INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Posicionamento de Marca: Como crescer e se destacar no mercado altamente competitivo?  

Ter um bom posicionamento de marca é um dos principais diferenciais das empresas diante do cenário atual do mercado. 

Afinal, em praticamente todos os ramos de atuação, a concorrência é uma grande preocupação, fazendo com que muitos negócios tenham dificuldade em se destacar.

Além disso, o poder de escolha do cliente está cada vez mais forte. Com tantas opções, além das mudanças de comportamento em relação à compra, escolher a melhor marca baseando-se na identificação é uma prioridade para grande parte dos consumidores.

Desse modo, empresas de caixa de papelão personalizada com logo devem ter cada vez mais cuidado ao estabelecerem suas comunicações, prezando sempre em divulgar sua essência.

Mas, para além disso, é preciso alinhar propósitos, posicionamento, voz e outros quesitos, que vão impactar exatamente na forma como os consumidores percebem a empresa e a escolhem perante a concorrência. Isso faz parte do desenvolvimento da marca.

No texto de hoje, vamos entender um pouco mais sobre a importância de um bom posicionamento das empresas, de que forma trabalhar esse ponto, bem como seus impactos.

 

Por que o posicionamento de marca é importante?

Em meio a mercados cada vez mais competitivos, oferecendo as melhores possibilidades tanto de compra quanto de qualidade de produtos, estar sempre à frente, destacando-se e entregando aquilo que seu cliente deseja, vem se tornando uma prioridade.

Para começarmos a entender a relevância de se trabalhar um posicionamento de marca nos dias atuais, basta olharmos para as principais empresas do mercado consumidor.

Algumas marcas conseguem se sobressair facilmente em meio à concorrência e, em alguns casos, isso não acontece por conta de um produto ou serviço que é altamente melhor. Grande parte das situações acontece pela forma como a empresa gera significado.

Você já deve ter comprado um produto de uma loja de fachada para comércio não porque ele era o melhor do mercado, mas pelo que a marca do item significada como um todo.

Em um exemplo mais rotineiro, podemos ver a fama de algumas empresas de comida, que se sobressaem diante de outras pela tradição e importância que construíram com o tempo.

Tudo isso faz parte do que chamamos de posicionamento de marca, que nada mais é do que uma forma bem trabalhada, incluindo diferentes estratégias, que ressalta a percepção que o cliente tem de uma empresa de modo geral, pontuando o que ela significa para ele.

Em muitos casos somos impactados por uma ideia interessante, uma logomarca que se destaca diante de outras ou até mesmo uma história de empresa que se fez interessante.

Todos esses pontos, somados a outras ações feitas por uma empresa de convites personalizados, conseguem determinar o destaque do negócio, bem como a falta dessa preocupação é capaz de afetar aquelas empresas que nem ao menos ligam para isso.

 

De que forma começar a trabalhar sua marca?

Pode parecer difícil, mas mantendo algumas preocupações básicas em meio a construção de um posicionamento de marca é possível conquistar a máxima importância, não apenas do público consumidor, mas também diante de concorrentes e mercados distintos.

Abaixo, vamos explicar alguns pontos que devem ser essenciais dentro dessa construção, sendo essenciais ainda para causar impactos positivos a curto, médio e longo prazo. Confira:

 

1 – Pensar sempre em seus propósitos

Antes mesmo de iniciar o trabalho diante de um bom posicionamento, é preciso ter a preocupação de fazer com que cada ação da sua empresa de adesivo jateado para box seja baseada diante dos propósitos que a construíram e também que a cercam.

Muitas das vezes, esses objetivos são o ponto de partida para a criação de uma empresa e para a atuação dela dentro de um tipo de nicho específico, guiando todas as suas escolhas.

De forma simples, podemos dizer que se o foco de uma empresa é crescer em sua localidade como a principal distribuidora de folder promocional, todas as suas ações e posicionamentos comunicacionais devem ser os mesmos e entender essa vertente.

 

2 – Construir a voz da sua marca

A voz pode ser caracterizada como um conjunto de linguagens e escolhas verbais que uma empresa determina dentro das comunicações com o público ou com o mercado. Isso afeta principalmente como ela fala com o cliente nos canais de venda ou até em anúncios.

Por exemplo, se o intuito da marca é ser sensível com assuntos que envolvem cuidados com a mulher, é importante que a linguagem feita em torno disso seja convincente.

O ideal, nesse sentido, é saber o que a empresa está trabalhando, qual é o público-alvo dela, de que forma ele poderá se atrair com suas comunicações a partir de uma linguagem, e de que maneira o negócio pode tornar unitária a fala em relação ao assunto que aborda.

 

3 – Conhecer profundamente seus clientes

Um posicionamento de uma marca de fachada com led só consegue ser bem executado quando se há conhecimento sobre o público que vai receber aquela mensagem. Ou seja, é mais do que essencial saber com quem sua empresa está conversando.

Essas informações, que servem para gerar a persona do negócio, podem ser encontradas através de fontes como:

  • Pesquisas;
  • Levantamentos de vendas;
  • Dados em redes sociais;
  • Relatórios de CRM.

O ideal neste momento é entender com quem você está conversando, quais os pontos que caracterizam o seu cliente em diferentes aspectos, e de que maneira será possível conversar com ele da melhor forma possível, acertando na comunicação.

Para facilitar, descubra sempre alguns pontos principais, como idade, gênero e a profissão, o que vai conduzir a melhor linguagem e escolhas relacionadas ao visual.

 

4 – Estabelecer experiências de consumo

A experiência é uma dos principais pontos de atenção em meio a uma construção de posicionamento de marca, tendo em vista que é a partir do resultado de ações do gênero que o consumidor vai poder se conectar melhor com o que sua empresa oferece a ele.

Por exemplo, uma das principais maneiras de viabilizar a experiência é por meio de um contato presencial, onde a empresa pensa em uma loja sensorial, com aromas, visuais interessantes e até mesmo uma conexão profunda com o produto antes de ser vendido.

Tudo isso incorpora um sentimento ao cliente, que se torna fã da sua marca e passa a se interessar por tudo o que ela oferece. Claro, quando a experiência é boa.

 

5 – Alinhar expectativas com colaboradores

Os colaboradores são parte essencial dentro do processo de posicionamento da marca, visto que muitas das vezes eles são os principais guias para que o cliente conheça um produto ou serviço de adesivo vinil preto que é disponibilizado.

Dessa forma, o ideal é viabilizar treinamentos, capacitações e essencialmente uma experiência com as equipes responsáveis pelas vendas e pela comunicação.

Só assim seus funcionários vão entender a importância daquilo que a empresa oferece, e estarão capacitados a passar esse vivência para frente, com clientes e até mesmo dentro de sua bolha social, influenciando amigos, familiares e outros conhecidos.

 

Impactos positivos dessas estratégias

Com uma boa construção de um posicionamento de marca, uma empresa de faixas banners consegue provocar uma percepção muito mais interessante para o seu cliente, enfatizando sua importância mas, sobretudo, valorizando sua atuação no mercado.

Ou seja, o primeiro impacto positivo de tudo isso é o valor que a marca consegue alcançar, algo que consegue ditar desde valores de produtos e serviços, inclusive o reconhecimento, se tornando muito mais cara, mas, ao mesmo tempo, insubstituível.

Em seguida, podemos dizer que a fidelização dos clientes é um dos principais pontos a serem atingidos. Afinal, por meio de uma excelente posição de mercado, baseada no público-alvo, fica muito mais fácil a empresa se tornar a preferida dos clientes.

Não é à toa que muitos consumidores veneram tanto algumas marcas que chegam a defendê-la sempre que necessário, além da propaganda que fazem sem nenhum custo.

Por fim, um dos maiores sonhos das companhias em todo o mundo consegue ser alcançado com a prática e construção de um bom posicionamento: o crescimento inabalável.

Quantas marcas você conhece no mercado que se tornaram tradicionais, e cresceram ao longo de décadas de forma saudável sendo altamente coerentes ao seu discurso?

Isso é fruto de um posicionamento estratégico, que vai sendo formado ao longo dos anos, para que possa, em tempo hábil, colher os melhores frutos possíveis.

 

Considerações finais 

O posicionamento de marcas no mercado é mais do que uma chance de sobrevivência diante da concorrência. É algo que tem crescido cada vez mais, deixando muitas empresas com fortes instabilidades.

Grande parte dos resultados desse esforço acabam impactando o valor e a importância de um negócio, que passa, muitas das vezes, a valer mais do que aquilo que vende.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.