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Ninguém lê blogs no Brasil? Vale a pena ter um em 2022?

Os blogs são canais essenciais para as estratégias de marketing de qualquer tipo de negócio, principalmente para aqueles que querem obter os melhores resultados com o marketing de conteúdo.

Hoje em dia, vemos uma grande quantidade de publicações na internet provenientes de companhias dos mais variados segmentos. Por conta disso, alguns empreendedores se perguntam se devem ou não investir nessa plataforma.

Na verdade, essa é uma dúvida comum entre os profissionais que estão se iniciando no marketing digital, mas que desejam trabalhar com estratégias que aumentem a visibilidade da marca.

Em primeiro lugar, é preciso entender que o consumidor moderno está muito exigente e em constante busca por informação, antes de consumir qualquer tipo de produto ou serviço.

Para levar materiais de valor para as pessoas, é necessário usar um canal adequado, que neste caso, é o blog, e ele traz benefícios para as estratégias de marketing e para o site institucional.

Pensando nisso, neste artigo vamos apresentar a definição de blog, quais são os impactos positivos que esse canal traz para as empresas, como a produção de conteúdos aumenta o ranqueamento do site e por que investir em um no ano de 2022. Acompanhe!

 

Qual é o conceito de blog?

Um blog nada mais é do que uma página na internet, utilizada para publicar conteúdos em diferentes formatos, como:

  • Textos;
  • Áudios;
  • Vídeos;
  • Imagens.

Em outras palavras, é como se fosse uma biblioteca onde é possível falar sobre diversos temas e o leitor pode escolher aquilo que mais lhe interessa.

Para as empresas, como uma especializada em automação empresarial, o blog é o canal mais apropriado para veicular as estratégias de marketing de conteúdo, visto que ele traz muitos benefícios para as organizações.

 

Vantagens do blog para as empresas

A maioria das empresas brasileiras fazem publicações em blogs porque sabem que esta é uma excelente estratégia. Essas organizações, por sua vez, conseguem quase 4 vezes mais visitas em seu site do que aquelas que não possuem um blog.

Além de aumentar as visitas no site, o blog traz muitas outras vantagens para as marcas, e dentre as que mais se destacam estão:

 

1 – Melhora o relacionamento com o público

Mesmo que o seu negócio tenha uma boa cartela de clientes, ele precisa ter um blog para se relacionar melhor com os consumidores e conseguir fidelizá-los.

Ao passo que os consumidores acompanham seus conteúdos no blog, a marca consegue se estabelecer na mente deles. Quando chegar o momento de se decidir pela compra, com certeza eles vão se lembrar da empresa.

 

2 – Aumenta a quantidade de clientes

Quando se estabelece um relacionamento positivo com os consumidores e entrega aquilo que eles procuram sem cobrar nada por isso, certamente há uma maior conquista de um número extenso de clientes.

Portanto, sempre considere que os visitantes do blog de uma empresa de totens personalizados estão interessados naquilo que ela tem a oferecer.

Esse canal aumenta a possibilidade de esclarecer as dúvidas das pessoas, cria relação de gratidão e faz com que elas se sintam mais abertas a fazer negócio com sua companhia.

 

3 – Tem baixo custo

Não é preciso investir muito para começar o blog da sua marca, pois existem plataformas gratuitas e que são muito fáceis de gerenciar.

O WordPress, por exemplo, é bastante intuitivo e usado por empresas dos mais variados portes e segmentos.

Se você mesmo produzir os conteúdos, vai economizar mais ainda, pois não será necessário contar com o trabalho de outro profissional, além de poder divulgar os materiais gratuitamente em plataformas como as redes sociais.

 

4 – Aumenta a visibilidade da marca

Ao criar um blog, tudo o que será preciso fazer é garantir materiais de qualidade e divulgar a plataforma.

Para isso, uma empresa especializada em contabilidade pode fazer anúncios no Google Ads, trabalhar com e-mail marketing, investir em estratégias de posicionamento orgânico, divulgar o canal nas redes sociais, entre outros.

Tenha em mente que, quanto mais seus artigos forem vistos, mais pessoas vão conhecer a sua empresa e o que ela oferece.

A marca também será conhecida por disponibilizar materiais valiosos e que levam informações úteis para a audiência.

 

Impactos positivos da criação de conteúdo

O blog é o canal onde serão veiculados os conteúdos produzidos, e eles são embasados na estratégia de marketing de conteúdo, uma das mais importantes dentro do marketing digital.

A criação desses materiais pode trazer muitos benefícios para o site institucional e para o engajamento do público com a plataforma, e dentre os que mais se destacam estão:

 

Aumento do tráfego do site

Quase 100% dos usuários da internet utilizam o Google para pesquisar alguma informação, por isso, o site da sua empresa é a principal porta de entrada para conquistar novos clientes, e é o Google que vai levá-los até lá.

Quando uma empresa especializada em sala comercial para alugar produz conteúdos de boa qualidade e relevância, faz com que seu site seja facilmente encontrado pelas pessoas.

Uma prova disso é que as empresas que investem nas estratégias de marketing de conteúdo têm 4 vezes mais chances de atrair visitas para o site. Quanto mais visitantes em sua plataforma, mais oportunidades de vendas.

 

Aumenta o engajamento com a marca

O engajamento com a marca é a melhor forma de construir um relacionamento mais próximo e constante com pessoas realmente interessadas nos produtos e serviços da organização.

Ao produzir materiais de qualidade, é possível aumentar a interação das pessoas, o que leva a um engajamento maior. Consequentemente, o negócio conquista clientes mais fiéis que vão recomendá-lo a outras pessoas.

 

Gerar brand awareness

Assim como no caso dos folders empresariais, a produção de conteúdo faz com que mais pessoas conheçam a marca e o que ela tem a oferecer.

Uma das principais características do consumidor moderno é que ele tende a comprar com empresas que lhe são familiares.

Um visitante assíduo do seu blog vai preferir comprar com você do que com seu concorrente, isso porque ele já conhece sua empresa e já foi ajudado por ela muitas vezes, por meio dos conteúdos.

 

Educa o seu mercado

Não é raro encontrar pessoas que não entendem muito bem o mercado de algumas empresas e para que servem os produtos e serviços oferecidos por elas.

Se este for o seu caso, saiba que a produção de conteúdos responde às principais dúvidas dos clientes e ensina a eles tudo o que precisam para embasar a decisão de compra.

Mas não se esqueça de fazer como uma gráfica especializada em agenda escolar personalizada, e garantir a qualidade dos materiais.

Eles quebram objeções e conquistam clientes mais satisfeitos por promover compras conscientes e bem pensadas.

 

Aumenta as vendas

O objetivo da produção de conteúdo não é gerar vendas, entretanto, é por meio desses materiais que a organização guia os leads durante o processo de compra e os prepara melhor para a tomada de decisão.

No entanto, para que seus conteúdos realmente sejam capazes de aumentar as vendas, é imprescindível fazer um bom planejamento das publicações.

 

Ajuda a gerar mais leads

Alguns gestores cometem o erro de acreditar que só precisam aumentar a quantidade de visitas no site ou blog. É claro que isso é importante, mas se não criar conteúdo de qualidade, não é possível transformá-los em potenciais clientes.

Gerar leads é o principal objetivo de qualquer empresa, como uma agência de comunicação visual. Aqui, o marketing de conteúdo é que transforma seus visitantes em clientes em potencial.

Isso é possível porque estamos falando de uma estratégia sólida, que traz resultados de longo prazo, aumenta o tráfego e gera leads mesmo quando não produz conteúdos regularmente.

 

Reduz o Custo de Aquisição de Clientes

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) diz respeito ao quanto uma empresa investe em marketing e vendas para conseguir um cliente novo.

Mas se você focar em mídias pagas, essa métrica vai subir, o que significa que atrair novos clientes está ficando muito caro.

Por outro lado, ao trabalhar com criação de conteúdos, uma empresa de coffee break corporativo responde às dúvidas de todos os seus clientes, gerando mais oportunidades de vendas.

Tanto é que os materiais gerados nessa estratégia também podem ser usados para treinar os vendedores, construir autoridade de mercado e converter uma quantidade maior de leads.

 

Conclusões finais

O blog, sem dúvidas, ainda é um canal promissor e fundamental para as empresas, uma vez que veicula a produção de conteúdos, sendo esta uma das principais estratégias do marketing digital.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre as vantagens que essa plataforma pode trazer, além de todos os benefícios que a produção de materiais ricos e valiosos tem a oferecer para o ano de 2022.

Por meio dela, seu negócio vai fazer a diferença no mercado e se tornar a marca preferida entre os consumidores.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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