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Por onde começar um plano de Marketing Digital para sua empresa?

A criação de um plano de marketing digital é fundamental para que os negócios possam divulgar seus produtos e serviços do jeito certo. É dessa forma que as estratégias vão alcançar os resultados almejados.

Quem tem um negócio, pode contar com o potencial da internet para divulgar seus produtos e serviços. Olhando por cima, pode parecer que tudo é muito simples, sendo exatamente por isso que vemos tantos erros nas estratégias de marketing atuais.

Uma das principais razões para que isso aconteça é a ausência de um plano de marketing digital, ou então quando este é feito de maneira incorreta. Em ambos os casos, o resultado é sempre uma estratégia prejudicada ou mal executada.

Para evitar desperdícios de investimentos em ações equivocadas, é muito importante fazer um planejamento e pensar sobre ele com calma. Mas se você não sabe por onde começar, não se preocupe, pois neste artigo, vamos esclarecer informações importantes.

Você saberá o que é planejamento de marketing digital, a importância dele para os negócios e de que forma esse plano pode ser executado para que as estratégias da empresa sejam mais assertivas e promissoras. Confira!

 

Entenda o que é planejamento de marketing digital

Planejamento de marketing digital nada mais é do que um plano com todas as estratégias que serão executadas nos canais online.

Esse recurso envolve a divulgação da marca, seus produtos e serviços, além de nortear as ações estratégicas da companhia na internet.

Ter um bom planejamento de marketing digital é crucial, mas depende das características do empreendedor e do próprio negócio.

Por exemplo, se uma pessoa quer divulgar sua loja de totem robô personalizado, precisa considerar suas peculiaridades antes mesmo de criar perfis nas redes sociais, criar um site, entre outras ações.

Também é necessário considerar os aspectos da atividade, o tipo de consumidor, como é a concorrência, dentre outros aspectos que têm impacto direto no negócio, em relação à criação de campanhas.

 

A importância de fazer o planejamento com antecedência

O plano de marketing é uma ferramenta essencial para que o negócio cresça, além de colaborar com o funcionamento da companhia.

Empreendedores e gestores compreendem que, sem um bom planejamento, é difícil dar um rumo para a equipe, apontar um caminho que deve ser seguido e assim alcançar bons resultados.

Se estes são fatos, por que o planejamento de marketing deve ser deixado de lado? Na verdade, ele é importante por várias razões, pois melhora a relação com o cliente, a organização interna e a relação com o mercado e os concorrentes.

Somente depois que um fabricante de totens fotográficos conhece bem seu público-alvo é que consegue desenvolver uma estratégia de marketing compatível com as características dessas pessoas.

Por meio do planejamento de marketing, é possível obter essas informações, e entre os dados mais comuns estão:

  • Idade;
  • Localização;
  • Gênero;
  • Estado civil.

Todas essas informações ajudam a entender quais são e como são as pessoas que se interessariam pelos produtos e serviços oferecidos, conhecidas como público-alvo.

Outro tipo de informação trazido pelo planejamento de marketing são as ameaças e oportunidades em relação aos concorrentes, além de também ser possível conhecer seus pontos fortes e fracos, e assim determinar o diferencial da companhia.

Ao ter uma visão geral do mercado, fica mais fácil traçar metas e definir objetivos estratégicos que estejam alinhados com os propósitos da companhia e que sejam atingíveis dentro de determinado prazo.

É uma forma de orientar as tomadas de decisão, satisfazer os clientes, melhorar os resultados da corporação e motivar os funcionários.

O marketing digital oferece resultados ainda melhores do que o marketing tradicional, porque todas as decisões são baseadas em dados concretos e não em especulações, e por meio do planejamento, a companhia obtém todos os dados que precisa.

Assim, uma organização especializada em avaliação de ativos para empresa terá mais facilidade em organizar sua equipe por meio desse planejamento.

Ele vai determinar todas as etapas das ações de marketing digital, mostrar as ferramentas que devem ser usadas, além de apontar os prazos.

O documento também permite que a organização reduza erros estratégicos, uma vez que fornece informações detalhadas sobre os aspectos internos e externos, que vão embasar as tomadas de decisão.

Para elaborá-lo, é necessário investigar os pontos fortes e fracos da companhia, o que ajuda a descobrir o melhor caminho a seguir para reduzir as fraquezas e maximizar as potencialidades.

O planejamento também é ótimo para limitar os investimentos em marketing e mantê-lo sob controle. Isso é muito importante para saber o retorno sobre os investimentos (ROI) que a companhia vai receber por suas ações.

Ao mesmo tempo, o plano ajuda na antecipação de crises, além de prever tendências em relação às necessidades e desejos do cliente. Essas informações, junto com dados sobre a situação financeira da empresa, é uma forma de prever mudanças ou problemas.

Para que uma gráfica de impressão de livros seja reconhecida em seu mercado de atuação, é necessário construir uma presença sólida na internet, pois isso aumenta a sua notoriedade e ajuda a atrair consumidores.

O aumento da notoriedade e da autoridade também faz com que os clientes se sintam mais satisfeitos e, consequentemente, a companhia será mais competitiva.

Saber atrair clientes e satisfazer aqueles que o seu negócio já tem é a melhor forma de aumentar as vendas. Além do mais, o planejamento de marketing investe em estratégias mais assertivas, que também aumentam as oportunidades.

 

Desenvolvendo um plano de marketing digital

Para desenvolver um plano de marketing, a companhia precisa trabalhar em cima de um passo a passo, composto pelas seguintes estratégias:

 

1 – Definir os objetivos do negócio

Defina os objetivos de sua empresa para especificar o que se deseja obter, por meio das estratégias de marketing.

Uma empresa de escritório planejado em l pode aumentar sua exposição e reconhecimento de marca, gerar leads, aumentar as vendas diretas no ambiente online, melhorar o relacionamento com os clientes, assim como o atendimento ao cliente.

Além dos objetivos, também é necessário definir as metas que se pretende alcançar. Mas é necessário estabelecer prazos de execução, tendo em vista que o volume de trabalho nas estratégias de marketing digital costuma ser muito grande.

 

2 – Conhecer o público-alvo

Outro ponto importante é conhecer o público-alvo, e existem várias ferramentas na internet que ajudam a conhecer um pouco mais sobre os visitantes do site.

São recursos que ajudam a traçar o perfil do público, de modo a adequar a linguagem e o conteúdo produzido às necessidades dessas pessoas.

A organização será capaz de direcionar suas campanhas para quem realmente importa, além de usar ferramentas disponíveis pelas principais plataformas da internet, como Google Ads e Facebook Ads.

Até mesmo a fachada de loja de roupas se beneficia quando você conhece o público-alvo, pois tudo o que pertence à marca será compatível com as necessidades dos consumidores.

Sabendo quem é esse público, então definir a persona torna-se mais simples, portanto, um perfil de cliente ideal que reúne todas as características das pessoas que a empresa quer impactar.

 

3 – Escolher as estratégias

O próximo passo é fazer um plano de marketing digital para definir as estratégias que serão colocadas em prática. Dependendo do segmento, algumas ações podem funcionar melhor do que outras.

Um exemplo desse cenário são as lojas de vestuário que se dão muito melhor fazendo marketing no Instagram, enquanto uma empresa B2B deve marcar presença no LinkedIn.

Agora, se a companhia oferece algum tipo de produto ou serviço que o público não compreende bem, então deve publicar materiais que vão esclarecer as dúvidas da audiência em seu blog ou site.

 

4 – Definidos canais

Um fabricante de painel luminoso para loja pode encontrar inúmeras possibilidades de canais para divulgar seus produtos.

Ele pode usar site, blog, redes sociais, e-mail, sites de busca, entre outras plataformas para compartilhar com a audiência seus produtos e serviços.

Entretanto, não é possível usar todos eles ao mesmo tempo, sendo que o ideal é escolher aqueles que são relevantes para a estratégia e que não devem ser descartados.

Da mesma maneira, é uma ação que precisa estar focada em resultados, concentrando-se nos canais de maior retorno.

 

5 – Criar um cronograma

Por fim, uma empresa de reforma comercial deve criar um cronograma para as suas ações, tendo em vista que no marketing online os canais estão correlacionados, e é fundamental explorar esse potencial de alavancagem.

A corporação pode unir peças promocionais, conteúdos, redes sociais e envio de e-mails, de modo que todos estejam alinhados no momento da veiculação.

 

Considerações finais

Para encerrar o artigo, não podemos deixar de dizer que todas as estratégias de marketing digital precisam ser monitoradas.

É dessa forma que você vai descobrir se as ações praticadas estão trazendo os resultados esperados ou se é necessário fazer algum tipo de intervenção.

Contudo, antes de chegar nesta etapa, é fundamental criar o planejamento, que vai orientar todas as ações e garantir o sucesso da divulgação de seus produtos e serviços na web.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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