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O que é Call To Action e como usar no seu site

Call to Action (CTA) é uma estratégia muito usada pelas empresas entre as suas principais ações de Marketing Digital. Mas apesar de ser bastante comum, algumas pessoas ainda não sabem o que é ou para quê serve.

A maneira de consumir produtos e serviços sofre diversas mudanças, e hoje o consumidor tem acesso a muitas empresas para comprar o que precisa. Mas ele vai escolher aquela que conquistá-lo primeiro.

Para isso, as marcas lançam mão de diferentes estratégias para que possam atrair o público para si, capturar lead e levar esses potenciais clientes a realizar alguma ação que favoreça toda uma estratégia.

Só que, para isso, é preciso convencê-lo, e o CTA tem exatamente essa função. Só que para que ele funcione, é fundamental saber usá-lo adequadamente, pois isso não deve ser feito de qualquer forma.

Essa estratégia não só ajuda a empresa a conseguir uma ação desejada do lead, como também traz muitos benefícios para a marca.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre o que é Call to Action, suas vantagens e como deve ser utilizado pelas empresas de diversos tamanhos e segmentos. Acompanhe!

O que é CTA?

CTA é uma sigla para Call to Action, que é uma chamada (visual ou textual), que faz com que o visitante de uma página realize uma ação.

É uma ferramenta importante para que a empresa consiga promover suas ofertas de Marketing Digital e gerar leads. Por isso é fundamental escolher o tipo certo de CTA.

Alguns dos mais usados são links que direcionam para um post relacionado. Ou seja, pode ser a oferta de material rico ou direcionar o leitor para uma landing page.

Independentemente de qual seja a escolha, é importante que o Call to Action leve o lead para a próxima etapa do funil de vendas.

Uma escola que ofereça curso transporte coletivo de passageiros, por exemplo, pode ter dúvidas sobre a postagem certa para um e-book tão bem produzido, ou então qual assunto o visitante quer ler, dentre outras questões.

Para isso, é necessário saber em que estágio do funil está o lead, conhecer bem a persona e seu nível de conhecimento sobre o assunto. A partir disso é possível escolher o formato ideal de Call to Action.

Vantagens do CTA

Nenhuma ação dentro do Marketing Digital é feita sem um propósito e sem pensar nos benefícios que ela pode trazer para uma empresa. E com o CTA não é diferente.

Essa estratégia não foi criada apenas para enfeitar uma landing page ou para que uma clínica de raio x cachorro tente a sorte. Seu objetivo é converter visitantes em leads, certo? A partir dessa conversão, a empresa tem acesso a vantagens como:

1 – Aumenta o número de potenciais clientes

Se o Call to Action faz a conversão de visitantes em leads, então a empresa passa a ter acesso a um número maior de potenciais clientes, ou seja, pessoas que realmente tenham interesse em adquirir o que ela vende.

São chamados de “potenciais clientes” porque eles demonstraram certo grau de interesse ao clicar no link do CTA. A partir disso, a marca tem um contato valioso que pode se transformar em cliente.

2 – Melhora a credibilidade da marca

Vamos supor que uma pessoa está navegando no site de uma clínica veterinária, a fim de obter informações sobre castração cadelas

Nós sabemos que os pets são muito importantes para cada pessoa, certo? Então antes de levar o animal a qualquer clínica, a pessoa quer confiar nela.

Quando esse visitante do site clica no CTA que orienta ele a fazer seu cadastro para receber um e-book sobre o assunto, ele terá acesso a um material rico que trará todas as informações que ele precisa.

A partir disso, ele começa a perceber que a clínica entende e domina o que faz, transformando-se em autoridade no assunto para aquele visitante.

Isso aumenta a confiança dele e, consequentemente, a credibilidade da clínica. O cliente vai se sentir seguro em levar seu animal até lá, seja para castrar ou para realizar qualquer tipo de procedimento.

3 – Melhora o funil de vendas

O funil de vendas é todo o processo de compra pelo qual o lead passa antes de realizar uma compra. O Call to Action é tão importante para o funil que cada etapa deve ser considerada antes de criar o botão de chamada para a ação.

Logo, ao criar um CTA apropriado para aquele lead que está no topo do funil, se informando um pouco mais sobre desengraxante industrial, por exemplo, a marca consegue levá-lo para a segunda etapa e aproximá-lo um pouco mais da venda.

4 – Melhora o fluxo de vendas

A mesma situação acontece para aqueles que já estão no fundo do funil, pois são leads qualificados prestes a comprar. 

Nesse momento, essas pessoas estão decidindo qual é a melhor opção de empresa para comprar aquilo que desejam.

Um CTA bem elaborado ajuda a convencer o cliente e influencia positivamente em sua decisão. Portanto, ele é fundamental para melhorar o fluxo de vendas.

Como usar o Call to Action para captar leads

Apesar do botão de Call to Action servir para diversas situações, como o fluxo de vendas e funil, nosso foco aqui é ensinar você a usá-lo para capturar leads e iniciar o processo de venda.

Para atrair o lead e levá-lo a realizar determinada ação, é necessário passar por algumas etapas da criação de CTA, tais como:

1 – Conhecer a persona da postagem

Para quem a postagem está sendo direcionado? Sim, a postagem, porque o botão de CTA precisa estar atrelado à uma publicação, quando o assunto é atrair o lead.

Por exemplo, a persona de um conteúdo sobre régua de tomadas para rack provavelmente é uma dona de casa ou é alguém que esteja fazendo algumas melhorias em uma residência.

Dessa forma, a empresa precisa criar conteúdos relacionados a esse produto e outros assuntos que sejam do interesse dessas pessoas. E para conhecer melhor a persona, é importante saber:

  • Seus interesses;
  • Suas necessidades;
  • Suas dúvidas;
  • Seus problemas.

2 – Escolher o objetivo do CTA

Se o Call to Action nada mais é do que uma sugestão para o usuário realizar uma ação desejada pela empresa, ele vai atender aos objetivos do negócio. 

Dentre as principais ações que atraem o potencial cliente estão:

Inscrever-se em uma newsletter

Quando o usuário se inscreve em uma newsletter sobre filtro de mangas, por exemplo, ele avança no funil de vendas, pois demonstrou interesse no produto.

Para estimular essa ação, a empresa pode colocar uma barra lateral em todas as páginas do site. Ou, ainda, pode ser feita uma sugestão no fim do texto.

Ofertar e-book

O e-book é um excelente formato de conteúdo que aprofunda um assunto e educa os potenciais clientes. Mesmo que seja só uma curiosidade, esse tipo de material mostra que determinada marca entende o que faz e oferece boas soluções.

Por ter qualidade e oferecer conhecimento, o e-book torna-se muito chamativo para os usuários, atraindo ainda mais leads para a marca.

Promover webinários

O webinário (ou webinar) é um seminário online em vídeo, que pode ser gravado ou ao vivo e que, em muitos casos, permite a interação da audiência via chat.

Por ser um excelente formato de conteúdo, é uma das melhores estratégias para atração e qualificação de leads.

Por exemplo, uma clínica pode fazer um webinar sobre proveta de vidro para esclarecer as principais dúvidas sobre este assunto para aquelas pessoas que estão pensando em procedimentos que envolvam o material.

Para divulgar o evento online, a empresa pode usar seu próprio site e também as redes sociais.

Cursos

Outro tipo de conteúdo que atrai pessoas e facilita na captura de leads são cursos gratuitos. 

Por exemplo, uma empresa de laudo spda pode oferecer um curso sobre o assunto para síndicos de condomínios e pessoas que estão construindo imóveis.

É importante considerar a possibilidade de oferecer esse curso com vídeos explicativos e não apenas materiais escritos. Isso aumenta a compreensão do público e, consequentemente, o seu interesse.

Conclusão

O Call to Action determina a ação que você quer que o seu cliente ou potencial cliente realize. Além disso, o CTA também é fundamental para as estratégias de captação de leads.

Para isso, é essencial oferecer conteúdos de qualidade que estimulem o visitante a realizar outras ações. Esses materiais criam uma relação de confiança com eles, que percebem que a empresa está interessada em solucionar seu problema.

Levar informação aos visitantes é a melhor maneira de demonstrar a qualidade e a capacidade que a marca tem de resolver seus problemas, atraindo-os e criando novas possibilidades de negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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