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Posicionamento de Marca: Como fazer por meio do Marketing Digital

O posicionamento de marca é o modo como as empresas são percebidas pelo público, o que acaba por influenciar as estratégias de marketing.

Ao analisar as marcas que você admira, reflita um pouco sobre como elas se apresentam aos consumidores: as empresas mais famosas do mundo conquistaram uma boa posição e um lugar exclusivo na mente dos clientes.

Mas isso não é algo que apenas as grandes corporações conseguem, pois tudo o que é preciso fazer é saber como e para quem se posicionar, tendo como base os valores que diferenciam sua empresa dos concorrentes.

Independentemente do porte ou segmento, toda a companhia pode alcançar uma posição de destaque, sendo importante saber como chegar até ela.

Isso é importante porque de acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review, 64% dos consumidores consideram os valores em comum como o principal motivo para se relacionar com uma empresa.

Entretanto, isso não é o suficiente e a construção do posicionamento de marca pode ser feito por meio das estratégias de marketing digital.

Neste artigo, vamos mostrar o conceito de posicionamento de marca, sua importância e como conquistá-lo investindo em estratégias de  marketing no meio online. Acompanhe!

 

Afinal, o que é posicionamento de marca?

O posicionamento de marca é um conjunto de ações que as empresas investem para ocupar um lugar especial na mente dos consumidores.

Inclusive, o mercado está cada vez mais competitivo e todas as companhias brigam pela atenção dos clientes, mas os vitoriosos são aqueles que conquistam um posicionamento certeiro.

Um fabricante de brindes promocionais tem como foco a percepção do consumidor e não apenas os seus produtos, portanto, obter um bom posicionamento vai muito além de promover as soluções que a empresa oferece.

É possível considerar essa estratégia como um exercício de diferenciação, que tem como base as opiniões divisões do público-alvo.

O pacote de benefícios e o valor da solução devem estar 100% prontos na hora de partir em busca do posicionamento. Além disso, a organização também precisa estar ciente de algumas informações, como:

  • Quem é sua audiência;
  • Dores que o produto resolve;
  • Prazeres que proporciona;
  • Proposta de valor;
  • Atributos da marca;
  • Diferenciais;
  • Como a empresa deve ser reconhecida.

A partir disso, a companhia cria uma estratégia que comunica todas essas informações de maneira impactante, uma vez que o posicionamento só aparece quando a empresa se intensifica no imaginário do cliente.

Valores, memórias afetivas, sentimentos e a personalidade da marca se cruzam e criam uma memória imediata na mente do consumidor. Com isso, começamos a entender o valor do posicionamento de marca.

 

A importância do posicionamento de marca

O lugar que uma marca ocupa garante mais visibilidade e diferencial competitivo para o negócio, dentro de um mercado cada vez mais concorrido.

Assim, uma empresa de qualificação de desempenho pode aplicar técnicas e ferramentas que atraem o consumidor, fazendo com que o cliente se identifique com a marca, criando um relacionamento que influencia na decisão de compra.

Um bom posicionamento coloca a marca na mente e no coração dos clientes, aumentando o seu reconhecimento e autoridade e, como consequência, ela atrai mais pessoas e aumenta seus lucros.

Mas, para ter acesso a todas as vantagens trazidas pelo posicionamento de marca, é essencial saber investir em algumas estratégias de marketing digital, como vamos deixar claro no tópico adiante.

 

Dicas de marketing digital para posicionamento

O marketing digital possui ferramentas suficientes para melhorar o posicionamento de marca, e dentre as principais estratégias estão:

 

1 – Atentar-se às métricas de vaidade

Um dos conceitos mais importantes do marketing digital é a produção de conteúdo, mas a empresa não deve basear seus materiais com base em métricas de vaidade, como curtidas e comentários nas redes sociais.

Essas informações são importantes, mas não podem ser a base para a construção do posicionamento de marca do seu negócio.

Elas não direcionam a produção de conteúdo, e se os materiais não forem bem direcionados, a quantidade de curtidas e comentários não faz diferença.

Na verdade, você tem a impressão de que está tudo bem, quando na verdade não está chegando a lugar nenhum.

 

2 – Fortalecer a imagem nas redes sociais

Toda empresa, como uma de controles patrimoniais, precisa estar presente nas redes sociais. Para isso, é fundamental elaborar um cronograma de postagens e ter um planejamento dos conteúdos que devem ser feitos.

Também é vital determinar o tipo de abordagem, o layout das imagens e outros aspectos que ajudam a fortalecer a imagem do negócio no mercado em que ele atua por meio dessas plataformas.

Invista em ações que atraiam os fãs da marca, que nada mais são do que pessoas que se identificam com ela e a defendem, e exemplos disso são as promoções e sorteios, que sempre fazem muito sucesso.

Da mesma forma, usar modelos de publicação torna-se importante, explorando diferentes formatos, como fotos, vídeos, textos, áudios, infográficos, dentre outros.

 

3 – Criar conteúdos de valor

Independentemente do canal que sua empresa mais esteja presente, como site, blog, redes sociais e afins, eles precisam ser constantemente atualizados com conteúdos de valor e ricos em informações.

Por meio do marketing de conteúdo, uma empresa de comunicação visual consegue criar sua autoridade de marca porque mostra que domina seu mercado, fornecendo informações importantes e do interesse do público.

Para acertar na produção, identifique quais são os assuntos de interesse do seu público-alvo, sempre dentro do mercado em que atua.

Mesmo porque o consumidor moderno busca constantemente informações relevantes sobre os produtos e serviços antes de fazer qualquer aquisição.

Além disso, oferecer esses materiais é uma forma de esclarecer as dúvidas de seus potenciais clientes, sem que para isso eles precisem comprar um produto ou serviço.

Se o seu negócio provar que consegue resolver os problemas dessas pessoas por meio de conteúdos informativos, ele conquista a confiança do público de maneira natural e permanente.

Ao fazer isso, uma assessoria contábil se mantém na mente dos consumidores e todas as vezes que eles precisarem dos serviços que ela oferece, automaticamente vão se lembrar dela.

 

4 – Analisar o público online

Sabemos que, hoje em dia, todas as empresas precisam estar presentes na internet. Por meio dela, criar estratégias eficientes que aumentem o alcance da marca, mas isso só é possível se a companhia monitorar o comportamento do público na web.

Invista em análises de comportamento para descobrir os melhores canais de atuação do seu negócio, em que horário as publicações devem ser feitas e quais os assuntos mais relevantes para o público.

De nada adianta ter um planejamento do posicionamento de marca que você deseja alcançar, a comunicação que será utilizada, dentre outras práticas, se não tiver a menor ideia de como alcançar o cliente.

Além de caprichar na fachada de loja, é fundamental saber como e para quem seu negócio se comunica. A objetividade e a assertividade em relação ao público são fundamentais para conquistar um bom posicionamento.

 

5 – Fazer publicações consistentes

Tenha em mente que a empresa não deve vender ou publicar apenas assuntos relacionados aos seus produtos ou serviços. É necessário ir além e trabalhar com pautas que abordam causas, valores e princípios.

Se os responsáveis do setor fizerem uma rápida pesquisa ou parar para analisar, vão descobrir muitas marcas famosas que não criam campanhas na internet ou até mesmo pelos meios tradicionais, evidenciando seus produtos.

Elas costumam focar no estilo de vida e no valor que suas soluções podem trazer para os consumidores, desde a aplicação de embalagens personalizadas até as estratégias de marketing digital.

Mas, independentemente do canal que o seu negócio utiliza, ele precisa ser constantemente atualizado, com uma frequência de postagens consistente.

 

6 – Fazer pesquisas de mercado

As pesquisas de mercado mostram as principais características do público-alvo e permitem alcançar a persona de maneira mais objetiva.

Elas podem ser feitas por e-mail ou até nas redes sociais, e além de ajudarem a conhecer o seu público, também mostram um pouco mais sobre seus concorrentes e de que maneira eles se posicionam na internet.

Qualquer empresa, como uma imobiliária especializada em sala comercial para alugar, precisa conhecer seu mercado, traçar o perfil do cliente e trabalhar constantemente em estratégias que construam seu posicionamento de marca.

 

Conclusão

O posicionamento de marca é considerado essencial para qualquer tipo de companhia, principalmente nos dias de hoje, em que a internet tornou os consumidores mais exigentes e bem informados.

Os argumentos precisam ser bem elaborados, assim como há a necessidade de construir uma identidade de marca entre a empresa e seu público.

Tendo em vista que as pessoas estão cada vez mais conectadas, é essencial construir esse posicionamento por meio das estratégias de marketing digital, e neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre as principais ações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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