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O que é UX/UI e como investir no seu e-commerce

Plataformas e-commerce têm crescido muito no Brasil e no mundo. Isso porque, essa modalidade de negócios, permite a compra venda dos mais diversos produtos na internet, e com muita facilidade.

Por conta disso, os comércios eletrônicos precisam contar com um bom design em suas páginas. Afinal, um design bem elaborado, é um atrativo fundamental para essas plataformas.

Além disso, o design pode ser muito importante para as estratégias de marketing digital. Por isso, é essencial que os proprietários dessas plataformas entendam como ele pode ser melhor utilizado em suas técnicas.

É interessante observar que os maiores e-commerces do mundo estão sempre preocupados com o design de suas páginas. 

Mas a boa notícia é que todos podem ter acesso a essas estratégias, de maneira a fortalecer a marca na internet.

Isso significa que mais do que poder, a pequena empresa deve investir em um design bem elaborado. Porém, é importante saber como fazer isso do jeito certo.

Para isso, é necessário aprender o que são as interfaces UI e UX, entendendo suas características e diferenças.

Portanto, neste artigo, vamos falar sobre o que é UI e UX design, as diferenças entre eles, as principais estratégias e como as plataformas e-commerce podem utilizá-los.

O que é UX design

UX é uma sigla para User Experience, ou seja, a experiência do usuário. Ela é responsável por avaliar como uma pessoa se sente ao utilizar um produto ou serviço de determinada marca.

Inclusive, essa estratégia está também atenta a como os usuários se sentem depois de usar algum produto ou serviço. 

Isso também está atrelado ao uso de sites e blogs, incluindo sistemas on-line e aplicativos.

Por que o UX é importante?

Para explicar melhor o papel do UX, podemos imaginar que uma pessoa acessou a página de uma empresa que ofereça transferencia de veículo detran. Depois disso, ela quer saber como entrar em contato com um representante da marca.

Então, ela pode acessar um link para preenchimento de formulário para obter mais informações, ou um espaço para comentários. Isso deu a ela uma boa experiência de uso do site da empresa.

Se acontece o contrário, e uma pessoa que está acessando um site não consegue preencher um formulário ou precisa realizar inúmeras tentativas, ela considera a experiência como negativa.

Mesmo enquanto está procurando por algo e não encontra, por exemplo, o usuário pode ter uma sensação frustrante. Mas ao ter dificuldades com o formulário, a pessoa pode ficar decepcionada ou desanimada.

O problema é que, quando algo não funciona direito, muitas não terão a mesma disposição em falar com a empresa depois.

Portanto, o UX garante uma boa experiência do usuário em um site, facilitando, assim, a conversão em vendas. E vendas, para uma plataforma e-commerce, é essencial.

O que é UI design?

UI é uma sigla para User Interface, ou seja, a interface do usuário. Sua função é guiar o usuário enquanto ele usa um site, por exemplo, de uma empresa de vistoria de transferência.

Quando uma pessoa acessa uma plataforma e-commerce, existem algumas ações específicas que a empresa deseja que ela realize.

Quando um bom trabalho de UI design é feito, os usuários realizam essas ações de maneira mais natural.

Se o objetivo de uma plataforma e-commerce é fazer com que o usuário realize uma compra, tudo deve colaborar para isso. E dentre os principais cuidados estão:

  • Conteúdos;
  • Menus de navegação;
  • CTAs;
  • Imagens.

Por que UI é importante?

Se um site não guiar bem os seus usuários, dificilmente eles realizarão as ações esperadas. Isso pode levar a plataforma a fracassar nos negócios.

Sites confusos e que dificultam o acesso das pessoas, são exemplos de UI mal feito. Isso pode trazer muitos prejuízos para a empresa, uma vez que o consumidor vai deixar de visitá-lo para procurar o concorrente.

Tendo isso em mente, empresas de todos os tipos, como de transferencia de carro precisam ter em mente as diferenças entre UI e UX.

Diferenças entre UX e UI

Existem diferenças importantes entre UX e UI que as empresas, principalmente os e-commerces, precisam compreender para melhor aplicá-las. Dentre elas estão:

UX não precisa de interface visual

Diferentemente do UI, que só existe com uma interface visual, o UX não depende dela. Isso acontece porque a sensação do usuário não tem nada a ver com a estratégia em si.

Inclusive, algumas experiências podem se tornar mais agradáveis se algumas etapas do processo forem eliminadas. Ou seja, se o usuário tiver menos telas para interagir.

UI guia o usuário

Enquanto o UI guia o usuário em uma plataforma e-commerce de revenda de tacógrafo digital, o UX faz a navegação valer a pena.

Isso é óbvio, já que o UI conduz a navegação a certas ações, enquanto o UX torna essa navegação mais agradável.

Isso permite que uma página tenha as informações que o usuário procura, da maneira como eles querem consumi-la.

UI razão vs. UX emoção

O UI vai mostrar para o usuário a maneira mais fácil de navegar por determinado site. Enquanto isso, o UX vai trazer até ele uma emoção positiva durante essa navegação.

Com todas essas informações em mente, é importante que as plataformas e-commerce saibam como aplicar as melhores estratégias em UI e UX.

Principais estratégias de UI e UX para e-commerce

As plataformas e-commerce, bem como sites de empresas, dependem muito mais do que anunciar e divulgar o seu endereço na web. Elas dependem de boas estratégias de UI e UX design em suas páginas. Por isso, as principais dicas são:

1 – Facilitar ações para o usuário

Uma plataforma e-commerce de bateria para carro moura precisa priorizar a usabilidade para quem procura por esse produto ou serviço. Isso porque ela se encaixa perfeitamente nos critérios de UX.

Por meio dela é possível transformar a plataforma em algo útil, eficiente, onde clicar em um botão leva exatamente para onde o visitante deseja ir.

Isso torna a experiência do usuário mais satisfatória, de acordo com seus aspectos sentimentais. Portanto, facilitar determinadas ações para o usuário, é possibilitar que ele tenha uma oportunidade de navegação fácil e intuitiva.

2 – Incluir botões que ajudam

Para se adequar melhor às necessidades dos clientes, um e-commerce de revenda de vidro blindado automotivo, por exemplo, utiliza páginas comprimidas e sem acúmulo de informações.

Portanto, uma ferramenta de pesquisa é essencial para que a pessoa consiga encontrar o que procura. 

Outra dica é deixar o botão “voltar à página inicial” bem visível, para que o usuário possa percebê-la facilmente.

3 – Navegação otimizada

Quem acessa uma plataforma e-commerce quer praticidade. Independentemente do produto vendido, desde roupas a serviços de clínica veterinária e pet shop, o principal desejo é o de facilidade.

Portanto, a navegação deve ser a mais simples possível. Para isso, o recomendado é evitar poluição visual, pois ele é o maior vilão e faz com que o cliente procure uma página mais limpa.

É fundamental que ela contenha somente o essencial, isto é, aquelas informações que realmente são relevantes para o usuário. 

Para isso, é interessante evitar o uso de muitas cores, organizar as páginas por sessões, de modo a torná-las mais simples e fáceis.

4 – Layout objetivo e funcional

Esta dica de UI é importante para qualquer plataforma e-commerce. Por exemplo, um site de ortopedista de cachorro precisa causar boa impressão para convencer o cliente da qualidade do serviço. 

E mesmo diante das mudanças mais simples na página, elas farão grande diferença.

Uma boa dica aqui é optar por um layout de apenas uma coluna. Isso torna a visualização mais previsível, pois a navegação será de maneira retilínea, ou seja, de cima para baixo.

5 – Apostar em estilos clicáveis

Outra dica para UI é se atentar a informações como estilo, cor, profundidade e contraste. Esses elementos são os que ajudam as pessoas a entenderem a linguagem da navegação. A partir delas é que o usuário consegue entender onde está e para onde pode ir.

Para chegar a esse objetivo, uma boa dica é fazer com que botões, links, elementos e textos simples se diferenciem e sejam aplicados a uma interface.

6 – Usar Chatbots

Uma boa dica de UX é usar os chatbots para impressionar e elevar a experiência do usuário.

Essas conversas podem ser personalizadas para que o cliente tenha a impressão de estar falando diretamente com uma pessoa.

Apesar de uma plataforma e-commerce ser fruto da tecnologia, assim como das facilidades trazidas pela internet, garantir uma experiência mais humanizada para o usuário também é essencial.

As plataformas de comércio eletrônico dependem exclusivamente de suas páginas online para comercializarem seus produtos. 

Elas são, em vários aspectos, completamente diferentes de outras empresas que possuem um espaço físico para vender.

Sendo assim, é fundamental que estejam atentas aos benefícios do UI e UX, para fazerem de seu negócio na internet um grande sucesso. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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