INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Produção enxuta: O que ela pode agregar de positivo na sua empresa?

A produção enxuta é um conceito muito conhecido no Lean Manufacturing, que se trata de um sistema que objetiva identificar e reduzir os desperdícios na linha de produção. Nele podem ser agregados diversos processos tecnológicos.

O que é produção enxuta?

A produção enxuta concentra-se na qualidade, capacidade, arranjo físico e cadeias de suprimento em empresas de peças para empilhadeira yale, por exemplo, estocando produtos e planejando quais recursos devem ser investidos no processo.

Esse sistema também é conhecido como produção puxada e é reconhecido como uma filosofia de gerenciamento, otimizando a organização interna da instituição, para que ela possa atender as necessidades dos consumidores no menor tempo possível.

Ao mesmo tempo, ele aumenta a segurança e a moral dos colaboradores que trabalham com chapa de disco de trator, para que o produto seja oferecido ao cliente na mais alta qualidade e a custos mais baixos.

Portanto, os colaboradores precisam estar envolvidos e integrados não só na manufatura, mas em todas as partes da empresa.

Sendo dessa forma, a produção enxuta visa não somente a eliminação do desperdício, mas também uma relação próxima de parceria com diversos fornecedores.

 

Histórico da produção enxuta

Ela surgiu após a Segunda Guerra Mundial durante um projeto de pesquisa a respeito da indústria automobilística mundial no MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Essa pesquisa mostrou um novo paradigma de gestão, bem superior, com base em duas dimensões dos negócios: manufatura e desenvolvimento de produtos, e relacionamento com os consumidores e fornecedores.   

Nessa linha, não só os desperdícios na produção de ferro semi industrial precisam ser evitados, mas também as atividades desnecessárias, dando foco na qualidade total do produto, por meio da melhoria contínua. 

Com o sistema de produção enxuta, o trabalho é desenvolvido para atingir a eficiência dos processos que o compõem, fornecendo o máximo de valor, mas utilizando o menor investimento de recursos possível.

Nessa caminhada, além de ocorrer mudanças nos processos internos, a produção enxuta precisa executar uma tarefa com maior eficiência, até que ela seja aplicada em outra, modificando a metodologia de trabalho nos centros automotivos.

 

A filosofia da produção enxuta

A produção enxuta adota premissas filosóficas em sua aplicação, e algumas delas são listadas abaixo, tais como:

  • O consumidor está em primeiro lugar;
  • Nenhum defeito no produto deve ser passado ao cliente;
  • O preço é sempre determinado pelo cliente;
  • Pessoas são os recursos que mais devem ser valorizados;
  • As pessoas é que lidam com os problemas;
  • Melhoria de qualidade e redução de custos;
  • Melhoria contínua na produção de móveis para escritórios
  • Atenção onde as coisas acontecem;
  • A capacidade de desenvolver-se não tem limites;
  • Onde as mudanças acontecem é necessário estar presente para entender;
  • Escutar as pessoas que executam as atividades é primordial;
  • O pedido do cliente precisa ser atendido de imediato;
  • As pessoas sentem vontade de contribuir com o mundo;
  • Promover o desenvolvimento das pessoas agrega valor aos seus trabalhos.

Portanto, durante a implementação desses conceitos, a empresa de container para armazenamento precisa focar nas reais necessidades dos negócios, aplicando as ferramentas da produção enxuta adequadamente, para atingir os objetivos esperados.

 

Como aplicar a produção enxuta na empresa?

Para a empresa que pretende adotar a filosofia de gestão enxuta, o ideal é seguir algumas ideias básicas. 

Dentre elas são destacadas a de valor: identificando o que o cliente enxerga a respeito, a fluxo de valor: analisar quais processos são necessários para a sua criação.

Assim como, fluxo contínuo: realizar ajustes necessários para que os processos sejam aplicados de forma natural pelos executantes. Produção puxada: produzir apenas quando houver demanda por parte dos consumidores.

Por fim, a excelência: aplicar as melhorias contínuas para alcançar a excelência naquilo que é feito. 

Sendo o foco principal da produção enxuta, a eliminação de desperdícios, eles podem ser identificados na produção de acessórios para carros Gol G4, nos seguintes quesitos.

Na espera, onde o tempo desperdiçado na espera de materiais, ferramentas, mão de obra ou informações. Transporte: tempo de deslocamento de um local a outro.

Movimentação: segue a mesma ideia do transporte, porém, é levado em consideração a movimentação de pessoas.

Defeito: desperdício tanto pelo problema no item, quanto pelo retrabalho de repará-lo, ou de produzir um novo produto. Super processamento: processos desnecessários que não agregam valor ao cliente. 

Partindo para atividades que devem ser eliminadas e que não afetarão na qualidade do produto.

Superprodução: produção superior ao que é realmente necessário, de acordo com a demanda dos clientes. Por fim, excesso de estoque.

A Produção enxuta é um processo longo, que envolve muitas análises e mudanças durante o trabalho. O ideal para uma empresa de valvula alivio pressão é contar com um serviço adequado de consultoria empresarial, que pode auxiliar no processo.

 

Quais são os benefícios da produção enxuta na empresa?

Ela oferece diversos benefícios, quando bem implementada. Essas vantagens são a razão pela qual essa filosofia de gestão deve ser aplicada nas empresas. A lista abaixo mostra alguns deles, tais como: 

 

Redução nas perdas

O sistema considera como perda, fatores como: o tempo ao ser realizada uma atividade, os recursos que são utilizados na produção e os itens acabados que foram perdidos em decorrência do excesso.

Porém, com a otimização dos processos de trabalho e a redução de estoques, o índice de perdas tende a diminuir.

 

Processos padronizados

Além de aplicar as melhorias necessárias nas formas de trabalho, é importante também, formalizar as instruções de trabalho, fazendo com que os colaboradores estejam cientes do novo padrão.

A vantagem com esse novo padrão é que fica mais fácil treinar novos colaboradores, porque o aprendizado será sempre o mesmo.

 

Aumento da eficiência

As melhorias adotadas por meio da produção enxuta permitem que elas sejam realizadas com a mesma carga de trabalho, no tempo mais curto possível, utilizando menos recursos, desperdiçando o mínimo.

Com isso, os processos aplicados se tornam mais eficientes para todos os colaboradores envolvidos.

 

Maior qualidade 

Os dois objetivos principais da produção enxuta é reduzir, ou até mesmo eliminar, todos os defeitos e problemas na linha de produção e perceber o que o consumidor enxerga como valor.

Resultado, maior qualidade nos produtos ofertados, conseguindo atender às suas expectativas.

  

Vantagem competitiva

Quando a empresa consegue satisfazer seus consumidores, ela se destaca entre os concorrentes, gerando vantagem competitiva no mercado. As empresas que adotam esse método estão à frente no seu segmento de atuação.

 

Redução de custos

A redução de custos ocorre pela redução dos desperdícios de produção. Portanto, um dos maiores benefícios é poder oferecer preços mais competitivos para os consumidores, tornando a empresa muito mais competitiva.

 

Maior lucratividade

A obtenção de lucros é o resultado do faturamento que a empresa adquire para manter suas operações. Isto é, quanto mais os gastos, menos dinheiro sobra, e o lucro obtido acaba sendo menor. 

Reduzindo custos, a lucratividade sobe, e permite que novos investimentos possam ser realizados.

Enfim, existem diversos fatores para que a filosofia da produção enxuta possa ser adotada nas empresas.

Afinal, os benefícios vão desde as melhorias operacionais, até a excelência no atendimento aos clientes, desde que o foco seja mantido nas melhorias contínuas e no aprimoramento dos processos.

 

Ferramentas envolvidas na produção enxuta

As empresas podem contar com ferramentas que auxiliam nesse processo de otimização da linha de produção. Elas facilitam o trabalho e ajudam a ter controle sobre o negócio.

Seguindo o pensamento da produção enxuta, as ferramentas listadas podem aumentar a qualidade do produto, reduzindo o estoque desnecessários. 

Dito isso, elas são a manutenção preventiva, mapeamento de fluxo de valor, padronização, melhoria contínua, e gestão à vista.

 

Considerações finais

A aplicação da produção enxuta nas empresas, contribui para que melhorias sejam realizadas na produção de produtos, eliminando desperdícios, reduzindo custos e  agregando valor ao cliente.

Ela traz uma vantagem competitiva frente ao mercado mundial, e com a sua filosofia, algumas empresas brasileiras, no segmento de máquinas e implementos agrícolas já optaram por esse tipo de sistema.

Ela sempre coloca o cliente em primeiro lugar e prima pela qualidade dos produtos, não dando a possibilidade para que os defeitos encontrados neles, sejam passados para o consumidor.

A filosofia do sistema adota o lema de deixar que o preço do produto seja sempre determinado pelo cliente e tem a posição de que o capital humano é o recurso mais importante dentro da empresa e que ele deve ser valorizado em suas funções.

Portanto, quando há melhoria de qualidade dos produtos e os custos de sua produção são reduzidos, o ganho financeiro para a empresa é bem maior, oferecendo com isso, a possibilidade de investimentos em outras áreas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.