INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

O que é Business Analytics e qual é sua funcionalidade para os negócios?

O Business Analytics é mais uma ferramenta que veio para facilitar a vida das empresas, pois a tecnologia evolui constantemente, o que representa um desafio para as organizações responderem a tantas mudanças e manterem a competitividade.

Nesse cenário, cabe às organizações desenvolverem habilidades e competências que possibilitem a permanência no mercado, sempre à frente dos concorrentes.

Dentre todas as ferramentas que podem ser utilizadas para isso está o Business Analytics. 

Por meio dele, a companhia consegue explorar dados e fazer análises precisas sobre o próprio negócio.

Pode ser utilizado por qualquer tamanho ou tipo de negócio, e essa ferramenta ajuda a avaliar as tendências e conhecer características da empresa.

Com a evolução da tecnologia, as organizações são orientadas por dados, ou seja, elas não investem ou realizam qualquer tipo de ação, se não reunirem dados concretos que norteiam as estratégias.

Para ter acesso a informações privilegiadas, é necessário contar com a ferramenta certa. Mas, se você não entende muito sobre o assunto, não tem problema.

Neste artigo, vamos explicar o que é Business Analytics, qual a diferença entre ele e o Business Intelligence, falar sobre sua funcionalidade e mostrar os seus benefícios. 

 

Entenda o conceito de Business Analytics

Business Analytics, também conhecido como análise de negócios, é uma estratégia que tem como objetivo analisar dados da empresa e utilizá-los para as tomadas de decisão.

No entanto, não se trata apenas de uma mera coleta e análise de dados. 

O objetivo deste trabalho é entender por que a empresa atingiu determinado resultado, e com isso determinar os próximos passos.

Em outras palavras, uma empresa de comunicação visual vai agir depois que interpretar os dados e entender o cenário em que está incluída.

Dentre as principais características do Business Analytics (BA) estão otimização, velocidade e entrega de resultados.

Ao ser utilizado, o BA emite relatórios, entrega nas ações qualitativas e quantitativas, além de abordar outros elementos que ajudam a explorar, de maneira profunda, os dados coletados.

Por conta de suas características e funções, muitas pessoas confundem o Business Analytics com o Business Intelligence (BI), entretanto, é fundamental conhecer suas diferenças.

O BA é considerado uma evolução do BI, com o objetivo de aprimorar e desenvolver técnicas e métricas. 

Entretanto, isso não significa que o Business Intelligence esteja ultrapassado ou que tenha se tornado obsoleto.

Na verdade, estamos falando sobre metodologias distintas, pois ou BI auxilia os gestores quanto ao planejamento e elaboração de estratégias. Ele é ainda mais importante quando a empresa não tem um ponto de partida.

Por outro lado, o BA é um pouco mais abrangente e envolve análise de estatísticas e outros tipos de recursos.

Em vista disso, podemos dizer que uma empresa de construção de fachada comercial moderna utiliza o BI para estruturar um sistema de métricas e analisar dados.

Mas, ela também pode utilizar o BA como uma ferramenta aprofundada, que tem como base várias informações que ajudam a criar outros tipos de abordagens.

A maioria das empresas de hoje se baseia em análises para crescer, e elas conseguem utilizar o Business Analytics para diferentes necessidades, como:

  • Obter informações confiáveis;
  • Avaliar a concorrência;
  • Conhecer o histórico do negócio;
  • Reduzir falhas e erros.

Essas e outras possibilidades são alcançáveis por conta das funcionalidades do BA. 

 

Funcionalidades do Business Analytics

As funcionalidades do BA estão relacionadas à maneira como ele é estruturado pela organização, e isso depende das seguintes práticas:

 

Saber quais são as necessidades da corporação

É fundamental identificar quais são os problemas que precisam ser resolvidos e os processos que devem ser melhorados dentro da empresa.

Procure identificar os dados que você já tem disponíveis, de que maneira eles podem ser utilizados e se são o suficiente.

Os dados que uma empresa especializada em fachada para loja vai utilizar devem ser fornecidos pelos setores interessados, além de colaboradores que conhecem os processos internos.

 

Analisar as informações

Durante a análise dos dados, a organização filtra as informações coletadas, para que possa combinar as variáveis e criar um conjunto de dados.

De início, é importante encontrar padrões mais generalizados e ideias que possam ser colocadas em prática e trazer um direcionamento para o negócio.

Por meio de métodos de análise estatística, a organização deve buscar fatores que estão relacionados com a variável de destino.

Também é importante executar uma análise de regressão, que ajude a identificar previsões, de maneira mais simples e rápida.

 

Prever as probabilidades

Uma das principais características do Business Analytics é o fato de que ele é mais baseado em ações. 

Por conta disso, uma empresa de assessoria contábil precisa modelar as informações que coletou, aplicando técnicas preditivas.

Entre essas técnicas temos árvores de decisão, regressão logística e redes neurais. 

Por meio delas, é possível revelar padrões e desenvolver insights que ajudem a identificar dados ocultos das variáveis mais importantes.

É dessa forma que você vai comparar os valores preditivos com os resultados reais, e assim calcular os possíveis erros.

 

Solucionar os problemas

Depois de fazer uma análise nas variáveis, a organização pode trabalhar na criação de hipóteses futuras. 

Com base nas metas que foram definidas pelo gestor, conseguimos encontrar uma solução, sem desconsiderar as restrições e limitações.

Trabalhando com o BA em sua sala privativa coworking, a solução escolhida deve ser aquela que apresenta o menor erro e que possui metas alinhadas aos objetivos estratégicos.

 

Momento de decisões

Depois de levantar todas as informações e criar os cenários hipotéticos é que os gestores vão se basear para tomar decisões. 

Com isso, eles conseguem evitar erros, visto que todas as variáveis foram testadas.

Além dessas funcionalidades, o Business Analytics traz muitos benefícios para os negócios. Vamos mostrar alguns deles no próximo tópico.

 

Bonanças do Business Analytics

De acordo com uma pesquisa realizada, é cada vez maior o número de empresas que investem em estratégias, como o Business Analytics para crescer em seu mercado de atuação.

Ele pode ser utilizado por qualquer tamanho de empresa, desde uma multinacional até um pequeno negócio que funciona em um escritório compartilhado coworking.

A partir do uso dessa ferramenta, a organização consegue fazer uma avaliação completa de sua concorrência. Também vai conhecer melhor o seu próprio histórico e ter acesso a informações confiáveis.

Essa metodologia também traz mais agilidade nos planejamentos, auxilia na elaboração de processos estratégicos, melhora a organização deles, reduz erros e falhas, além de diminuir a duplicação de tarefas e retrabalho.

O BA também ajuda a reduzir os custos, otimiza as estratégias de marketing digital, tornando-as mais personalizadas, além de melhorar as perspectivas de crescimento, tendo como base informações concretas para o negócio.

Uma empresa especializada em endereço comercial virtual, ao trabalhar com o Business Analytics, também tem como vantagem o custo-benefício oferecido por esse método.

As despesas provenientes de contratação de profissionais capacitados para a aplicação da metodologia, bem como a utilização de ferramentas necessárias são variáveis.

Mesmo assim, são valores plenamente acessíveis para qualquer tipo de negócio, e o investimento traz excelentes retornos.

Sem falar no fato de que o uso do BA juntamente com o Business Intelligence ou até mesmo com Big Data torna a análise de dados muito mais eficiente.

Nesse sentido, a utilização desse recurso, juntamente com o BI e o big data pode e deve ser implementado para melhorar o planejamento estratégico de qualquer tipo de negócio.

Para qualquer organização, como no caso de uma gráfica especializada em folders empresariais, a primeira coisa a se fazer é coletar e analisar os dados, pois são eles que vão embasar a tomada de decisão.

Se a empresa pretende colocar em prática grandes mudanças, independentemente do setor ou do objetivo, o Business Analytics se torna ainda mais indispensável.

É preciso levar em conta que estamos inseridos na era digital, portanto, é fundamental contar com ferramentas que ajudam a coletar dados, para que a empresa possa entender um pouco mais sobre ela mesma.

As tomadas de decisão são muito mais assertivas, algo fundamental para o crescimento e o sucesso de qualquer corporação.

 

Conclusão

Em resumo, o Business Analytics é uma ferramenta fundamental para estruturar as estratégias de avaliação e mensuração de informações. 

Ao implementá-lo em um negócio, fica muito mais fácil alcançar os objetivos e obter bons resultados.

Tudo isso é feito de maneira ágil e com menos custos, dois objetivos muito comuns dentro de qualquer empresa.

Ao mesmo tempo em que você melhora os resultados da companhia, ela deixa de investir grandes quantias, visto que suas decisões são todas embasadas em dados concretos.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o conceito de Business Analytics, suas funcionalidades e todos os benefícios que ele pode trazer para os negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.