INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Otimize os processos de marketing para a Black Friday deste ano!

Objetivando facilitar a execução de seus processos, aumentando a sua eficácia, as empresas passaram a investir na automação de marketing, garantindo melhores resultados. O que se tornou essencial para grandes datas, como a Black Friday.

Isso aconteceu porque, com a inserção do comércio no mundo digital, os negócios ficaram expostos a um ambiente muito amplo e com um número muito grande de consumidores disponíveis, tornando o marketing tradicional algo muito complicado. 

Isto é, por exemplo, uma empresa de totens personalizados posta uma publicação sobre descontos em seus produtos e consegue alcançar pessoas de todos os lugares, a partir do compartilhamento e de outros mecanismos de divulgação.

 

O que seria o ato de automatizar o marketing?

Basicamente, a automação de marketing se refere ao auxílio fornecido pelas tecnologias para atingir um grande número de clientes em potencial, mas mantendo a característica de estratégia personalizada. 

Ela será responsável por automatizar diferentes processos e ações, fazendo com que a eficiência deles seja aumentada, enquanto mantém também o relacionamento personalizado com os possíveis consumidores. 

Dessa forma, isso pode se referir a diversas ações, desde o envio de e-mails de forma automatizada pela tecnologia, agendamento de postagens de conteúdo nas redes sociais e, o mais conhecido, o uso de chatbots

Por exemplo, aquela empresa de avaliação patrimonial que posta conteúdo relevante toda semana em suas redes sociais, sempre no mesmo horário, tem auxílio da automatização, deixando todo o serviço programado para execução, sem perigo de esquecer. 

Contudo, no que se refere ao marketing, a automatização está ligada a todo o processo, fazendo com que uma tarefa seja iniciada automaticamente após a conclusão da anterior, sem precisar da interferência manual.

O principal objetivo dela, geralmente, é relacionada à gestão dos leads, que são pessoas que demonstraram interesse por uma marca ou produto em troca de alguma recompensa, garantindo a sua evolução no funil de vendas e a realização da compra. 

Entretanto, é preciso ressaltar que mesmo após a compra, a automatização também é utilizada para ativar clientes, estimular a sua manutenção e garantir a recomendação da empresa ou de um produto. 

 

De que forma automatizar impacta nos resultados?

No que se refere ao impacto que essa estratégia tem nos resultados da empresa, eles podem fornecer uma ajuda significativa para o desenvolvimento da mesma, principalmente, em momentos de alta das vendas, como a Black Friday. 

Por esse motivo, serão analisadas de forma mais detalhada as principais vantagens que a automatização de marketing pode garantir.

 

Diminuição da taxa de erros

A partir do momento que uma empresa utiliza maquinário para realizar as suas tarefas, há uma diminuição significativa da taxa de erros, uma vez que é criado um programa que seguirá um padrão de execução. 

Isso se torna essencial durante a Black Friday porque, nesses dias, as pessoas buscam desesperadamente por produtos e descontos, tentando encontrar produtos ou serviços com qualidade e menor preço. 

Um exemplo disso é uma empresa que constrói fachada comercial moderna e irá anunciar um grande desconto por conta dessa data 3 dias antes. 

Ter o conteúdo programado para postar garante que nenhum funcionário esqueça dele e perca o momento de alta. 

Esse ponto é imprescindível na Black Friday, uma vez que os consumidores estão esperando pelo anúncio antecipado, então esquecer dele pode fazer com que eles se esqueçam daquela empresa e acabem comprando de um concorrente. 

 

União das equipes

Outro ponto essencial da automatização do marketing em épocas de Black Friday é que ele possui a capacidade de integrar as equipes, fazendo com que todos os setores da empresa permaneçam alinhados com os objetivos e as ações.

Para esse momento, é possível utilizar um software de gestão empresarial para pequenas empresas e grandes negócios, pois ele facilitará o acesso por parte dos funcionários e facilitará a atualização automática dos dados. 

Dessa forma, torna-se muito mais fácil coordenar a alta demanda desse período, uma vez que todos têm acesso a tudo que se refere às vendas, diminuindo os problemas que podem surgir devido à falta de comunicação.

Por exemplo, uma papelaria com o marketing automatizado, tanto o setor de comunicação como de marketing consegue saber quais evoluíram no funil de vendas e quais ficaram relutantes, permitindo uma abordagem precipitada. 

Dessa forma, antes mesmo do período de promoções acabar, a empresa consegue contatar os seus potenciais e realizar a sua conversão com eficiência, entendendo quais estratégias utilizar e em quais momentos. 

Isto é, a loja viu que um cliente comprou sua agenda personalizada com nome, portanto, a conversão aconteceu, podendo enviar um e-mail instantâneo agradecendo a compra e enviando um cupom de desconto para a próxima compra. 

Com isso, a empresa investe em manter esse cliente como comprador frequente no futuro, ao mesmo tempo que o agrada, investindo no relacionamento, tudo sem fazer com que um funcionário tenha que parar o atendimento aos outros, aumentando a produtividade geral. 

Além disso, possuir esse histórico integrado faz com que dois colaboradores não cheguem no mesmo consumidor tentando convencê-lo a fechar a compra, o que é essencial, pois um único contato pode ser decisivo para comprar, mas mais de um pode se tornar cansativo. 

 

Elevação da retenção dos clientes

A Black Friday, além de ser uma oportunidade de aumentar as vendas, também é uma chance de conseguir mais clientes e fazer com que eles se tornem duradouros, comprando outras vezes da empresa. 

Sendo assim, investindo na automatização do marketing, a empresa investe em boas estratégias de pós-venda, capazes de aumentar a satisfação dos compradores da data comemorativa e instigá-los a acompanhar a marca de fato. 

Por exemplo, se uma loja vende projetos de comunicação visual e investe na automatização do marketing, ela irá enviar e-mails depois da compra com conteúdo relevante relacionado ao que aquele comprador comprou. 

Sendo assim, ele irá se sentir mais satisfeito com a compra, indicando o serviço para seus conhecidos e aumentando o alcance da empresa, o que aumenta as suas vendas e a taxa de conversão em compras. 

 

Como otimizar os processos de marketing?

Para melhorar e otimizar as estratégias de marketing, garantindo um preparo de qualidade para a Black Friday, é essencial que algumas ações sejam tomadas, visando alcançar os resultados desejados. 

Portanto, seguem algumas dicas de execução:

  • Publique e envie informações sobre os produtos na Black Friday;
  • Desenvolva uma landing page específica para;
  • Estabeleça um cronograma de publicações;
  • Determine quais canais serão utilizados;
  • Defina o orçamento; 
  • Crie um planejamento para mídia paga;
  • Estabeleça objetivos reais;
  • Faça descontos reais;
  • Preze pela honestidade e transparência nas promoções.

Explicando alguns pontos, a maioria se refere a planejamento e organização, os quais são fundamentais, mas um ponto que merece atenção especial é o último, pois essa época é conhecida por diversas tentativas de enganar o consumidor. 

Isto é, uma empresa diz que um produto está em grande promoção, quando, na verdade, antes da data ela aumentou o preço, para mantê-lo normal na época de descontos, dando a entender que a compra vale a pena. 

Portanto, se uma empresa que aluga escritórios virtuais e deseja fazer descontos, é imprescindível que eles sejam algo real e que não tente apenas enganar seus compradores para conseguir fechar a venda. 

Não adianta tentar ludibriar os clientes, porque quem realmente se interessa pelo produto ou serviço oferecido terá acompanhado o seu preço no período que antecede a Black Friday, então se não condizer, ele ficará decepcionado e terá uma imagem ruim da marca. 

 

Qual o principal foco para vender na Black Friday?

Além de tudo que foi citado, o principal foco para ter bons resultados na Black Friday deve ser em estabelecer um planejamento de qualidade e com antecedência, garantindo que não haja imprevistos em momentos decisivos e que a produção não será afetada. 

Em relação ao marketing, ele também deve iniciar antes do dia especial, pois é fundamental que seja criada expectativa nos clientes, para que eles fiquem empolgados com as promoções e mais instigados a fechar a compra. 

Por exemplo, se uma empresa que vende criação de endereço comercial virtual anuncia alguns dias antes que irá ter grandes descontos em seus serviços, os interessados ficam ansiosos para descobrir como isso funcionará, aumentando as chances de comprar. 

Logo, deve-se investir em estratégias de marketing bem pensadas e anteriormente ao dia para que a influência nos compradores consiga ser estabelecida da forma correta e os resultados sejam os melhores possíveis. 

 

Conclusão

Em suma, a automação do marketing é essencial para as empresas conseguirem produzir e estabelecer estratégias que consigam afetar mais os seus clientes. 

Como consequência disso, ela permite uma otimização dos processos, capaz de garantir diversos benefícios, principalmente nas épocas em que as compras acontecem mais, como a Black Friday. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.