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Por que a gestão de pessoas é tão importante para o desenvolvimento de uma empresa? 

Para que uma empresa funcione plenamente é necessário um corpo de funcionários capacitados, que saibam trabalhar em equipe e que possuam bons conhecimentos técnicos, além de um bom líder, que compreenda sobre gestão de pessoas. 

Vale lembrar também que é necessário um time de Recursos Humanos empenhado em gerir todos os funcionários da empresa, integrando-os e criando projetos de capacitações.

O investimento em treinamentos sobre gestão de pessoas faz com que os líderes e equipes de recursos humanos inspirem e estimulem os demais funcionários a se manterem engajados em seu trabalho. 

O principal objetivo da gestão de pessoas é manter os funcionários satisfeitos a ponto de baterem e melhorarem as metas da empresa, proporcionando impactos positivos para a entidade e para os próprios funcionários. 

A gestão de pessoas é a ferramenta que vai possibilitar o aproveitamento de talentos já contratados, direcionando-os a um bom crescimento de carreira, posicionando-os nas melhores equipes e funções de acordo com o perfil de cada funcionário. 

Se tornar uma empresa forte no mercado é certamente o desejo da maioria dos empreendedores.

Portanto, existem diversas maneiras de alcançar esse objetivo, sendo a gestão de pessoas uma ferramenta muito utilizada para essa finalidade. 

Quanto mais cedo a empresa compreende o papel fundamental dos gestores e líderes, melhores são os resultados obtidos, como um bom torneamento usinagem.

Diante desses fatos, o objetivo desse texto é apresentar o conceito de gestão de pessoas, como ele funciona, qual a importância dessa prática para uma empresa e algumas dicas de como aplicá-la em seu negócio. 

O que é gestão de pessoas? 

A gestão de  pessoas é uma área dentro da administração, responsável por orientar o capital humano de uma organização. 

Essa área é composta por uma série de ferramentas e estratégias voltadas para o desenvolvimento pessoal dos funcionários e das equipes que integram a empresa. 

Geralmente, os responsáveis pela gestão de pessoas são administradores, psicólogos e funcionários formados em recursos humanos, que trabalham juntos, como um cooperativismo de farmácias, visando alcançar as metas da empresa. 

O principal objetivo da gestão de pessoas é identificar talentos e trabalhar no perfil de cada um dos funcionários, adequando-os à cultura da empresa e focando em ações que aumentem o engajamento. 

A partir de diversos recursos, a gestão de pessoas alinha todos os funcionários com  o planejamento estratégico da empresa que, geralmente, envolvem: 

  • Compreender a cultura e os valores da empresa; 
  • Incentivar a ética empresarial; 
  • Contribuir com o alcance de metas; 
  • Garantir a identificação e aproveitamento de talentos; 
  • Garantir a qualificação de todos os funcionários; 
  • Criar um clima saudável de confiança; 
  • Ter funcionários satisfeitos. 

Todos esses fatores contribuem para a construção de metas cada vez maiores e funcionários engajados em bater essas metas. Além de criar um ambiente empresarial saudável para todos trabalharem. 

Quais são os pontos positivos da gestão de pessoas? 

Para obter sucesso no mercado, uma empresa precisa oferecer bons produtos e serviços, seja vendendo brinquedos ou serviços de jardinagem e paisagismo, uma boa estrutura para trabalho, um marketing forte e uma boa gestão de pessoas. 

As pessoas são a chave para o desenvolvimento de qualquer empresa, não importa se o empreendedor investir milhões de reais em equipamentos e matérias-primas, se ele não possuir uma boa equipe para produzir e vender seus produtos, o fracasso é certo. 

Portanto, saber identificar se seus funcionários estão insatisfeitos com as condições de trabalho e como aumentar odesempenho do serviço deles, é essencial para manter uma empresa competitiva no mercado. 

Dessa forma, possuir uma boa gestão de pessoas aumenta o faturamento, devido ao aumento do empenho dos funcionários em atingir as metas estabelecidas. Além de proporcionar o crescimento empresarial constante. 

Como surgiu a gestão de pessoas? 

Nas décadas de 30 a 50 ocorreu a criação das leis trabalhistas em diversos países do mundo, dessa forma, surgiu o departamento de recursos humanos (RH), para garantir que as empresas cumpram com as leis trabalhistas e não sofram sanções. 

Ao longo dos anos esse departamento foi evoluindo, principalmente, a partir da década de 70, onde essa área passou a enxergar os funcionários com outros olhos. 

Portanto, não apenas como um recurso operacional, mas também como um ativo rotativo da empresa e como uma ferramenta para a ascensão no mercado. 

Atualmente, o departamento de recursos humanos conta com ferramentas e estratégias modernas para desenvolver todo o time de uma organização. 

5 dicas para desenvolver a gestão de pessoas empresarial 

Para que um funcionário compreenda os valores da empresa, a cultura e esteja empenhado na realização de suas funções, é necessário que o ambiente de trabalho proporcione uma sensação de bem-estar e de compensação. 

Estudos indicam que funcionários em empresas que não recompensam seus esforços devidamente, sem plano de carreira, com uma má comunicação entre os gestores e funcionários, não possuem funcionários empenhados. 

Esse baixo empenho gera um déficit no alcance de metas da empresa, portanto, ao longo dos anos foram desenvolvidos os 5 pilares da gestão de pessoas, que são: 

  • Motivação; 
  • Comunicação; 
  • Trabalho em equipe;
  • Conhecimento e competência;
  • Treinamento e desenvolvimento. 

Esses pilares podem ser interpretados como dicas para desenvolver uma boa gestão de pessoas em qualquer empresa.  

Motivação

A motivação é a base para o sucesso de qualquer empresa, pois pessoas motivadas são mais empenhadas em desenvolver o seus serviços, sendo mais produtivas. 

Esse sentimento possibilita que as pessoas absorvam com facilidade os treinamentos aplicados a elas e fazem com que o ambiente de trabalho entre em um clima de harmonia. 

Identificar se a motivação é um sentimento individual do funcionário e fazer com que se torne um sentimento coletivo é fundamental. 

Para incentivar a motivação coletiva é necessário fornecer um bom plano de carreira, a possibilidade de promoções em um tempo adequado, recompensas monetárias, presentes em datas comemorativas e treinamentos que incentivem o intelecto. 

Às vezes, apesar de todos os esforços em manter uma equipe motivada, alguns funcionários se destoam. 

Portanto, é necessário conversar com esses funcionários individualmente, para compreender os motivos para a desmotivação, que podem variar desde pequenas brigas com colegas a necessidades de realização de cirurgias, como a cirurgia íntima a laser.

A motivação é um sentimento individual, mas na maior parte das vezes é previsível compreender o que um funcionário deseja, quando isso não ocorre, é dever do gestor compreender o que estimula cum funcionário. 

Comunicação

A comunicação é a palavra-chave para o sucesso, por isso, o departamento de recursos humanos deve focar em promover o diálogo entre os gestores e os funcionários e até mesmo entre os departamentos, integrando toda a empresa. 

É a partir do diálogo que os talentos são identificados, o motivo de desmotivação de funcionários, além da facilidade em obter dicas e opiniões a respeito de melhorias que podem ser implementadas na organização. 

É por meio da comunicação que se detecta todas as necessidades dos funcionários ,até mesmo a de ir ao médico especialista em disfunção erétil, que pode ser sanada por meio do oferecimento de um bom plano de saúde. 

Trabalho em equipe

Às metas da empresa só são alcançadas com otrabalho em equipe, portanto, cabe a gestão de pessoas apaziguar os conflitos entre os funcionários, por intermédio de canais de comunicação seguros, para que se queixem a respeito de ocorridos. 

Além de estimular a integração desses funcionários, por meio da promoção de ambiente para o diálogo, como reuniões, treinamentos, festas e confraternizações e até mesmo a disponibilização de uma máquina de café empresarial para estimular a conversa. 

Conhecimento e competência

Avaliar quais competências precisam ser aprimoradas e quais conhecimentos transmitidos aos funcionários é outro papel da equipe de gestão de pessoas. 

Pois, nenhum funcionário nasceu preparado para trabalhar em sua empresa e atende 100% dos requisitos para ser excelente, principalmente, se o trabalho for complexo como uma máquina bordadeira industrial barudan.

Portanto, avaliações de desempenho que buscam identificar as competências e defasagens dos funcionários devem ser aplicadas periodicamente.  

Treinamento e desenvolvimento

Os conhecimentos e competências são dois itens que podem ser ensinados aos funcionários, cabendo ao departamento de recursos humanos aplicar treinamentos para desenvolver cada um dos colaboradores. 

Às vezes um funcionário possui um bom conhecimento técnico, mas não sabe trabalhar em equipe ou se comunicar em público.

Portanto, alguns treinamentos voltados para essa área que o funcionário possui dificuldades pode ajudá-lo. 

Além de melhorar o desempenho do funcionário, os treinamentos podem auxiliar na motivação, pois ao sair da empresa esse colaborador vai possuir uma carga de conhecimentos maior do que quando iniciou seus trabalhos.  

Considerações finais 

Sendo dessa forma, uma empresa pode oferecer o melhor produto e serviço, como a de limpeza de telhado de vidro, mas se não possuir uma equipe de funcionários motivada e focada em alcançar os objetivos da empresa, o fracasso no mercado é certo. 

Portanto, esse texto contribuiu para a compreensão a respeito do tema gestão de pessoas, apresentando o conceito, a importância de uma boa gestão e como aplicá-lo em uma empresa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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