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O que é market share?

Market share pode ser traduzido como “quota de mercado”, e trata-se da porcentagem de relevância de uma empresa diante dos competidores no mercado em que ela atua. 

Suas medidas podem dizer respeito do valor de mercado, volume de vendas, a fatia de público que prefere a marca, entre outras informações.

Mesmo que uma empresa seja extremamente inovadora, ainda assim terá concorrentes, e todos estão disputando por um espaço maior em seu segmento.

A participação de cada um é conhecida como market share, e representa várias particularidades, como a porção do público que a companhia conquistou, e que costuma ser proporcional à receita gerada por essa fatia de mercado.

Embora seja muito importante, alguns gestores e empreendedores não compreendem seu conceito, como fazer o cálculo e a importância desse assunto para os negócios. Contudo, tendo em vista a concorrência acirrada, ter acesso a essas informações é imprescindível.

Isso pode ajudar a obter insights de como melhorar as estratégias de marketing e até mesmo os processos internos, garantindo que o negócio conquiste uma parcela maior do mercado em que atua.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de market share, como calculá-lo e a importância de saber um pouco mais sobre esse indicativo. Confira!

 

Market share: do que se trata?

Uma empresa pode entender como está a sua participação no mercado de diversas maneiras, e independentemente de qual seja o parâmetro que ela utiliza, a porcentagem mostra o quanto ela se sobressai perante os concorrentes.

Imagine que o segmento onde o seu negócio atua seja uma pizza, seu market share é uma fatia dela, que representa as pessoas que consomem seus produtos e serviços.

Por exemplo, no caso de um fabricante de balcão promocional, podemos dizer que isso se trata da penetração da marca, sendo algo muito importante para avaliar e planejar as estratégias de marketing que são trabalhadas.

Essa ferramenta também ajuda a avaliar a porção de mercado, tendo como base o ponto de vista do volume de vendas e do número de usuários, como no caso de empresas que atuam na indústria de ativos digitais.

O market share ainda demonstra o tamanho da operação de uma organização em comparação aos seus concorrentes. É importante obter esses dados porque eles estão diretamente relacionados ao valor da marca.

Para entender um pouco mais esse conceito, vamos usar como exemplo os buscadores da internet. Enquanto o Google detém uma fatia de mercado de 92%, o Bing é usado por apenas 3% dos usuários, e o Yahoo!, por 2%.

Com base nessas informações, dá para ter uma ideia da importância do Google nos dias de hoje, e muitas empresas conseguem o mesmo feito em seus mercados.

 

Como calcular o market share?

Existem três maneiras de calcular esse indicador, e para ficar mais claro, vamos falar sobre cada uma separadamente. São elas:

 

1 – Valor de mercado

Para calcular o valor de mercado, é necessário usar a seguinte fórmula: market share = valor de mercado da empresa / valor de mercado total das empresas mais relevantes.

Supondo que uma construtora de escritórios compartilhados seja avaliada em 100 milhões, e existem apenas mais 4 concorrentes, que são cotados em 50 milhões cada, a conta é a seguinte:

100 / (100 + 50 + 50 + 50 + 50) = 100 / 300 = 0,33 = 33%.

 

2 – Faturamento

Para calcular o market share levando em conta o faturamento, é necessário dividir a receita da empresa pela receita total do setor no período. A fórmula usada é a seguinte:

Market share = receita da empresa / receita total das empresas mais relevantes

No entanto, dependendo do mercado ao qual a companhia pertence, é muito difícil obter essa informação, portanto, a conta pode ser baseada em estimativas ou embasada em estudos, para calcular da maneira mais minimamente precisa.

 

3 – Público-alvo

Se uma empresa com fachada de loja feminina deseja saber o público que consome seus produtos, precisa cruzar as informações internas de sua base de clientes com estudos demográficos disponibilizados por órgãos como o IBGE.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística disponibiliza informações que ajudam a ter uma noção aproximada do market share do negócio.

Vamos usar como exemplo essa loja de cosméticos, que tem como foco mulheres entre 18 e 30 anos, e que atua em uma cidade com cerca de 100 mil mulheres dentro dessa faixa etária.

Se em sua base de clientes existem 8 mil cadastradas, o número pode ser dividido pelo número de potenciais consumidoras, para chegar ao resultado de 8%. O cálculo usado é o seguinte: 10.000 / 100.000 = 0,08 = 8%.

Ou seja: Market share = Clientes conquistadas pela empresa / potenciais clientes na região onde a organização atua.

 

Importância de calcular o market share

Um fabricante de pasta catálogo personalizada precisa acompanhar esse indicador porque ele aumenta e diminui com o passar do tempo, e suas informações dão um indicativo em relação às campanhas de marketing e planejamento estratégico.

Ou seja, ele mostra se essas ações estão trazendo os efeitos desejados ou não. Quando esse indicador aumenta é um bom sinal, ao mesmo tempo em que a diminuição pode significar uma pressão maior por parte dos concorrentes.

Fazer esse tipo de análise ajuda a entender como está a organização, considerando todo o segmento formado por empresas que atuam no mesmo setor.

Avaliar o crescimento apenas por meio dos indicadores internos, como no caso do aumento de lucro líquido entre um mês e outro, serve como comparação para os resultados da própria empresa.

Examinar e calcular o market share frequentemente ajuda a encontrar incentivos focados nas metas da corporação e oferece ideias para a criação de novos objetivos.

Além disso, um fabricante de jogos pedagógicos alfabetização recebe um estímulo para gerar novas oportunidades e identificar quais são as fraquezas do negócio.

Corporações que possuem uma participação maior no mercado obtêm inúmeras vantagens competitivas por meio desse indicador, como o aumento do poder de negociação com os fornecedores e mais credibilidade para parcerias.

 

Dicas para aumentar a participação de mercado

Se você fez a análise e não obteve o resultado satisfatório, pode trabalhar em algumas estratégias para aumentar o market share do seu negócio. São elas:

 

Focar no relacionamento com o cliente

Ter um bom relacionamento com o cliente é interessante para todas as áreas de uma empresa, e uma das maneiras de fazer isso é fornecendo um bom atendimento e um pós-venda que mostre que o seu negócio valoriza os consumidores.

Assim, uma gráfica de banner infantil personalizado consegue fidelizar aqueles que já compram com ela, e ainda fazer com que esses clientes indiquem seus serviços para os outros.

Isso é essencial porque o consumidor sempre preferiu comprar de empresas indicadas, afinal, já chegam até ela um pouco mais confiantes.

 

Ser inovador

Trabalhar com produtos e serviços inovadores é uma maneira de aumentar a participação no mercado, uma vez que a inovação não é exclusividade de empresas de tecnologia ou startups.

Uma companhia inovadora consegue melhorar sua cultura organizacional, e passa a solucionar os problemas de maneira ativa, algo muito importante para avançar e aumentar sua participação no mercado.

 

Melhorar as campanhas de marketing

Nos processos internos, é fundamental contar com ferramentas que ajudem a otimizar a administração da empresa, como no caso de um quadro de gestão.

Portanto, além de prezar pela qualidade dos produtos ou serviços prestados, é necessário:

 

  • Focar nas estratégias de divulgação;
  • Oferecem um preço competitivo;
  • Investir em um bom atendimento;
  • Identificar os melhores canais de comunicação.

 

Não saber criar uma boa campanha de marketing prejudica a visão que os consumidores têm do seu negócio, isso porque eles não vão compreender o valor que ele pode agregar em seu dia a dia.

As estratégias de marketing são cruciais para divulgar a marca e suas soluções, mas só vão trazer resultados se forem muito bem planejadas e focadas nas necessidades do público, de modo aumentar o reconhecimento da marca.

É claro que os pequenos negócios precisam investir pouco, pois geralmente a receita disponível não costuma ser muito alta. Mas é essencial fazer como uma empresa de serviços para condomínios e aumentar esses investimentos ao longo do tempo.

Conforme as estratégias vão trazendo resultados elas precisam ser escaláveis, posto que quanto mais trabalhadas e pensadas, mais satisfatórios serão os resultados e maior será a participação do seu negócio no mercado.

 

Conclusão

Saber como anda a participação no mercado de seu negócio é muito importante para seu crescimento, desenvolvimento e produtividade. As companhias também precisam compreender quem são as pessoas que consomem seus produtos e serviços.

O market share é a ferramenta usada para obter essas informações, e neste artigo você aprendeu a usá-la do jeito certo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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