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Programa de afiliados: entenda como funciona e como aplicá-lo em seu e-commerce

Se você tem um e-commerce e deseja ampliar os seus processos de venda, conseguindo parceiros que podem otimizar os resultados do seu negócio, incluir um Programa de afiliados pode ser uma estratégia interessante. 

A tecnologia trouxe uma série de vantagens para o dia a dia das pessoas, mas também para o das empresas, que se beneficiam com recursos e equipamentos cada vez mais eficientes. 

Isso não só melhora consideravelmente a rotina, facilitando a realização de atividades diversas, como também ajuda um negócio a se destacar no mercado e, com isso, aumentar a sua lucratividade. 

Sendo assim, é possível apostar em novas frentes de atuação, como é o caso do programa de afiliados, onde outras pessoas podem promover os produtos que são vendidos no seu e-commerce.

Assim, se você comercializa um vinho seco frutado, é possível contar com o auxílio de um “intermediário” que vai maximizar a visibilidade do item, fazendo com que tanto ele quanto a sua loja virtual ganhem com isso. 

O programa de afiliados surgiu no mercado em 1989, criado pelo empresário William J. Tobin, fundador da plataforma PC Flowers, que notou que a divulgação virtual poderia ser um modo eficaz de aumentar as suas vendas. 

Logo, demais empresários que possuíam lojas virtuais passaram a associar-se a e-commerces parceiros para indicar produtos, através de banners e de conteúdos.

Assim, um usuário que tinha interesse em adquirir um produto visto em um anúncio ou em um link, poderia acessar aquele endereço para efetuar a sua compra. 

Nesse processo, tanto quem intermediava a venda como quem produziu o item ganhavam, criando o primeiro programa de afiliados da internet. 

Dada a sua potencialidade, hoje muitos e-commerces apostam na mesma estratégia, que pode ser diretamente responsável pelo crescimento dos resultados de uma empresa, garantindo uma boa visibilidade para o que se vende na sua loja virtual. 

Se você quer saber mais sobre o programa de afiliados, entendendo como ele funciona e como aplicá-lo no seu site, siga na leitura deste conteúdo e conheça mais sobre o assunto. 

O que é o programa de afiliados?

Quando um estabelecimento especializado na realização de festas e apresentações está com um show em cartaz, ela deseja que mais pessoas saibam sobre ele e, para isso, investe em publicidade e pode contratar promotores para eventos, por exemplo. 

Essas pessoas ficam responsáveis por divulgar o espetáculo, podendo ganhar uma porcentagem do total de vendas realizadas por intermédio do seu trabalho. 

Na internet, existe um mesmo formato que é indicado para quem deseja potencializar os resultados do seu e-commerce, fazendo com que ele seja acessado por usuários que querem adquirir os seus produtos: o programa de afiliados.

Em resumo, para que o programa de afiliados possa existir, é indispensável:

  • Ter uma plataforma online;
  • Gerar produtos ou serviços para a venda;
  • Disponibilizar links de divulgação individuais;
  • Entregar as comissões de venda.

No caso de um e-commerce que comercializa flores ou extintor novos, por exemplo, e que já atua no mercado há algum tempo, não é preciso fazer investimentos para implementar o programa. 

Isso porque, com a criação de um link exclusivo para o trabalho do afiliado, o site só precisa estar funcionando adequadamente para que as vendas ocorram, de modo que a etapa de divulgação fica a cargo do promotor. 

Em termos gerais, o programa de afiliado possui dois responsáveis: o produtor e o afiliado. 

O produtor é aquele que oferece os produtos ou serviços, como um curso com aula de fitdance para iniciantes. Ele é o responsável por entender o seu público, elaborar o conteúdo e criar materiais como ebooks, vídeos e outros conteúdos promocionais. 

Enquanto isso, o afiliado é o vendedor, devendo ser uma personalidade que passa a credibilidade necessária para que as pessoas acessem o link do item que ele está promovendo para realizar a compra. 

Para isso, ele deve ter conhecimento em técnicas e estratégias do mercado digital, já que a sua atuação se dá pela internet. 

Sendo assim, é fundamental que ele saiba construir a sua audiência, para que a divulgação do que está sendo vendido traga os resultados esperados. 

Outro nome comum dado aos afiliados é webmasters, já que eles precisam se tornar experts em vendas online, precisando fazer pesquisas e estar atualizado para conseguir atingir suas metas de divulgação. 

Como aplicar o programa de afiliados no seu e-commerce

Para que a sua loja virtual ofereça um programa de afiliados para profissionais que desejam ganhar dinheiro com a publicidade dos seus produtos, é importante que você defina comissões e estabeleça as suas regras. 

Conhecer melhor como funciona esse mercado também é essencial, para que qualquer dúvida possa dificultar a relação do seu negócio com os seus webmasters

Você pode selecionar os itens que deseja disponibilizar no programa de afiliados, como produtos naturais para emagrecer rápido, de maneira a focar na venda de determinados artigos comercializados no seu e-commerce.

Aliás, é importante possuir uma plataforma que ajude você a identificar as vendas realizadas por meio do link do parceiro, para que os dados sejam conferidos corretamente e as comissões de venda pagas.

Quais as melhores plataformas para programas de afiliados?

Quem já atua com vendas na internet sabe a importância de escolher uma boa plataforma, tanto para a hospedagem do site, quanto para garantir que a loja virtual esteja sempre ativa e sem erros que impeçam a navegação dos usuários. 

Afinal, as ferramentas utilizadas para administrar o seu negócios, como um software para loja de brinquedos, e para promover as suas vendas, como é o caso da sua plataforma de e-commerce, precisam oferecer o suporte necessário para o funcionamento da empresa.

Com o crescimento do programa de afiliados, muitos sites surgiram no mercado, de modo que para escolher alguns deles, é importante consultar taxas e comissões, podendo assim selecionar aquele que faça mais sentido para o seu negócio. 

Entre os principais estão: WordPress, Shopify, Hotmart, Lomadee, Udemy, Monetizze, Eduzz, Amazon, etc.

Tanto o WordPress como o Shopify oferecem recursos para que o seu estabelecimento crie links específicos para os seus afiliados, de forma que o controle pode ser bastante eficaz. 

As demais plataformas podem ser utilizadas em conjunto com o seu e-commerce, possibilitando que você venda os seus produtos por meio delas, desfrutando de processos e recursos que já foram validados por outros usuários.

Identificar a melhor opção para o seu negócio é a melhor maneira de garantir que o programa de afiliados possa trazer o retorno esperado tanto para o produtor, quanto para o webmaster.

Os benefícios do programa de afiliados para a sua empresa

Qualquer estabelecimento, seja ele uma loja virtual especializada na venda de roupas infantis ou seja uma empresa de reciclagem de papel, deve estar sempre em busca de alternativas para otimizar o seu trabalho e aumentar as suas margens de lucro. 

Sendo assim, encontrar as soluções mais recentes do mercado é um meio de potencializar o seu e-commerce, com o auxílio de recursos que estão em alta e que podem oferecer os resultados que se espera. 

Não à toa, o programa de afiliados se tornou uma ótima oportunidade de promover a sua empresa, por meio do trabalho de profissionais interessados em vender os seus produtos e desfrutar de alguns benefícios graças a isso. 

1. Os afiliados são uma equipe de marketing do seu negócio

Ter pessoas engajadas em promover os produtos comercializados pelo seu e-commerce é como contar com uma equipe de marketing bastante ativa, sem ter que investir altas quantias com estrutura física e salários fixos. 

Afinal, o afiliado recebe de acordo com a performance dele, de modo que ele vai buscar sempre vender mais, o que traz vantagens para ambos os lados. 

2. Você seleciona os seus afiliados

O seu e-commerce pode receber uma série de candidatos para o programa de afiliados, de maneira que é possível selecionar aqueles que façam mais sentido para o seu negócio. 

Escolher especialistas que possuam sinergia com o que você vende é um bom meio de certificar que a autoridade do webmaster traga uma boa quantidade de pedidos, já que o engajamento do público com a indicação do afiliado será muito mais eficaz. 

3. A implementação é econômica

Para promover o aluguel de espaço comercial, uma imobiliária poderá precisar de investimento em campanhas de publicidade na internet, para ampliar o tráfego na sua página e conseguir fechar novos negócios. 

Com o programa de afiliados, uma loja virtual não depende de altos investimentos em anúncios virtuais, uma vez que o webmaster fica responsável por divulgar os seus produtos e atrair os compradores, podendo assim economizar com o marketing do seu site. 

Por isso, se você tem uma loja virtual e reconhece que o programa de afiliados pode ser uma alternativa prática, eficaz e sustentável para o seu negócio, não deixe de cogitar essa opção para a sua plataforma e colha frutos bastante positivos no seu e-commerce. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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