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Por que aderir as landing pages?

Landing pages são páginas que têm como objetivo converter, por essa razão, possuem menos elementos do que as páginas comuns, mantendo o foco na oferta da marca.

Quando uma empresa investe em inbound marketing, seu objetivo é atrair os consumidores, por meio de diferentes canais digitais, como os blogs e sites. Mas, as ações nesse sentido precisam fazer com que os usuários queiram consumir.

É assim que eles entram para o funil de vendas e são atravessados por todas as suas etapas. Mas, esse processo só vai começar quando a marca souber converter visitantes em leads e leads em clientes.

Dentre as estratégias que ajudam nesse sentido está a landing page, porém, antes de criá-la, é necessário levar alguns aspectos em consideração.

Muito além de fazer uma oferta ou solicitar que o usuário faça alguma coisa, essa página precisa estar de acordo com a oferta, com as características do negócio e com as expectativas de seu público.

Não dá para simplesmente criá-la e esperar os resultados. Por isso, neste artigo, vamos explicar o conceito de landing page, sua importância e por que as marcas precisam gerar leads.

 

Qual o conceito de landing page?

Landing page também é conhecida como página de destino, e seu foco é facilitar a conversão dos visitantes. Contém apenas elementos focados nesse objetivo, como o CTA, a fim de evitar distrações.

O site ou blog de uma empresa não serve apenas para o usuário conhecer os produtos e serviços e se informar sobre o horário de funcionamento, na verdade, essas plataformas precisam atrair muitas pessoas para conquistar muitos leads.

Quando isso não acontece, as visitas que o site recebe não estão trazendo resultados. Uma escola de cursos de vendas cria uma página de conversão justamente para atrair a atenção do usuário.

Ela exclui diversos elementos, como excesso de texto, menu e outras informações para garantir que o usuário realmente vai executar a ação esperada.

Dentro do conceito de marketing, essa ação consiste no preenchimento de um formulário para que o visitante receba um conteúdo em troca, que são materiais ricos, como:

 

  • E-books;
  • Infográficos;
  • Vídeos;
  • Planilhas.

 

Esses e outros formatos precisam ser bons o suficiente para que o visitante queira fornecer algumas informações sobre ele em troca.

A landing page também pode contar com uma oferta especial, além de informar sobre conclusão de compra e outras ações que façam sentido para a empresa e o visitante.

 

Por que investir em uma landing page?

Existem muitas razões pelas quais as empresas devem investir na página de conversões. 

Por exemplo, ela facilita o lead scoring, uma pontuação oferecida para os leads, para identificar aqueles que estão mais próximos da compra.

Se um estabelecimento com fachada de loja feminina percebeu que o visitante foi convertido por um material de fundo de funil, com certeza ele está mais preparado para comprar do que aquele que ainda não baixou nenhum conteúdo.

Ele já pode ser abordado pelo time de vendas, o que facilita o trabalho dos vendedores e gera oportunidades para o negócio. Sem falar que enriquece muito as estratégias de marketing.

A landing page também é importante porque segmenta melhor os contatos, visto que dependendo da conversão em determinado material ou da informação solicitada no formulário, fica mais fácil para a marca segmentar seus potenciais clientes.

Empresas que atuam com mais de um produto, como no caso dos supermercados, possuem mais de uma persona, e fica fácil distingui-las ao criar uma página de conversão.

O negócio saberá exatamente quem está interagindo com ele, principalmente aqueles que não atendem a um segmento específico.

As páginas de conversão são opções baratas e que mesmo assim geram oportunidades, uma vez que é difícil conseguir tantas informações dos usuários, principalmente de pessoas que se interessam pelas ofertas.

Fazer isso por telefone, por exemplo, demanda muitas horas de ligações ou centenas de entrevistas, o que encarece o investimento e o torna mais demorado.

Mas, se uma empresa de logísticas para ecommerce souber divulgar sua página de conversões, ela pode se transformar em uma fonte de oportunidades, capaz de nutrir o time de vendedores e potencializar as vendas.

 

Elementos importantes de uma landing page

Uma boa landing page precisa contar com certos elementos para trazer excelentes resultados. Dentre eles estão:

 

Conteúdos visuais

Os conteúdos visuais destacam o que está sendo ofertado e deixam a página muito mais clara e atrativa.

Por exemplo, se o visitante é direcionado para uma página de conversão e se depara com um vídeo, não precisa ler nenhum texto e é convertido com mais facilidade.

Para se ter uma ideia do quanto isso é eficiente, de acordo com uma pesquisa realizada pela Eyeview, uma gráfica especializada em banner infantil personalizado tem 80% mais chances de converter com um vídeo do que com uma landing page comum.

 

Fazer uma oferta

Ninguém vai simplesmente acessar a página de uma empresa e começar a preencher formulários a troco de nada. 

É necessário fazer uma oferta para que isso aconteça, pois ela funciona como moeda de troca.

Para saber o que oferecer, é crucial conhecer a persona do negócio e suas necessidades. 

Com base nessas informações, a companhia cria algo realmente atraente e que valha os dados do visitante.

 

Criar um bom CTA

CTA é uma sigla para Call To Action, Chamada para Ação, em português, e nada mais é do que um botão que convida o visitante a realizar determinada ação.

Para criar um bom CTA, uma empresa de quadro de gestão deve utilizar frases imperativas, como “baixe agora”, “receba o material”, “agende sua consultoria”, dentre outros.

Independentemente de qual frase você queira usar, é fundamental que ela seja clara e objetiva e permita que o usuário entenda a ação que ele está prestes a realizar.

 

Formulário de contato

O formulário de contato é o elemento mais importante da landing page porque funciona como o pagamento que o usuário oferece em troca da oferta.

Os campos precisam estar bem claros para facilitar a vida dos visitantes, optando por campos suspensos que possibilita que a pessoa escolha apenas uma opção, além de solicitar poucas informações.

O ideal é que ele solicite poucos dados da pessoa, como nome, e-mail e telefone, pois o excesso de informações pode se tornar um empecilho na hora da conversão.

 

Importância de gerar leads

Leads são oportunidades de vendas que uma empresa de gestão financeira para condomínios pode conquistar por meio de suas estratégias de marketing digital.

Por exemplo, quando a marca cria um e-book sobre determinado assunto, disponibiliza o material para download em troca de algumas informações que são inseridas no formulário da landing page.

Quando o visitante preenche esse formulário, ele demonstra interesse genuíno no material que a empresa oferece. 

A partir disso, ele entra para o funil de vendas, e a companhia terá mais facilidade para amadurecê-lo, até que esteja pronto para a compra.

Ao longo do tempo, a companhia forma um banco de dados de seus potenciais clientes. Ao reunir informações sobre eles e fazer uma boa análise, a marca com quem seus clientes e suas principais características.

Um escritório de compliance empresariais descobre o que essas pessoas gostam e o que elas desejam aprender sobre seu mercado de atuação.

Esses dados facilitam o planejamento de marketing, fazendo com que as estratégias sejam mais assertivas e direcionadas, o que traz mais economia de tempo e recursos financeiros.

A companhia também consegue melhorar seu posicionamento perante os consumidores, além de valorizar várias de suas ações, como e-mail marketing, ofertas de conteúdos, dentre outras.

Quando o time de marketing consegue trabalhar bem os  leads, tem mais facilidade para atravessá-los pelo funil de vendas, e levar para os vendedores apenas os potenciais clientes que realmente estão maduros para a compra.

A equipe de vendas de uma empresa de terceirização de serviços terá muito mais facilidade para fechar negócio com esses consumidores, sem que para isso precise argumentar muito ou perder muito tempo durante a abordagem.

Consequentemente, o número de vendas aumenta, o que vai impactar diretamente nos lucros da marca. E quanto mais lucros a empresa tem, mas ela consegue crescer, ser reconhecida e superar seus concorrentes.

 

Considerações finais

A landing page é uma estratégia muito importante para o marketing digital e para as empresas que trabalham com o funil de vendas.

O comportamento do consumidor moderno mudou muito, e hoje ele quer compreender o valor da marca, antes de fazer negócio com ela.

A melhor maneira de fazer isso é estabelecer uma comunicação com essas pessoas e poder entrar em contato com elas com mais facilidade.

Ao criar uma página de conversões e oferecer um material de qualidade, a companhia conquista potenciais clientes e facilita o seu processo de vendas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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