INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Plano de comunicação: Por que ele é tão importante e como fazer para montar o seu?

A maneira como uma empresa se relaciona com o seu público, nos seus mais diferentes canais, é essencial. Por isso, desenvolver um Plano de Comunicação é uma ação que deve ser priorizada para garantir um relacionamento eficaz.

Quem já visitou uma empresa no seu endereço comercial e depois passou a acompanhá-la também pelas redes sociais sabe que é fundamental que a linguagem e a forma de expressão nesses diferentes canais seja igual. 

Afinal, a comunicação de uma companhia é uma das suas características mais importantes, e precisa ser coerente para que passe ao público a confiança necessária para uma relação de longa data.

Nesse caso, não importa qual seja o ramo de atuação de uma empresa, que pode ser desde um fornecedor de ativador de cachos sos salon line até um escritório de contabilidade. 

De fato, a maneira como a companhia se relaciona e se faz entender pelo seu público pode ser determinante para o sucesso dela. Na prática, quanto maior for o investimento em uma comunicação eficiente, melhor será o retorno para a companhia.

Sendo assim, não basta agir sem um planejamento específico sobre quais serão os elementos presentes na comunicação da empresa. Por isso, um plano de comunicação é a ferramenta que deve ser utilizada para garantir o sucesso da companhia. 

Para que seja possível desenvolver um plano eficiente, é preciso que a equipe de marketing já tenha delineado vários aspectos que serão trabalhados na identidade da marca, para que ela tenha uma imagem unificada e fortaleça a sua presença no mercado. 

Mas, para que isso seja possível, nada mais apropriado do que entender o assunto desde o princípio, compreendendo o que é um plano de comunicação e qual a sua importância.

Depois disso, é possível utilizar dicas que podem ajudar no processo. Para saber tudo isso, basta continuar lendo este artigo até o fim, de modo que o plano de comunicação seja elaborado da maneira correta.

O que é um plano de comunicação e qual a importância dele?

Uma empresa que realiza envidraçamento de sacada pequena, por exemplo, sabe que precisa falar com o seu público para poder atrair os clientes. E para que ela possa fazer isso da maneira correta, é preciso ter um plano de comunicação envolvido no processo.

Para começar, o plano de comunicação nada mais é do que um documento no qual é possível inserir orientações de ações que devem ser aplicadas na comunicação de uma empresa. 

Essas ações devem ter objetivos mensuráveis e específicos, para que seja possível calcular quais das práticas aplicadas ali trouxeram resultados. 

Um plano de comunicação é responsabilidade da equipe de marketing da companhia, mas deve ser bastante abrangente, pois precisa refletir a voz da empresa como um todo. 

Apesar de parecer um mero detalhe, essa característica pode mudar tudo: é indispensável que a imagem da empresa seja alinhada e tenha coesão em qualquer um dos seus canais de comunicação e de vendas. 

Afinal, um cliente que já tenha feito uma encomenda de brindes canetas personalizadas no estabelecimento físico deve se sentir da mesma maneira ao decidir repetir a compra também pelos meios virtuais. 

De fato, esse elemento é de suma importância, uma vez que a confiança em uma companhia pode ser conquistada quando a sua comunicação é eficiente e verdadeira, podendo ser verificada em todos os seus meios de atendimento. 

Um plano de comunicação só pode ser desenvolvido depois da realização de diversas pesquisas. Isso porque ele se trata de um diagnóstico a princípio, além de ser um identificador das características do público-alvo da marca.

Ao mesmo tempo, também precisa refletir as metas da empresa e delinear quais serão as ações colocadas em prática para atingir os clientes com maior facilidade, o que pode ser o caminho mais eficaz para conquistar o público. 

Não há como ignorar essa questão, uma vez que a comunicação com um cliente que deseja comprar um sofá sob medida de canto precisa ser feita de maneira personalizada, justamente para que o comprador não se sinta só mais um número para a companhia.

Além disso, nos tempos atuais, onde a experiência do cliente é cada dia mais valorizada, não é preciso pesquisar muito para perceber o quanto os consumidores se tornaram mais exigentes. 

Diante disso, também se pode deduzir que as ações colocadas em prática hoje podem não funcionar no futuro, assim como as que foram positivas no passado já não surtem mais efeito. 

Em suma, um plano de comunicação não é um documento redigido uma única vez, precisando ser atualizado com frequência e conforme a empresa avança e vai se transformando para atender ao seu público. 

Dicas para montar um plano de comunicação

Montar um plano de comunicação pode parecer complicado em um primeiro momento, mas ao conhecer algumas dicas, é possível simplificar o processo e torná-lo mais eficiente. As principais são:

  • Definir metas e objetivos;
  • Entender o posicionamento da marca;
  • Segmentar o público da empresa;
  • Elencar os canais de comunicação;
  • Estabelecer um cronograma e realizar testes;
  • Analisar resultados e atualizar o plano.

Ao seguir esses passos, é possível perceber que o desenvolvimento de um plano de comunicação se torna mais claro, o que garante um documento útil e coerente com o perfil da companhia. 

1. Definindo as metas e os objetivos

A primeira etapa do desenvolvimento do plano de comunicação deve levar em conta o perfil da empresa. Assim, um estabelecimento que ofereça conserto de tv LG, por exemplo, precisa ter em mente quais objetivos e metas deseja alcançar. 

Se ela quer atrair mais clientes, o plano de comunicação será desenvolvido com o objetivo de trazer consumidores para mais perto da empresa, de modo que cada ação aplicada poderá trazer o resultado almejado.

2. Entendendo o posicionamento da marca

Na sequência, é necessário que o posicionamento da marca seja envolvido no processo de desenvolvimento do plano de comunicação. Afinal, essa característica diz muito sobre a companhia. 

Esse ponto é importante, principalmente porque ele influencia na maneira como a empresa fará contato com o seu público, garantindo assim uma unidade no seu tom de fala em todos os canais de comunicação.

3. Segmentando o público da empresa

Outra etapa de grande relevância no desenvolvimento do plano de comunicação é a segmentação do público. Isso porque uma pessoa que deseja comprar tela de aço para alvenaria possui um perfil que deve ser levado em conta no processo.

Afinal, uma linguagem mais técnica, mais formal ou informal e outros elementos são utilizados de modo estratégico na comunicação com os clientes, garantindo maior efetividade nas ações. 

4. Elencando os canais de comunicação

Atualmente, uma empresa possui uma série de possibilidades para se comunicar com o seu público. Além do espaço físico, há também o site, o e-mail, as redes sociais e o telefone, entre outros. 

Nesse sentido, para vender mais unidades de purgadores de ar automáticos, por exemplo, a empresa precisa definir em quais canais de comunicação ela falará com os seus clientes, de modo que esses meios possam trazer resultados. 

5. Estabelecendo um cronograma e fazendo testes

Depois de tudo definido, chega o momento de desenvolver um cronograma para colocar as ações em prática. Isso porque um processo de vendas possui várias etapas e cada uma delas exige uma comunicação própria.

Além disso, conforme o passar do tempo, será preciso modificar e realinhar a comunicação da companhia, de forma que ela acompanhe o mercado e esteja sempre atualizada para atender aos clientes.

Para garantir ainda mais resultados, é importante realizar testes, de forma que seja possível perceber possíveis falhas no plano de comunicação, para que a aplicação dele seja otimizada após os ajustes necessários.

6. Analisando resultados e atualizando o plano

Por fim, depois que uma empresa de controlador de acesso já aplicou o seu plano de comunicação, ela precisa analisar os resultados que obteve, para perceber se tudo o que foi feito trouxe resultados palpáveis.

Diante disso, qualquer atualização se torna coerente e eficiente, podendo assim garantir uma comunicação alinhada e apropriada para o perfil da companhia, em cada um dos seus canais de atendimento. 

Considerações finais

Não é segredo para ninguém que o modo como uma empresa se comunica com o seu público é uma característica da mais alta importância. Por isso, ela deve ser pensada de forma estratégica, justamente para promover ações que tragam retornos positivos. 

Isso é ainda mais perceptível em um momento no qual o público se torna exigente, e que a experiência do cliente com uma marca deve ser a melhor possível. Por isso, investir em um plano de comunicação eficaz é a melhor estratégia para o sucesso de uma marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.