INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Pensamento estratégico: Veja como conseguir aplicar na sua empresa

Ter um pensamento estratégico exige das pessoas um tipo de raciocínio diferente do que todos estão acostumados a trabalhar diariamente.

Inclusive, se tratando de pequenos ou médios empreendedores, esse tipo de habilidade é essencial, uma vez que é o que faz a pessoa obter o sucesso que deseja, que na maioria das vezes, é obter reconhecimento no mercado.

O presente artigo mostrará como aplicar o pensamento estratégico em sua startup, independentemente do segmento de atuação, além de explicar mais sobre como os empreendedores podem desenvolver as suas soft skills para esse objetivo.

Como desenvolver soft skills?

O processo de desenvolvimento das soft skills ocorre no mesmo espectro das hard skills, que são as habilidades subjetivas.

Por esse motivo, desenvolvê-las, na maioria dos casos, envolve um processo interno de conhecimento de si mesmo e uma busca para aprimorar sua inteligência emocional, desse modo, enxergando como alcançar a evolução pessoal.

Mesmo sendo um processo pessoal, elas podem ser trabalhadas com outras pessoas e até ensinadas. Existem aulas que podem ajudar nisso.

Esses cursos buscam otimizar a interação entre pessoas que trabalham as relações humanas, e são ótimos para fortalecer habilidades sociais que muitas vezes não conhecemos.

Pensamento estratégico nas empresas

O pensamento estratégico é uma habilidade que ganha cada vez mais valor no meio empresarial, seja em uma empresa de doces ou uma vendedora de torre de aço.

Isso porque, para garantir que o sucesso esperado seja alcançado, depende de imaginar situações e formas de lidar com elas, pensar nos fatores internos e externos, e como podem surgir mais imprevistos ao resolvê-los.

Pensar estrategicamente dentro de uma organização ajuda também no cumprimento de metas difíceis e desafiadoras, além de ajudar a encontrar oportunidades que nem sempre estão tão óbvias, mas que serão de grande ajuda.

Isso se dá pela capacidade adquirida em analisar o todo, se aventurando e se adaptando a novas e atuais possibilidades para uma empresa de bateria tracionária moura.

Características do pensamento estratégico

O pensamento estratégico deve ser pensado desde a sua essência, pois é uma habilidade que descarta modelos automáticos, padrões, e abre a mente do empreendedor.

Permite que ele não se apegue a achismos ou certezas passadas, além de que ele busque sempre a evolução e a melhor forma de solucionar questões.

Outra importante característica é adquirir a capacidade de se questionar, pois elas podem ser até mais importantes do que as respostas dadas em si.

Além de que não devem nunca ser limitadas pelo medo de errar ou não conseguir respondê-la, mesmo para um trabalho de ensaio fotográfico gestante.

Identificar o necessário também é uma das capacidades dessa soft skill, além de ser a chave e ajudar a criar meios de filtrar questões e ajudar nas que realmente importam.

Deixando de lado pensamentos aleatórios, que não irão agregar nada para si ou para a organização no final das contas.

Mais um ponto importante de pensar estrategicamente é se encontrar e saber onde você está agora e aonde você deseja estar ao final do planejamento.

Com essas características definidas, será possível planejar o melhor caminho desde o início do raciocínio até os resultados, para começar a colocá-los em prática.

Aplicando o pensamento estratégico 

Ter uma soft skill bem desenvolvida é muito importante para o pensamento estratégico ao resolver desafios de forma eficiente em uma pequena ou média empresa.

Contudo, pode ser difícil saber como pensar estrategicamente quando é necessário, afinal, sempre dizem que ele é importante, mas nunca entregam um manual de como alcançar um bom pensamento estratégico.

Muitos profissionais já passaram por situações assim, e sempre escutam algo como “pense maior ” ou “seja mais estratégico”, o que basicamente é dar a definição dos termos com as mesmas palavras, ou seja, não ajudou em nada.

Mas existem sim algumas atitudes específicas que empresas de bomba e filtro para piscina podem ter para desenvolver melhor o pensamento estratégico.

A primeira de todas é ter uma mentalidade diferente. Ao contrário do que muitos acham, o pensamento estratégico não é importante apenas para grandes executivos.

O uso do pensamento estratégico deve ocorrer em todos os níveis de empreendedorismo, especialmente nas pequenas e médias empresas, que tem um potencial enorme de crescimento que deve ser explorado.

A seguir, apresentamos algumas dicas para aplicar o pensamento estratégico em uma startup, como uma destinada à locação de tenda para casamento ao ar livre.

1. Procure e observe padrões

Com uma grande quantidade de trabalho e um ritmo acelerado, é difícil para qualquer pessoa conseguir pensar grande e enxergar padrões.

É necessário ter informações-chave que ajudem o empreendedor a ser mais focado, a conseguir priorizar o pensamento estratégico e trabalhar nela de forma mais proativa.

Ter um conhecimento concreto do contexto da indústria, de tendências e de quem dirige a organização, é de grande importância para alcançar o pensamento estratégico na empresa. Por isso, é essencial seguir algumas regras:

Fique atento

É fundamental criar um tipo de exercício repetidas vezes para ajudar a conhecer as tendências diariamente por dentro da sua área.

Como observar melhor os problemas que vêm piorando no ambiente de trabalho e conhecer os obstáculos que os colegas de trabalho têm em comum. 

Converse com as pessoas

Também é importante trabalhar a comunicação, que ajuda a se aproximar dos colaboradores da sua organização e também a entender sobre o que a indústria observa e percebe do mercado.

Estude o contexto geral

Estude todo o contexto geral da sua marca, bem como do mercado através de análises do cenário geral.

Isso mudará a perspectiva sobre qual função acrescentar no planejamento estratégico, além de ajudar a definir o impacto desse planejamento em relação à empresa.

2. Se desafie com perguntas

Conhecendo bem os padrões e os problemas da organização, será possível otimizá-los com um pensamento estratégico perguntando para você mesmo, como melhorar essas questões.

Afinal, o ato de perguntar é a linguagem principal do empreendedor de torneira para banheiro que pensa estrategicamente.

Se esforçando para ampliar a perspectiva e habilidade do pensamento, será possível se tornar mais curioso e formar perguntas cada vez mais interessantes para encontrar a resolução.

Conseguindo olhar por vários pontos de vista, reduzir a falta de tato estratégico, mesmo na questão de problemas e encontrar as diversas possibilidades e meios potenciais de abordar problemas.

Por exemplo, ao ter dificuldade na atualização de um projeto, faça a si mesmo uma série de perguntas estratégicas, como por que o projeto de vendas de pneu continental foi pensado inicialmente e como ele impactou a empresa de forma positiva.

Além de como ele impactou de forma negativa, quais sinais de falha ele deu para ser preciso reformulá-lo? Entre outras diversas questões que ajudaram a começar a reconstrução desse projeto.

3. Mostre que pensa estrategicamente 

É óbvio que pensadores estratégicos são os mais fluentes em linguagem estratégica, por terem mais facilidade em priorizar e organizar os seus pensamentos.

Suas mensagens e comunicações são passadas de uma forma que ajuda as pessoas a focarem na mensagem principal, e não se distrair com outras questões.

Mostre que é habilidoso e ajude as pessoas a moldarem entendimentos estratégicos para identificar problemas.

Mesmo que essa pareça uma tarefa desafiadora demais, e realmente é, existem maneiras que permitem colaborar para o desenvolvimento dessas habilidades, como:

  • Estruture melhor seu tipo de comunicação verbal e escrita;
  • Pesquise sobre e ordene seus pontos de forma breve;
  • Destaque tópico abrangentes para motivar a mente estratégica das pessoas;
  • Não faça tantas perguntas, responda primeiro e explique os pontos.

Ou seja, o modo de argumentar e expor ideias também deve ser pensado e passado estrategicamente, caso não seja, será necessário reestruturar essa forma.

4. Encontre tempo para resolver conflitos

É normal achar que, por ter uma rotina muito cheia, indo de reunião em reunião, fica difícil desenvolver e passar um pensamento estratégico pela falta de tempo.

Mas o recomendado é avaliar a urgência das tarefas, o que precisa ser resolvido primeiro, as falhas de um produto ou a falta de mão de obra para resolvê-lo: qual a questão mais importante a se considerar?

Depois disso, aquele tempo que sobrou será separado para estudar os problemas da organização.

É importante também aprender a entender os conflitos dos colaboradores e a desafiá-los, cuidando sempre para isso não ir para o lado pessoal.

Assim será possível desafiar positivamente outras pessoas para evoluírem além de si mesmo. Esse tipo de pensamento deve ser usado com colegas neutros que saibam desafiar os outros.

Considerações finais

O pensamento estratégico é algo que deve ser nutrido, dificilmente nasce de um dia para o outro. Mesmo que ninguém ensine essa soft skill, as pequenas e médias empresas devem buscar cada vez mais pensar estrategicamente.

Muitas pessoas devem perceber que precisam aprender por si mesmas. É claro que podemos buscar inspirações e dicas, mas é uma habilidade desenvolvida por nós mesmos.

Assim como não adianta tomar um remédio manipulado para emagrecer se não tiver força de vontade para mudar os hábitos pessoais.

Apostar no pensamento estratégico trará uma grande vantagem sobre todas as áreas da organização, seja com os colaboradores, com a atração de clientes ou relação com os fornecedores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.