, tendo como base uma comunicação estruturada.

Seu objetivo não é aumentar as vendas ou apenas conquistar novos clientes, mas sim, fazer com que as pessoas se tornem fãs da marca, ao oferecer algo único que elas não conseguem em nenhum outro lugar.

Uma relação contínua e progressiva com cada pessoa é criada, podendo ser realizada de várias formas, mas é capaz de fazer com que o cliente evolua e passe a comprar mais ou com maior frequência.

Portanto, estamos falando de uma estratégia de médio e longo prazo, e é por isso que ela aproxima empresa e cliente. O consumidor terá respostas mais rápidas e personalizadas, e o negócio terá acesso a feedbacks que lhe permitem melhorar suas soluções.

Com esse tipo de marketing, uma empresa de serviço de frete e transporte de pequenas cargas possibilita que as pessoas conheçam mais sobre ela e reconheçam o valor de sua solução.

Quando um cliente tem uma boa experiência com uma loja, seja ela física ou virtual, ele vai falar sobre isso com outras pessoas, influenciando-as a comprar com essa companhia.

A partir disso, começamos a compreender a importância do marketing de relacionamento, e vamos falar um pouco mais sobre isso no próximo tópico.

Importância dessa estratégia

Esse tipo de marketing é importante porque ele complementa outras estratégias que a marca usa. Só que ele contrasta com a abordagem tradicional, que se concentra mais em divulgar a solução, sem se preocupar com o cliente.

O problema disso é que o cliente pode até comprar, mas dificilmente ele voltará mais vezes. Mas, ao combinar o marketing tradicional com o marketing de relacionamento, o cliente se torna o foco do sucesso da organização.

Além disso, um relacionamento positivo pode ser o que faltava no momento da decisão de compra. Fazer o cliente lembrar do seu e-commerce no momento em que este precisa comprar algo, deve ser o objetivo das estratégias de marketing.

Só que sua importância não se limita a isso, visto que manter um relacionamento com quem já compra de você ajuda a economizar recursos e esforços. Lembre-se de que se relacionar com um cliente é muito mais barato do que conquistar um novo.

É exatamente por isso que este pode ser um fator decisivo no momento da compra, pois além de ele comprar novamente, vai indicar sua marca para outras pessoas.

Além disso, se uma empresa que aluga sala de reunião escritório mantém um bom relacionamento com o público, consegue educá-lo e identificar melhor suas necessidades.

Além de impactar o consumidor, como vimos, essa estratégia é importante para negócios de qualquer tamanho, incluindo as plataformas e-commerce, e no próximo tópico, vamos mostrar o porquê.

Vantagens do marketing de relacionamento

Você, como consumidor, com certeza confia em alguma empresa com a qual já está acostumado a comprar. Mas de repente se depara com outra que oferece a mesma solução, com condições mais facilitadas.

Com certeza, você vai pensar um pouco antes de fazer negócio com ela. Isso acontece com todo mundo e, pensando por esse lado, começamos a enxergar as vantagens dessa estratégia, como:

  • Relacionamento positivo com o cliente;
  • Posicionamento e credibilidade de mercado;
  • Chances de fidelização;
  • Participação no funil de vendas;
  • Aumento dos recursos.

Uma empresa que possui um projeto de sala comercial consegue construir uma relação mais próxima com seus clientes. Com isso, ela conhece suas características e necessidades.

É dessa forma que seu e-commerce é capaz de segmentar o público-alvo, analisar se os consumidores estão alinhados aos objetivos do negócio e expandir as oportunidades com novos parceiros.

Ou seja, mais do que agradar os seus clientes, o marketing de relacionamento ajuda a construir novas parcerias, oferecer um atendimento personalizado e garantir a melhor experiência de compra.

Isso vai beneficiar diretamente o posicionamento de um espaço de coworking no mercado, fazendo com que ele se torne uma referência em seu segmento.

Se você quer que o seu negócio esteja à frente da concorrência, deve ir além de oferecer bons produtos e serviços: é necessário planejar as ações para conquistar os consumidores.

Não se esqueça de que o objetivo dessa prática é melhorar o relacionamento e, com isso, conquistar a fidelização. Quando suas estratégias são bem colocadas, é possível estimular a lealdade e admiração por parte dos consumidores.

Isso é ainda mais visível quando falamos de segmentos mais específicos, como no caso de uma gráfica com foco em convites personalizados.

O marketing de relacionamento também consegue criar vínculos emocionais entre a marca e o cliente, fazendo com que ela seja vista como a mais confiável. 

É dessa maneira que é possível captar os consumidores e fazer com que eles sempre prefiram nossas soluções.

Não podemos deixar de destacar os benefícios dessa prática para o funil de vendas, tendo em vista que ela ajuda a conhecer melhor os leads, ou seja, seus clientes em potencial.

Dessa forma, as ações de marketing de conteúdo se tornam mais ágeis no processo de nutrição e desenvolvem laços emocionais.

O processo de vendas representado pelo funil de vendas de um e-commerce de camiseta dry fit branca masculina é reduzido, por exemplo, o que aumenta as taxas de conversão e torna as etapas mais simples.

Consequentemente, há um aumento dos recursos, pois as vendas aumentam e o faturamento da companhia é beneficiado. É a partir disso que o ROI (retorno sobre investimentos) começa a melhorar.

Se o foco é a fidelização dos clientes, as chances de fazer com que as pessoas procurem pelas suas soluções são muito maiores, inclusive em nichos muito específicos.

Além disso, com as estratégias do marketing de relacionamento, a empresa abre espaço para ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre o que ela vende.

Isso é muito importante uma vez que são os consumidores que notam problemas e mudanças nos produtos e serviços. Se o seu negócio ouve o que eles têm a dizer, tem mais chances de corrigir os erros.

De modo geral, e-commerces e empresas como uma confecção de uniformes, precisam estar atentas aos seus canais de comunicação e ao seu público, para utilizar as informações coletadas da melhor maneira possível.

Com elas, é possível aperfeiçoar as soluções oferecidas, fazendo com que os clientes se sintam cada vez mais satisfeitos. Oferecer melhorias e novidades é a melhor forma de fidelizar os compradores e conquistar novos.

Conclusão

O mercado é bastante concorrido, principalmente no mundo online, e se destacam somente aqueles que entendem as mudanças no comportamento do consumidor moderno e o que rege as relações de consumo atuais.

Na era da informação, as pessoas não estão mais tão preocupadas com o preço quanto antigamente. Elas sabem muito bem que vale a pena pagar um pouco mais para ter um bom atendimento e qualidade.

O marketing de relacionamento é o caminho para que seus consumidores entendam o valor do seu e-commerce e o quanto a sua marca se preocupa com as necessidades deles. Assim, eles saberão que podem confiar e contar com o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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