O que sua marca pode fazer para melhorar o engajamento nas mídias sociais? Pense mais visualmente.
Claro, você já usa imagens. Mas você está selecionando os melhores para engajar seu público com base no que é mostrado para ser bem-sucedido em geral e nos fatores exclusivos de cada plataforma? (Dica: nem todas as plataformas de mídia social têm as mesmas práticas recomendadas quando se trata de recursos visuais de sucesso.)
Crie imagens visuais pequenas para o compartilhamento do Facebook
Em plataformas sociais, a mídia visual funciona melhor que o texto. Por exemplo, as imagens ganham 2,3 vezes mais envolvimento no Facebook do que as mensagens de texto, de acordo com a pesquisa do BuzzSumo.
Para promover o seu conteúdo de forma “mais longa no social”, utilize uma imagem que atraiam a atenção nas mídias sociais. Crie uma postagem de imagem relacionada ao conteúdo do seu blog e cite esse conteúdo no campo de texto para estender seu alcance além de simplesmente compartilhar o texto.
Imagens de mídia social devem ser facilmente consumíveis, transmitindo rapidamente uma mensagem emocionalmente impactante e simples. Aqui está o que a pesquisa nos diz sobre quais tipos de imagens são compartilhadas:
- Mostre uma parte do corpo como uma mão ou um tornozelo. A pesquisa da Convince & Convert mostra que as imagens da marca obtêm o maior engajamento quando mostram uma parte de uma pessoa, normalmente uma mão, interagindo com um objeto. Essas imagens corporais parciais foram 29% melhores que as imagens com uma pessoa completa e 10% melhores que as imagens sem uma pessoa. A sugestão por trás da pesquisa é que os consumidores são mais capazes de se imaginarem interagindo com o produto quando vêem uma parte de outra pessoa interagindo fisicamente com ele. Ver o rosto de uma pessoa tira o espectador da “foto”. Curiosamente, as imagens sem uma pessoa ou parte do corpo receberam o maior número de comentários .
Imagens corporais parciais de marcas têm melhor desempenho do que uma pessoa completa ou nenhuma pessoa por meio do @Convince & Convert.
- Seja brilhante, claro, vivo e original. A pesquisa apresentada na Conferência Internacional de 2018 sobre Gestão da Informação encontrou imagens muito apreciadas no Facebook tendem a exibir quatro qualidades: brilho, clareza, vivacidade e engenhosidade. Do ponto de vista técnico, os posts da sua imagem de marca devem ser bem iluminados e fáceis de interpretar. Eles também devem apresentar algo lúdico e criativo. Imagens de produtos de estoque não necessariamente farão o trabalho.
Não se esqueça de procurar por dicas visuais no seu feed do Facebook – o que você vê no seu feed é um exemplo do que está sendo compartilhado.
Exemplo: marca de roupas A Shein é uma das marcas de maior crescimento no Facebook, de acordo com os SocialBakers . Um de seus posts recentes mais compartilhados possuía 112 ações:
Enquanto esta postagem teve três compartilhamentos:
Por quê? O primeiro provavelmente é compartilhado mais porque favorece o público. É interessante, bonitinho e bom, o tipo de coisa que você espera ver no seu feed do Facebook, e é por isso que as pessoas o compartilham em seus feeds. O segundo post é focado em vendas (e inclui um rosto), o que não solicita que os espectadores cliquem em “compartilhar”.
Conheça os segredos visuais do Instagram
Imagens que se destacam no Pinterest e no Instagram diferem dos tipos de imagens que tem um bom desempenho no Facebook. De acordo com a pesquisa da Curalate , postagens de sucesso no Instagram tendem a ter as seguintes propriedades:
- Imagens mais brilhantes
- Imagens com mais espaço em branco ou espaço de fundo
- Cores em direção ao extremo azul do espectro
- Única cor dominante
- Imagens de baixa saturação, com cores relativamente cinzentas, desbotadas ou pastel
- Imagens com muita textura
Exemplo: Considere este post da marca de moda Everlane.
DICA: Em contraste com a pesquisa sobre rostos no Facebook, rostos no Instagram ganham mais “curtidas” do que imagens sem rostos, de acordo com pesquisa da Georgia Tech .
Visualize seus dados
Falando de imagens simples que transmitem informações úteis, a visualização de dados pode ser uma maneira poderosa de ganhar atenção nas mídias sociais. As imagens informativas tendem a atrair mais atenção do que o texto e são três vezes mais propensas a serem compartilhadas nas mídias sociais do que os documentos.
Clare McDermott discutiu isso em profundidade. Aqui estão algumas dicas sobre como melhor criar visualizações de dados para conteúdo:
- Simplifique a visualização de dados. Use formas que as pessoas reconheçam com facilidade como gráficos de pizza e gráficos de barras, e não representações novas que possam ser muito criativas para o seu público.
- Não mostre tudo . Concentre-se nos resultados mais acionáveis ou interessantes.
- Use métodos de design sutis para chamar a atenção do usuário para os pontos mais importantes.
- Use cores com propósito, não para decoração. Use-o para separar categorias ou chamar atenção para um ponto. Nunca use apenas para enfeitar sua imagem.
- Não use um método que acabe parecendo confuso . Por exemplo, os gráficos de pizza não são o melhor formato se você estiver transmitindo um grande número de categorias.
A visualização de dados é melhor combinada com pesquisa original e como um lead-in para um ímã de lead, como um e-book ou white paper. Aproveite seus dados de uma forma que permita que sua marca faça comentários úteis sobre os principais tópicos de seu setor ou o público em geral. Isso atrai seu público-alvo a compartilhar seu conteúdo e possivelmente suas informações de contato em troca do conteúdo detalhado.
Crie uma chamada para ação que traga uma reação
O conteúdo que é compartilhado e apreciado não envia necessariamente tráfego para seu site, e o conteúdo que atrai altas taxas de cliques não é necessariamente compartilhado o suficiente. A chave é encontrar o equilíbrio certo com as metas de engajamento e CTR. E o apelo à ação deve corresponder ao objetivo do post.
Exemplo: Forever 21 publicou dois posts no Instagram, ambos projetados para vender produtos.
Com 40.000 “curtidas”, essa imagem incorpora uma pessoa (um fator alto no engajamento). O Forever 21 facilita a localização do produto, fornecendo um código de pesquisa e lembrando o público do link da loja na biografia. O apelo à ação é lógico, porque se você gosta da imagem, provavelmente você está interessado na roupa.
Agora compare isso com este outro post do Forever21:
A imagem transmite a venda claramente, mas não é o tipo de imagem que os Instagrammers estão procurando. O número relativamente baixo de “curtidas” (dois terços da postagem da camisa torcida, embora estivesse on-line 50% mais tempo que a postagem de exibição do produto) significa que menos pessoas verão a publicação e, em última análise, significaria menos referências ao site do que o post acima.
Se você deseja expandir o alcance de suas chamadas para ação, destaque seus produtos de uma maneira que faça sentido para a plataforma. Instagrammers estão procurando por algo artístico. Os usuários do Facebook estão procurando por algo relacionado. Tweeters estão procurando por algo interessante, e assim por diante.
Conclusão
Usuários de mídia social são vorazes por conteúdo visual e é uma das ferramentas mais poderosas do seu arsenal para expandir seu alcance e impulsionar conversões. Invista em conteúdo visual exclusivo, dê um passo além das imagens de produtos em estoque e preste atenção aos padrões de plataforma para ter sucesso a curto e longo prazo.
Fonte: CMI