INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Marketing Sazonal: como aproveitar as etapas do ano para vender mais

O marketing sazonal é uma estratégia fundamental para que sua empresa consiga manter as vendas em alta o ano inteiro. Vender é o que garante o funcionamento de seu estabelecimento, e o foco nesse objetivo deve ser mantido.

Por isso, é importante compreender elementos que podem auxiliar suas vendas, bem como entender o funcionamento do mercado para conseguir explorá-lo da melhor forma possível. Para isso, o primeiro passo é saber o conceito de sazonalidade.

Uma empresa de banheiro químico, por exemplo, pode conseguir ótimos resultados em épocas do ano onde existem grandes eventos ao ar livre, como o ano novo ou o carnaval.

A palavra sazonal significa algo temporário, que acontece em uma época específica. Portanto, um evento ou atividade sazonal é algo que se repete sempre no mesmo período, mas não ocorre durante o ano inteiro.

Isso acontece com datas comemorativas e eventos de diversos tipos, nos quais produtos específicos para essa época são produzidos em massa e comercializados, seja objetos de decoração ou itens de consumo e outros tipos de bens materiais.

Realizar um bom planejamento em eventos sazonais pode ajudar a vender mais em épocas específicas do ano, aproveitando corretamente as oportunidades e conquistando resultados satisfatórios, entre eles:

  • Aumento nas vendas;
  • Maior organização e integração de equipes;
  • Criação de campanhas assertivas;
  • Reconhecimento da marca;
  • Entre outros.

Existem alguns meses em que as vendas acabam caindo, por uma série de fatores. Esses eventos então surgem como uma forma de conquistar novos clientes e incentivá-los a comprar, mantendo a economia ativa.

Se você vende fantasia de carnaval infantil, precisa se reinventar para conseguir resultados o ano inteiro, identificando outras datas além do carnaval em que as fantasias podem ter um bom impacto de vendas.

Portanto, as ações de marketing sazonal procuram compreender essas datas para que a empresa possa se antecipar, conseguindo os melhores preços de compra e venda para os produtos que ela oferece.

Por que realizar o marketing sazonal?

Quanto mais bem estruturada for sua estratégia de marketing para aproveitar as datas comemorativas, maior serão os resultados alcançados. Isso porque a sazonalidade é uma excelente maneira de alavancar negócios.

Entretanto, é preciso muito mais do que saber quando as datas comemorativas vão cair para conseguir criar ações relevantes e aumentar suas vendas.

É necessário que uma empresa de caixa de som para eventos tenha organização para que as ações estejam prontas e funcionais no momento certo, para ter conhecimento das melhores épocas de trabalho e em que momentos precisa se reinventar.

Quanto mais você se aprofundar nas pesquisas durante a etapa dessa estratégia, melhor você conseguirá compreender os principais elementos que farão você vender.

Embora alguns períodos do ano sejam claros em questão de vendas, isso não quer dizer que você não pode explorar novos nichos e encontrar espaços para aproveitar e conseguir mais vendas.

O marketing sazonal torna-se, então, uma ferramenta fundamental para seu negócio conseguir adaptar sua realidade e ampliar as vendas, alcançar novos públicos e manter-se apresentando resultados o ano inteiro.

Alguns itens, como um champagne magnum, podem ser consumidos em maior quantidade em datas especiais, como o ano novo.

Mas isso não impede que outras situações, como comemorações especiais e datas especiais, não sejam uma boa oportunidade de vendas.

Como montar uma boa estratégia?

Entender a necessidade de um bom planejamento sazonal é o primeiro passo para conseguir bons resultados. Logo, é preciso montar uma boa estratégia, com alguns elementos primordiais, entre eles:

1 – Elabore um planejamento e faça um cronograma

Para estar preparado para agir corretamente em ações de impacto durante o ano, é preciso ter conhecimento das datas especiais e quais serão as ações em cada uma delas.

Embora alguns desses momentos sejam um fator comum no comércio, existem outros que você pode optar por fazer ou não uma ação especial.

Depois de definir o calendário que será adotado em sua empresa, é hora de identificar quais medidas pretende tomar em cada uma das datas especiais ao longo do ano. Assim, você já pode começar a preparar a infraestrutura do seu estabelecimento, caso ele seja físico.

Se você vende chocolates, por exemplo, é importante pensar em que momento do ano deve intensificar a produção de pirulito de chocolate personalizado, como na Páscoa.

Além disso, para que a campanha seja efetiva, é necessário que todo o material de divulgação esteja pronto com antecedência, para não gerar atrasos que atrapalhem o desempenho das vendas.

Assim, você também manterá uma comunicação mais saudável com seu público, tendo ideia de como serão as ações e o que precisará ser feito para conseguir concluí-las. 

Algumas empresas até mesmo precisam contratar colaboradores temporários para dar conta das atividades.

Ademais, a melhor forma de conseguir seguir o planejamento é através de um cronograma estruturado. Aqui, é hora de oficializar todas as ações planejadas no começo do processo.

Isso porque o tempo é um elemento crucial no sucesso de uma campanha de marketing sazonal, uma vez que tudo precisa estar funcionando perfeitamente antes da data comemorativa chegar.

As ações que envolvem uma comemoração específica, principalmente se for uma data comercial, no qual há um crescimento na compra de itens para presentes, devem acontecer nos dias que antecedem o evento.

Não vale a pena fazer uma campanha em cima da hora, principalmente porque não haverá tanta visibilidade, mas realizar as ações com muita antecedência também não traz bons resultados, pois as pessoas acabam esquecendo.

Por isso, o cronograma é crucial para que todos os aspectos da ação estejam pontuados na hora que você começar a divulgar. Assim, conseguirá um resultado muito maior e melhor para sua empresa.

2 – Seja criterioso nas ações

Você precisa ser muito criterioso quando escolher quais datas comemorativas irá utilizar em suas campanhas e quais ações realizar.

Isso porque escolher uma data que não converse com seu público-alvo pode ser muito prejudicial em termos de marketing, além de gerar desperdício financeiro.

Identificar o melhor momento de apresentar uma pasta personalizada com orelha com a temática de uma data comemorativa é parte do processo que você deve fazer para que a campanha faça sentido.

Quando estiver na etapa de planejamento, procure identificar o seu público-alvo e suas rotinas de consumo para acessar corretamente esses padrões e estabelecer em quais momentos suas atividades podem gerar resultados positivos.

Assim, você conseguirá economizar dinheiro e agir corretamente em vários momentos do ano, aproveitando os eventos sazonais.

3 – Realize um levantamento

Ações desse porte costumam ser bastante impactadas por todo o planejamento. Por isso, é preciso definir tudo o que você precisará levantar para conseguir realizar as atividades com sucesso.

Isso inclui desde a mão de obra e ações de divulgação até serviços digitais que ajudem a espalhar o conteúdo, como e-mail marketing e landing pages para impulsionar a ação.

É necessário que tudo seja calculado previamente, para que seu negócio esteja habilitado para se adequar ao orçamento e às necessidades da ação escolhida.

Em muitos casos, você pode até mesmo fechar parcerias, que acabam beneficiando ambas as empresas que se unem para atingir resultados melhores com uma atividade sazonal.

Por se tratar de um elemento fora do comum, muitas empresas não têm estrutura para uma ação em massa sozinha e preferem fazer parcerias.

4 – Estabeleça uma mensagem marcante

Como dissemos, um dos principais pontos do marketing sazonal é aproveitar as datas comemorativas. São momentos onde as pessoas gostam de se presentear e trocar mensagens emocionais com seus amigos e familiares.

Portanto, quando você decide investir em uma estratégia de marketing que leva a esse tipo de data comemorativa, é importante ter em consideração a mensagem que você vai passar para seus consumidores.

Ter um cartão de visita preto e branco que identifique sua marca é um grande diferencial, principalmente se a mensagem no cartão for simbólica a um determinado momento.

Enquanto marca, sua responsabilidade é criar um conceito amplo, que atinja a maior parte de seu público-alvo de forma emocional, ao mesmo tempo em que incentiva o cliente a consumir seu produto.

Defina suas estratégias de forma clara, para que sua mensagem cumpra corretamente os objetivos escolhidos e consiga encantar o público a ponto dele buscar os produtos para si ou para presentear uma pessoa querida.

5 – Realize ajustes, se necessário

Tão importante quanto a pré-análise e o planejamento, é seguir ajustando sua campanha conforme ela acontece. Para isso, avalie constantemente o desempenho de cada ação sazonal.

Um chaveiro profissional pode criar uma estratégia de marketing temática para tentar conseguir mais clientes, e deve avaliar se os resultados estão ou não adequados para poder ajustar a campanha, conforme sua necessidade.

Aquelas que não trouxerem os resultados esperados precisam ser repensadas ou novas estratégias precisam ser criadas para suprir as falhas da anterior.

Enquanto as ações que foram um sucesso devem ser estudadas para que se produzam melhorias e que você replique a ação em outras ocasiões, se necessário.

Resultados esperados e considerações finais

As opções de ações sazonais são inúmeras no mercado. Praticamente durante o ano inteiro existem datas comemorativas que podem acabar sendo excelentes opções de engajamento com seu público-alvo, criando novas e interessantes estratégias para gerar resultados.

Entretanto, para que você consiga alcançar os seus objetivos, é preciso muito estudo e planejamento para saber exatamente o momento de agir e quando você deve dar um passo atrás e repensar seu planejamento.

Assim, será possível explorar com tranquilidade todas as datas comemorativas que façam sentido com sua marca e conquistar muito mais vendas ao longo de todo ano, mantendo sua competitividade no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket