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Naming: Descubra o que é e conheça 12 dicas para criar o nome de uma loja online

A fase de planejamento para iniciar um novo negócio digital envolve diversos detalhes, e um ponto-chave do negócio é o nome. Para isso, uma importante ferramenta é o naming, um método que envolve um conjunto de práticas para guiar uma decisão assertiva.

Essa tarefa estratégica tem grande influência sobre como será a experiência do consumidor com a marca, sendo comumente considerado desde o primeiro instante do contato.

O nome de um negócio pesa sobre a primeira impressão das pessoas, antes de qualquer outra informação.

Portanto, se está no processo de estruturação de um novo negócio, como um e-commerce de adesivo de vinil.

Assim como uma linha de produção para vendas online ou qualquer outro empreendimento, ou mesmo se apenas buscando mais conhecimento estratégico, esse texto é para você.  

Visto que trouxemos 12 dicas de naming, para auxiliar nesse momento tão crucial para o nascimento de uma marca, portanto, continue lendo e confira.

Construindo o nome do seu e-commerce

Seguindo uma metodologia desenvolvida exclusivamente para auxiliar os empreendedores nesse processo crucial, certamente você fará uma escolha que acarretará bons resultados. 

Para começarmos, tenha em mente que estamos falando do ponto central da identidade da sua empresa.

1. Olhe para seu objetivo

Antes de escolher o nome do seu negócio para um lindo cartão de visita pessoal,  o primeiro passo é ter seus objetivos, princípios, valores e propósitos muito claros.

Afinal, um nome deve comunicar a essência do seu negócio, aquilo que quer transmitir com a sua marca.

Aconselhamos fazer exercícios de brainstorm, dinâmicas que reúnem a equipe envolvida com o projeto para uma “tempestade de ideias”, literalmente.

Tome nota de tudo e aproveite essas reuniões, em um primeiro momento, as ideias podem não fazer sentido ou serem desconexas, mas talvez se analisadas de outros ângulos, podem trazer insights geniais.

Esse é um ótimo exercício para todo o desenvolvimento do Plano de Negócio de uma empresa, como uma assistencia tecnica LG smart TV, por um profissional empreendedor.

Sendo assim, atenção para não iniciar um negócio sem essa ferramenta-chave norteadora do projeto. 

Os riscos envolvidos se tornam potencialmente grandes quando não há o planejamento adequado.

2. Seja estratégico e não limite seu negócio

Nesse momento é importante ter um cuidado especial para não se limitar quanto às possíveis expansões futuras.

Seja pela criação de novas linhas de produtos ou mesmo pela ampliação dos serviços para outras localidades.

Fuja de nomes muito específicos e de expressões regionais, assim o seu e-commerce se mantém flexível para as possibilidades.

3. Seja criativo

Nesse momento de planejamento você não deve se limitar, exercite sua criatividade ao máximo, inspire-se e esteja aberto a novas ideias, como as seguintes: 

  • Desenvolva conceitos literais e figurativos;
  • Busque por sinônimos;
  • Considere palavras estrangeiras;
  • Considere palavras compostas;
  • Brinque com o som e com fonemas;
  • Teste prefixos e sufixos;
  • Teste alterações ortográficas;
  • Considere adicionar números;
  • Teste inversões.

Crie alternativas e visualize suas aplicações práticas, já imaginando como seriam as redes sociais do seu novo e-commerce que vende computador completo para gamers, para darmos um exemplo mais prático.

Imagine também as possibilidades de nomes em relação ao logotipo, a identidade visual e os demais detalhes. Quanto mais original e criativo você for, mais tem a ganhar.

4. Faça listas

Anote todas as possibilidades, crie listagens de pontos fortes e fracos, prós e contras, qualidades e diferenciais dos nomes que achar mais interessantes.

Pense nos adjetivos e associações possíveis. Com uma lista ficará bem mais fácil  visualizar os possíveis cenários, pesar as opções e tomar a melhor decisão.

5. Pesquise e use a tecnologia a seu favor

Até mesmo para auxiliar o processo criativo, as pesquisas são essenciais. 

Vários pontos que vamos citar a seguir envolvem uma pesquisa detalhada, o que evita margens para problemas.

Buscar os significados, e fazer uma busca no site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) com os possíveis nomes para uma gráfica online de digitalizacao 3D, ou para qualquer outra empresa, é essencial.

Além disso, a tecnologia pode ajudar muito, pois existem diversas ferramentas desenvolvidas exclusivamente para o naming, como sites geradores de nomes, por exemplo. Certamente muitas ideias aparecerão.

6. Use palavras-chave para potencializar o SEO

Em negócios digitais, o SEO (Search Engine Optimization), que podemos traduzir como Otimização para Mecanismos de Busca, é uma ferramenta essencial para garantir um posicionamento de destaque para uma empresa.

O uso de palavras-chave é um de seus focos principais. Mas, usá-las no nome não é uma regra, apenas uma dica que pode trazer muitas vantagens em relação às pesquisas em mecanismos como o Google ou Bing. 

Por exemplo, uma loja de camisa gola polo personalizada, posiciona-se organicamente mais fácil, tendo palavras como “polo” ou “moda” em seu nome. Essa dica vale para o slogan também.

7. Analise os concorrentes

Outra pesquisa que deve ser feita é um diagnóstico da concorrência, afinal nomes iguais são altamente prejudiciais para os negócios, e para ambas empresas.

Além de ferir os direitos de propriedade intelectual, portanto, tome cuidado.

Ao mesmo tempo, seus concorrentes podem ser uma exímia fonte de inspiração. Busque cases de sucesso em sua área, e aprenda com eles.

8. Conheça muito bem seu público-alvo

Ainda mais importante do que conhecer sua concorrência, é conhecer detalhadamente seu público-alvo.

Esse é o pilar central de seu Plano de Negócio, e obviamente, fará toda a diferença na escolha do nome de sua empresa.

Escolha um nome que combine com o consumidor, com sua realidade e com suas expectativas a respeito de seus produtos ou serviços.

Seguindo o exemplo anterior, pense em um nome para sua loja de camisa com logo bordado, que projete o valor do negócio, e crie uma conexão entre marca e público.

9. Prefira nomes curtos e simples

Escolher um nome mais simples facilita o engajamento do público. Cuidado com escolhas impronunciáveis e muito longas. 

Um nome curto também deixa o registro do domínio mais simples, além de ajudar na fixação na mente dos consumidores.

Considerar o uso de siglas, pode ser uma boa saída para quem está com dificuldades, pois é uma solução simples e fácil de memorizar, mas tenha muito cuidado quanto a sua originalidade. 

10.  Cuidado com as associações

As possíveis associações devem ser consideradas, uma vez que um risco comum é que o nome escolhido possa não transmitir a ideia que você esperava.

Pesquise sobre o significado dos termos em outros países e culturas, e evite erros de interpretação ou até mesmo conflitos. 

11. Peça a opinião do seu público

O foco do seu negócio deve ser o público, e pedir sua opinião é uma boa forma de fazer a melhor escolha para poder confeccionar um belo cartao de visita advogado, ou mesmo para guiar no design de sua página. 

Sendo assim, lembre-se de usar a tecnologia a seu favor, visto que existem diversas formas de fazer esse contato, como:

  • Formulários do Google;
  • Enquetes no Instagram;
  • Enquetes no Facebook;
  • Contato direto via WhatsApp;
  • Contato via email.

Além de valorizar o conceito de quem realmente importa, nesse processo você já inicia uma conexão e um diálogo com o público, e de uma ótima forma, ao mostrar que quer saber sua opinião.

12. Confira a disponibilidade de domínio

Para um negócio virtual, o domínio é tão importante quanto o próprio nome, afinal uma URL simples, intuitiva e de fácil digitação, garante um maior tráfego em sua página.

Existem ferramentas, como o site no qual você pode pesquisar a disponibilidade do domínio de seu interesse, a partir de uma lista de possibilidades. 

Outra opção para fazer a checagem de disponibilidade é o site de registros de domínios. Caso tenha dificuldades em relação ao domínio, uma dica é testar extensões alternativas ao  “.com.br”.

Considerações finais

Portanto, após essas 12 dicas de naming, uma estratégia desenvolvida por profissionais para auxiliar empreendedores nessa que é uma das decisões mais importantes.

Antes mesmo de uma empresa sair do papel, certamente esse será um processo mais simples.

Escolher um nome para o seu negócio digital é um momento estratégico, e sabemos que após essa leitura você já tem um excelente norte para as melhores escolhas.

Tome essa decisão com calma e tente não se pressionar, afinal, esse costuma ser um momento delicado para qualquer empreendedor.

É normal que fazer essa escolha leve um certo tempo, e é bem melhor que demore mais, mas seja realmente uma opção assertiva e que trará bons resultados, do que optar pela primeira coisa que vier à cabeça.  

Além disso, nesse artigo você também viu que utilizando a tecnologia, você já pode iniciar o relacionamento com seu público, então não perca essa oportunidade. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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