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Marketing Digital: Estratégias que levam os clientes às lojas físicas!

O marketing digital se tornou o principal meio de divulgar uma marca, seus produtos e serviços. Suas estratégias promovem a companhia no ambiente online, de modo a fazer com que suas soluções cheguem a uma quantidade maior de pessoas.

Para trabalhar o marketing digital, as empresas podem usufruir de diferentes canais, além de métodos que podem ser mensurados em tempo real.

 

Em um mundo cada vez mais conectado, é impossível descartar a internet como o principal veículo de comunicação entre as pessoas. Até mesmo o telefone vem sendo progressivamente substituído por aplicativos de mensagem instantânea, como o WhatsApp.

 

Ou seja, a internet e a tecnologia inseriram o ser humano na era da informação, o que também acabou mudando o perfil do consumidor moderno.

 

As pessoas estão cada vez mais exigentes com aquilo que compram, e antes de se dirigirem a uma loja física, querem saber tudo sobre os produtos e serviços de seu interesse e necessidade.

 

Isso fez com que os estabelecimentos percebessem o dever de investir em marketing digital. Por isso, vamos explicar o seu conceito, a importância dessas práticas e como elas ajudam a atrair clientes para as lojas físicas. Confira!

O que é marketing digital?

Algo que os empreendedores têm ouvido muito nos últimos anos é a necessidade de construir uma boa presença online. 

 

Isso se deve ao fato do mundo estar cada vez mais conectado, o que tornou praticamente impossível comercializar qualquer coisa sem contar com o marketing digital.

 

Você mesmo, como consumidor, pode fazer uma análise do modo como vem tomando decisões de compra mais recentemente.

 

O fato de estarmos conectados mudou a maneira como compramos produtos e serviços, e levou as companhias a modernizarem suas ações de marketing e outros processos também, como o uso de totem robô personalizado empresa.

 

As pessoas mudaram a maneira como se relacionam com as marcas e elas se adaptaram a essa nova realidade.

 

Por isso começaram a investir em marketing digital, um conjunto de informações e estratégias que são realizadas nos canais digitais, a fim de promover a marca, seus produtos e serviços.

 

O marketing digital surgiu na década de 1990 e mudou o modo como as organizações utilizam os recursos tecnológicos para promover suas soluções.

 

Atualmente, esse tipo de marketing é extremamente popular, e vem impactando as pessoas por meio de diferentes tipos de dispositivos, como os computadores e celulares.

 

O consumidor moderno está de olho nas empresas e interage com elas de muitas maneiras, e dentre os canais mais usados para promover os produtos e serviços estão:

 

  • Site institucional;
  • Blog;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Buscadores.

 

Contudo, investir em marketing digital não é apenas uma maneira de vender, mas também para ter acesso a outras vantagens que explicam sua importância.

 

A importância do marketing digital

Um fabricante de envelopes de convites, ao investir em marketing digital, tem acesso a uma série de vantagens que vão impactar diretamente na comunicação com o cliente.

 

Uma delas é a forte presença na internet, de modo a melhorar o posicionamento do negócio no mercado em que atua. As estratégias de marketing digital facilitam o contato entre a empresa e o consumidor.

 

Outro ponto positivo é que ele constrói uma audiência qualificada, desde que as ações sejam bem planejadas e bem executadas.

 

Afinal, o marketing pela internet consegue atrair usuários que têm perfil para comprar os produtos e serviços da empresa, e é assim que se tornam clientes dela.

 

Ele também é fundamental para vencer a concorrência, uma vez que qualquer companhia que não tenha presença digital e não produza conteúdos de qualidade, dificilmente será encontrada pelos consumidores. Se a marca nem ao menos é encontrada pelas pessoas, como pode conquistar preferência no momento da compra?

 

Por meio dessas ações, um fabricante de brindes acrílico também consegue aumentar o retorno sobre os investimentos (ROI).

 

Isso acontece porque tais práticas ajudam a estruturar um plano de marketing, focado na segmentação do público, personalização das estratégias e otimização dos conteúdos.

 

A companhia é facilmente encontrada pelo cliente, ao passo que o processo se torna muito mais barato e simples do que as ações de marketing tradicional. Consequentemente, os retornos sobre investimentos são muito melhores.

 

As ferramentas de marketing digital ajudam a corporação a compreender melhor seu público, ademais, elas qualificam os resultados e otimizam as campanhas.

 

Por fim, se o marketing digital for bem feito, independentemente do canal utilizado, o cliente vai se sentir mais satisfeito e confiar ainda mais na marca.

 

São estratégias que melhoram a performance e o posicionamento do negócio, atraindo pessoas para os pontos de vendas.

 

Como o marketing digital atrai clientes?

Mesmo que as ações sejam realizadas na internet, por meio do marketing digital, uma loja de totem fotográfico completo consegue atrair os consumidores para o seu ponto de venda físico, e isso acontece por meio das seguintes estratégias:

 

1 – Site institucional

O site institucional é o endereço oficial do seu negócio na web e funciona como a base para todas as estratégias de marketing digital.

 

Por meio dele, a empresa disponibiliza um endereço, um canal de contato oficial e várias outras informações sobre o negócio, que com certeza interessam ao público.

 

Também é por lá que a marca pode conversar com as pessoas a respeito de seus produtos e serviços, sem nenhum tipo de interrupção, como acontece nas redes sociais.

 

O blog também ajuda a produzir materiais sobre o segmento de atuação da empresa e que abordam assuntos compatíveis com os interesses da audiência, como ficará claro adiante.

 

As pessoas vão se interessar pelo que o seu negócio tem a dizer, sem que para isso seja necessário fazer grandes investimentos.

 

2 – Investir em SEO

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization (otimização para motores de busca), e como o próprio nome já diz, é um conjunto de ações que otimizam as páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

 

As páginas na web de um fabricante de caneta personalizada com nome gravado precisam ser encontradas pelas pessoas, toda vez que elas fizerem uma busca relacionada no Google.

 

Os conteúdos devem estar elencados entre os primeiros links, logo na primeira página, pois quase nenhum usuário chega a visitar a segunda página.

 

As estratégias de SEO são capazes de fazer isso, pois envolvem a escolha correta de palavras-chave, design responsivo, conteúdo de qualidade, dentre outras práticas importantes.

 

3 – Estar presente nas redes sociais

De acordo com uma pesquisa realizada pela PwC Brasil, cerca de 77% dos consumidores pesquisam informações nas redes sociais para decidir sobre uma compra.

 

Ou seja, se um fabricante de placa de vidro personalizada deseja que o cliente visite seu ponto de venda, é preciso interagir com ele nessas plataformas.

 

Para isso, crie uma página do seu negócio, compartilhe conteúdos relevantes nela, fale sobre seus produtos, interaja com os seguidores e invista em anúncios.

 

Lembre-se de que as redes sociais são um ambiente mais descontraído, por isso, as publicações devem envolver um pouco de humor e muita criatividade.

 

4 – Ter um blog

O blog é um canal essencial dentro das estratégias de marketing digital, pois é por meio dele que a marca vai nutrir e educar sua audiência.

 

O consumidor moderno está ávido por informação, e antes de consumir qualquer coisa, além de avaliar a fachada de loja de roupas, procura saber tudo sobre as soluções oferecidas por ela.

 

Enquanto no site o foco é falar sobre a empresa e seus produtos, o foco do blog é falar sobre assuntos relacionados ao segmento de atuação e que sejam do interesse dos indivíduos.

 

No caso dessa loja de roupas, ela pode dar dicas de moda, falar sobre as tendências das próximas estações, entre outros assuntos do tipo.

 

5 – Criar conteúdos de qualidade

Ter um blog só vai fazer sentido se a companhia investir na criação de conteúdos de qualidade. Aliás, o Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital, e atrai as pessoas para a loja porque conquista a confiança delas.

 

Os materiais criados podem assumir diferentes formatos, como textos, imagens e vídeos, e são capazes de atrair o público para o ponto de venda porque posicionam a empresa como autoridade no que faz, transformando-a em referência.

 

Qualquer tipo de corporação, desde um fabricante de totem acm luminoso até um pequeno pet shop, devem investir em marketing de conteúdo se quiserem se tornar uma empresa de sucesso e atrair muitos clientes para o espaço físico.

 

Considerações finais

O marketing digital possui estratégias inteligentes, que vão impactar o seu público na web e levá-los até o ponto de vendas do seu negócio.

Mesmo que as pessoas possam comprar na internet, elas ainda gostam de ver a mercadoria de perto, e a loja é o melhor lugar para fazer isso.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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