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Métricas do Facebook: conheça as mais importantes para a sua estratégia de Marketing

Que as redes sociais são cada vez mais utilizadas pelas pessoas e por empresas de diversos segmentos, disso ninguém duvida. Mas você sabe quais são as Métricas do Facebook e por que elas são importantes?

O Facebook é hoje a rede com maior número de usuários. Segundo dados da própria plataforma, a quantidade de contas já superou os 2 bilhões. 

Tudo isso se deve, em grande medida, pelas várias funcionalidades oferecidas pelo Facebook. Ela é uma das mais completas em termos de entretenimento e de publicidade, sendo utilizada de maneira pessoal e comercial com facilidade. 

Não à toa, quem está procurando por uma clínica de acupuntura na internet pode utilizar a plataforma para conhecer diversos estabelecimentos e as avaliações de outras pessoas que já marcaram uma consulta no local, garantindo uma boa escolha. 

Ao mesmo tempo, se uma empresa quer expandir os seus negócios virtualmente, ela pode utilizar as diferentes alternativas de anúncios, que vão impactar os usuários e fazer com que ela venda mais. 

De fato, utilizar o Facebook traz vantagens para os mais diversos usuários, que podem aproveitar todos os recursos disponibilizados na rede para realizar vários tipos de ações. 

Para um estabelecimento, isso não é diferente. Quando há a intenção de aproveitar os recursos da mídia social para promover o seu negócio, o uso do Facebook pode ser ainda mais eficiente e assertivo. 

Isso porque, além dos anúncios, a plataforma oferece métricas que ajudam a ter um maior detalhamento sobre os impactos da publicidade escolhida para o seu estabelecimento. 

Sendo assim, se você ainda não conhece essas estatísticas mas quer entender mais sobre elas, siga na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o assunto. 

Quais maneiras de divulgação o Facebook possui?

Depois de conhecer um pouco mais sobre a estrutura da plataforma, é importante saber quais são os tipos de ações que podem ser utilizados para promover estabelecimentos na rede, sejam eles estúdios de música ou uma empresa de contabilidade. 

Depois de fazer a criação de página comercial, onde serão publicados diferentes tipos de conteúdo para divulgar a sua empresa, é possível também utilizar os anúncios oferecidos pela plataforma, que podem ser elaborados em quatro formatos diferentes:

  • Anúncio em foto;
  • Anúncio em vídeo;
  • Anúncio em carrossel;
  • Anúncio de coleção.

Essas ações, que incluem as postagens na sua página e também as opções patrocinadas, geram alguns dados importantes que precisam ser analisados para que se possa criar campanhas cada vez mais assertivas. 

Uma postagem falando sobre uma dieta semanal para emagrecer, por exemplo, pode trazer novos seguidores, fazer com que os leitores compartilhem o conteúdo, gerar cliques na publicação e mais uma série de ações que oferecem resultados para a empresa. 

Desse modo, conhecer as principais métricas que o Facebook oferece para que você tenha um maior controle do que funciona para divulgar o seu negócio é de suma importância e, por isso, não deixe de conferir quais são essas estatísticas a seguir. 

As principais métricas do Facebook

Um dos principais recursos que o Facebook oferece para quem faz um anúncio sobre troféu de acrílico para personalizar são as métricas da plataforma, que permitem que se tenha subsídios para poder analisar o sucesso de uma campanha. 

Da mesma forma que existem vários objetivos para o investimento em publicidade, também existem diferentes estatísticas para essa medição, de maneira que saber quais são e a utilidade delas é indispensável para uma ação mais eficaz. 

1. Curtidas

O número de curtidas mostra quantos usuários ou seguidores tiveram acesso ao seu conteúdo e deixaram um “joinha” por aprovar a postagem, mostrando o crescimento da satisfação da sua audiência. 

As descurtidas também são dados que podem ser vistos nas suas métricas. Ao ter acesso a esses índices, você consegue ter maior clareza de quais postagens podem ter impactado negativamente o seu público. 

Em paralelo, as publicações que tiveram melhores retornos também são um subsídio para que você saiba o que agrada os seus seguidores, para poder investir mais e potencializar as suas curtidas. 

2. Alcance

O alcance é a métrica que define quantas pessoas viram uma publicação que você tenha feito sobre dicas para reforma de varandas, por exemplo. Ele mostra os resultados tanto das publicações orgânicas, quanto das pagas. 

Outras informações relevantes que o alcance traz estão relacionadas a postagens que são classificadas pelos usuários como spam, as que foram ocultadas ou mesmo as descurtidas. 

Apesar de não parecerem bons dados para uma empresa, essas informações são essenciais para aprimorar o trabalho realizado nas redes sociais e, por isso, devem ser acompanhadas de perto.

3. Volume

O volume não se trata de uma métrica que mede somente a quantidade de publicações ou de interações.

Ela serve para que você saiba se está sendo mencionado pelas pessoas, sendo conhecida na plataforma como “pessoas falando sobre isso”. 

Por isso, a métrica de volume se refere às conversas e discussões sobre a sua marca, que devem ser acompanhadas no dia a dia e coletadas mensalmente, para que se tenha noção do impacto que a sua empresa está causando nos usuários. 

4. Engajamento

Uma das métricas mais famosas do Facebook é a do engajamento, de modo que uma clínica emagrecimento, que investe em produção e distribuição de conteúdo com o intuito de construir a autoridade da sua marca, precisa acompanhar essas estatísticas de perto. 

Elas representam o número de curtidas, de compartilhamentos e de comentários que são feitos em cada publicação da sua página ou perfil. 

Isso quer dizer que é possível mensurar o quanto os usuários interagem com o conteúdo postado ali diariamente, mostrando se o trabalho de marketing realizado no Facebbok está sendo positivo e pode trazer ótimos resultados. 

Não à toa, é indicado que se acompanhe esses números diariamente e em cada uma das postagens.

Ao mesmo tempo, para ganhar mais domínio sobre a métrica, uma ideia interessante é elaborar relatórios periódicos, para entender o cenário geral de crescimento.

Ao mensurar de perto cada uma dessas métricas, a sua página de Facebook pode ser aprimorada, garantindo que se possa medir cada uma das ações de divulgação aplicadas nessa rede e identificando a necessidade de alteração ou de continuidade da estratégia.  

O que são métricas de vaidade?

Você já ouviu falar em métricas de vaidade? Elas se tratam dos números de curtidas que um vídeo falando sobre paisagismo quintal dos fundos, ou um texto com dicas de decoração para festas infantis, teve no seu perfil. 

O número de seguidores de uma página do Facebook também se enquadra nessa definição. Na prática, o que isso quer dizer?

Essas quantidades, que podem ser bastante grandes em algumas publicações ou perfis da plataforma, precisam contar com o auxílio de outras métricas para trazerem subsídios reais para que você possa elaborar ações cada vez mais assertivas.

Isso porque quando o número de curtidas e seguidores são vistos de forma isolada, eles podem trazer certa satisfação para os donos da página, mas podem não significar nada em termos de estratégia para aumentar vendas ou promover serviços. 

Dessa maneira, saber como utilizá-las, e de modo especial em parceria com a métrica de engajamento, é possível obter dados valiosos para as suas estratégias de marketing. 

Quais as vantagens de saber analisar essas métricas?

Se você é professor e oferece aula particular piano no Facebook, talvez esteja se perguntando agora quais são os benefícios de saber analisar essas métricas, não é mesmo?

Na verdade, as vantagens são práticas e diretas, sendo as principais:

  • Entender o perfil dos seus clientes;
  • Justificar mudanças em ações de marketing;
  • Otimizar investimentos;
  • Definir o que traz maiores resultados para o seu negócio.

Quando se analisa métricas como curtidas, alcance, volume e engajamento, é possível entender melhor o perfil dos seus clientes, ou seja, o que eles querem, o que valorizam, o que os atrai e o que eles acham que merece ser compartilhado. 

Ao mesmo tempo, também permite saber o que não os agrada. Isso pode ser medido, como já mencionado, em conteúdos classificados como spam, aqueles que deixaram de ser curtidos ou os que foram ocultados do feed de notícias dos seus seguidores.

Além disso, as métricas permitem que os seus investimentos, financeiros e de tempo, sejam melhor utilizados, de maneira que seja possível apostar mais em um determinado anúncio e remover do ar aquele que teve baixo impacto nos seus resultados. 

Por fim, as métricas permitem que você identifique quais ações realizadas na sua página trazem mais resultados. Se o seu público curte mais postagens em vídeo, por exemplo, talvez seja importante dar maior destaque para eles. 

Sendo assim, conhecer as métricas e saber como elas podem influenciar no sucesso da sua página no Facebook é fundamental. Por isso, não deixe de visualizá-las diariamente e periodicamente, garantindo bons retornos para a sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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