INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Planejamento de vendas para 2022 por onde começar?

O  ano de 2021 está acabando, com ele surgem as esperanças de um 2022 sem pandemia e com um país mais estável e promissor economicamente, sendo a hora do empreendedor iniciar seu planejamento de vendas para o próximo ano.

O plano de vendas é uma metodologia desenvolvida para auxiliar e organizar as ferramentas e técnicas que levam o empreendedor a concretizar as suas vendas. 

É necessário estabelecer metas bem delineadas e alcançáveis, além de traçar um caminho para atingir essas metas. 

O objetivo  é não desistir do plano de vendas no primeiro trimestre do ano e atingir as metas de maneira eficaz e rápida. 

O plano de vendas irá auxiliar na criação de uma lista de ações a serem realizadas pelo empreendedor, para que ele otimize suas vendas. 

Essa metodologia é utilizada por muitas grandes corporações, porém também pode ser utilizada por empreendedores pequenos, podendo até mesmo ser um pontapé para a criação de um sistema de gestão para pequenas empresas

O pequeno empreendedor com um negócio inovador pode vender bem, porém se não gerir bem as suas vendas, não traçar um bom plano, não conseguirá atingir as suas metas e aumentar sua lucratividade. 

 

Como criar um plano de vendas? 

 

O passo inicial para criar um bom plano de vendas é colocar no papel uma lista de ações que deverão ser traçadas até o fim do ano. 

Abaixo segue uma lista com alguns pontos que podem ser levados em consideração para traçar um plano de vendas: 

  • Definição das metas de vendas; 
  • Definição do público-alvo;
  • Escolha da estratégia de vendas; 
  • Capacitação da equipe de vendas;
  • Estabelecer um orçamento; 
  • Prospecção de novos clientes;
  • Estabelecer um controle de qualidade; 
  • Pensar no pós-venda. 

Cada um desses tópicos é uma etapa para atingir as metas do empreendedor, sendo necessário planejá-las antes do ano virar. 

Pois, o maior período de vendas no Brasil, costuma ser no fim do ano, devido ao Natal e Ano Novo. 

É nesse período de Dezembro e Janeiro, que os trabalhadores estão com mais dinheiro disponível para investir em novos produtos e serviços, devido ao décimo terceiro e a participação de lucros e resultados da empresa (PLR). 

 

Definição de metas de vendas e orçamento

 

Para definir uma meta de vendas é necessário ter conhecimento sobre o seu negócio e o nicho que está inserido. 

Dessa forma, estabelece-se os resultados esperados, que auxiliarão a guiar a equipe comercial em suas ações. 

Ter uma prospecção do mercado e estipular o tanto que se deseja vender até o fim de determinado período é sem dúvidas essencial. 

Comércios que acabaram de abrir devem ter em mente o tanto que foi investido na estrutura, realizando uma avaliação patrimonial e estabelecendo um orçamento inicial para ser investido na criação da empresa e de determinados produtos. 

Para a definição do orçamento, é necessário avaliar os gastos com matéria-prima, energia elétrica e água para produzir o produto que será comercializado. 

Deve-se também ter em mente o tanto que será investido na mão de obra, ou seja, nos funcionários que irão fazer parte da equipe de vendas. 

É necessário pagar salários a eles e investir em cursos que capacitem esses funcionários, para que realizem um atendimento excelente e que represente a marca da empresa da melhor forma possível. 

Portanto, para esses negócios é importante uma boa assessoria contábil, que realize esses cálculos iniciais, deixe a empresa regularizada e a par de seus investimentos e gastos. Para desse modo a prospecção de lucros ser mais precisa.

Um contator ou outro profissional capacitado, como um administrador de projetos, pode auxiliar o microempreendedor a definir suas metas de vendas dentro da realidade da empresa e do mercado ao qual está inserida. 

Para definir metas de vendas e o orçamento que será investido, é necessário olhar todas essas perspectivas e o auxílio de um profissional capacitado é essencial no início de um negócio. 

Desse modo, evita-se gastos desnecessários e potencializa as chances dos lucros serem maiores. 

 

Definição do público-alvo e métodos: conquistando clientes

 

Definir um público-alvo é o primeiro passo para traçar o plano de vendas. Você está construindo essa estratégia para vender o seu produto para um público-alvo. 

É por meio da definição desse público que se estabelece estratégias de vendas e métodos para angariar novos clientes. 

Deve se ter bem definido aquilo que a empresa oferece de diferente em relação a seus concorrentes, para manter fiel aos seus clientes mais antigos e conseguir cativar novos clientes. 

Por exemplo, uma empresa que fabrica catracas para o controle de acesso em espaços privativos. 

Essa empresa possui como público-alvo um nicho específico, portanto, não precisa investir em propagandas nas redes sociais de forma ampla. 

Essa empresa pode direcionar sua força de vendas para outras empresas de construção civil e para equipes de segurança. Capacitando os vendedores em atender esse tipo específico de cliente. 

É necessário conhecer bem o seu cliente e entender os seus gostos, sempre estando atento aos feedbacks. Pois, dessa maneira fica mais simples de lançar novos produtos e serviços, consolidando o seu público e atraindo novos clientes. 

 

Estratégias de vendas  

 

Atualmente, existem diversas técnicas de marketing para aumentar a visibilidade de uma marca. A principal delas são as redes sociais, como o Facebook, Instagram, WhatsApp, TikTok e Twitter. 

Cada uma dessas redes sociais possui um público específico que às acessa, por exemplo, o TikTok é mais utilizado pelo público jovem, enquanto o Facebook é acessado principalmente pelo público da terceira idade. 

Levando esses pontos em consideração, deve-se pensar muito bem nos projetos de comunicação visual da empresa e nas plataformas em que serão lançadas, para desse modo, atingir o público-alvo de forma certeira. 

Por meio de ferramentas de gestão de vendas e marketing, é possível lançar propagandas nas redes sociais de forma automática e periódica. 

Basta o empreendedor investir um pouco de dinheiro para impulsionar suas propagandas nas redes. 

Às redes sociais são uma estratégia de vendas interessante e promissora para 2022, portanto, deve-se avaliá-las e notar se seu público-alvo as usa. 

Provavelmente sim, pois atualmente grande parte da população possui um smartphone e está conectado com ao menos uma rede social.  

Porém, apesar de todas essas inovações tecnológicas, um empreendedor pode optar por realizar uma estratégia de vendas mais tradicional.

Por exemplo, criando propagandas na televisão, que ainda é um meio de comunicação muito utilizado e que gera um aumento nas vendas. 

Ou até mesmo criando folders empresariais, que apresentem os serviços e produtos da empresa.

De forma geral existem várias estratégias de marketing que só tendem a aumentar  com essa era da comunicação e das redes sociais, basta o empreendedor escolher aquela que se encaixa com as preferências de seu público-alvo. 

 

Capacitação da equipe e controle de qualidade 

 

Dentro do plano de vendas é necessário um tópico a respeito da capacitação da equipe de vendas, que é basicamente o cartão postal da empresa, algumas vezes sendo até mesmo a cara do seu negócio.

Capacitar os seus vendedores para que realizem um ótimo atendimento com a clientela pode aumentar as vendas, pois quando um cliente sai satisfeito da loja ele tende a voltar.

Além disso, é essencial a criação de um controle de qualidade de vendas, para que todos os parâmetros estejam dentro daquilo que foi estabelecido no plano de vendas. 

Um dos pontos a ser analisado no controle de qualidade de vendas é como a equipe de vendas está tratando os clientes, através da aplicação de questionários a respeito da satisfação do cliente com seu atendimento. 

Pode-se aplicar pesquisas ou estimular os clientes a postarem feedbacks a respeito dos produtos e serviços adquiridos. 

É possível até mesmo avaliar o que o cliente acha da estrutura da loja, se prefere uma fachada comercial moderna, com vidros e elementos atuais, ou mais antiga e convencional. 

Existem diversas formas de realizar um controle de qualidade do seu negócio, basta escolher o ponto que você quer monitorar e em seguida aplicar pesquisas de satisfação. 

 

Pós-venda 

 

O monitoramento do pós-venda é essencial para um empreendedor aumentar sua lucratividade.

Porque após um cliente realizar sua compra, é mais fácil ele voltar à loja e comprar novamente aquele produto ou serviço. 

Desse modo, é essencial que a equipe de vendas esteja a postos para lançar cupons, promoções e produtos semelhantes aqueles comprados inicialmente, para que o cliente volte à loja. 

 

Conclusão

 

Resumindo, construir um bom plano de vendas é uma alternativa promissora para alavancar suas vendas em 2022. 

Além disso, é possível definir todo o tipo de meta, como por exemplo, almejar ter orçamento para fabricar o dobro de produtos em relação ao ano passado, construir uma sala comercial para alugar e aumentar o patrimônio da empresa, entre outros.

Quem sabe até mesmo fidelizar 10 mil novos clientes e dobrar o lucro. Todas as possibilidades existem se o planejamento for bem feito e estiver ao alcance do empreendedor. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.