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O que é uma auditoria de mídias sociais e como fazê-la?

As mídias sociais fazem parte do dia a dia das pessoas e das empresas, tanto que uma das primeiras coisas que um empreendedor faz depois que abre sua empresa é criar um perfil para a sua marca nesses canais.

Mas, a maioria publica conteúdos aleatórios, sem nenhum tipo de planejamento ou estrutura e sem se relacionar com o público. 

Isso acontece porque o responsável não analisou cuidadosamente o que outras empresas fazem e como podem se comunicar.

Também é importante analisar o que já foi publicado, se trouxe algum resultado, o que funciona e o que não funciona, ou seja, é necessário fazer uma auditoria de suas plataformas se quiser aproveitar o potencial delas.

Isso é importante porque as mídias sociais aproximam a marca de seu público, melhoram o atendimento ao cliente, facilitam as vendas e criam autoridade de marca. Mas, esses benefícios só aparecem quando elas são bem administradas.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é auditoria de mídias sociais, sua importância, vantagens de curto e médio prazo e como colocá-la em prática. 

Portanto, se você tem alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de ler.

 

O que é auditoria de mídias sociais?

Auditoria de mídias sociais nada mais é do que um procedimento estratégico que traz informações internas e externas, que mostram o nível de competitividade do negócio nesses canais.

É a primeira função do responsável que assume essas contas, para saber o conteúdo mais adequado e garantir o crescimento do perfil.

Por meio dos estudos das mídias sociais, uma gráfica especializada em agenda escolar personalizada entende de que forma sua conta é gerenciada e o que a concorrência faz.

Também é por meio desse trabalho que a companhia entende um pouco mais sobre sua competitividade em relação a outros perfis do mesmo setor, além de conhecer as práticas dos concorrentes, sejam elas boas ou ruins.

Esse levantamento também mostra em quais redes sociais a marca deve estar presente, os tipos de publicações que funcionam ou não, além de reconhecer as oportunidades com mais facilidade.

Também não podemos deixar de destacar que essa auditoria ajuda a identificar as fraquezas, para que sejam trabalhadas e transformadas em pontos fortes, além de ajudar a definir ações nas redes sociais, por meio de análises.

 

Importância da auditoria de mídia social

Uma auditoria de mídias sociais é importante porque ajuda a aumentar o retorno sobre os investimentos (ROI).

A maioria das empresas que falham não dão muita importância ao que deve ser feito em suas campanhas de mídia social.

Por outro lado, as mais bem-sucedidas, como uma marca de cosméticos orgânicos, dão atenção a esse fator e cuidam bem dessa parte.

Quando isso não é feito, a empresa acaba perdendo mais oportunidades e suas estratégias de marketing digital se transformam em perda de tempo e dinheiro.

Por outro lado, por meio de uma auditoria de mídias sociais, é possível descobrir oportunidades que poderiam passar despercebidas.

Isso acontece porque o negócio se torna capaz de compreender a maneira certa de executar campanhas nessas plataformas e identificar onde está errando. 

Uma vez que você identifica os pontos fracos ou fortes, é possível seguir as estratégias certas.

Consequentemente, a marca é apresentada de maneira positiva para os clientes e potenciais clientes. 

A auditoria também consiste em avaliar o fracasso ou sucesso das estratégias, no que diz respeito às conversões e resultados.

Também é por meio dela que descobrimos os fatores responsáveis pela redução das taxas de conversão, além de mostrar qual é sua posição em relação aos concorrentes. Esta é uma forma de investir em ações que eles ignoram.

Por meio dessa auditoria, um escritório de arquitetura especializado em projeto sala comercial tem uma visão clara de fatos que, normalmente, ele não perceberia.

Fica muito mais fácil eliminar obstáculos e superar desafios que impeçam o sucesso da marca, por meio de estratégias de marketing digital nas mídias sociais. 

E mesmo que para isso seja necessário algum esforço, no final, vale a pena, por conta de suas vantagens.

 

Impactos positivos da auditoria

Em curto e médio prazo, uma auditoria de mídias sociais pode trazer uma série de vantagens para a sua empresa, e dentre os principais impactos positivos estão:

Descobrir o que funciona ou não

Identificar as melhores postagens mostra o que agrada o seu público, incentivando a empresa a produzir mais conteúdos do tipo. 

Oferecer o que o seu público gosta é importante porque:

  • Oferece valor para a audiência;
  • Fortalece a marca;
  • Aumenta os seguidores;
  • Melhora a credibilidade da marca.

A organização compreende seu desempenho nas plataformas e identifica o que precisa fazer para conquistar o engajamento do público.

 

Traz mais credibilidade

A empresa deve ter uma imagem consistente em todos os seus canais e a auditoria demonstra as inconsistências, o que permite corrigi-las.

Ter regularidade quanto ao tom de voz, imagem, identidade de usuário, dentre outras é fundamental para que outras pessoas encontrem o perfil de uma empresa de avaliação patrimonial nesses canais.

Quanto mais pessoas encontram seu negócio, mais reconhecida será sua marca, o que cria uma imagem mais confiável e permite que ele seja distinguido em meio aos concorrentes.

Se a credibilidade do seu negócio é bem consistente, também conquista mais engajamento em médio prazo, além da confiança dos seguidores.

Compreender melhor o público

A auditoria de mídias sociais também ajuda a levantar  a interpretar dados demográficos do público, algo fundamental para compreender o que é importante para essas pessoas.

Você será mais assertivo com suas postagens, tanto em relação ao assunto abordado quanto ao tom de voz, formato, horário, dia da semana, entre outros.

Mas, para ter acesso a esses benefícios, é fundamental que você saiba colocar em prática a auditoria de mídias sociais. Veja mais a seguir.

 

Como fazer auditoria de mídias sociais?

Para fazer uma boa auditoria de mídias sociais, é necessário seguir um passo a passo com a seguintes ações:

 

Análise da situação atual

Uma empresa pode usar um programa para gestão financeira ou uma planilha no Excel para fazer o controle financeiro do negócio, da mesma forma, pode usar essa ferramenta para a auditoria de mídias sociais.

Faça uma guia de arquivo para cada conta, para que possa trabalhar métricas diferentes, como nome da conta, número de seguidores, frequência de postagens, além das métricas de engajamento, como curtidas, comentários e outros.

Dentro dessa análise, você vai verificar quais plataformas funcionam ou não, visto que muitas empresas, quando estão iniciando sua atuação, fazem perfis em todas as plataformas.

Uma boa ferramenta para fazer essa análise é o Google Analytics, que mostra informações como fonte de tráfego e as melhores redes sociais para uma empresa especializada em automação empresarial.

Coloque todas as informações de cada perfil nas redes sociais no Excel, e quanto mais informações colocar, melhor será a auditoria.

Revise suas publicações para descobrir aquelas que geraram mais interação, e assim entender o que está relacionado com os usuários.

 

Conhecer os perfis

Unir a identidade e a imagem da sua empresa em todos os seus perfis nas redes sociais é fundamental para que os usuários compreendam que se trata da mesma empresa.

Pense, você usa a identidade visual do seu negócio em muitos pontos, como nas embalagens, letreiro fachada, panfletos, portanto, deve fazer a mesma coisa nas redes sociais.

Então, use a mesma imagem de perfil, o mesmo tom de voz nas publicações, além de biografias iguais ou similares.

Definir o público-alvo

Uma empresa precisa saber quem é seu público-alvo para adaptar o tom de suas mensagens, então, quando criar um perfil em uma rede social, verifique se os seguidores se encaixam ao seu perfil de público-alvo.

É dessa forma que você vai gerar conteúdos que te aproximam de seus clientes. Também não deixe de analisar se o seu público-alvo está presente em cada uma de suas contas.

 

Definir os objetivos e KPIs

É agora que você vai definir novos objetivos, por meio de uma análise sólida. Por isso, meça os dados semanalmente para detectar incidentes e problemas.

Faça como uma empresa especializada em contabilidade e trabalhe o tempo necessário na análise e pesquisa de concorrentes.

Concentre-se nas redes sociais que trazem mais benefícios ao seu negócio, baseando suas decisões no Google Analytics.

 

Conclusão

Portanto, as mídias sociais fazem parte das estratégias de marketing de qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento. Mas, não basta criar um perfil e publicar aleatoriamente, é importante trabalhá-las.

Neste artigo, você conheceu a auditoria de mídias sociais, seus benefícios e como colocá-la em prática, assim, temos certeza de que você será muito mais assertivo nessas plataformas e seu negócio será um sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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