Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O que é persona e qual a sua importância para as estratégias da sua empresa

Se você é um profissional de marketing, então muito provavelmente já ouviu falar no termo “persona”, não é mesmo?

Se ainda não conhece, então você pode estar perdendo uma grande chance de aumentar o faturamento da empresa!

Isso, pois a persona influencia diretamente na escolha do público-alvo da organização. Compreender a segmentação de uma estratégia de marketing, e compreender qual o tipo de pessoa que compra, é fundamental para que as vendas sejam realizadas pela empresa com sucesso.

Até mesmo quando pensamos em produzir algum conteúdo para nosso blog, é preciso pensar detalhadamente na persona que irá ler.

Não adianta escrevermos sobre assuntos diversos, como o processo de um corte a laser, se a própria persona não se interessa por esses tipos de assunto.

E pensando nisso, nós elaboramos este conteúdo para te explicar todos os detalhes sobre a persona: o que ela é, como montar e por que ela é essencial para as estratégias da sua organização!

Cumprindo esse desafio, será mais fácil conseguir criar estratégias segmentadas e trazer resultados positivos! Vamos ao conteúdo:

Afinal, o que é persona?

De forma básica, a persona diz respeito à definição do seu cliente típico, com todas as características que seus compradores possuem.

Ou seja, é a representação do seu cliente ideal. Ela é baseada inteiramente a partir dos hábitos, características demográficas e comportamentos dos seus clientes. Além disso, assim como uma pessoa, a persona deve ter uma história pessoal, motivações diversas, necessidades, desafios, entre outros.

Para achar a sua persona, é necessário primeiro de tudo entrar em contato com o seu público-alvo, e realizar uma análise, identificando todas as característica em comum entre os seus clientes.

Se sua empresa vende caixa de contenção de água, por exemplo, analise porque os seus clientes compram o produto, qual o seu tipo de comportamento, suas motivações, e seus hábitos e preferências pessoais.

Qual a importância da persona para sua empresa?

A identificação do seu cliente ideal é fundamental para que a empresa consiga fazer uma estratégia de marketing digital com eficácia e que gere resultados.

Afinal, sem uma persona definida, é possível que suas estratégias sejam direcionadas para um cliente que não está interessado em seus produtos e serviços.

É a mesma coisa que vender resina epóxi para quem não atua no ramo de decoração e personalização de móveis, por exemplo. As consequências podem ser desastrosas e prejudicar os resultados da organização.

Sendo assim, com a definição de uma persona, é possível definir suas estratégias bem segmentadas, entender o tipo de informação que eles querem consumir e ainda ter uma maior chance de vendas!

Agora que você já sabe o que é persona e qual a sua importância para as estratégias da sua empresa, o que acha de começar adotar esse planejamento e ter sucesso? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais notícias para você

Artigo
André Cardia

10 previsões globais para o marketing digital em 2019

Experiências mobile, vídeos online, transformações digitais, parcerias, chatbots e omnichannel são apenas alguns dos tópicos que serão tendência em 2019. Que outras disrupções vão impactar as estratégias de marketing digital este ano? Confira as previsões de experts de vários países e veja como elas podem influenciar as suas estratégias.

Leia mais »
Shopping Basket