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Por que seu e-commerce precisa ser eco-friendly?

Uma postura eco-friendly é importante para qualquer empresa, e isso inclui as plataformas e-commerce. 

Isso porque o mundo está cada vez mais consciente sobre os problemas ambientais.

Por isso, as empresas estão adotando posturas mais sustentáveis. E quando isso se aplica aos negócios e-commerce, traz benefícios que impactam a marca, seus consumidores e o planeta como um todo.

Se pensarmos em sustentabilidade em seu sentido literal, trata-se de um conjunto de práticas que têm o objetivo de utilizar os recursos naturais de maneira mais consciente.

Isso quer dizer que, tais práticas não permitem que o meio ambiente seja prejudicado. Além disso, os consumidores dão mais valor às empresas que adotam uma postura consciente.

Isso porque esse assunto está em pauta no cotidiano das pessoas, que se tornaram mais cientes da importância da preservação ambiental.

Portanto, uma postura eco-friendly por parte das organizações não só colabora para a preservação do meio ambiente, como também para que a sua imagem melhore consideravelmente.

Com base nisso, neste artigo, vamos falar sobre o que é eco-friendly, algumas ações aplicadas por diferentes empresas, e como as plataformas e-commerce podem adotar essa postura.

O que é eco-friendly?

O termo eco-friendly significa “amigável ao meio ambiente”. Ou seja, está relacionado a atitudes que não prejudicam o ecossistema, ou que têm seus impactos reduzidos em comparação a produtos e serviços equivalentes.

No Brasil, o termo também é equivalente a:

  • Ecológico;
  • Consumo consciente;
  • Sustentável;
  • Verde.

Uma postura eco-friendly pode ser adotada por todos os tipos de empresa, como uma clínica para tratamento rugas profundas, plataformas e-commerce, governos, entre outros.

Importância da sustentabilidade para e-commerces

Vivemos em uma era em que as pessoas têm em mãos a internet para pesquisarem absolutamente tudo. 

Porém, mais do que pesquisar, a internet também permite que as pessoas exponham suas opiniões.

Dentre os assuntos mais destacados, estão as questões relacionadas à sustentabilidade, o que acaba fazendo com que as organizações adotem posturas sustentáveis.

As redes sociais reforçaram esse acesso à informação, o que torna as pessoas mais interessadas e preocupadas com o ecossistema, os animais, as causas sociais, etc.

Por isso, as pessoas têm buscado por empresas que respeitam essas pautas e são ecologicamente responsáveis. E isso significa que a sustentabilidade é importante para que a empresa conquiste novos clientes.

Pelo fato de melhorar a imagem no mercado, as plataformas e-commerce precisam se associar ao comportamento e pensamento eco-friendly, assim como uma empresa de aluguel de videogame.

Quando esse tipo de negócio se conscientiza sobre seu modo de produção, trabalha de maneira menos poluente, investe em reciclagem e outras atitudes, impactando de maneira positiva o psicológico dos consumidores.

Isso agrega valor ao branding da marca, e dá sentido à ação de consumo de seus clientes.

Ações eco-friendly

É fato que, atualmente, as empresas têm investido em ações sustentáveis, não apenas para a preservação do meio ambiente, como também para melhorarem sua imagem perante o público consumidor.

Existem diversas ações que são adotadas por elas, a fim de aperfeiçoar a sua postura. E dentre as principais estão:

1 – Redução do uso de papéis

Há um tempo atrás, era comumente que as organizações imprimissem documentos para ler ou corrigir, levar para reuniões ou para casa, dentre outras atitudes pouco presentes atualmente.

Por exemplo, uma clínica estética sabe que não precisa mais imprimir um contrato de drenagem linfática facial para seus pacientes.

Os recursos digitais permitem que contratos e outros arquivos sejam disponibilizados por e-mail, para a segurança do consumidor e do próprio estabelecimento.

Além disso, as organizações passaram a conscientizar seus colaboradores sobre a real necessidade de imprimir. 

Antes de ligar a impressora, as pessoas devem pensar se é mesmo necessário fazer a impressão de um documento.

Tudo isso pode ser resolvido digitalmente, e todos esses arquivos podem ser acessados rapidamente por meio de dispositivos móveis como:

  • Smartphones;
  • Pendrives;
  • Tablets;
  • Kindle.

Além de economizar papel, deixar de imprimir reduz o uso de árvores para a fabricação de papel, por exemplo, o que colabora para o ecossistema.

2- Reciclagem

Além de um pet shop tosa e banho diminuir drasticamente as impressões, todos os papéis utilizados pela empresa podem ser enviados para a reciclagem.

Existem empresas que recolhem os papéis descartados pelas organizações, o que gera um descarte consciente e digno para o meio ambiente.

3 – Aplicação de consumo consciente

Muitas organizações também optam pela prática de consumo consciente, ao adotarem o comportamento eco-friendly. Dentre eles estão:

Consumo de energia

Uso de lâmpadas econômicas como as de led, que além de iluminarem muito melhor, tem maior durabilidade, o que ajuda a economizar na conta de luz.

Outra boa opção é investir em painéis solares, além de retirar todos os equipamentos eletrônicos da tomada ao final do expediente.

Consumo de água

Uma clínica veterinária de oftalmologista para cachorro pode trocar suas torneiras comuns por torneiras reguláveis. Elas se fecham automaticamente e evitam vazamentos, afinal, cada gota conta.

A lavagem de calçadas e outros ambientes, como os banheiros, deve ser feita com baldes e nunca com mangueiras. 

Além de evitar um valor exorbitante na conta, ainda economiza esse recurso natural tão importante para a sobrevivência humana.

Todas essas práticas podem ser aplicadas pelas empresas comuns, mas no caso das plataformas e-commerce, como isso pode ser feito?

Ações eco-friendly para plataformas e-commerce

É fundamental que um e-commerce, seja este para venda de cilindro mestre clio ou qualquer outro produto, pense nas questões ambientais e tome medidas ecologicamente amigáveis.

Essas atitudes conquistam mais clientes e melhoram a imagem da marca. E dentre as principais medidas para isso estão:

1 – Ações de marketing eco-friendly

O marketing verde é um conjunto de estratégias voltado para a preservação do meio ambiente. 

Para isso, ele trabalha de maneira consciente, tanto no operacional, quanto na produção e divulgação do produto.

Este apelo ambiental vende a imagem de um negócio ecologicamente consciente, mostrando ao público suas atitudes.

Para fazer um marketing eco-friendly, uma plataforma e-commerce pode investir em programas que reduzam a degradação ambiental, ou ainda, colaborarem com programas já existentes.

Além disso, pode-se aplicar maior durabilidade aos seus produtos, para que eles sejam menos substituídos.

2 – Embalagem sustentável

Os negócios e-commerce precisam de embalagens para entregar seus produtos aos consumidores, e elas devem ser de qualidade. 

Sendo assim, é importante pensar e planejar cuidadosamente as opções sustentáveis nessa ocasião.

É indicado usar materiais biodegradáveis, reciclados ou reutilizáveis. Também é viável usar uma embalagem que possa ser útil posteriormente para o cliente.

3 – Selo de sustentabilidade

Um selo de sustentabilidade para e-commerce funciona do mesmo jeito que para uma clínica de exame vulvoscopia. Isso porque ele mostra aos consumidores e clientes que a empresa está envolvida em ações sustentáveis.

Ela passa a ser vista como uma organização que diminui agressões ao meio ambiente, ou seja, prioriza a sustentabilidade.

4 – Frete sustentável

Atualmente, uma plataforma e-commerce pode contar com diversas maneiras diferentes de fazer uma entrega, inclusive com opções sustentáveis.

Um exemplo disso é o uso de veículos que não agridem o meio ambiente, como bicicletas, patinetes e transportes elétricos.

5 – Campanhas e ações sociais

Os negócios e-commerce não possuem uma operação física, mas, mesmo assim, produzem algum tipo de desperdício que pode ser reduzido.

Um exemplo disso é o fabricante parceiro, e cabe à plataforma conscientizá-lo sobre maneiras de poluir menos o meio ambiente.

Uma boa dica é alertá-lo sobre a importância do licenciamento ambiental cetesb para que o negócio possa funcionar sem prejudicar a região onde está inserido.

Todas essas ações podem ser descritas em blogs, redes sociais e no próprio site da plataforma. 

Uma outra opção é disponibilizar no site um link de arrecadação de doações para instituições de preservação ambiental.

6 – Produção sustentável

Geralmente, a fase de produção é a mais difícil de tornar sustentável, mas é importante que a empresa tome atitude com relação a isso.

Dentre as principais maneiras está a economia de energia, e substituir materiais que produzam muitos resíduos a serem descartados por aqueles que podem ser reciclados ou reutilizados.

Conclusão

O comportamento dos consumidores tem passado por diversas mudanças. Por conta do compartilhamento de ideias e do uso das redes sociais, as pessoas se tornaram mais conscientes a respeito do comportamento sustentável.

Portanto, ser eco-friendly agrega valor social à marca, melhorando sua imagem no mercado de maneira considerável.

Portanto, ser uma plataforma e-commerce ecologicamente amigável traz muitos benefícios para a organização, para a sociedade e, claro, para o meio ambiente.

É importante que as lojas virtuais estejam atentas e adotem essas medidas eco-friendly, que vão desde suas ações de marketing, até a entrega de seus produtos.

Dessa maneira, além de colaborarem com a natureza, levam aos consumidores razões verdadeiras para comprarem seus produtos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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