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Marketing e redes sociais: quais são as ações que geram resultados?

Não importa o tamanho ou o segmento de uma empresa, utilizar as redes sociais para criar estratégias de marketing digital pode gerar muitos resultados positivos. 

Com elas, é possível fortalecer a imagem institucional, a popularidade e o relacionamento com os clientes.

Um estudo realizado pela ComScore mostra que no Brasil, aproximadamente 118 milhões de pessoas possuem redes sociais ativas, o que corresponde a 97% da população cibernética de todo o país.

Diante dessa realidade, dados levantados pela Pesquisa Social Media Trends, da Hootsuite, revelam que 96,2% das empresas já utilizam ao menos uma rede social. Um dos principais motivos respondidos por 70% dos entrevistados é a busca pelo aumento da visibilidade.

Entretanto, mesmo com essa forte presença de usuários, ainda existem empresas que não se adequaram à mídia digital ou se já se adequaram, não dominam o seu uso. 

Isso se deve à falta de preparo, de conhecimento ou mesmo à falta de tempo para investir em estratégias pontuais.

Investir nesses novos canais de comunicação é essencial para garantir o sucesso em meio à era tecnológica em que vivemos, e garantir destaque diante da concorrência que também utiliza essas plataformas para alavancar a sua marca.

Com o uso estratégico das redes sociais, estratégias assertivas de marketing podem ser construídas para aumentar a evidência de uma empresa, aumentar o número de vendas, a quantidade de clientes e, consequentemente, conquistar uma maior lucratividade.

As opções são diversas e podem ser escolhidas de acordo com as necessidades e objetivos de uma organização. 

Com essa escolha e com um plano de comunicação bem elaborado é possível garantir resultados gradativos e conquistar os seguintes benefícios:

  • Maior taxa de fidelização;
  • Melhor captação de leads;
  • Aumento da visibilidade;
  • Melhor posicionamento;
  • Destaque em meio à concorrência;
  • Alto desempenho nas vendas;
  • Expansão do capital empresarial.

Além de todas as vantagens, a instituição que aderir ao uso das redes sociais terá como principal diferencial a humanização da sua marca. 

Apesar de utilizar canais digitais de comunicação, será possível construir uma relação mais próxima com cada cliente.

Por meio do engajamento e das interações constantes, será possível compreender o que o público tem pensado a respeito da marca e qual o seu nível de satisfação com os produtos e experiências proporcionados a ele.

Com essas estratégias de demonstrar empatia e ouvir o posicionamento dos clientes em relação aos serviços prestados e mercadorias oferecidas, um bom plano de ações poderá ser construído, de forma a aprimorar os pontos fracos e fortalecer os consistentes.

 

Quais ações geram mais resultados nas redes sociais?

A grande direcionadora do sucesso de um negócio é a opinião do público. A partir dela, uma série de estratégias poderão ser pensadas para gerar a máxima experiência e satisfação dele, além de alavancar o crescimento organizacional.

As ações nos perfis das redes sociais de uma empresa devem ser pensadas de acordo com os seus objetivos e metas a serem alcançados, para isso, é possível contar com alguma das alternativas que serão mencionadas a seguir:

 

1 – Marketing de conteúdo

Um dos primeiros passos para construir perfis interessantes na internet é se preocupar com os conteúdos que serão divulgados neles. 

Com informações relevantes, os internautas, automaticamente, se sentirão atraídos a permanecer e visitar mais vezes.

Imagine que uma empresa especialista em Recursos Humanos, por exemplo, utilize algumas mídias digitais para divulgar apenas os seus serviços. 

Apenas com essa segmentação de pauta não será possível conquistar destaque em meio à concorrência.

O ideal seria que, além de divulgações, fossem publicados conteúdos informativos, como a importância de um quadro de gestão para os gestores, a relevância de manter-se motivado no ambiente de trabalho, entre outros.

É essencial que, por meio do marketing de conteúdo, uma marca seja promovida de forma natural, ao mesmo tempo em que cria uma relação de proximidade com os clientes, sendo uma fonte de conhecimento segura a respeito do segmento.

2 – Anúncio patrocinado

Depois da criação de pautas e conteúdos relevantes ao público, é essencial que sejam criados anúncios atrativos sobre determinados produtos ou serviços que serão oferecidos. Esses podem ser em peças gráficas ou até mesmo material audiovisual.

Nas redes sociais é possível patrocinar propagandas com o objetivo de atingir rapidamente um grupo específico. 

Para isso, é necessário definir qual o objetivo da campanha e efetuar o pagamento de uma taxa que promova o alcance desejado.

Suponhamos que um e-commerce especializado em luminosos deseje divulgar para o máximo de interessados o anúncio de um painel luminoso personalizado. Neste caso, basta que ele escolha a mídia e siga alguns passos.

O primeiro passo é criar uma propaganda atraente, em seguida, escolher o objetivo, definir o público, determinar um orçamento para o patrocínio, e por fim, após a conclusão, acompanhar os resultados da ação.

3 – Design atrativo

A primeira impressão é sempre a que fica, portanto, a preocupação com a imagem de uma empresa é um ponto de atenção primordial. 

Um dos requisitos para que os anúncios e conteúdos surtam um efeito positivo no público é sem dúvidas o seu design.

Essa exigência é unânime e deve ser aplicada em qualquer empresa, principalmente nas que trabalham exatamente com design, como as agências de publicidade que produzem fachada comercial moderna e outros tipos de materiais gráficos.

O ideal é que todos os perfis das redes sociais mantenham uma identidade visual padronizada, de forma a proporcionar um visual mais harmônico ao feed de notícias e aos stories produzidos. Tipografia, logo e cores devem seguir o mesmo estilo sempre.

4 – Call To Action

Call To Action ou em português chamada para atenção, é uma ferramenta que estimula o usuário a realizar alguma ação em uma plataforma digital. Geralmente, para que isso ocorra, são usados alguns estímulos, como links, convites e opções de download.

Essa é uma técnica muito útil para qualquer tipo de loja virtual que faz suas divulgações de produtos nas redes sociais, como as que vendem letras caixa em PVC expandido, por exemplo.

Neste caso, para aumentar o tráfego do e-commerce, links de compra podem ser inseridos nos anúncios de produtos direcionados aos leads corretos. Para isso, os estímulos de compras para clientes, e os de “conheça mais” para visitantes da mídia.


5 – Realização de lives

Nada mais instigante para um cliente do que saber quem está por trás de uma empresa. Pensando nisso, realizar lives pode ser uma ótima forma de se mostrar e criar uma relação de proximidade com os usuários das redes sociais.

Elas devem ser realizadas com algum objetivo e apresentando conteúdos interessantes. Uma consultoria financeira empresarial, por exemplo, pode apresentar lives voltadas a assuntos úteis, como a importância da avaliação de ativos para empresa.

Neste caso, a explicação do assunto técnico poderá acrescentar muitos conhecimentos às empresas clientes que precisam se aprofundar na questão e estão pensando em contratar mais um dos serviços oferecidos pela consultoria.

6 – Fácil interação

A interação é uma das maiores vantagens nas redes sociais. Anos atrás, antes da chegada da internet, a única forma de dar feedbacks ou expor uma opinião a respeito de um produto era por meio do SAC (Setor de Atendimento ao Cliente).

Hoje, com a era digital, é possível entrar em contato facilmente com uma empresa, criando uma relação de proximidade e acessibilidade. Consequentemente, o número de feedbacks tem aumentado consideravelmente.

Suponhamos que um cliente realize a compra de um banner lona com suporte e queira expor o seu relato positivo sobre o produto. 

Neste caso, basta avaliar a página nas redes sociais ou mesmo nos buscadores, que disponibilizam um espaço para avaliações.

Dessa forma, a loja poderá, além de saber a opinião, interagir com um agradecimento e, talvez, até mesmo um estímulo a uma nova compra.

 

7 – Sorteios e premiações

Assim como os funcionários de uma empresa desejam ser bonificados, os clientes também esperam, em algum momento, serem beneficiados com promoções, sorteios e até mesmo premiações.

Nas redes sociais, essa é uma estratégia perfeita para gerar engajamento e promover a atração de mais seguidores. Imagine o caso de uma empresa que resolva sortear um totem robô personalizado.

Por ser um produto tecnológico, de valor considerável e muito útil aos negócios que precisam realizar um melhor atendimento ao público, automaticamente, muitos seguidores irão se empenhar em ganhar o prêmio, gerando uma alta satisfação.

 

8 – Conteúdos audiovisuais

Um dos diferenciais das redes sociais é oferecer a troca de informações e promover a comunicação rápida entre as pessoas. Pensando nisso, é essencial que as empresas se adaptem a essa velocidade.

Em vez de apostar somente em conteúdos escritos, é essencial apostar em conteúdos audiovisuais que informem rapidamente e ilustrem alguma oferta de forma mais exata, como a venda de um escritório residencial, anunciada por uma imobiliária.

Neste caso, mostrar os ambientes do local por meio de vídeos desperta ainda mais o interesse do público que busca uma oferta do tipo. 

Além de rápido, os detalhes da propaganda podem ser repassados de forma muito mais efetiva e clara.

 

Considerações finais

Sendo assim, com o auxílio das redes sociais é possível conquistar uma alta visibilidade. Entretanto, para que seja possível alcançar esse objetivo, as empresas devem estar atentas ao planejamento de marketing voltado a cada canal digital.

As diferentes redes oferecem recursos diferenciados que, se usados de maneira estratégica, podem gerar bons resultados. A rapidez, praticidade e, acima de tudo, economia do marketing digital tem sido a opção ideal para quem deseja crescer.  

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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