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Networking entre empresas: conheça as vantagens dessa prática

O networking entre empresas é uma estratégia fundamental para conseguir um melhor engajamento de sua marca no mercado, além de criar uma rede importante de contatos para uma série de atividades.

Muitas pessoas acreditam que o networking se resume a entregar cartões de visita e ter alguns contatos com profissionais relacionados com a sua área de atuação. Entretanto, o processo do networking é muito maior e mais funcional do que isso.

Por exemplo, um empreendedor de estrutura metálica tubular precisa que haja interesse para que um diálogo seja feito. Por isso, é preciso se fazer ouvido para conseguir apresentar um conteúdo diferenciado e aumentar seu networking.

A base de uma boa rede de contatos é a construção de relacionamentos. É identificar o que motiva as pessoas a querer saber mais sobre você, e agarrar as oportunidades de contato sempre que possível.

O importante é a via de mão dupla que este tipo de processo representa. Enquanto você conquista contatos profissionais vantajosos, você cria nestes contatos um sentimento de confiança, fazendo eles desejarem estar próximos de você.

O networking existe em diversos momentos e com diversas condições. Existem as interações físicas, como eventos, seminários e congressos, além de ações em conjunto entre as empresas. Mas os avanços da tecnologia criaram uma nova modalidade de networking, o virtual.

Aqui, é interessante pensar no relacionamento como uma ferramenta de engajamento, onde é possível manter contato constante, para evitar que alguém dentro de sua rede de contatos acabe caindo no esquecimento.

Uma empresa de confecção de adesivos personalizados, por exemplo, precisa de contato constante para apresentar suas novidades e conseguir converter novos clientes, com o apoio de um networking de qualidade.

As atividades relacionadas ao networking online são diversas, como algumas que citaremos:

  • Redes sociais;
  • Webinars e eventos online;
  • Videoconferências;
  • Trocas de e-mail.

O grande segredo de um bom networking é sua habilidade de contar histórias. Isso porque é através dessas histórias que você cativará as pessoas, fazendo-as se interessar em te procurar.

As histórias são poderosas ferramentas de vendas, tanto para negociações tradicionais quanto para contar sua história, bem como mostrar o quanto sua empresa tem a oferecer.

Isso porque a maioria das pessoas lembra muito mais de experiências e histórias do que de estatísticas sobre um empreendimento.

Qual a importância do networking?

O networking é uma rede de conexões que pode ser fundamental para sua empresa. Essa troca de experiência, muitas vezes, é proveitosa para ambos os lados, e você deve fortalecê-la sempre que possível.

Para manter sua rede sempre em ordem, é preciso pensar de forma proativa. Não espere a abordagem de alguém que você deseja inserir em sua rede de relacionamentos. Apresente-se e divulgue sua ideia, mostrando o interesse em interação.

Por exemplo, criar um folder de viagem exótica pode ser uma excelente ideia de uma agência para conseguir captar novas possibilidades de negócios.

Dessa forma, você acabará aumentando sua rede de contatos de forma orgânica, com muitas pessoas dispostas a trocar experiências com você.

Estamos o tempo todo realizando diversas ações. Isso significa que seu networking é muito mais do que um círculo social empresarial. Esse tipo de aproximação pode permitir a longo prazo muitas vantagens para ambos os lados.

Parcerias e projetos novos podem surgir de uma conversa com alguém de seu networking, ampliando ainda mais os conceitos das empresas envolvidas e trazendo novos profissionais para o círculo.

Todos os empresários querem um mesmo objetivo, os resultados. Para isso, é importante se aliar a outras empresas do mesmo nicho de mercado, principalmente para criar ações afirmativas e criar contatos relevantes e importantes.

Assim, toda vez que você apresentar uma proposta, seja fisicamente ou por meio da internet, com seu blog ou suas redes sociais, terá apoio de outros empreendedores para indicações e contato, caso seja do interesse de seu networking.

Por isso, é importante ter em mente que os relacionamentos nas redes sociais devem sempre ser benéficos. Isso fará você expandir seu conteúdo de forma natural e orgânica. Além disso, seu networking pode ajudar a conseguir investidores para seu projeto.

Se você tem uma empresa de produtos de higiene pessoal atacado, por exemplo, pode conseguir alavancar resultados muito melhores se tiver contatos que divulguem o trabalho.

Isso porque ao compartilhar seu conteúdo e dar o aval de qualidade, outras empresas estão possibilitando que suas próprias redes verifiquem o trabalho e compreendam que o investimento em você pode ser uma boa.

É importante ter um networking também porque, hoje em dia, é muito difícil realizar qualquer feito sozinho. Uma empresa que não procura por apoio acabará sendo engolida por gigantes do mercado, enquanto outra que possui um bom networking pode prosperar e crescer.

Quanto maior for seu networking, maior será a possibilidade de você apresentar seu conteúdo para novos clientes. Isso porque toda sua rede de contatos pode servir como uma forma de divulgar o seu trabalho.

Você pode, até mesmo, pegar uma sala de reunião para alugar para apresentar seus novos conteúdos a um público selecionado. Quanto maior o número de consumidores, mais fácil será manter o ritmo de trabalho e ampliar os processos de sua empresa.

Você também pode ser beneficiado com essa técnica. Isso porque o networking permite que você evolua sua marca pessoal. Claro, o foco ainda deve ser o crescimento da empresa como um todo.

Mas é muito comum encontrar em grandes corporações multinacionais a importância que seus líderes têm. Então quanto melhor você trabalhar sua imagem, maior será a imagem da empresa como um todo.

Isso acaba fazendo com que pessoas queiram fazer parte de sua empresa. Neste aspecto, o networking permite conhecer novos talentos, bem como aumentar seu time com profissionais qualificados e capacitados.

Mas como criar meu networking?

Embora conhecer pessoas seja muito importante para criar uma rede de contatos, o elemento principal deve ser você. Trabalhe para ser lembrado constantemente, e garanta que as pessoas conhecem você e sua empresa.

Apresenta suas novidades com relação a sua central de monitoramento CFTV, por exemplo, para os contatos corretos e tenha garantia de melhorar ainda mais suas vendas.

O networking funciona muito melhor quando recebe contatos diretos de pessoas interessadas no que você tem a oferecer. Algumas dicas podem ajudar ainda mais no processo de criação desta rede. Confira:

1.    Pro atividade

Para um empresário, a pro atividade é fundamental. Ela permitirá que você esteja sempre um passo à frente da concorrência, estimulando sua equipe e desenvolvendo cada vez mais trabalhos.

É importante fugir das armadilhas da reatividade. Uma pessoa reativa tende a somente reagir aos problemas quando eles aparecem, e nunca está à frente deles, pensando em soluções inovadoras.

Anote todas as possibilidades de problemas antes que eles aconteçam. Você pode ter um moleskine capa mole, por exemplo, com ideias de soluções que podem ser úteis no futuro, principalmente voltadas à gestão de crise.

2.    Especialização

Uma vez que você tem definido o nicho no qual sua empresa trabalha, é preciso demonstrar conhecimento especializado para se destacar dos demais.

Quando uma pessoa inicia uma rede de contatos, ela espera trocar conhecimentos e informações, então é preciso ter algo a oferecer para conseguir engajar um relacionamento profissional.

Se você não acrescentar algo, a relação entre seu networking pode acabar ficando maçante, afastando os profissionais da área e diminuindo as possibilidades de contato que você tem.

Uma boa forma de mostrar seu conteúdo é através de publicações, seja na internet, por meio de um site ou blog de sua empresa, ou nas redes sociais. A criação de conteúdo útil e de qualidade acaba passando um ar mais profissional para você.

Além disso, as pessoas começarão a identificá-lo como referência. Isso é fundamental para o crescimento de sua companhia, e fará com que muitas pessoas te procurem para iniciar relacionamentos de networking.

3.    Interesses em comum

Procure outros empresários com interesses em comum aos seus. Se você estiver em contato com pessoas com interesses diferentes, as trocas acabarão ficando muito limitadas, e acabarão não tendo um resultado muito adequado.

Por isso, é fundamental pensar em contatos de qualidade acima da quantidade, para conquistar trocas profundas e evolutivas.

Essas pessoas são profissionais qualificados em suas áreas, então é preciso que você tenha em retorno todo o desenvolvimento que está se propondo a entregar.

4.    Fuja do óbvio

Existem diversas empresas que trabalham em um mesmo setor. Todos os dias, novas marcas surgem para tentar gerar engajamento com o público. 

Portanto, para conseguir a atenção de pessoas relevantes e crescer ainda mais sua rede de contatos, é preciso sair do óbvio.

Sua escola de danças pode se especializar em aula de ballet criativa, por exemplo, apresentando novas possibilidades para qualquer interessado. Bem como pode criar um networking forte com outra escola da área.

Não é suficiente ser bom no que você faz. É preciso pensar de formas inovadoras e inteligentes, oferecendo conteúdos de qualidade e diferentes.

Considerações finais

Não aproveitar as vantagens de uma rede de contatos próspera é algo impensável para empreendedores nos dias de hoje. 

A sobrevivência no mercado depende de parcerias e trocas de informações relevantes. Por isso, mantenha sempre as portas abertas para ampliar sua rede de contatos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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