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Monte uma proposta comercial com ênfase no digital em 7 passos

Uma proposta comercial nada mais é do que a oferta digital, escrita ou pessoal de um serviço ou produto, destinada para um cliente em específico.

Ela deve trazer as explicações detalhadas de tudo o que será feito, como será realizado e os valores envolvidos para a execução da venda do serviço ou produto.

A criação de uma nova proposta comercial, aumenta as possibilidades de fechamento de um negócio e de melhorar a relação com o cliente.

Entretanto, antes de fazer uma proposta comercial ao cliente, é necessário conhecer muito bem seus gostos e interesses, para aumentar as chances de obter sucesso na hora venda.

E mais ainda, saber o que não fazer na hora de montar e apresentar a sua proposta comercial.

 

A importância de conhecer o cliente

Fazer apenas a demonstração da eficiência de um produto ou serviço não é suficiente para conquistar um cliente na era do marketing digital, é preciso conhecê-lo bem para saber o que ele deseja ou precisa.

Se um cliente costuma comprar regularmente uma grande quantidade de saco de tecido para embalagem, por exemplo.

É provável que ele trabalhe fazendo vendas com isso, tendo isso em vista, a empresa pode oferecer descontos para o cliente colocar mais do seu produto.

Uma empresa que cria um marketing digital focado em prever as necessidades dos clientes, aumenta exponencialmente suas chances de ganhar a fidelidade do seu público.

Portanto, conhecendo eles, é possível montar e implementar estratégias muito eficientes de marketing, trazendo melhores resultados para a empresa. 

Uma empresa que presta serviços de limpeza de carpete residencial, por exemplo, precisaria conhecer o perfil de clientes que se interessaram pelos seus serviços.

O primeiro passo para isso é conhecer o perfil desse cliente em potencial por meio de algumas informações, como:

  • Idade;
  • Escolaridade;
  • Sexo;
  • Hobbies;
  • Ocupação;
  • Renda;
  • Onde mora.

Essa é a base para começar a conhecer as necessidades do seu público e buscar maneiras de supri-las oferecendo propostas comerciais bem elaboradas e chamativas.

 

Erros para evitar em propostas comerciais

Muitos vendedores e gestores sabem da importância, mas consideram montar esse tipo de documento difícil por ser muito burocrático. 

De fato é preciso muita dedicação para montar uma boa proposta comercial, mas a criação do documento de forma estratégica, é peça-chave para adquirir o sucesso de suas vendas.

Portanto, para aumentar ainda mais essas chances, existem alguns erros comuns quando um plano de negócio é criado que precisam ser evitados, são eles:

 

Demora no envio

É importante concluir sua proposta de negócio o mais rápido possível, a demora para o envio desta proposta pode ser uma oportunidade para os concorrentes mandarem as suas propostas mais rápido.

Principalmente, se o cliente em potencial precisar do serviço ou produto para resolver um problema com urgência.

 

Achar que a proposta já está aceita

É recomendado sempre ter o pensamento contrário e se colocar à disposição do cliente, para sanar qualquer dúvida que ele possa ter sobre a proposta.

 

Não explicar sobre os serviços prestados

Um dos erros mais comuns em um plano de negócios é não deixar bem claro e detalhado os produtos e serviços da empresa.

Quando for elaborar sua proposta comercial destaque que a empresa tem ótimos produtos e serviço para resolver os problemas que o cliente precisa resolver.

 

Não deixar a proposta clara

É importante manter sua proposta clara e objetiva para que a sua compreensão seja mais fácil.

Evite termos muito técnicos, palavras abreviadas e palavras estrangeiras, escolha palavras normalmente usadas no dia a dia das pessoas.

 

Passos para montar sua proposta comercial online

Sendo assim, conheça a seguir os 7 passos para montar uma boa proposta comercial online. Ela contém informações importantes, como o preço do serviço ou produto oferecido, benefícios de adquiri-los, entre outros elementos.

É importante ressaltar também a importância de criar um design agradável na apresentação da sua proposta comercial, alinhado com a identidade da empresa.

Siga esses 6 passos para montar uma proposta comercial eficiente para sua empresa, seja ela de manutenção de celular samsung ou venda de eletrônicos, são eles:

  1. Apresentação;
  2. Metodologia de trabalho;
  3. Vantagens em adquirir;
  4. Cases e depoimento de clientes;
  5. Meios de contato;
  6. Prazos, preços e formas de pagamento.

 

Dito isso, conheça mais os detalhes de cada uma dessas etapas a seguir:

 

1 – Apresentação

De maneira objetiva, liste todos os serviços ou produtos que a sua empresa está oferecendo. No exemplo mencionado acima é possível falar sobre conserto de celular tela quebrada.

Portanto, se a empresa incluir uma seção de portfólio, será possível apresentar detalhadamente todos os serviços e produtos que ela oferece.

Ter um portfólio para a apresentação de uma proposta comercial, ajuda a empresa em várias estratégias.

Uma empresa de vendas de divisórias, por exemplo, tem diversos produtos, e com um portfólio ela pode falar detalhadamente sobre eles.

Como, divisória em vidro temperado, divisória de eucatex, divisória de madeira, divisória de drywall, divisória de alumínio, entre outras.

 

2 – Metodologia de trabalho

Invista em uma proposta comercial objetiva, mostrando os pontos que serão executados pela empresa contratada. Assim o cliente saberá o que esperar. 

Caso tenha informações sobre trabalhos de apoio, por exemplo, meios de comunicação que serão usados, é preciso incluí-los nessa exata etapa da proposta.

Não deixe nada que pode ser visto como benefício para o cliente de fora e procure destacar bastante essas informações.

 

3 – Vantagens em adquirir

O foco dessa etapa é mostrar a capacidade da sua empresa em solucionar os problemas do seu cliente, mostrando as vantagens em adquirir seu produto ou serviço. Para isso:

  • Mostre que você conhece as necessidades do cliente;
  • Mostre como elas serão supridas;
  • Mostre o benefício de resolver seus problemas;
  • Mostre a boa escolha que ele fez indo até você.

Portanto, para que a empresa possa fazer isso ela precisa conhecer o cliente, processo já mencionado acima.

 

4 – Cases e depoimento de clientes

Provas como cases e depoimentos de clientes que já se beneficiaram com sua solução ajudam a eliminar dúvidas da eficácia do que você está vendendo.

Na sua proposta comercial, procure reservar um espaço dedicado inteiramente à colocação de dados que comprovam os bons resultados que sua solução gerou em situações semelhantes.

Não se esqueça dos depoimentos de clientes e de apresentar cases de sucesso que sejam parecidos de alguma forma com o problema do cliente para o qual a proposta está sendo feita.

Sendo assim, se está oferecendo um produto como tenda de casamento, por exemplo, busque feedbacks de depoimentos de pessoas que já compraram com você e tiveram experiências positivas.

5 – Meios de contato

Mesmo que o cliente já tenha o seu contato, é importante inserir informações relevantes como, e-mail, redes sociais, telefone e sede da empresa, se houver uma.

É importante mostrar para o cliente que você está disponível para tirar suas dúvidas sobre a proposta a qualquer hora.

Seja ela sobre mais detalhes da criação do algodão doce personalizado no copo ou da confecção de uma roupa para pet.

6 – Prazos, preços e formas de pagamento

Um dos dos mais importantes passos, é o momento que as empresas acham muito delicados, o prazo (se houver), preço e formas de pagamento.

Entretanto, esteja ciente de que o que você está oferecendo tem valor e que o preço é o justo a se pagar pelo seu trabalho.

Discorra sobre o valor de forma objetiva e clara, repasse cada etapa do seu trabalho e de um valor para ele, esclarecendo as informações necessárias.

Se na seção de apresentar seus produtos, tiver detalhes sobre o uso de lapidadora de vidro redondo, por exemplo, mostre todos os custos disso, e como ela será utilizada.

Adicionar a data de criação e validade da proposta também é importante para estabelecer limites de prazo para o andamento do plano.

Procure oferecer um período razoável, tanto para você quanto para o cliente, para ele estudar sua proposta e tomar a melhor decisão possível.

 

7 – Fechamento 

Por fim, no final da sua apresentação, fale brevemente sobre a sua empresa, para mostrar com quem o cliente está tratando.

E qual o pessoal da sua equipe que ficará encarregado de dar continuidade a parceria caso o negócio seja aceito pelo cliente.

 

Considerações finais

Sendo assim, na era digital, o que mais importa para os clientes é confiar nos produtos e serviços que eles contratam, para poder adquiri-los sem medo.

Para montar uma boa proposta comercial existem alguns erros que devem ser evitados, é importante conhecê-los bem para eles passarem bem longe da sua proposta.

Conhecendo bem seu público e evitando esses erros, fica muito mais fácil montar uma proposta comercial que vá deixar seus clientes interessados, o que aumentará as cabeças da sua proposta ser aceita.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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