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Minisite em 2021: O que você precisa saber para desenvolver um eficiente?

O minisite, como o próprio nome sugere, é uma plataforma feita por empresas ou qualquer outro tipo de iniciativa, tendo como característica principal seu tamanho reduzido e utilização específica dentro de ações, como o caso de vendas e geração de leads.

De forma responsiva, com uma comunicação prática e eficaz, e a partir da elaboração de formatos, dicas essenciais que potencializam a atenção do cliente, essas plataformas têm, cada vez mais, se transformado nas principais fontes de retenção de clientes.

Assim, para conseguir alcançar seus benefícios, é importante que negócios de fachada para loja saibam estruturar corretamente essa plataforma digital para trabalhar suas estratégias nelas.

No artigo de hoje, entenda mais sobre como os minisites têm atendido as necessidades de empresas, e de que forma é possível desenvolvê-los para obter o máximo impacto em vendas, tráfego, valorização de um negócio e melhor relevância nos buscadores.

 

Afinal, o que é um minisite?

Os minisites são como sites convencionais, com o diferencial de que possuem menos páginas e utilizam menos recursos de hospedagem e do servidor. Ou seja, pode ser o site institucional de seu negócio de modo otimizado, mas deve ser responsivo e seguro.

Em outras palavras, essa é uma forma de dispor dentro de um site tudo o que necessário, mais especificamente para uma estratégia específica feita por uma empresa.

Por exemplo, em uma campanha de venda de casas em um loteamento novo da cidade, uma imobiliária criou um minisite voltado especialmente para esse conteúdo e todas as informações que direcionam o cliente para uma ação rápida.

Neste sentido, na estrutura de um minisite podem ser encontradas informações relevantes sobre o que é o empreendimento, números de contato, dados sobre a empresa, entre outros.

Além disso, toda comunicação acontece por meio de ganchos rápidos, que entregam aquilo que o cliente deseja, de forma prática, bem acessível e disponibilizada na máxima usabilidade, indo direto ao ponto do que a empresa deseja, sem perda de tempo.

 

Formas de desenvolver um minisite

Como dito, o minisite tem como principal propósito otimizar a comunicação entre empresa e cliente, por meio de poucas páginas, com informações rápidas, bem determinadas e toda a estruturação de uma ação de venda ou qualquer outro tipo.

Para entendermos de maneira acentuada de que maneira é possível estruturar um bom minisite, a seguir, acompanhe algumas dicas:

 

1. Atenção à comunicação visual

A comunicação visual de um minisite é, sem dúvidas, uma de suas principais marcas, sendo parte de todo o seu sucesso. Geralmente, essas páginas tendem a ser bem projetadas, elaboradas a partir de ideias que tornem a plataforma de uma empresa um local exclusivo.

Dessa maneira, é essencial contar com a compreensão dos objetivos da ação na estrutura do minisite em relação à forma como o negócio se expressa visualmente.

Isso pode ajudar as equipes responsáveis pelo design a projetarem o formato mais adequado, aliando linguagem, texto e imagens que possam comunicar habilmente a ação de uma empresa de comunicação visual e fazer com que se tornem fiéis à estratégia.

 

2. Textos claros e curtos

Os textos são parte essencial da comunicação com o usuário em um minisite, visto que vão mostrar as ideias que a empresa está trazendo, mas principalmente vão explicar aos leitores tudo o que será necessário para fazer com que eles se engajem em uma ação.

Além de trabalhar gatilhos mentais que evoquem essas iniciativas, é interessante que as formas de comunicação prevaleçam em uma clareza e escrita curta e sucinta.

Isso garante não apenas uma coerência por parte da empresa, entregando por meio de sua comunicação o que é desejado, mas também se adequa à rapidez cada vez mais presente no comportamento dos consumidores e usuários online, que prezam por textos curtos.

 

3. Otimização da velocidade

Se dentro de um minisite o ideal são textos mais curtos, trabalhando em cima do que o usuário entende como necessário em uma experiência online, a rapidez também deve ser um ponto relevante em toda a plataforma, por meio da velocidade de carregamento.

Neste sentido, fica a cargo da empresa de fachada comercial moderna responsável pelo site em considerar a compra de hospedagem e de espaço extra para mídias.

Dessa forma, o minisite, com todas as suas mídias, textos e estruturas internas, não fica tão pesado e é capaz de carregar de forma rápida desejada pelo usuário. Se isso não for bem cuidado, a permanência no espaço será curta, pois a espera é pouca no ambiente online.

 

4. Máxima usabilidade

A usabilidade está atrelada às formas de experiência no site, bem como o caso do carregamento rápido. Neste contexto, outros pontos fazem sentido, e um dos principais é a adequação para um conteúdo que se disponha tanto mobile quanto em computadores.

A prevalência de pontos que evocam uma melhor experiência do cliente podem criar uma melhoria das expectativas em um minisite de escritório compartilhado coworking.

Uma boa dica é trabalhar conceitos relacionados à UX e UI, que envolvem experiências relacionadas à interface do site e todas as maneiras de conduzir uma pessoa em uma plataforma a encontrar uma solução, com a mesma facilidade de navegar em um celular. 

 

5. Aplicação de SEO

O Search Engine Optimization (SEO) é uma ferramenta que garante a otimização de palavras-chaves que tenham conexão com aquilo que a empresa oferece de informações relevantes de venda e conteúdo em seu endereço comercial virtual.

Ou seja, pontes podem ser determinadas em relação ao que o negócio mostra em seus conteúdos e aquilo que o usuário pesquisa nos principais mecanismos de pesquisa.

Dessa forma, o trabalho de SEO dentro de um site faz com que ele seja reconhecido pelos buscadores e, por intermédio deste, por seus futuros clientes, agregando maiores condições para vendas ou até mesmo para o aumento dos resultados relacionados ao tráfego.

 

Impactos positivos dessas ações

O minisite, quando bem estruturado, pode proporcionar condições essenciais de crescimento para as companhias, o que vem a ser importante para o desenvolvimento desta plataforma, especialmente como uma boa marca no mercado.

A seguir, conheça alguns desses pontos:

 

Vendas mais rápidas

Com um minisite bem estruturado, as vendas se tornam muito mais eficazes. Afinal, a principal ação do site, neste caso específico, passa a ser bem entendida pelo público, por meio de gatilhos, explicações bem feitas e uma comunicação visual convincente.

Para negócios que investem em anúncios e otimização por meio de palavras-chave, ter acesso a retornos financeiros de forma mais rápida pode gerar uma maior receita interna.

Além desse quesito, o negócio de treinamentos profissionais se torna muito mais valorizado no mercado, entendido como uma boa concorrência na área, sobretudo como um site de qualidade, que é capaz de gerar receita em tempo hábil.

 

Maior geração de leads

O minsite também pode ser extremamente útil para viabilizar uma maior e melhor geração de leads, estes, considerados clientes em potencial, que nem sempre são atrelados a desejos relacionados a compras, como o caso do aumento de uma audiência online.

Quase sempre, para que essa estratégia aconteça, a empresa de serviços de comunicação visual costuma a gerar um formulário no minisite com dados de:

 

  • Gênero;
  • Profissão;
  • Idade;
  • Localização.

 

Além disso, é bem possível que sejam entendidos meios de compreensão sobre um produto ou serviço disponibilizado. Assim, além de conseguir o contato de leads, o negócio consegue determinar seu nível de interesse e classificá-lo quanto a essa questão.

 

Aumento do tráfego e da relevância

O tráfego é algo que aumenta drasticamente com os resultados de um minisite. Dentro da internet, é importante saber que os site com maiores acessos, considerados eficientes pelos olhos de seus clientes, tendem a indicar uma maior relevância para as empresas.

Dessa maneira, outros pontos acabam sendo bem trabalhados, como é o caso do valor da empresa diante de concorrentes e até mesmo a indicação desta nos buscadores.

Assim, quando um cliente pesquisar por uma empresa de assessoria contábil, ele poderá acessar, nas primeiras posições, o minisite desenvolvido por um negócio do ramo.

 

Considerações finais

Atender às necessidades do público-alvo de uma empresa é uma das principais tarefas de um minisite, que tem em sua construção comunicações sucintas, diretas ao ponto e formalizadas em identidades visuais interessantes, em apenas uma página online.

Para colocar essa plataforma em prática, prezando pelos pontos apresentados no decorrer do artigo, é essencial que o negócio considere seus principais objetivos antes mesmo da concepção do projeto.

Dessa forma, torna-se mais simples colocar em prática a página única voltada a uma ação específica, com resultados bem alinhados, garantindo uma maior relevância online e também a conquista do retorno feito pelo usuário, quase sempre em compras.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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