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Melhore o número de acesso e conversões do seu e-commerce!

Ter uma boa base de visitantes é importante para qualquer tipo de negócio, mas ela é fundamental para o e-commerce, já que essas plataformas de vendas precisam de um fluxo maior de visitas para vender.

Para se ter uma ideia da importância da quantidade de visitas, apenas uma a cada 100 pessoas que visitam uma loja virtual finaliza uma compra. 

Nesse sentido, quanto mais usuários acessarem um e-commerce, melhores serão os resultados.

Para aumentar a sua base de visitas não é necessário fazer grandes investimentos, inclusive, muitas estratégias orgânicas e mais baratas, como o SEO (Search Engine Optimization) ajudam a melhorar o tráfego.

Combinar essa prática com outras técnicas pode impulsionar ainda mais o número de visitas no seu site. Mas, você precisa saber como colocar essas estratégias em prática.

As lojas virtuais dependem muito do desempenho do site para obter lucros, ou seja, se ele não consegue atrair as pessoas, dificilmente trará bons resultados.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância de ter uma boa quantidade de visitantes no e-commerce e dar algumas dicas para melhorar a quantidade de acessos e as conversões.

 

A importância dos visitantes para o e-commerce

A base de visitantes nada mais é do que a quantidade de pessoas que acessam o seu site, para comprar seus produtos. 

Quanto mais pessoas acessam a loja virtual, mais ela vende e melhores serão os resultados.

Em vista disso, as empresas investem em estratégias que ajudam a aumentar o tráfego, tendo como objetivo melhorar as vendas e se destacar em seu segmento.

Diariamente, cerca de 3,5 bilhões de pesquisas são feitas no Google todos os dias, sobre os mais diferentes assuntos, desde avaliações patrimoniais até notícias e afins.

Cada uma dessas buscas representa uma oportunidade para sua loja virtual, mas não é fácil disputar espaço na internet, se você não souber o que fazer. Para se ter uma ideia, a maioria dos e-commerces não recebe 1% dessas visitas.

Isso se deve à falta de otimização, problemas de acessibilidade, descrições ruins dos produtos, dentre outras causas.

Por outro lado, uma plataforma e-commerce que pensa sobre o seu tráfego de maneira estratégica, consegue melhorar a competitividade e as vendas.

Todavia, para aumentar o número de visitas, não basta apenas investir em boas estratégias, visto que é necessário ter boas métricas.

Elas se relacionam diretamente com o desempenho do negócio por demonstrar, com base em dados concretos, se os resultados são ou não satisfatórios. 

Além disso, elas indicam se as estratégias usadas são capazes de aumentar a lucratividade.

Em outras palavras, ter boas métricas é fundamental para qualquer negócio que queira crescer. Não podemos nos esquecer de que elas estão diretamente relacionadas à previsibilidade.

Isso quer dizer que uma desenvolvedora de sistema de gestão para pequenas empresas será capaz de compreender seu próprio futuro e as decisões que precisa tomar para alcançar seus objetivos.

Por falar nisso, nunca é demais dizer que tomar decisões é algo que deve ser baseado em dados, e são exatamente as métricas que fornecem as informações que você precisa.

Qualquer loja virtual será capaz de tomar decisões seguras e que aumentem consideravelmente suas chances de sucesso.

É dessa forma, também, que a organização consegue economizar tempo e dinheiro e investir seus esforços em estratégias bem fundamentadas e que trazem bons resultados.

Sem falar no fato de que ter boas métricas também é importante para entender um pouco mais sobre o seu público. 

Quando você avalia o comportamento de compra dos seus clientes, desenvolve ações compatíveis com os interesses dessas pessoas.

Consequentemente, fica mais fácil atraí-las e aumentar o número de visitantes do seu e-commerce. 

Entretanto, é fundamental saber como aumentar a quantidade de visitas em sua plataforma.

 

Dicas para aumentar a base de visitantes do e-commerce

Para melhorar o tráfego do seu e-commerce, existem algumas estratégias que não podem ficar de fora. 

Uma loja virtual de agenda personalizada com nome pode investir nas seguintes práticas.

Lançar-se em estratégias de SEO

SEO é um conjunto de práticas que visam otimizar as páginas de um site para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa, e dentre os aspectos que são trabalhados estão:

  • Palavras-chave;
  • Velocidade do carregamento;
  • Adequação dos títulos;
  • Otimização das imagens;
  • Design responsivo.

Por meio dessas e outras melhorias, é possível deixar o site entre os primeiros resultados de pesquisa, o que ajuda uma loja virtual aumentar sua base de visitantes de maneira orgânica.

 

Criar um blog

Estamos vivendo uma época em que as pessoas estão procurando constantemente por informações relevantes, relacionadas a diferentes assuntos. 

Portanto, se alguém pesquisa sobre totem fachada, quer saber muito mais do que preço.

Por conta disso, desenvolveu-se uma das maiores estratégias de marketing digital, conhecida como marketing de conteúdo. 

Trata-se da criação de materiais ricos e relevantes, relacionados aos assuntos de interesse do seu público-alvo.

Para veicular esses materiais, é fundamental que as empresas contem com um blog, uma vez que esse canal é destinado exclusivamente à divulgação de conteúdos que ajudam a construir uma relação de confiança entre a marca e o consumidor.

Por exemplo, uma plataforma e-commerce de roupas femininas pode utilizar o blog para dar dicas de moda, maquiagem, falar sobre as novidades do seu mercado, dentre outros assuntos que interessam ao seu público.

O blog pode ser integrado ao site de vendas, gerando tráfego orgânico para os dois canais e construindo a credibilidade da marca.

 

Realizar boas descrições dos produtos

Outra estratégia que ajuda a atrair uma boa base de visitantes é escrever uma boa descrição sobre os produtos que você vende em sua loja online.

Os estabelecimentos físicos podem contar com outros recursos para atrair as pessoas, como uma boa fachada de loja, mas no caso dos negócios virtuais, é necessário investir em outras estratégias.

Podemos dizer que a descrição das mercadorias funciona como uma argumentação de vendas, e quanto mais completa ela for, mais tempo o visitante vai permanecer na sua página.

Além de melhorar as chances de vendas, isso eleva o posicionamento da sua loja nos resultados de busca. Nesse sentido, é muito importante caprichar na descrição.

Até aqui você descobriu como aumentar a sua base de visitantes no e-commerce, mas essas visitas precisam ser convertidas em vendas, e para isso também é necessário conhecimento.

 

Como aumentar a conversão de uma loja virtual

Além de atrair uma boa quantidade de visitas, você precisa trabalhar em cima delas para que sejam convertidas em vendas. Para isso, algumas das melhores práticas são:

 

Usar boas imagens

Empresas de diferentes setores investem em projetos de comunicação visual porque sabem a importância do conteúdo visual e da construção de uma boa imagem. 

Isso também é muito importante dentro de uma plataforma e-commerce.

Todavia, além de caprichar na comunicação visual, é importante investir em imagens de qualidade dos produtos que você vende. 

É dessa forma que você estimula o desejo de compra e transmite credibilidade para os seus visitantes.

É necessário publicar mais de uma foto para garantir que o potencial cliente consiga visualizar o produto por completo. 

Para aumentar as chances de vendas, as empresas também investem em recursos como visão 360° e zoom.

 

Divulgar avaliações de outros clientes

Além de ter um bom endereço comercial virtual, você precisa conquistar a confiança do visitante, tendo em vista que o consumidor moderno se baseia muito nas avaliações dos outros clientes.

Essa estratégia é ainda mais importante para negócios que estão começando agora e que ainda não são muito conhecidos pelo público.

Disponibilize um espaço em seu site para que os consumidores possam fazer suas avaliações pessoais, em relação à experiência que tiveram ao comprar com você. Com isso, você constrói uma imagem transparente no mercado.

 

Oferecer boas opções de entrega

Se tem uma coisa que desanima muitos consumidores é o preço do frete ou o prazo de entrega. 

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada, os fretes caros foram a principal razão de abandono de carrinho em 73,8% dos casos.

Por conta disso, uma empresa de escritório virtual e outros tipos de negócios online costumam oferecer frete grátis ou entrega expressa, o que torna a organização mais competitiva na internet.

 

Conclusão

O e-commerce está crescendo muito rápido no Brasil, mas ao mesmo tempo que as vendas aumentam, a concorrência também, por essa razão, é muito importante saber como construir uma boa base de visitantes.

Além disso, também é importante saber como converter essas visitas em vendas. 

Neste artigo, você conheceu as principais estratégias nesse sentido e elas vão te ajudar a expandir o seu negócio na web.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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