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Por que seu blog não aparece no Google? Veja agora!

O Google é o maior buscador do mundo e quase 100% dos usuários da internet procuram informações sobre assuntos de seu interesse nessa plataforma. Justamente, por conta disso, trata-se de um espaço extremamente competitivo.

Uma das estratégias de marketing digital mais importantes da atualidade é o marketing de conteúdo, que consiste na produção de materiais ricos e relevantes, voltados para assuntos relacionados ao negócio e do interesse do público.

Os materiais são publicados em um blog e a partir daí ficam à disposição dos usuários para esclarecer dúvidas e resolver problemas.

Mas, é uma grande decepção quando você faz uma pesquisa sobre algo que acabou de publicar e seu conteúdo não aparece na primeira página. Este é um problema e uma dificuldade para muitos empreendedores e gestores.

Só que ele acontece porque existem muitos erros que podem prejudicar o desempenho da página, e a melhor maneira de evitá-los é conhecê-los.

Por meio de algumas ações, é possível otimizar o blog e eliminar questões que possam prejudicar o desempenho dele nos resultados de busca.

Neste artigo, vamos mostrar por que isso pode acontecer e dar algumas dicas para melhorar a performance das suas páginas no Google.

 

Erros que prejudicam a performance do blog

Como falamos anteriormente, existem vários erros que podem prejudicar a performance do blog da sua empresa. E dentre os mais comuns estão:

 

Publicações com e spam

Quando se fala em e-mail marketing, o spam logo nos vem à mente, mas ele também pode afetar o conteúdo publicado no blog, prejudicando o ranqueamento.

Quando uma empresa escreve um artigo sobre cursos de vendas, o Google logo consegue identificar sua relevância. Porém, um texto com spams, mesmo que consiga atrair visitantes, não será bem ranqueado.

Isso porque eles afastam rapidamente os visitantes, afinal, quando eles clicam nos links, rapidamente percebem que não vão encontrar aquilo que realmente procuram.

Quando o usuário sai rapidamente da página, aumenta a taxa de rejeição, o que piora ainda mais o posicionamento do blog nos resultados de pesquisa.

 

Escolha errada de palavras-chave

Alguns produtores de conteúdo também erram ao escolher as palavras-chave do material. Mesmo que o conteúdo seja de excelente qualidade, se os termos usados não forem relevantes, não conseguirá atrair visitantes para o blog.

Para acertar nas palavras que deve usar, faça uma pesquisa sobre os termos mais procurados dentro do segmento de atuação do negócio.

Dentro dessa estratégia, o ideal é que a empresa utilize termos que os leads também usam, pois é dessa forma que suas páginas vão conseguir se destacar nas pesquisas.

É exatamente por isso que uma escola de cursos online precisa fazer uma análise das melhores palavras-chave e procurar aquelas que melhor se encaixam aos seus conteúdos.

Se a marca usar termos relevantes para a audiência, com certeza vai atrair um número de visitantes muito maior.

 

Demora para carregar a página

A coisa mais importante para o Google é a experiência do usuário, por isso ela precisa ser avaliada dentro do blog do seu negócio. Cada detalhe é muito importante para garantir que os visitantes tenham acesso a conteúdos de qualidade e possam navegar tranquilamente.

O próprio Google considera que cada segundo a mais para carregar a página representa um momento na taxa de rejeição.

Nesse contexto, pode ser que o seu blog não esteja bem ranqueado por conta da lentidão no carregamento. Essa situação é bastante comum por causa de imagens pesadas e sites que não são pensados para os dispositivos móveis.

É fundamental que a empresa desenvolva essa plataforma por meio de um servidor confiável e invista em boas práticas de SEO, pois só assim a navegação poderá ser satisfatória.

Também é importante ter cuidado ao usar recursos muito pesados, como imagens de alta qualidade que acabam atrapalhando a performance e o carregamento das páginas.

 

Violar direitos autorais

Uma empresa de certificações técnicas pode publicar seus conteúdos livremente na internet, mas se outro negócio copiá-los em seus canais, o Google logo vai perceber.

O buscador prioriza materiais originais e de boa qualidade, e alguns donos de blog não conseguem o resultado que esperam quando acabam violando direitos autorais, mesmo que por acidente.

Para evitar esse risco, o ideal é que todos os conteúdos sejam originais, mesmo que sejam baseados em outras referências, links e tenham até mesmo citações.

Produzir o próprio material é um grande desafio para muitos, principalmente em relação ao tema, pois é possível encontrar de tudo na internet.

Mesmo diante de tal dificuldade, é crucial garantir a originalidade de tudo o que a sua marca produz, pois o Google sabe muito bem qual página publicou o primeiro certo material e quais estão replicando.

As empresas precisam ser originais em todos os sentidos, até mesmo na hora de organizar balcão expositor para loja, portanto, na hora de criar conteúdo, a criatividade e originalidade também são fundamentais.

 

Qualidade do conteúdo

A qualidade é outro ponto importante para conquistar relevância, ocupar as primeiras posições nas pesquisas e aumentar o tráfego do blog.

Mesmo que todas as outras estratégias sejam perfeitamente executadas, dificilmente seu canal terá bons resultados se os materiais não forem completos, originais, criativos e de boa qualidade.

Se você tem alguma dificuldade para produzir conteúdos por conta própria, uma dica é contratar um profissional da área, como no caso de um redator. 

Além disso, é fundamental variar o formato dos conteúdos publicados no seu blog, como:

  • Texto;
  • Vídeo;
  • Imagem;
  • Podcast;
  • Infográfico.

Variar os formatos e garantir a qualidade das publicações, certamente vai garantir que o blog de uma empresa de escritórios compartilhados esteja sempre entre os primeiros resultados do Google.

 

Como melhorar o posicionamento do blog

Além de saber o que pode estar impactando de maneira negativa o posicionamento do seu blog, também é importante conhecer algumas estratégias que podem reverter a situação. 

 

Investir em design responsivo

Hoje em dia, as pessoas acessam muito mais a internet por meio dos dispositivos móveis, como celulares e tablets, do que por meio de computadores tradicionais.

O Google já anunciou, por conta disso, que prioriza em seus resultados de busca páginas responsivas, ou seja, aquelas que podem ser acessadas sem dificuldades, tanto por meio de dispositivos móveis quanto por meio de desktops.

O design responsivo garante que todos os elementos da página se ajustem perfeitamente a qualquer tamanho de tela, além de ter um rápido carregamento, levando uma boa experiência ao visitante.

 

Conhecer os algoritmos do Google

Se uma empresa de reforma de lojas comerciais quer ranquear bem nos resultados de pesquisa, também precisa conhecer os algoritmos do Google.

Ele funciona por meio de categorias e itens de avaliação e conhecê-los é uma forma de saber como funciona o buscador e como aplicar as melhores estratégias de SEO.

Não se esqueça que, de tempos em tempos, o Google muda seus algoritmos e os atualiza, sempre procurando garantir a melhor experiência aos usuários.

 

Otimizar o conteúdo

Otimizar o conteúdo significa melhorar todos os seus pontos, como título, links e imagens. 

Uma boa dica nesse sentido é inserir a palavra chave na descrição, nos links, títulos e subtítulos para melhorar o ranqueamento.

Uma empresa de reforma de ponto comercial também pode otimizar as imagens de seu blog, de modo a agilizar o carregamento da página e garantir que ela seja mais leve e rápida para os dispositivos móveis.

Inserir links internos

Inserir links internos é uma excelente estratégia de SEO e faz com que o visitante passe mais tempo dentro do site, clicando em links que o direcionam para outros conteúdos na plataforma.

Quanto mais tempo o visitante acessar suas páginas, melhor será para o ranqueamento delas, pois o Google entende que os visitantes estão navegando por outros materiais por serem interessantes e relevantes.

 

Prezar pela qualidade dos conteúdos

A qualidade dos conteúdos publicados por uma empresa de quadro de gestão é fundamental para o ranqueamento das páginas do blog.

Mesmo que você aplique as estratégias de SEO em todos os pontos mais importantes da página, ela não terá um bom desempenho se o conteúdo publicado não for bom o suficiente para o público e para o buscador.

 

Considerações finais

Sendo assim, o Google reúne absolutamente todas as páginas presentes na internet e analisa todas elas quando o usuário faz uma pesquisa.

Desta enorme quantidade de páginas, ele extrai apenas as melhores respostas para as dúvidas das pessoas, e a partir disso já dá para imaginar o quanto esse ambiente é competitivo.

Mas, se você souber o que pode prejudicar e o que pode ajudar suas páginas, fica muito mais fácil otimizá-las e garantir que o seu blog seja encontrado entre as primeiras posições dos resultados de pesquisa.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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